Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Patrícia
Noiva Esperta Setembro 2020 Distrito Federal

Pacto Antenupcial

Patrícia, dia 27 de Junho de 2020 às 09:30 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 18

Bom dia, meninas!

Gostaria só de deixar um esclarecimento quanto ao pacto antenupcial e o regime de comunhão parcial de bens! Tudo que se lê é que o pacto pode ser feito apenas se você escolher um regime diferente do regime da comunhão parcial de bens.

Já sabendo que o pacto pode ser para qq tido de regime inclusive para um regime misto e para não ter problemas no cartório, procurei um advogado e graças a Deus fui muito bem orientada.

Ontem fomos ao cartório e para a minha não surpresa a escrevente disse que para a comunhão parcial não havia necessidade e que não ia servir para nada.

Expliquei novamente o que queríamos fazer. Não contente com a nossa explicação, ela dirigiu-se a tabeliã, que, referendou nossa solicitação, dizendo que poderia ser feito e que de fato teria validade.

Resumindo: pacto feito... regime misto, todo mundo feliz! Conversem com o noivo de vocês sobre tudo isso... e antes do casamento. Não fiquem com receio de ter esse tipo de conversa. Além de muito importante, já entramos no casamento com tudo "as claras".

Bom, era isso!

Beijos Smiley kiss

18 Respostas

Última atividade por Patrícia, dia 1 de Julho de 2020 às 09:25
  • Patrícia
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Imagina, Simone! Estamos juntas!!

Converse com seu noivo e tb converse com um advogado e tire todas as suas dúvidas!

Grande beijo!

• Responder
  • Patrícia
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Extamente, Hemilly!

Imagina... estamos juntas!

Grande beijo

• Responder
  • Hemilly
    Super Noiva Janeiro 2020 Bahia
    Hemilly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Patricia, realmente e o assunto que o casal deve conversar muito! Obrigada por compartilhar!

• Responder
  • Simone
    Noiva Master outubro 2023 Rio Grande do Sul
    Simone ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que assunto bacana. Obrigada por compartilhar conosco. Eu não tenho conhecimento ainda e vou me informar bem certinho antes de qualquer decisão. Obrigada novamente ♥️
    • Responder
  • Carol Lima
    Noiva Master Junho 2022 São Paulo
    Carol Lima ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Muito útil essa informação! Assumo que não conheço tão bem essa parte mais "Legal" das coisas, acabei deixando pra ver mais pra frente, já que vamos casar só daqui um tempo!

Já é legal saber tudo que posso ver por aí. Smiley smile

• Responder
  • Sue
    Top das Noivas Maio 2022 Rio de Janeiro
    Sue ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Patrícia!

Eu acredito que tudo precisa ser conversado, incluindo a questão financeira, pensando no futuro dessa nova família que está sendo formada e o que construirão juntos. Parabéns pelo debate!

• Responder
  • Ellen Léon
    Top das Noivas Abril 2025 Distrito Federal
    Ellen Léon ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que bom que deu tudo certo , eu nao entendo disso , sabe ? Mais quero um que o que era meu continuie sendo meu (e o q era dele continue sendo dele) e o que era nosso , seja divido igualmente ❤
    • Responder
  • Nane
    Noiva Master Dezembro 2020 Distrito Federal
    Nane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Patricia! Realmente o casal tem que conversar sobre o regime de bens, é importantíssimo e evita muitos problemas lá na frente, não só com uma separação, pq ninguém casa pensando nisso, mas até mesmo para fins sucessórios. Que bom que vcs resolveram! 🤗💛
    • Responder
  • Caroline
    Noiva Master Dezembro 2021 Bahia
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Excelente patricia

eh bem o que vamos fazer por aqui

eh importantissimo ter tudo isso conversado e procurar a melhor opcao para o casal e para a gt como individuo tb

• Responder
  • Patrícia
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Exatamente, Aline!

Sem receios ou constrangimentos! Smiley kiss

• Responder
  • A
    Noiva Master Novembro 2020 Santa Catarina
    ALINE ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Patrícia!

Realmente é um assunto que PRECISA ser conversado e resolvido, sem receios ou constrangimentos.

Parabéns pelo debate.

• Responder
  • Anna Cláudia
    Top das Noivas Dezembro 2022 Rio de Janeiro
    Anna Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Excelente seu debate, aqui tbm optamos por fazer até pq quando casamos eu já estava grávida então ainda melhoramos a questão de direitos da nossa filha. Acho Extremante te emportantr pra quem tbm esta do outro lado e precisa tbm garantir seus direitos, é claro que ninguém se casa pensando numa possível separação , porém precisa se preparar sim pq ninguém sabe o dia de amanhã. E quando isso acontece a ponta que mais arrebenta são o lado das mulheres. Parabéns pelo debate.
    E prós casais que estão formando bens é importantíssimo declarar que o Ben é dos dois.
    • Responder
  • Laisa
    Noiva Esperta Setembro 2020 Sergipe
    Laisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Perfeito o seu exemplo, linda!
    Eu pedi para explicar porque achei muito relevante o seu debate, e outras noivinhas podem não ter pensado nisso, ou não ter uma noção muito ampla dos regimes de casamento.
    E, claro, o casal tem de conversar muito e ver o que faz sentido para eles, como encaram essas questões. Muita gente vai na comunhão parcial porque desconhece as outras ou acha que dá muito trabalho registrar o pacto.Parabéns pelo tópico :*
    • Responder
  • Patrícia
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi, Laisa! Claro!!

Sabemos que na comunhão parcial de bens todos os patrimônios adquiridos pelo casal após a celebração do casamento civil são divididos em caso de divórcio. E que mesmo os bens adquiridos antes do casamento, podem entrar nessa divisão. Exemplo, a noiva tem um imóvel, comprado antes do casamento... ela se casou, vendeu esse imoveu, comprou um outro mais caro. Tempos depois ela vendou novamente esse imóvel e aplicou o dinheiro. Em caso de divórcio, esse valor aplicado entra da divisão dos bens.

O que fizemos foi: registrar tudo que adquirirmos antes do casamento e que mesmo após o casamento, cada um poderá administrar livremente seus bens, assim como seus "frutos", podendo vender, alienar, e fazer o que bem entender.

E o que de fato construímos juntos, será nosso. Seria uma espécia de separação total e comunhão parcial.

Aí, vão me perguntar... mas vc já não tem tudo registrado: tenho sim. Mas é o que falei acima, deixamos claro no pacto que cada um é livre para administrar o patrimônio e seus frutos da forma que quiser. E só entrará em divisão, no caso de divórcio, o que de fato, for construído juntos. E mesmo que um utilize um bem registrado para comprar outro, e tenha contribuição do ambos, em caso de dissolução do casamento, serão divididos os percentuais equivalentes a cada parte.

Confuso...rs, mas foi a melhor forma que achamos para nosso pacto.

Espero ter ajudado.

Mas o melhor é conversar com um advogado. Ele poderá lhe orientar melhor quanto a isso.

Beijos

• Responder
  • Beatrice
    Super Noiva Setembro 2022 Distrito Federal
    Beatrice ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Verdade! Estou começando e pensar nesses trâmites
    • Responder
  • Laisa
    Noiva Esperta Setembro 2020 Sergipe
    Laisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho importante lembrar que podem ser criados outros regimes além dos previstos no Código Civil. Muita gente acha que só podem aqueles ali e pronto.
    Patrícia, se não for muito invasivo, você poderia explicar o que tem de “diferente” nesse regime misto de vocês. Acho que pode esclarecer ainda mais a utilidade para além dos regimes convencionais Smiley smile
    • Responder
  • Patrícia
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Importantíssimo, Camila!

Muitos divórcios acontecem justamente pela falta de transparência! E não dá para esperar o casamento acontecer e depois conversar sobre isso. Tudo já precisa ficar bem definido... mesmo que sejam feitas mudanças no meio do caminho.

• Responder
  • Camila
    Noiva VIP Agosto 2022 Minas Gerais
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oii Patrícia. Acho esse assunto super importante e acho que todos os casais devem conversar sobre esse assunto antes do casamento. Eu e o meu noivo também vamos fazer o pacto.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas