Sou Jaqueline, de Brasília, e conheci o meu esposo Gustavo, de Recife, em janeiro de 2016. Noivamos em março e casamos no civil, em Brasília, em dezembro do mesmo ano. Casamos no religioso em Recife no dia 22/04/2017.
Gostaria de compartilhar algumas coisas que ocorreram na nossa festa, que foi maravilhosa em vários aspectos, mas péssima em outros. Somos MUITO simples e queríamos traduzir isso em nossa festa, que deveria simples mas repleta de felicidade.
Sem mais delongas, vamos ao que interessa e o que as futuras casadinhas querem saber: OS FORNECEDORES.
IGREJA: Nossa Senhora da Boa Viagem, na pracinha de Boa Viagem. A igreja muito bonita, fica em local privilegiado à beira mar. Mas é bastante desorganizada. É difícil a comunicação com a secretaria e é difícil encontrar os funcionários para atendimento. O valor foi alto (três salários mínimos) e só foi disponibilizado o padre e nada mais. O padre, Fábio, excelente. Celebrou o casamento divinamente, além de ser muito simpático.
RECEPÇÃO: Cassino Americano, no Pina (Restaurante Boi e Brasa, antigo Boi Preto). Queríamos um salão com vista para a praia (como boa goiana queria ficar vendo o mar o dia todo kkk). Gostamos bastante. O menu incluía 4 tipos de carne, entradas, saladas e CHOPE a vontade (e não cobrava taxa de "rolha" para outras bebidas fornecidas pelos contratantes). Incluía também cadeiras, mesas, pratos, copos, talheres, serviço de garçons, maitre e gerador de energia. Apesar de o valor cobrado ter sido alto, o restaurante atendeu bem às nossas expectativas na maioria dos casos. Houve alguns problemas como banheiros alagados e entupidos, não reposição de comida e erro no molho de um dos pratos. Por outro lado, o serviço de garçons e de bebidas foi excelente, não havendo qualquer problema neste sentido.
BOLO: Leoni Asfora. O bolo mais tradicional de Recife. Todo mundo conhece, não tem muito o que comentar. Delicioso, muito bem confeitado e decorado, mas caríssimo. Exigência da família do noivo. Ganhamos de presente da tia avó dele.
ASSESSORIA E CERIMONIAL: Roberta Cordeiro. A partir deste ponto, preciso falar da assessoria e do cerimonial que contratamos, o que vai explicar muita coisa do que virá a seguir. Conhecemos Roberta quando fechamos o contrato do Cassino Americano. Ela era responsável pelos eventos do estabelecimento. Como assessora, teria a responsabilidade de procurar e indicar fornecedores conforme a necessidade dos noivos, bem como cuidar para que todos os contratos destes fornecedores fossem cumpridos à risca. Como responsável pelo cerimonial, teria que cuidar dos protocolos da festa e ser os "nossos olhos" enquanto nos divertíamos. O valor total pago foi de R$2400,00 para os dois serviços.
De início, gostamos bastante da atenção dispensada por Roberta. Mas com o passar do tempo começamos a identificar coisas que não estavam atendendo às nossas necessidades. Demos para ela o orçamento total limite de 30 mil, pois estávamos com apartamento novo em reforma e queríamos algo SIMPLES. Alguns fornecedores que ela nos indicou e que contratamos foram excelentes. Mas também tivemos problemas.
O primeiro fornecedor que contratamos com indicação de Roberta foi a fotógrafa. Contratamos também com a indicação de Roberta a maquiadora da noiva, da mãe da noiva e a maquiadora de algumas madrinhas. E foi só. A assessora não apresentava orçamentos de fornecedores dentro da nossa realidade financeira. Apresentava apenas orçamentos de empresas com as quais tinha parceria, o que extrapolava o nosso limite. E, por isso, tivemos que procurar os outros fornecedores por nossa conta.
Para a decoração, após rejeitarmos outras propostas bem mais caras, foi indicado por Roberta um decorador que deu um orçamento de R$2500,00. O DJ mais barato oferecido pela assessora cobrou R$2000,00 para tocar na igreja e na festa. Por isso, optamos por não fechar com estes profissionais e fomos atrás de valores mais enxutos (sem abrir mão de qualidade).
Tivemos problemas também com o cerimonial. Mais ou menos duas semanas antes do casamento conhecemos Meire que Roberta nos apresentou (contratamos Roberta para o cerimonial mas o trabalho foi executado por Meire e suas colaboradoras). Tivemos vários problemas na festa como: banheiro feminino molhado e minha sogra brigando com cerimonial para que secassem o tempo todo, banheiro masculino entupido por bastante tempo, mudança da música de abertura da pista de dança, o molho da carne que foi trocado, a carne que não era filé (conforme contratado), entre outros.
Cheguei na festa e fiquei por muito tempo dentro do carro esperando o lento fluxo de pessoas que se aglomeravam na porta do restaurante para adentrarem no salão. Minha cunhada que é um anjo resolveu a entrada de todos com a velocidade que o cerimonial não fez.
Minha marcha nupcial tocou MUITO tempo pois do meu lado na igreja Meire falou no microfone por diversas vezes "mudem a musica" e sua funcionária não entendia, o que me fez ficar na entrada da igreja por tempo demais.
As avós, bastante idosas, que tiveram uma entrada especial na cerimônia, ficaram esperando em pé e no calor do lado de fora da igreja e perderam a entrada da noiva.
O molho do filé era pra ser madeira mas colocaram mostarda (que na degustação era filé mas no dia era outra carne cheia de nervos e gordura). Pedi para assessora resolver mas não resolveu e o molho ficou errado mesmo, de mostarda. O combinado seria ter reposição constante de comida as 06 horas de festa. O que não ocorreu. No final meu marido foi jantar e já não estavam a disposição no buffet vários itens como, por exemplo, o salmão.
Todos estes citados problemas deveriam ter sido observados pela assessoria e cerimonial, que deixaram um pouco a desejar.
FOTOGRAFIA - RAFAELLY LEMOS: simplesmente MARAVILHOSA. Rafaelly e o marido nos acompanharam até Olinda para nosso ensaio pré-wedding UM DIA ANTES DO CARNAVAL. Vocês não avaliam o quanto Rafa e o marido trabalharam com sorriso no rosto em um sol escaldante. E as fotos? A nossa cara! Espontâneas e super divertidas. A prévia do Gustavo foi em uma barbearia em Boa Viagem, indicada por Rafaelly e minha prévia foi junto com as minhas madrinhas no salão de festas do meu condomínio. Se você busca orçamento ótimo e fotos que traduzem o que são os noivos procurem a Rafaelly Lemos. Ela teve uma sensibilidade incrível ao traduzir em fotos EXATAMENTE o que somos em nosso relacionamento. Para vocês terem uma ideia eu e meu marido vamos contratar Rafaelly Lemos sempre que possível ao longo da nossa vida.
MAQUIAGEM DAS MADRINHAS - SUZI PIMENTEL. Quando solicitei maquiadoras para a assessora, pedi o orçamento fosse o mais barato possível, tendo em vista que todas vinham de fora de Recife e já estavam tendo altos custos passagens e hospedagem, além dos gastos comuns às madrinhas de casamento. O valor ficou em R$250 para cada madrinha e R$140 para cada dama de honra (criança). Eu tive 16 madrinhas e 3 daminhas. Apenas 5 madrinhas e 1 daminha fecharam a maquiagem com Suzi. Por fotos do Instagram da profissional, bem como as apresentadas pela assessora em grupo de Whatsapp, criado especificamente para a comunicação das dindas, muitas das outras madrinhas não gostaram do trabalho ora apresentado e acabaram contratando outras maquiadores, algumas até mais caras.
MAQUIAGEM DA NOIVA E DA MÃE DA NOIVA - KAROL COUTO. Depois de vários orçamentos passados por nossa assessora chegamos na Karol que teve o melhor custo benefício. Quando fui fazer o teste de make, apenas 2 dias antes do casamento, descobri que Karol havia apresentado para a asessora um orçamento de R$140 para minhas 16 madrinhas. Este orçamento mais em conta dado por Karol não me foi repassado por Roberta. Contratei a Suzi, que cobrou bem mais caro, sem saber que havia este orçamento mais baixo apresentado por Karol.
Quanto à profissional, o que falar de Karol? Karol é uma pessoa incrível e Jeyse, que trabalha com ela e fez meu penteado, é maravilhosa. Só tenho elogios pra equipe a qual não só indico mas levo para a minha vida como profissionais e amigas.
DECORAÇÃO - REBECA MORAIS. A Rebeca foi um presente que Deus colocou na minha vida pra fazer tudo que sonhei e sem nunca ter feito uma decoração de casamento antes. Encontrei REBECA no Facebook Noivas de Recife: Unidas Podem Mais. Ela é tão MARAVILHOSA que indico pra Deus e o mundo. Podem me chamar e pedir o contato que ela arrasa em TUDOOOOOOO. Não preciso falar que ela encontrou minhas lembranças (mini bolo de rolo) pelo menor preço. Apenas 2 dias antes ela montou um grande painel de fundo para a mesa do bolo. Havíamos anteriormente decidido que o bolo ficaria em outra posição, na frente de uma grande janela que dava vista para o mar. Mas, por orientação da fotógrafa, ficamos sabendo que a luminosidade excessiva iria comprometer a qualidade das fotos e, portanto, o painel, que foi feito em cima da hora, ficou melhor do que poderíamos sonhar.
DJ - DECO. Foi o melhor custo benefício que encontramos. Indicado por um amigo. Tocou na igreja e na festa. Amamos pois a pista de dança não ficou vazia em nenhum momento. A galera a divertiu como queríamos. Houve um contratempo entre o DJ e o cerimonial no início da festa, de modo que a música e o procedimento de abertura da pista de dança foi trocado de última hora sem o conhecimento dos noivos. Até agora não descobrimos se este problema de deu por conta do DJ ou do cerimonial. Mas este pequeno contratempo não foi significativo e o trabalho do DJ transcorreu da melhor forma. Recomendo!
DOCES: Tendo em vista os altos orçamentos passados pela assessoria, nós mesmos optamos por fazer em casa os doces para enfeitar a mesa. Brigadeiros gourmet e ao lado da mesa de comida uma mesa de doces de Fazenda com doce de jaca, de leite, de banana, de carambola, etc.
MOTORISTA - BERNARDO. Fui com o carro da minha sogra. Contratei o motorista Bernardo que trabalha para uma vizinha. Excelente. Pontual e educado.
Bom... termino por aqui. Beijos e qualquer coisa é só perguntar. Boa sorte noivinhas!