Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Aline
Noiva VIP Janeiro 2023 São Paulo Estado

🌸 Outubro Rosa: como cuidar da sua alimentação? 💖

Aline, dia 17 de outubro de 2022 às 16:12 Publicado em Fórum Casamentos.com.br 0 4

Bueeeenas tardes noivinh@s dessa comu mais linda!

Estamos no mês mais cor-de-rosa do ano e sempre aproveito essa data para ajudar a conscientizar o maior número de mulheres possíveis.

Se você é noivinho e está pensando em sair desse post, perai! Já encaminha para aquelas mulheres especiais na sua vida Smiley heart


Bem, minha mãe passou por um câncer de mama em 2010, onde fez a total retirada da mama direita. Eu já admirava a força da minha mãe, porém após esse episódio eu descobri o quão forte ela era. Enquanto eu chorava escondida no banheiro, pensando nas mil possibilidades e acontecimentos que esse diagnóstico nos traria, ela enfrentava tudo de cabeça erguida e com sorriso no rosto. Ela não se importou com a queda do cabelo (isso era uma das coisas que mais me doía), não se importou com a retirada da mama, não se importou com os efeitos colaterais da radioterapia e quimioterapia. Ela tinha um único objetivo: ficar curada dessa doença assustadora. E graças a Deus e a ótimos médicos que passaram por nós, hoje ela está a 12 anos livre dessa doença horrenda.

O diagnóstico dela não foi fácil, a primeira ginecologista não deu audiência quando no auto exame minha mãe identificou um carocinho... foram após alguns meses (e o crescimento desse pequeno caroço), que ela passou pela minha ginecologista na época, que a encaminhou diretamente para um mastologista. Provavelmente o crescimento desse "carocinho" acabou acarretando a retirada completa da mama. Por isso eu sempre bato na tecla que o diagnóstico prévio salva vidas e aumentam as chances de cura.

outrubro-rosa-mamas.gif


Como sou nutricionista, queria aproveitar para deixar algumas dicas de como uma alimentação saudável pode nos auxiliar a evitar inúmeras doenças. Ainda não se sabe ao certo o que pode levar ao desenvolvimento do câncer de mama, porém sabemos que fatores ambientais e comportamentais podem influenciar diretamente no surgimento da doença.

Então, deixo algumas dicas aqui:

Consuma vegetais e frutas diariamente: Além de serem alimentos ricos em fibras e vitaminas, são baixos em calorias e podem auxiliar quem está buscando uma diminuição no peso. É bacana aumentar a ingestão de alimentos ricos em vitamina C e E, que possuem propriedades antioxidantes. Podemos encontra-los em: laranja, limão, acerola, hortaliças verde escuro e oleaginosas.

Evite alimentos processados: Diminua o consumo de alimentos como macarrão instantâneo, salgadinhos, bolachas recheadas, comidas congeladas, temperos prontos estilo sazon, etc. Esses alimentos além de normalmente serem ricos em gorduras e sódio, ainda levam em sua composição dezenas de aditivos químicos (conservantes, corantes, estabilizantes, etc).

Aumente o consumo de água: 70% do nosso corpo é composto de água! Manter-se hidratado é primordial para o bom funcionamento de nossos órgãos.

Diminua o consumo de carnes vermelhas: Caso consuma, prefira cortes mais magros e/ou aumente o consumo de carnes brancas como frango e peixes (como por exemplo sardinha, atum, salmão, são ricos em ômega 3, um excelente anti inflamatório).

Evite frituras e alimentos muito gordurosos: Aqui, além de evitar consumir calorias desnecessárias, você ainda poupa sua saúde cardiovascular.

Faça exercícios regularmente: Acredito que aqui eu nem preciso explicar, né? Atividade física é primordial para manter nosso corpo (e mente!) saudável.


Espero que tenham gostado das informações, e meninas, não esqueçam: façam o auto exame, e a qualquer sinal, procure seu médico de confiança!


🌸 Outubro Rosa: como cuidar da sua alimentação? 💖 1


4 Respostas

Última atividade por Kássia, dia 24 de outubro de 2022 às 22:34
  • Kássia
    Noiva Master Abril 2023 São Paulo Estado
    Kássia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Uau Aline !
    que historia, sua mãe realmente é uma guerreira! Que exemplo .

    • Responder
  • Victoria
    Noiva VIP Novembro 2023 São Paulo
    Victoria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Caramba Aline, sua mãe é uma guerreira e obrigada tanto post compartilhar um relato pessoal e por dá dicas sobre alimentação! 🎀🎗💪

    • Responder
  • Gabriela
    São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Aline, antes de tudo, muito obrigada por partilhar a história da sua mãe com a gente.

    Um exemplo de fortaleza!

    E essas dicas estão salvas! Amei esse post cheio de informações e alertas sobre mudanças que preciso fazer pra ontem hahah

    • Responder
  • Fernanda
    Noiva Master Novembro 2022 Pernambuco
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Aline sua mãe é realmente uma guerreira !!

    Passei isso com minha tia, ela tirou o quadrante apenas e mesmo assim foram anos de quimio e radio, mas hoje podemos dar Graças ao Senhor pq fazem quase 2 anos que ela está em remissão !!!

    #OutubroRosa #SeToque

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas