Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Taiana
Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais

Padres podem realizar casamentos fora da igreja? Sim e Não!

Taiana, dia 13 de outubro de 2021 às 14:16 Publicado em Fórum Antes do casamento 1 17

Independente da Pandemia, sei que, nos últimos anos, tem crescido a procura dos casais para realizar a cerimônia e a festa no mesmo local, como chácaras, buffets, casas de praia ou na própria praia. Além de ser bem mais barato, há uma tendência dos noivos em querer realizar o casamento em cenários diferentes, apostando em decorações mais criativas e modernas, com a presença de elementos da natureza. Mas não só, casar-se fora do ambiente da igreja também possibilita os noivos uma maior abertura quanto as entradas, músicas a serem tocadas... o que, pra muita gente (eu, inclusive) é um dos grandes diferenciais deste tipo de cerimônia.

Só que às vezes, após todo esse processo de organização do casamento e até mesmo de providenciarem o buffet, fotografia, entre outras questões importantes, os noivos descobrem que mesmo que o espaço possua uma capela, um padre não pode realizar o Rito do Matrimônio da Igreja Católica no local que você sonhou viver seu momento especial. E ai, o que fazer?

Primeiramente é importante que você saiba que, na Igreja Católica é expressamente proibido a realização do Sacramento do Matrimônio fora do ambiente eclesial. Essa restrição está baseada nos preceitos de que os sacramentos precisam ser realizados nos templos, com a intenção de fortalecer o espírito e a alma da religião.

Sendo assim, vamos a segunda questão importante: Se um padre não pode realizar um casamento fora da igreja isso significa que o casamento não será abençoado por um padre? NÃOOOOO!

Uma solução é contratar um padre da Igreja Brasileira para realização do casamento. Lembrando: os padres da Igreja Brasileira são sim padres, mas pertencem uma arquidiocese mais "ligth", uma corrente mais liberal digamos assim. Geralmente, são padres que fazem a cerimônia não focadas na religião, mas no amor. Eles se baseiam em passagens bíblicas para demonstrar que Deus não está confinado a um lugar, ele está presente em todos os cantos e, assim, qualquer lugar é abençoado para a celebração de sua união em matrimônio.

Como estes padres não estão ligados a Igreja Católica Romana, as cerimônias não possuem qualquer vínculo com a mesma. Inclusive, é possível o casamento de divorciados e a cerimônia é personalizada de acordo com a história de cada casal.

E aí, me conta, seu casamento será celebrado nos ritos tradicionais da igreja católica ou você optou por um padre que dará a sua cerimônia uma cara mais personalizada?

17 Respostas

Última atividade por Carolina, dia 18 de outubro de 2021 às 09:28
  • C
    Noiva Esperta Dezembro 2021 São Paulo
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Taiana!

    Eu e meu noivo somos católicos e não abrimos mão de casar na Igreja Católica Apostólica Romana. O fato de o casamento ser realizado dentro da Igreja, faz parte do rito e tem todo um sentido: é no altar que os noivos se entregam em sacrifício um pelo outro! Por que amar nada mais é que se sacrificar pelo outro. Por tanto pra nós, não faria sentido se casar em outro lugar se não dentro da Igreja, no altar. ♥

    • Responder
  • Patricia Cristina
    Noiva Master Fevereiro 2022 Goiás
    Patricia Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que ótimo post!

    Eu tinha noção que era possível, mas por aqui como somos católicos optamos pela cerimonia na igreja, sempre foi nosso sonho! Smiley heart

    • Responder
  • Jaqueline
    Noiva VIP Setembro 2021 São Paulo
    Jaqueline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Apenas para complementar a informação, os padres da igreja católica brasileira não estão em comunhão com a santa sé de Roma, logo, eles não podem ministrar sacramentos. Mesmo com o nome de "Católico" não os são.

    É importante saber a diferença pois a verdadeira igreja é a fundada por Cristo e tem sua sucessão desde o apóstolo Pedro até o Papa atual que é o Papa Francisco. Denominada Igreja Católica Apostólica Romana.

    A igreja Católica Brasileira rompeu essa comunhão com a igreja de Roma e por isso é como se fosse uma igreja independente, a parte, logo os sacramentos nela ministrados (batismo, comunhão, crisma, matrimonio e etc) são provavelmente inválidos e não são reconhecidos pela igreja.

    Isso pode causar uma certa confusão pelo fato de ter o mesmo nome, mas uma pessoa que deseja casar nessa condição deve estar ciente de que ela não esta casando na igreja católica de fato, mas em uma cerimonia religiosa sem nenhum vinculo com a mesma.

    Para uma pessoa realmente católica que gostaria de fazer a cerimonia em outro local, eu recomendaria fazer o rito do sacramento de forma simples e intima na igreja e posteriormente, fazer no local da festa uma benção especial, para aquele sacramento já realizado.

    • Responder
  • Giovana
    Noiva Master Setembro 2021 Maranhão
    Giovana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Somos católicos, então pra nós não faria sentido algum um rito que não seja católico, mas acho uma ideia super legal pra conciliar a sugestão da Camila, pra quem tem esse desejo ou teve que adiar. Assim pode receber o Sacramento e depois celebrar a festa com uma nova cerimônia com benção em outro ambiente.
    • Responder
  • Bárbara
    Top das Noivas Setembro 2021 São Paulo
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que legal saber disso!

    Por aqui casamos na igreja católica, esse sempre foi o meu sonho Smiley heart

    • Responder
  • Camilla
    Noiva Ativa Abril 2022 Goiás
    Camilla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tem uma outra opção, pra quem não quer abrir mão de cerimônia ao ar livre, e também faz questão do sacramento do matrimônio: alguns padres são liberados para fazer uma benção ao casal, em outro local, desde que os noivos já sejam casados na igreja, então você pode se casar na igreja, em um casamento mais íntimo, e depois, na recepção, o padre dar uma benção aos noivos.
    • Responder
  • Camilla
    Noiva Ativa Abril 2022 Goiás
    Camilla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vou me casar na igreja, gostaria muito de poder fazer cerimônia e recepção no mesmo local (que será uma chácara), pela logística para os convidados mesmo, mas eu e meu noivo fazemos questão do Sacramento do Matrimônio, então nos casaremos na igreja e depois iremos para a recepção na chácara.
    • Responder
  • Rehh
    Noiva Master Setembro 2022 Bahia
    Rehh ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu creio que sim, não sou católica, mais os pastores costumam realizar fora da igreja
    • Responder
  • F
    Noiva Master Novembro 2020 Paraná
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Por aqui não temos religião e o casamento será celebrado por um amigo, inclusive ele é muito religioso e ligado a Deus, mas esse não foi o motivo da escolha haha
    • Responder
  • Bruna Michele
    Noiva Master Julho 2022 São Paulo Estado
    Bruna Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi, Nath!

    Ele ja está nos meus favoritos aqui na comu, acredita? Muito obrigada pela indicação Smiley heart

    • Responder
  • Nathalia
    Noiva VIP Novembro 2021 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Bru, meu celebrante é um amor! Ele é da igreja católica anglicana, já trabalhou com o papa joão paulo, o encontrei aqui na comunidade. Chama Padre Léo Fernandes, e o preço é ok

    • Responder
  • Nathalia
    Noiva VIP Novembro 2021 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nós faremos um casamento católico fora a igreja. Contratamos um padre da igreja anglicana e ele fará a celebração com um viéz católico

    • Responder
  • N
    Super Noiva Julho 2024 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bacana! Pra mim não funcionaria porque não tem valor pra Igreja Catolica Apostolica romana e como faço questão do sacramento, não é uma opção. Mas pra quem não se importa é uma ideia
    • Responder
  • Mariane
    Noiva VIP Abril 2022 São Paulo
    Mariane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Por aqui vou casar na igreja!!!

    Queria muito em espaço livre, mas por essa questão decidimos nos casar na igreja, como tradição

    • Responder
  • Daya
    Top das Noivas Novembro 2021 Paraná
    Daya ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Meu casamento será celebrado na igreja, mas no inicio da organização sonhava com um casamento ao ar livre, mas como descobri que não tinha e nosso principal objetivo é a comunhão então resolvemos casar na igreja mesmo.

    • Responder
  • Julia
    Noiva Master Janeiro 2023 Goiás
    Julia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sou Católica Noivinha, meu sonho e estar casando na igreja então por aqui será do jeitinho tradicional 😍
    • Responder
  • Bruna Michele
    Noiva Master Julho 2022 São Paulo Estado
    Bruna Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi, Taiana!

    Meu noivo e eu somos católicos, mas optamos por não casar na igreja por algumas questões que nós não concordamos, nós somos muito mais Deus do que a religião em sim, então devido a isso estamos pensando em contratar um bispo para ser nosso celebrante.

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas