Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

N
Super Noiva Agosto 2023 Minas Gerais

Padrinhos: reflexão de como melhorar a comunicação

Natiele, dia 26 de Março de 2021 às 14:08 Publicado em Fórum Antes do casamento 6 25

Oi pessoal, como estão? Espero que bem.


Bom, zapeando por aqui, me deparei com algumas noivinhas que, no meu entender por falta de comunicação (e um pouquinho de excesso de expectativa), acabam ficando chateadas com outras pessoas durante os preparativos do casamento. De relatos de: "madrinhas que estão dando trabalho" , até "minha mãe não me ajuda" ou "ninguém se importa.

Então quero propor uma reflexão sobre comunicação.

Eu estudo comunicação há um tempo e me choca como nossa sociedade carece dela. Nós tendemos (eu que o diga) a achar que se estamos falando, o interlocutor está entendendo o que queremos expressar, afinal, todos falamos português.

Mas uma questão que muitas vezes esquecemos é que cada pessoa tem uma bagagem: criação, conceito e forma de ver a vida. E sim, para uma boa comunicação é preciso levar em conta o interlocutor. Alias, a comunicação não é sobre quem fala, mas sobre quem recebe.


Quantas vezes você, assim como eu, ficou chateada (o) quando alguém não agiu da forma que você esperava? E quantas vezes você efetivamente verbalizou o seu desejo, levando em conta o interlocutor? Vou dar um exemplo: muitas noivas acham lindo aquela coisa de madrinhas com vestido padrão por N motivos (válidos devo dizer). Porém são poucas que vejo dialogando diretamente com as pessoas envolvidas, no sentido de falar: fulana eu queria muito que minhas madrinhas estivessem com a cor X, o que você acha? Você se teria algum problema? Olha sei que é caro, por isso estou perguntando, porque se tiver inconveniente tranquilo. Percebem como soa mais receptivo do que chegar com uma caixa com um manual, como se a pessoa estivesse sendo contratada pra algo? Percebem como você abre uma porta para a pessoa colocar os pontos dela e até estar mais aberta a sua ideia? Afinal ninguém gosta de receber ordens a menos que seja pra pagar o salário da gente, quanto mais um evento que além de tudo ao invés de ganhar a pessoa vai desembolsar (e não é pouco).


E antes que venham com: "o dia é da noiva, a madrinha tem que fazer", quero lembrar que estamos no Brasil e que aquela coisa de filme faz parte de outra cultura. Sim é verdade, nos EUA e Europa a madrinha vira meio que uma "escrava da noiva", mas definitivamente não é nossa realidade. No Brasil a gente trabalha até 3X mais que no exterior devido entre outros fatores a custo de vida, muito tempo em transporte coletivo, estudar e trabalhar. Ou seja, quando a pessoa tem tempo livre a última coisa que ela vai pensar é no nosso casamento. "Ah mas pensa em outras coisas, então não sou prioridade". Na verdade nós somos prioridade de nossos cônjuges e, em alguns casos, dos nossos pais. Pra mim pelo menos, padrinhos são tão só e apenas conselheiros do casal, pessoas próximas que queremos no altar no dia. Não tem obrigação de absolutamente nada. Se quiser, ótimo, será bem vindo.


"Ah mas eu queria já chegar com a caixinha, fazer uma surpresa". Já parou pra pensar o quanto o "quero fazer uma surpresa" é pretencioso da nossa parte? Salvo exceções pontuais, eu entendo surpresa como algo "para satisfazer o nosso próprio ego". O "ah fulano vai amar" envolve muitas coisas. A menos que você tenha uma intimidade estilo a de namorados com a pessoa, o risco de ela ficar constrangida e aceitar só pra não fazer desfeita é grande. E ai vem as dores de cabeça depois, pois a gente faz esperando algo que a pessoa não pode dar.


Eu aprendi essas coisas a duras penas e com as piores decepções possíveis. Posso dizer que depois que adotei o: ninguém vai adivinhar, o não existe isso de "está subentendido" ou "mas é óbvio", minha vida mudou, inclusive meu namoro. Muitas das coisas que eu pensava: ah mas ele sabe. Não, não sabe. Se não falar, não sabe. Ex: eu tenho pânico que ele me peça em casamento em público. Na verdade eu dispensaria isso de pedido de casamento porque pra mim se estamos nos organizando, é obvio que ele quer se casar comigo. Mas ele não sabia. Então eu abordei: você pensa em fazer pedido de casamento? Ele respondeu: claro, é importante (veja a importância do diálogo, eu não considero importante). Eu disse: posso te pedir uma coisa? Se você for fazer, não faz em público por favor? É porque tenho muita vergonha e fico constrangida com situações assim, me sinto exposta como "se fosse uma atração de circo" (eu lido muito com o fato de ter pânico de que riam de mim - resquícios do bullying na infância, mas que hoje sei como controlar, trato e tento me adaptar). O que pra outras mulheres seria um sonho, pra mim seria uma humilhação (é exatamente assim que me sinto, e sim, eu sei, é estranho, meu terapeuta que o diga). Ele entendeu que me surpreender da forma que na concepção dele seria incrível, seria pra mim constrangedor. Ele ainda não pediu, mas fico mais tranquila pq sei que se fizer, será entre nós. Ele está ciente que eu não faço questão, mas que vou ficar feliz pelo esforço dele em me agradar.


Gente, é sobre isso. Precisamos sair da nossa bolha de "ah mas fulano vai amar" ou "ah mas é isso que mãe/pai/sogro/sogra/cachorro/papagaio faz".


O que acham? Acham que faz sentido? Tem dificuldade em se comunicar? Onde acham que da pra se comunicar melhor e tornar a vida mais leve?



25 Respostas

Última atividade por Nathalia, dia 9 de Maio de 2021 às 16:52
  • N
    Noiva Esperta Agosto 2023 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nossa que emocionante!!!! Poxa que lindo da parte deles. E você disse tudo: estar com quem ama, receber a bênção de Deus (pra quem tem religião) que é O principal. Infelizmente o foco está sendo outro
    • Responder
  • R
    São Paulo
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Exatamente, hj eu acho que as pessoas estão muito influenciadas por filmes em que as madrinhas tem um monte de missões para ajudar as noivas, mas a realidade aqui no Brasil é bem diferente...por outro lado acho q as noivas hj estão tão preocupadas com fotos que esquecem o do verdadeiro significado do casamento que é celebrar o amor, receber a benção de Deus (quem tem religião) e estar próximo de quem amamos...

    Vou dar um exemplo, meu marido fez intercambio com uma familia maravilhosa nos EUA, quando namoravamos, eu fui visitá-los e eles me trataram como se fosse uma filha... quando resolvemos casar, chamamos eles para o casamento e achavamos dificil eles aceitarem, afinal teriam q vir para o Brasil....

    Pois eles prontamente aceitaram, ficaram super felizes e vieram para o Brasil para o casamento. No entanto, por questão cultural, ela so trouxe um vestido curto e preto para usar no altar? Pois eu liguei zero, uma foto não vale mais do que saber que meu marido é tão especial que uma familia cruzou o oceano so para comemorar nosso casamento....

    • Responder
  • N
    Noiva Esperta Agosto 2023 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Penso o mesmo. Eu acho lindo, faria se eu pudesse pagar. Mas não é o caso. E fora que nos EUA com 50 dólares (tem que pensar que é a moeda corrente) se aluga vestido de alta costura. Tem que pensar na realidade e na individualidade das pessoas sim. Não concordo com o "tudo por uma foto". Pra mim uma foto não vale o bem estar dos que gosto. Claro, se é combinado antes entre todos os envolvidos, ok. Senta, conversa, decide junto. Sem problema nenhum, afinal o combinado não sai caro. Mas eu sair impondo cor ou o que seja por uma foto, não mesmo.
    • Responder
  • N
    Noiva Esperta Agosto 2023 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu ia comentar, mas você já falou TUDO! Exatamente, quando eu vejo coisas tipo: decepcionada com padrinhos (ou quem quer que seja), eu penso o mesmo: é tivesse combinado, não dava problema. É isso, transparência. Falar, perguntar, combinar, nao ofende
    • Responder
  • R
    São Paulo
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Concordo em gênero, número e grau com o debate!!! Alinhas nossas expectativas com que as pessoas tem para oferecer e ter uma boa comunicação é indispensável para as relações interpessoais...

    E quanto as madrinhas todas com uma mesma cor... isso é uma tendência importada dos EUA... mas lá a noiva paga o vestido das madrinhas... por isso não faz muito sentido, pra mim, exigir que a madrinha compre/alugue um vestido de cor x que ela não gosta, não se sente bem, para satisfazer nosso desejo...

    • Responder
  • Mariana
    Noiva Ativa Setembro 2021 Paraná
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Parabéns pela reflexão Nati.
    Eu sempre fui muito tímida, dificuldade para me comunicar com clareza, porém sempre muito observadora, haha 😂 aprendi comigo e com os outros, observando as discussões e dilemas, e questionando comigo mesma: se tivessem combinado antes não estariam passando perrengues kk. e no final eu chegava a conclusão que todos tem dificuldade de se comunicar com clareza, com simplicidade, empatia, pensando não só em seu bem- estar, mas no bem-estar do outro. Isso vale muito para o casamento também, antes de decidirmos algo, perguntamos um para o outro, o que pensa, o que espera, o que dá para fazer.. TRANSPARÊNCIA. E assim vamos amadurecendo.. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 Obrigada pelo texto. ♥️
    • Responder
  • Ingrid
    Top das Noivas Setembro 2021 São Paulo
    Ingrid ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Verdade Nati isso mesmo
    • Responder
  • N
    Super Noiva Agosto 2023 Minas Gerais
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A gente tenta mas é cada surto kkkkk


    Exatamente, o dia é dos noivos, por mais que as pessoas nos amem, não tem que fazer do nosso dia uma prioridade. Por isso importante deixar as coisas as claras (sem trocadilho kkkkk)
    • Responder
  • Clara
    Noiva VIP Abril 2021 Minas Gerais
    Clara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei seu Natiele!!! Muito importante mesmo... a vezes a gente esquece que o dia é dos noivos e não dos padrinhos.
    #natielenoivasensata hahaha
    • Responder
  • N
    Super Noiva Agosto 2023 Minas Gerais
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A gente fica tão presa nos nossos sonhos que não pensa que o outro pode não querer participar, ou se sentir invadido, muito a meu ver pelo que a mídia colocou na nossa cabeça. E quando não acontece como nós filmes a frustração vem. Creio que os seus padrinhos se sentiram super respeitados quando foram comunicados antes.
    • Responder
  • Ana Luiza
    Noiva Esperta Novembro 2022 São Paulo
    Ana Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi, Natiele!
    Que tema interessante e importante. Parabéns pelo conteúdo!
    Concordo com todos os pontos abordados. Antes, eu queria fazer surpresa para os padrinhos, depois refleti que eu poderia acabar sendo surpreendida, então resolvi comunicá-los.
    • Responder
  • N
    Super Noiva Agosto 2023 Minas Gerais
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois é. Se a gente melhorar a comunicação o mundo melhora
    • Responder
  • N
    Super Noiva Agosto 2023 Minas Gerais
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ju eu pensava exatamente nessas frases que a gente aprende quando criança e esquece depois. Olha pra ver como a sociedade deixa as pessoas. Esses amigos ficaram acuados porque se coloca socialmente que "padrinho é irrecusável" . E pior, tem gente que se magoa com um não. Ora, mas a pessoa pode não se sentir bem, qual o problema de ir como convidada? E no final foi um alívio pra vocês todos e ainda apareceu gente pra fazer o indignado. Ou seja, socialmente nao importa se a pessoa tá bem, importa o ficar bem socialmente. E isso nao me desce sabe?


    No fim temos que voltar a infância as vezes, dizer o obvio, lembrar que o combinado não sai caro. Que bom que gostou da proposta.
    • Responder
  • N
    Super Noiva Agosto 2023 Minas Gerais
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exatamente Vanessa, nos prendemos no "é obvio" , mas o obvio precisa ser dito sim. Porque o que parece óbvio pra gente, pode não ser por outro. E tá tudo bem.
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Master outubro 2022 São Paulo
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muito bom e necessário o seu debate!

    Realmente todos carecemos de uma comunicação mais clara e objetiva, afinal, o óbvio muitas vezes necessita ser dito.

    • Responder
  • Juliana
    Noiva VIP Fevereiro 2022 Santa Catarina
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Você pontuou coisas muito interessantes e que me fizeram relembrar algumas frases que aprendi ainda criança:

    " O combinado não sai caro" O óbvio precisa ser dito"

    Durante a minha vida eu me decepcionei com diversas pessoas, e isso vez com que eu mudasse a minha forma de pensar e agir.

    Durante a organização do meu casamento, antes de saber que teria que adiar, um casal de padrinhos desistiu faltando dois meses, isso pq perguntei por telefone antes se eles se sentiam a vontade para o cargo, ai disseram que sim e sempre tinham uma desculpa quando eu queria marcar para entregar o presente e manual etc. Eu já comecei a sentir que tinha algo errado mas resolvi esperar por eles, quando eles me explicaram o motivo de não aceitarem e eu contar isso, algumas pessoas acharam um absurdo, eu me senti aliviada pois percebi o quanto pra eles era difícil recusarem um convite que a sociedade julga como importante, portanto proibido de ser recusado.

    Eu entendi o lado deles, e combinamos que eles iriam como convidados normais e tudo bem, a importância deles não mudou pra mim.

    Respeitar o outro, entender o outro e saber que sim ninguém tem a responsabilidade de tornar vc e o seu casamento a coisa mais importante da vida é um sinal de maturidade e verdadeira prova de amizade.

    • Responder
  • Ingrid
    Top das Noivas Setembro 2021 São Paulo
    Ingrid ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acredito que todos deveriam entender isso
    • Responder
  • N
    Super Noiva Agosto 2023 Minas Gerais
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada. Eu penso que a gente entra no mundo do casamento e corre o risco de perder o foco no que importa de verdade. Claro, a gente quer um dia lindo, fotos lindas, mas pra isso além de manter os pés no chão é preciso deixar as pessoas cientes do que esperamos.



    Exatamente, pior que chegar com presente e a pessoa recusar é a pessoa aceitar por obrigação e ficar de ma vontade
    • Responder
  • N
    Super Noiva Agosto 2023 Minas Gerais
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nossa mas essa amiga do seu noivo é bem sem noção, me desculpe. Total falta de noção além de uma pessoa totalmente auto referente. Imagina: pagar caro em algo que não gosta só pra um terceiro ter fotos bonitas? Desculpa mas, pelo menos pra mim, isso extrapola o limite do bom senso. Mas enfim.


    E quanto a que queria ajuda ativa, ótima a sua atitude: não pode dar o que a pessoa espera, agradece e declina e vida que segue. As pessoas aumentam as coisas por falta de comunicação e sofrem por excesso de expectativa. Temos que melhorar isso na sociedade
    • Responder
  • K
    Noiva Esperta Maio 2022 São Paulo
    Karina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Comentário perfeito, na minha singela opinião 90% dos problemas que acontecem nessa fase de organização é a falta de comunicação alinhada a grande expectativa das noivas! Já ouve 2 situações em que eu tive que declinar o convite, uma foi de uma colega que queria a participação das madrinhas diretamente na organização, fazendo doces e decorações,eu não poderia assumir esse compromisso e percebi que ela cobrava esse tipo de atitude da minha parte e outra foi de uma amiga do meu noivo que simplesmente escolheu a loja mais cara para as madrinhas alugar o vestido em uma cor que eu detesto que é Amarelo, a pessoa para ficar bem de amarelo ou ela tem que ser extremamente Branca ou negra retinta qualquer coisa no meio ao meu ver fica com cara de doente, mas mesmo assim iria usar o vestido mas não iria alugar ele numa loja tão cara sendo que eu ja tinha achado um modelo 3X mais barato mas mesmo assim a noiva fez caso é eu declinei o convite!
    • Responder
  • Patricia Cristina
    Noiva Master Fevereiro 2022 Goiás
    Patricia Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Faz super sentido!!! Eu conversei de boca com TODAS minhas madrinhas primeiro antes de ao menos orçar as caixinhas, deus me livre de entregar um presente personalizado pra alguém e a pessoa me dar uma negativa. Sou muito precavida e gosto de tudo bem explicadinhoooooo, então achei melhor fazer do jeito que eu ia preferir que fizessem comigo.

    É isso, seu texto é muito valido! Parabéns pela lucidez!!!

    • Responder
  • N
    Super Noiva Agosto 2023 Minas Gerais
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Dani, por mais pessoas sensatas como você! É sobre isso! Nossos desejos não podem passar por cima do espaço pessoal de cada pessoa. E sim, muitas vezes quando já chega com presente a pessoa fica constrangida em falar não. E ai só piora depois.

    E se quer saber, eu acho que o fato de você conversar antes, expor seu desejo numa boa e estar aberta as questões dos envolvidos fez toda diferença no processo de aceitação! Isso é se importar com o outro: estar disposto a abrir mão de um detalhe por uma foto (no caso das roupas e convenhamos, é sim por uma foto , linda é verdade. Porém uma foto não pode estar acima das relações!

    • Responder
  • N
    Super Noiva Agosto 2023 Minas Gerais
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Fico feliz que tenha gostado!

    • Responder
  • Ana Clara
    Noiva Master Fevereiro 2023 Rio de Janeiro
    Ana Clara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Texto importantíssimo! Concordo plenamente. Todos deveriam entender isso.

    • Responder
  • D
    Noiva Master Setembro 2021 São Paulo
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi, Natiele Smiley flower

    Gostei muito do seu debate! Com certeza faz todo sentido!!

    Acho que nós, como noivas, devemos sim sempre levar em conta a questão financeira e as condições de cada um, especialmente padrinhos. Não acho legal também isso de chegar já convidando com lembrancinha, do nada. A pessoa muito provavelmente irá aceitar por obrigação, por vergonha de responder "Não aceito".

    Meu noivo queria fazer isso no início, eu falei "De jeito nenhum"! Primeiro eu convidei todos de boca mesmo, vi com eles a questão da roupa que eu havia pensado no tom rose, os padrinhos terno preto e tudo mais, e ouvi o que eles achavam, se tinham condições pra isso e no final decidi colocar desta forma que desde o começo eu queria, porque todos concordaram e até amaram a ideia e as cores que escolhi. No entanto, se alguém não tivesse condições ou me falasse que não se sentiria confortável, eu iria deixar a escolha livre para todos, mesmo não sendo o que eu queria, pois entendo que cada pessoa tem sua realidade e o mais importante é a presença deles ali comigo, no dia mais feliz da minha vida.

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas