Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Ana
Noiva Ativa Agosto 2026 Minas Gerais

Parentes que não vejo a séculos

Ana, dia 27 de Julho de 2025 às 18:07 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 20
O texto é meio longo mas quem puder ler e me ajudar eu agradeço 🫶🏼
Então noivinhas eu me mudei para fora quando era nova e vivi por lá durante 10 anos, então naturalmente perdi o contato e intimidade que tinha com alguns parentes. Eu voltei para o Brasil tem 1 ano e meio, e desde então eu tenho me reaproximado um pouco somente com os meus parentes por parte de pai, porque eles fazem questão de me convidarem para tudo sendo grande ou pequena comemoração. ( eles lembram de mim, uma tia faz questão de me ligar pra saber se estou pelo menos viva kkk e eu moro a 2 horas de distância deles) Eu moro na cidade do meu noivo e consequentemente nós fizemos novas amizades principalmente na igreja, e eles estão bem presentes na nossas vidas no momento, nós estamos planejando o casamento para agosto 2026, e já pagamos e fechamos contrato com decoração e buffet, e local ( que comporta poucas pessoas por ser um casamento intimista). Daí que entra a questão essa semana eu descubro que minha mãe convidou primas e primos que não via a séculos, sem me falar nada, eu descobrir da boca da minha prima que está esperando o convite dela, eu nem se quer me lembrava dela por tinha séculos que não a via, e não tinha colocado na minha lista de casamento, e agora eu fico na pior porque sou a noiva sensível e me importo com as opniões alheias, so que o meu primo irmão dela se casou (simples mas casou) e eu já estava no Brasil e ninguém me convidou, e agora eu fico com remorço de não chamar mas eu não quero, sinceramente. Me ajudem, eu já discuti com minha mãe porque ela achou que eu iria chamar eles mas eles literalmente não fazem mais parte da minha vida mais. O que eu faço? Eu morei com eles durante um tempo quando era nova, porque minha mãe não podia, mas agora eles não são tão presentes mais ( por isso o remorço 😢)

20 Respostas

Última atividade por Ana, dia 30 de Julho de 2025 às 07:36
  • Ana
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Entendido 🫶🏼
    • Responder
  • Camila
    Noiva Esperta outubro 2024 São Paulo Estado
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Priorizem quem vocês escolheram, leva quem ta achando que vai ser convidado em banho maria até quando começar a entregar convites, não chama por obrigação não!

• Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo Estado
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Infelizmente, sua mãe te colocou numa saia justa, se por acaso alguém que você priorize rejeitar o convite, quem sabe você possa incluir essa prima, do contrário vida que segue se ela cobrar explique o ocorrido, diz que houve uma redução no número dos convidados e você priorizou os familiares mais próximos e padrinho, Deus os abençoe.

• Responder
  • Ana
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu também irei fazer como eles moram longe se eu fosse convidar eles eu teria que convidar com antecedência mesmo
    • Responder
  • Natália
    Noiva Ativa Dezembro 2026 Rio de Janeiro
    Natália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Verdade, mas ai é só fazer as confirmações.

No meu eu irei fazer para não ficar com essa preocupação e poder colocar outras pessoas que realmente se importa em estar presente nesse momento.

• Responder
  • Ana
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Está bem, muito obrigada 🫶🏼
    • Responder
  • Ana
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É muito complicado, e o pior é imaginar convidar e eles não irem e já ter pago por cada um deles 😢
    • Responder
  • Rê
    Noiva Ativa Agosto 2026 São Paulo Estado
    ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olha, eu entendo totalmente a sua situação. Planejar um casamento já é estressante por si só, e essas questões familiares só complicam mais. Lembre-se que o casamento é um momento especial para você e seu noivo, e vocês devem estar cercados por pessoas que realmente fazem parte da vida de vocês. Casamento é muito caro para chamar as pessoas só por educação. Se sua mãe não vai pagar pela parte dessas pessoas, assunto encerrado rsrs.

Sugiro também não comentar mais com ela sobre isso. Assim, você evita criar expectativas e não dá espaço para palpites.

O importante é que você se sinta bem e feliz no seu grande dia. Boa sorte!

• Responder
  • Natália
    Noiva Ativa Dezembro 2026 Rio de Janeiro
    Natália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Para a minha lista eu também estou neste dilema, pois tem algumas pessoas me viram crescer e eu vivia no meio, só que eu também me mudei, mas não para tão longe e sempre que nos vemos a gente se fala. Ai eu acabei colocando na lista só por consideração a isso mesmo, mas ai eu peso por outro lado que quando a minha mãe faleceu, essas pessoas não foram ao enterro mesmo sendo próximas a ela.

• Responder
  • Yas
    Noiva Constante Fevereiro 2026 São Paulo Estado
    Yas ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu não chamaria! Se vc não tem intimidade e seu casamento é intimista não tem pra que chamar, aliás dá até pra vc usar isso como "desculpa" pra ficar menos constrangedor. Vc pode falar que colocou as pessoas importantes e que vc tem contato e que tinha um limite de pessoas e não podia ultrapassar

• Responder
  • Ana
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu nem converso com ela, só vi ela essa semana agora desde que eu cheguei aqui, foi minha mãe quem falou Smiley sad
    Mas irei dizer isso mesmo a ela, e a minha mãe para dizer o mesmo caso ela pergunte
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Constante Novembro 2025 São Paulo Estado
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oq vc pode fazer noivinha é falar que será um casamento intimista e nem fica dando detalhes, diga que será apenas para os mais próximos do casal.

• Responder
  • Ana
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exato, quando eu disse para minha mãe arcar com os valores por eles ela não quis, meu noivo está pagando por tudo sozinho, e não está convidando muita gente por parte dele, metade minha família parte de pai, metade família dele e metade amigos em comum, eu também não posso sobressair da quantidade de convidados, e nem quero na verdade, porque eu sei que com o orçamento que nós temos eu sei que com poucos convidados eu consigo fazer um belo de um casamento do meu sonho, mas se eu convidar mais pessoas eu vou ter que abrir mão de certas coisas que quero, mas se houver uma brexa para convidarmos eles, irei pensar na possibilidade
    • Responder
  • Melissa
    Noiva Principiante Maio 2027 São Paulo
    Melissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É muito difícil mesmo Ana, passo pela mesma coisa e sendo muito sincera até adicionei algumas pessoas por educação mas porque tinha folga na lista e deixei isso claro para os meus pais (pq geralmente eles que pesam muito na nossa cabeça querendo que chame até a tataravó) mas é um evento caríssimo, é um momento seu e do seu noivo.. precisa ser um ambiente confortável e com pessoas que vocês querem dividir isso! Com muita dor no coração, eu comecei a falar “se quiser convidar fulano, faça um casamento pra você” ou “você vai pagar meu casamento ? Se eu convidar você paga metade ?” e naturalmente alguns comentários foram parando.
    • Responder
  • Ana
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim sim, meu noivo deu a ideia de alugarmos um espaço para fazer um almoço no dia seguinte e convidarmos eles, mas sinto que eles não ficaram satisfeitos somente com isso, tem gente que tem a cabeça muito fechada em questão a casamento, ontem mesmo escutei “se não for pra convidar todo mundo, melhor nem fazer” eu ignorei mas fico com isso martelando na minha cabeça, o pior é isso não sentir culpa Smiley sad
    • Responder
  • Melissa
    Noiva Principiante Maio 2027 São Paulo
    Melissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olha, eu acho que nesse caso é importante lembrar que o casamento é de vocês, não é obrigação agradar todo mundo — ainda mais se o espaço é limitado e a vibe é intimista. Você não é obrigada a abrir mão de pessoas que fazem parte da sua vida hoje pra dar lugar a quem se afastou há anos, entende?

Uma forma de resolver isso sem sofrer tanto é ter uma conversa calma com a sua mãe, explicar de novo que o local comporta poucas pessoas, que vocês já têm uma lista fechada e que preferem priorizar quem realmente está presente na vida de vocês hoje. Se quiser, até ofereça uma solução: por exemplo, depois do casamento, fazer um almoço ou café com essas pessoas mais distantes, só pra não ficar aquele climão. Assim você demonstra carinho, mas sem abrir mão do que faz sentido pra vocês.

Não sinta culpa, viu? Você já faz muito pensando em todos. Agora é hora de pensar em você também! 💕✨

• Responder
  • Ana
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exatamente e isso ninguém ver né, só querem saber do bem bom 😢
    • Responder
  • Ana
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vou fazer isso, muito obrigada 🫶🏼
    • Responder
  • Pâmella
    Noiva Master Julho 2026 Rio de Janeiro
    Pâmella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo com a Giovana. Casamento é algo mt caro pra chamar por educação, deixe que sua mãe se resolva. Você não é obrigada a chamar quem não convive e nem se importa com voce. Deixa ela esperando o convite e faça a sonsa. E outra, não se importe com a opinião alheia, depois que a gente começa a pensar: “to nem ai”, tudo muda.
    • Responder
  • Giovanna
    Noiva Novata Maio 2027 Rio de Janeiro
    Giovanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Se não faz sentido, não convide. Casamento é algo extremamente pessoal (e caro!), não dá pra sair incluindo gente só pra agradar. A lista tem que refletir quem faz parte da Vida de vocês hoje, quem troca torce, acompanha.. Não se culpe por priorizar as pessoas que realmente importam. Eu não enviaria o convite formal, deixa cair no esquecimento.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas