Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Monique
Noiva Constante Novembro 2015 São Paulo

Padrinhos homosexuais! è permitido?

Monique, dia 25 de Janeiro de 2015 às 19:13 Publicado em Fórum Organizar um casamento 1 28
Boa tardeee noivinhas, to com uma duvida cruel, no meu casamento tenho dois pares de padrinhos do msm sexo sendo eles duas mulheres casadas que inclusive sou madrinha da filha adotiva delas e um casal de homens que sao casados e mto amigos meu e do meu noivo, so que a questao è que meu pai quer que eu case na igreja, somos catolicos , so nao sei se è permitido =/ eu nao abro mao deles de jto maneira, vou acabar optando por casar no salao mais contra gosto do meu pai, entao alguem sabe pra me ajudar? Eu ate pensei em fazer casal com eles so pra entrar com eles mais uma das mulheres è literalmente um homem nao ia rolar rs e ai meninas pode ounao pode??

28 Respostas

Última atividade por Dan, dia 6 de Setembro de 2023 às 23:28
  • Dan
    São Paulo Estado
    Dan ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Mari, obrigado pelas considerações, tenho o sonho de um dia casar tbm , e com certeza vou lembrar aqui deste espaço, principalmente por ser acolhedor
    • Responder
  • Dan
    São Paulo Estado
    Dan ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi lari, tudo bem ? Eu estou melhor , porém quando lembro do episódio ainda choro, eu imagino a sua situação e sei como é sofrer por antecedência, eu espero que até lá tudo seja melhor para que vc não passe pelo o mesmo que passei , se precisar de apoio estarei aqui caso precise de um amigo .
    • Responder
  • Larissa
    São Paulo Estado
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi, li sua mensagem e me emocionei, pois a gente que é da comunidade sente essa dor um do outro.

Sinto muito pelo o que vc passou, vc foi mt forte em vir aqui contar e ter compartilhado sua historia que me fez ja antecipar sentimsntos de ansiedade sobre. Tambem te desejo tudo de bom, inclusive se um dia vc quiser casar, espero que tudo corra bem e encontre um cara que te faça mto feliz nisso, pois todos nós merecemos a felicidade e o amor.
    Como lésbica, vim aqui curiar os comentários sobre pois meu irmão mais velho evangélico tem planos de se casar daqui há uns anos e não sei como será a situação.Também acho que talvez não seja convidada a ser madrinha por esse fator, e isso machuca tanto a gente né? Não ser respeitados pela família ao ponto de ser descartados num dia tão especial. Todo mundo lá é evangélico e já bem sei que não vou ser chamada a ser madrinha, estou tentando me tranquilizar, mas me recuso a ir num casamento em que vou ser desprezada ou olhada torta pelos outros por ser quem sou, e ainda, se estiver namorando na época e ele citar esse fato contra mim, acho que pode gerar um conflito grande, que vai ser bem doloroso e complicado de lidar. É realmente frustrante saber que tantos anos de irmandade não servem pra reconhecimento algum nos fins das contas.
    • Responder
  • Gabriela
    São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Dan, sinto muito pela sua experiência e pela maneira como esse específico pastor falou sobre uniões homoafetivas.

Infelizmente, ainda existe uma grande parcela do mundo que não sabe conviver e respeitar com famílias que estejam fora do padrão pré-determinado pela sociedade, ainda que relações homoafetivas tenham existido desde sempre.

Somente posso lhe dizer que aqui na nossa Comunidade é sempre bem-vindo e, no dia em que for constituir a sua família com a pessoa amada, esperamos fazer parte da organização do seu casamento! 💖

Na nossa plataforma, amamos o amor e temos a honra de ter diversos casais da comunidade LGBTQIAP+ dividindo seus sonhos conosco! Não se sinta sozinho 🌟

• Responder
  • Dan
    São Paulo Estado
    Dan ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Minha irmã casou , e não me convidou para ser padrinho, nem se quer tocou no assunto. eu lógico, como irmão mais velho criei uma expectativa de que eu teria um lugar especial no dia dela, e me frustrei. Mas fui , fui ao casamento e pra minha tristeza vi que o altar tinha por volta de 10 casais de padrinhos, tive que com muita dificuldade e segurando lágrimas responder a algumas pessoas porque eu não fui padrinho , já que meus outros irmãos foram , e eu pra não dar assunto pra falácias, dizia que não sabia. Eu fiquei no banco como um qualquer assistindo, e vendo todos meus familiares lá na frente com ela , me doeu muito e até hoje dói. E não para por aí, o pastor que celebrou o casamento ainda fez um breve discurso, que todo tipo de união fora dos padrões era contra a família e contra o casamento , ou seja sempre quis e lutei minha vida inteira para ser reconhecido como também parte da família, mesmo sem eu mesmo nunca ter dito que era contra o casamento disseram que o que eu sou já diz ser contra. No fim não aguentei ficar no casamento até o final, fiquei por volta de 1 hora só, e resolvi ir embora , pois eu já não estava mais aguentando segurar o choro , e não queria estragar o dia dela .

Enfim me desculpe o desabafo .
    Sou gay mas nunca disse que eu sou contra a família, eu sempre quis ser parte dela. Nunca disse ser contra o casamento hetero pois sou fruto de um. Nunca disse que sou contra Deus e a igreja e mesmo assim o que nos dão, são as margens da sociedade. E por isso muitos de nós vive com essa sensação de solidão absoluta , abandono , desafeto e julgamento mesmo nunca procurarem saber como é para vc.
    Parabéns pela atitude Monique, queria pessoas como vc na minha vida
    • Responder
  • V
    Espírito Santo
    Valdir ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Um testemunho de um católico que casou. 👇👇👇

Para não alongar muito a conversa entre as diferenças do casamento civil e religioso passo diretamente à questão dos padrinhos. Um padrinho num casamento civil tem um papel puramente legal de testemunha. Para ser testemunha num casamento civil não se necessita ser amigo do casal, nem se é necessário sequer conhecer as pessoas que se casam porque o papel desempenhado é simplesmente para assegurar a validade do dito contrato.

Num casamento católico o papel das testemunhas é muito mais profundo ou pelo menos deveria ser. Antes de tudo, acho que se está a fazer um compromisso com a Igreja e com Deus penso que as testemunhas deveram estar conscientes de quem são os intervenientes e o que lhes é pedido. Que valor dará um ateu à promessa dos noivos perante um Deus que desconhece e ignora?

Depois os padrinhos penso que poderão e deverão ser auxilio para ajudar o casamento católico a seguir os valores que os noivos prometeram durante a cerimonia durante toda a vida.

Eu por exemplo penso que é uma boa ideia os CPM, cursos de preparação de Matrimónio, e as sessões de preparação para Padrinhos para que todos tenham consciência da importância do passo que se está a dar. A não quero dizer que tu não tenhas essa consciência mas será que alguém que não é católico compreende ainda conceitos como casamento indissolúvel, fidelidade e fecundidade?

Se calhar muitas vezes até para nós que casamos esses conceitos são difíceis.

Como nota final posso dar-te o meu testemunho pessoal da escolha dos meus padrinhos de casamento. Tenho muitos amigos e alguns deles considero-os como se fossem família isto apesar de nem sequer acreditarem em Deus. No entanto quando escolhi o meu padrinho de casamento, fi-lo com a consciência de que ele deveria acreditar em Deus, que me poderia ajudar a procurar uma saída para uma crise matrimonial que não seja o divórcio, que no momento de fraqueza me vai incentivar a perseverará na fidelidade à minha esposa. Tudo isto se calhar podia encontrar em amigos não católicos mas com um padrinho católico há o elemento chave na minha vida: a fé num Deus de Amor.

• Responder
  • N
    Noiva Novata Março 2019 São Paulo
    Nayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gostaria de saber se as igrejas católicas aceitam madrinhas do mesmo sexo no altar ?
    • Responder
  • Thamirys
    Super Noiva Abril 2017 Paraíba
    Thamirys ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Casamento no civil precisa de duas testemunhas, independente de sexo ou estado civil.

• Responder
  • D
    Noiva Novata Julho 2017 Espírito Santo
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Boa tarde; fiz algumas pesquisas e não achei nenhuma posição da Igreja sobre este assunto, bem, acredito que pode sim entrar um casal do mesmo sexo, mesmo porque, quando vc casa, a igreja não pede para que s padrinhos tenham uma vida na igreja catolica, aceitando casais que não são catolicos, então porque não aceitar um casal gay? O pecado deles seria maior que o dos outros? Niguém pergunta se os casais de padrinhos vivem em retidão, se são pecadores ou não, então porque não deixar que um casal gay sejam seus Padrinhos. Acho que as pessoas acabam por preconceito proprios não convidando e não levando este questionamento ao Paroco da sua Igreja, para se possiocionarem nesta questão.

• Responder
  • T
    Noiva Novata outubro 2017 São Paulo
    Thays ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Meninas, estou na mesma situação!

Tenho uma prima que tem uma uniao estavel com outra mulher, será que no civil é permitido?

• Responder
  • R
    Noivo Novato Novembro 2017 São Paulo
    Rodolfo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá, estou na mesma situação que você, vou fazer em um salão, quem fez a cerimônia?
    • Responder
  • M
    Noiva Novata Julho 2019 Paraíba
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Homossexualismo não é contra nenhuma doutrina, meu bem. Conheço Gays espíritas, católicos e até evangélicos.
    • Responder
  • Monique
    Monique ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Kkk nem fala , hoje em dia esta tao comun que cedo ou tarde acho que liberam eu vou casar no salao agr com cerimonialista la tem uma capela entao vai ficar legal, tomare que de certo pra vc !! Super beijo
    • Responder
  • Andreia
    Super Noiva Dezembro 2015 São Paulo
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha estou na mesma situação! !!! Tentei ligar na igreja. .. estão de férias. ... mmmm...
    Iremos casar em uma capela. .. que pertence à uma igreja. .. e fizemos a entrevista com o padre e esqueci de perguntar. .. se o Papa respeita... nao vejo problemas. .. entretanto irei confirmar antes. .. qualquer coisa, dou um jeito kkkkk....
    bjuuu
    • Responder
  • Brenda Abreu
    Noiva VIP Dezembro 2020 Amazonas
    Brenda Abreu ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha, na igreja não vão permitir e nem se seu celebrante for um pastor ou padre, a sua unica opção seria algo em salão e com um juiz ou celebrante não religioso, porque apesar de tudo o homossexualismo é contra as doutrinas de qualquer igreja cristã, seja catolica, seja protestante.

• Responder
  • Mylena
    Noiva Ativa Junho 2016 Minas Gerais
    Mylena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Na igreja nao pode amiga !! Smiley sad
    • Responder
  • Larissa
    Super Noiva Dezembro 2015 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vish noivinha, não sei se pode.. Ia falar pra fazer um casal entre eles, mas já vi que não vai rolar.. Conversa direitinho com seu pai, salão ou casamento ao ar livre seria o ideal..
    • Responder
  • Bruna
    Noiva Ativa outubro 2015 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

EEEEEEEEEEEEEEE!!! Que bom seu pai entendeu!!!

Boa sorte!!!

• Responder
  • H
    Noiva Constante Fevereiro 2015 Rio de Janeiro
    Hosana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que bom que resolveu Smiley winking
    • Responder
  • Monique
    Monique ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amores decidi fazer no salão! Conversei com.o meu pai e ele concordou rs vlw noivinhas
    • Responder
  • Monique
    Monique ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tbm to achando noivinha, decidi fazer no salao msm rs obrigado msm
    • Responder
  • Monique
    Monique ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigado bruna, sua opiniao me fe refletir bastante, è isso msm noivinha, mais decidi fazer no salao pra todos ficarem mais avontade!! Vlw msm
    • Responder
  • Bruna
    Noiva Ativa outubro 2015 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu sou super a favor de gays! E acho muito legal vcs chamarem eles como padrinhos juntos! Acho que para eles seria algo MUITO importante.
    Mas acho que não seria legal fazer isso na igreja. Infelizmente é uma religião que não é a favor, e da mesma forma que os gays merecem respeito, a religião também merece. Não somos obrigados a estar nela, então acho que o mínimo é respeitar o espaço que estamos!
    Porém, eu perguntaria! Acima de tudo, acho que jamais separaria eles!

Uma opçao seria fazer um casamento americano, onde homens e mulheres não necessariamente ficam juntos!

Parabéns pela atitude noivinha! Muita gente deixaria de chamá-los para evitar uma situação e vc esta pensando em fazer no salão para poder te-los com vc!!!!
    • Responder
  • Juliana
    Noiva VIP Janeiro 2016 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Flor acredito que na igreja católica apostólica romana não sera permitido, por tudo que a igreja acredita e prega, por isso tenho certeza que não irao permitir!
    Mas vc pode montar os casais um de um par com o outro do outro par! (Rsrs, consegui explicar? )
    Boa sorte noivinha!
    • Responder
  • Carolina
    Noiva Constante Maio 2015 Rio Grande do Sul
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Realmente, tudo depende da igreja.
    Cada uma tem a sua política quanto aos casamentos.
    O ideal é conversar com o padre ou o pessoal do administrativo da igreja.
    • Responder
  • S
    Noiva Master Maio 2015 São Paulo
    Stefanie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Conversa com o padre, para não ter confusão na hora. Apesar de não poder ter preconceito com a sexualidade alheia, a igreja católica não apoia por assim dizer a união homossexual e pode ser que alguns padres mais tradicionais não permitam.

Mas como isso é bobeira, outros padres mais bacanas devem deixar sim!
    • Responder
  • Monique
    Monique ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vou ver sim ana maria! Tbm acho! E sao pessoas maravilhosas pra gente! Quebrar protocolos faz parte! Rs
    • Responder
  • Ana Maria
    Noiva VIP Maio 2015 Rio de Janeiro
    Ana Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Não sei como funcionam essas questões na igreja, mas penso que quem pode decidir sobre seus padrinhos são vocês noivos, nem que para isso se casem no salão. A lei como homofobia vem a cada dia rompendo algumas barreiras. Procure se informar na igreja.

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas