Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Jozieli
Noiva Constante Maio 2025 Minas Gerais

Padre da Igreja Católica Apostólica Romana

Jozieli, dia 25 de Maio de 2023 às 14:23 Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 0 18

Oi noivinhas

Eu quero me casar no local da festa, ao pôr do sol da orla da Lagoa da Pampulha (é um visual incrível e que tem tudo a ver com a gente, contato com a natureza e tals), mas me deparei com a situação de a igreja não realizar casamentos fora da igreja. Estes dias encontrei um vídeo uma moça que conseguiu uma autorização na Arquidiocese de Belo Horizonte, e segundo relato dela, a parte mais difícil foi conseguir o padre que topasse.

Alguém aqui de MG já passou/está passando pela mesma situação? conhecem algum padre que realize casamentos fora da igreja?

Sei que tem os Anglicanos, mas não é uma possibilidade pra mim, quero Romano mesmo.

18 Respostas

Última atividade por Padre, dia 9 de Junho de 2023 às 20:37
  • Ellen
    Noiva Constante outubro 2024 Alagoas
    Ellen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Passei também. Infelizmente não consegui padre, então contratei o celebrante e um pastor da família vai dar uma palavra depois e abençoar a troca das alianças
    • Responder
  • T
    Noiva Esperta Novembro 2023 Rio de Janeiro
    Thaís ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Entendi Jozi, se é de sua vontade, faça isso mesmo. O importante é você está feliz! Tenho certeza que será uma linda cerimônia. Beijoss♥️
    • Responder
  • Jozieli
    Jozieli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pois é, to achando que vou ter que contratar um celebrante mesmo pro local da festa e caso na igreja em outro dia, pq a escolha do local da festa foi justamente pelo visual do local do casamento.

• Responder
  • T
    Noiva Esperta Novembro 2023 Rio de Janeiro
    Thaís ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha, eu iria me casar no local da festa, mas quando soube como seria optei em casar na Igreja católica, acredito que seja melhor no nosso caso. O padre não sai da igreja para ir em outros locais.
    • Responder
  • Sarah
    Noiva Master Setembro 2023 Paraná
    Sarah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Na Igreja Católica Apostólica Romana é expressamente proibido a realização do Sacramento do Matrimônio fora do ambiente eclesial. Essa restrição está baseada nos preceitos de que os sacramentos precisam ser realizados nos templos, com a intenção de fortalecer o espírito e a alma da religião. O que o padre pode concordar é como a Bia falou realizar o Sacramento do Matrimônio na igreja em uma data antes da sua festa de casamento e no dia da festa ele fazer uma Celebração ou a cerimônia simbólica – não sacramentada, apenas dar a benção ao casal.

• Responder
  • João
    Super Noivo Setembro 2023 São Paulo Estado
    João ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que legal, então já estão decididos como nós!! Aqui vamos nos casar na Igreja mesmo, mas no começo já pensamos na possibilidade de fazer o sacramento antes, só nós mesmos, e depois uma festa/cerimônia pras famílias buscapé que temos hahaha
    • Responder
  • Jozieli
    Jozieli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sim, super, até pq organizar um casamento já é difícil, imagina dois.
    por isso gostaria de resolver tudo no casamento de maio e em junho ser só uma festa pra celebrar com minha família na minha cidade.

• Responder
  • Jozieli
    Jozieli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Boa tarde,
    Pois é, eu vi um vídeo do Padre Juarez esses dias, ele me deu uma quebrada mesmo nessa vontade de casar fora da igreja, ele fala sobre a questão de casar em um lugar sagrado e tals, tudo que tem por trás do casamento na igreja.
    Casar com um padre de outra igreja ( que não seja Romana) não está nos nossos planos, sou bem devota e queria fazer as coisas certinho.

• Responder
  • Carolina
    Noiva Esperta Junho 2023 Minas Gerais
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Te entendo bem, eu também queria fazer tudo junto... mas com isso da Igreja nós preferimos fazer 2 do que fazer a cerimônia na Igreja e recepção em outro lugar. Desde o começo queríamos tudo num lugar só, com uma pegada rústica. Mas vamos fazer um pouco mais distante um do outro, dá tempo de respirar e planejar, rsrs

• Responder
  • João
    Super Noivo Setembro 2023 São Paulo Estado
    João ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa tarde!! É que como é um sacramento, e é a sua vontade casar na Igreja Católica Apostólica Romana, vai mais além do padre querer ou não, é o que valida o Sacramento do Matrimônio.

Eu já vi dois casamentos fora da igreja, os casais queriam que fosse na Igreja Católica, mas aí um foi com um padre da Igreja Católica Ortodoxa e no outro casamento, um padre da Igreja Católica do Brasil, e os casais estavam cientes.
    Esse relato da Bia é muito bom e pode ser uma saída para vocês. O sacramento é realizado na igreja, e depois uma cerimônia normal, com as entradas, tudo mais, mas para a Igreja, os casais já estão casados lá na igreja física.
    • Responder
  • Jozieli
    Jozieli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu até tenho uma possibilidade de fazer o casamento da igreja depois tbm, pois vou fazer "dois" casamentos, um em maio aqui em BH e em junho um casamento junino (estilo festa junina msm) na minha cidade, pois não consigo trazer toda minha família pra BH pro casamento, mtas pessoas kkkk ai poderia casar na igreja lá, só n queria o rolê que isso vai me dar, dois vestidos de noiva, dois casamentos de fato, pq lá seria só mais uma festa pra comemorar.

• Responder
  • Carolina
    Noiva Esperta Junho 2023 Minas Gerais
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Também sou de MG, Juiz de Fora, a arquidiocese daqui também não permite, vamos nos casar com um celebrante mesmo, e faremos o religioso depois estilo 'Las Vegas', só com nossos pais em uma capela pequena.

• Responder
  • Jozieli
    Jozieli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Entendi!!!
    Imagina, já ajudou demais com o seu relato, se eu não conseguir um padre para fazer tudo no local, tentarei como é feito na sua cidade.
    Obrigada Smiley smile

• Responder
  • Bia
    Noiva VIP Novembro 2023 Minas Gerais
    Bia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

No local do Santíssimo, ele faz tudo que é necessário para validação do casamento católico.
    É um casamento bem rápido, geralmente lê-se o Evangelho, ele fala um pouco para os noivos e é feito a Bênção e a troca dos votos.
    Os 2 que foram feitos aqui, foi dessa forma, nao sei se isso é regra.
    Quando vai ao ar livre é feito os ritos da missa, as entradas e os demais ritos.

Tenho um amigo que é cerimonialista e celebrante, no casamento da minha prima, ele celebrou o casamento dela no salao de festas e uns dias depois, ela foi até o Santissimo e fez o casamento segundo a igreja.

Já passaram outras padres antes em nossa paróquia e nenhum outro aceitou realizar casamentos fora da igreja, então nao sei ao certo, se existe alguma regra pra isso ou nao...
    Desculpa, nao saber ajudar mais, noivinha!

• Responder
  • Jozieli
    Jozieli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu até vi alguns casos da Paróquia liberar por aqui, o difícil mesmo é conseguir um padre que celebre, parece que por ser uma prática rígida da Igreja, muitos não gostam, mesmo com autorização, mas como tenho bastante tempo até o casamento, vou continuar tentando, eu gostaria mto que fosse com o pôr do sol e um padre rs

• Responder
  • Polyanna
    Noiva VIP Maio 2022 Goiás
    Polyanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Jozieli, isso depende muito da Paróquia da sua região. Por aqui eu desisti de casar com padre por causa disso, ia casar na religião pra agradar meus sogros, mas aqui eles não fazem nem mesmo a cerimônia simbólica (essa que a Bia mencionou, depois de você casar na igreja e depois o padre celebrar ao ar livre). Aí como meu sonho era casar no por do sol, contratei um celebrante mesmo.

• Responder
  • Jozieli
    Jozieli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Humm interessante, não sabia que poderia acontecer assim.
    Mas fiquei confusa rs ele faz o casamento na igreja e depois "casa" as pessoas de novo no local? Tipo uma cerimônia sem a benção?

• Responder
  • Bia
    Noiva VIP Novembro 2023 Minas Gerais
    Bia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi noivinha, moro no interior de Minas e o padre da minha paróquia celebra os casamentos fora da igreja, desde que antes seja celebrada dentro da igreja.
    Por aqui 2 noivas casaram no Santíssimo, somente com os pais e depois fizeram a cerimônia ao ar livre com todas as entradas.

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas