Bom dia, boa tarde, boa noite genteeee
Como prometido, segue a parte 2 do meu relato, agora sobre a recepção! A parte 1 sobre as cerimônias está neste debate: https://comunidade.casamentos.com.br/forum/parte-1-casei-relato-do-meu-casamento-e-o-que-deu-certo-x-o-que-deu-errado-vemver--t607409
Desde já, peço desculpas pelo textão rs
Vamos lá:
* Local do evento
O local foi escolhido pela minha cunhada e meu sogro, e até o dia do casamento era uma surpresa pra mim e pro noivo, então por esse motivo eu não tenho fotos detalhadas do ambiente. Foi uma chácara com um espaço de salão, onde ficaram dispostas as mesas, a decoração e utilizamos para pista de dança, tinha uma cozinha bem grande com churrasqueira e na parte de baixo uma piscina.
DEU CERTO:
Embora eu não tenha participado da escolha, foi um espaço perfeito para disposição das mesas, pista de dança, com um ambiente separado para a comida. Como foi um almoço durante um sábado ensolarado e tinha partes abertas e fechadas, lugar melhor não existiria.
DEU ERRADO:
A ideia era que a piscina fosse o nosso "espaço kids", mas a realidade foi um monte de adultos por lá. Como era um espaço diferente de onde a festa realmente tava rolando, esse pessoal não comeu direito, não dançou, não participou das brincadeiras...
* "Buffet"
Gente, meu casamento não teve buffet. Como os convidados chegariam no horário de almoço (por volta de 13h), servimos um almoço bem tradicional. Contratamos um churrasqueiro pra servir as carnes e assar no dia, foi um serviço até que barato já que tiramos do cardápio dele todos os outros itens. Então, a mulherada da família cozinhou arroz, maionese, farofa, vinagrete e salada, e pedimos para os convidados levarem a própria bebida. Ah, nós alugamos por R$50 cada rechaud.
DEU CERTO:
Olha, não me arrependo. Até hoje nunca ouvi ninguém falar mal disso. Pelo contrário, a comida servida foi em grande quantidade, gostosa e simples. Uma amiga minha chegou 3 horas depois da gente abrir o almoço e ainda tinha comida quentinha. Em relação as bebidas, nenhum constrangimento também. Cada um levou o que quis, tinha geladeira e freezers para todos, mas quem quis levar seu próprio cooler também ficou à vontade. Sem dor de cabeça com isso.
DEU ERRADO:
O churrasqueiro cobrou o valor por pessoa. Como vocês viram no convite, nós ressaltamos que a confirmação de presença era indispensável, justamente pra não ter prejuízo com aqueles que eventualmente não tivessem certeza. Acabou que 100 pessoas confirmaram, mas no dia tivemos a presença de umas 70, ou seja, número considerável e prejuízo considerável.
A hora que abrimos o almoço dá pra ver um pouco da comida e o local:
* Docinhos e bolo
Nessa parte não tenho muito o que falar, as tias do meu marido que fizeram todos os docinhos e eu nem sei dizer quais eram, sei que todo mundo comeu e levou pra casa. O bolo foi feito pela madrasta do meu marido e mesma coisa, não sei especificar o sabor pois nem comi, mas sei que todo mundo amou pelos comentários.
* Decoração
Aqui é impossível não explicar por fotos:
Essa aqui foi uma estrutura colocada na entrada do salão:
Essa foi a mesa dos doces:
Esses são os noivinhos que estão ali no bolo fake. Ganhei de presente de uma querida amiga que trabalha com biscuit, ela tentou fazer igualzinho a nós :
Mesa dos noivos:
DEU CERTO:
Gente, essa foi uma decoração contratada de uma moça que já tinha tudo pronto. Bem singelo, mas todos os convidados amaram e queriam tirar fotos o tempo todo, principalmente dos noivinhos que ficaram idênticos a gente kkkk olha, amo demais essa parte
DEU ERRADO:
Sou baixinha e as os jarros de flores da mesa cobriram meu rosto em algumas fotos, mas isso é detalhe mínimo.
Aqui foi um espaço de recados montado com a máquina de escrever do falecido bisavó do meu marido (usada como forma de homenagem e só como item decorativo):
DEU ERRADO:
O ponto "errado" aqui foi que as pessoas mais velhas não escreveram, claro kkk na verdade os mais agitados com a festa nem notaram ou esqueceram de passar na mesa, então recebemos muitos recados das crianças e adolescentes, e todos estão carinhosamente guardados nessa mesma caixa marrom.
Infelizmente não tenho fotos das mesas, mas basicamente foram decoradas com um vasinho de suculenta cada:DEU CERTO:
Muito certo! As famílias levaram as flores embora e hoje, 3 meses depois, é maravilhoso receber fotos e notícias de que nossos amigos e familiares estão cuidando das plantinhas e de que elas estão lindas e florescendo cada vez mais, apesar da minha ter morrido kkkk mas é isso, serviu como lembrancinha também!
* LembrancinhasUma das minhas madrinhas é confeiteira, então ganhei de presente os bem casados, o que obviamente aproveitei pra tratar como lembrancinha hahaha Porém, também distribuímos chaveirinhos de sapatinho e gravatinha comprados no mercado livre. Embora os chaveiros foram comprados pra dar na hora da gravata, todo mundo acabou ganhando.
Desculpem, é a única foto que tenho dos chaveiros:
* Hora da gravata
E falando na temida hahaha sim, nosso casamento foi simples e justamente porque somos e estamos pobres tendo uma casa pra terminar, então toda a família exigiu que fizéssemos a hora da gravata. Sendo assim, fizemos. Basicamente, coloquei esses chaveiros, os adesivos e uma maquininha de cartão numa bandeja, meu sogro cortou uma garrafa pet, pegamos uma gravata velha, e saímos pela festa fazendo bagunça.
DEU CERTO:
Meninas, preciso ser muito sincera. DEU MUITO CERTO. Como as pessoas que estavam na nossa recepção são pessoas próximas, todos sabiam das nossas condições e até criança quis contribuir. Pra terem uma noção, onde a gente tava vinha convidado PEDIR pra dar dinheiro. Com certeza o fato de estarmos distribuindo os chaveiros colaborou, pois foi meio que uma troca "pague o quanto quiser e ganhe". Os adesivos também deu muito certo, muito divertido e descontraído, posso dizer com o coração que ninguém ficou constrangido.
DEU ERRADO:
A maquininha de cartão só não deu plenamente certo porque não tinha área no local então a gente deu uma sofrida pra ela pegar, mas pegou e ganhamos um bom dinheiro nela.
O ponto que mais deu errado que me incomodou muito: A bonita foi convocada pra participar da hora da gravata e como estava cansada, tirei os sapatos. Resultado: Barra do vestido ficou PODRE de suja. Na hora levei na esportiva, claro, mas se eu pudesse teria me esforçado pro vestido permanecer limpinho.
Fotos dos adesivos que garantiram a descontração desse momento:
A gente tinha decidido que íamos explorar tudo que não fosse gastar dinheiro, então óbvio que a valsa maluca entrou nisso e foi a parte que mais tirou a minha paz. Eu montei a playlist e fiz todo o remix por um app de celular mesmo, porém eu e o noivo enrolamos 1 mês pra ensaiar. Juro por tudo que o único dia que ensaiamos foi na sexta-feira A NOITE, antes do grande sábado. Tivemos sorte que ele dança muito bem e eu meto a cara sem medo, mas não recomendo que façam isso kkk
DEU CERTO:
Nós começamos com uma valsa tradicional, e no meio dela começamos a fingir que a gente tava se desentendendo, eu como boa atriz que sou fingi que estava muito brava com ele e então o som parou e começamos a "duelar" na dança. Cada um dançou um hip-hop que é nossa identidade e não seria a gente se não tivesse, aí teve um funk desses modernos pra cada um, eu lancei um rouge e ele terminou "ganhando" o desafio com a dança da mãozinha, eu me dei por vencida e então puxamos os convidados pra dança. Enquanto ele dançava eu ficava fazendo cara feia de desaprovação, detalhe que todo mundo percebeu e depois comentou que a gente fez a batalha parecer real. FOI MARAVILHOSO! Os convidados se surpreenderam, gritaram, dançaram, ficaram preocupados na hora que fingimos a discussão hahaha foi perfeito gente. Eu não mudaria nada.
DEU ERRADO:
O que deu errado era previsível né, durante a dança esquecemos alguns passos (na hora do individual) e tivemos que improvisar , além de que teve uma hora que eu quase caí. Mas apesar disso, as pessoas disseram que nem perceberam os erros nem a quase queda, então com certeza só a gente notou.
Tenho os vídeos de toda a dança, mas foto só essa:
Claro que esse momento fechou o dia com chave de ouro! Primeiro joguei o buquê "das solteiras" que foi o casei mesmo, depois joguei o buquê de pimenta (mais um detalhe feito pelas minhas feitas mãos (https://comunidade.casamentos.com.br/forum/meu-buque-de-pimenta-diy-vemver--t584194). Na sexta-feira anterior ao dia eu decidi fazer um kit de sexshop pra entregar junto com o buquê, motivo pelo qual não constou nesse meu debate kkkk (olha a loka que resolve tudo encima da hora de novo).
DEU CERTO:
Muito certo né gente! Quando foi anunciado que seria entregue um presente "especial", a mulherada ficou doida e praticamente todas as casadas foram participar.
DEU ERRADO:
Eu joguei os buquês dentro do salão mesmo, na pista de dança. Não deu certo porque ambos bateram na estrutura do telhado e caíram no chão antes de chegar nas meninas, o que facilitou pra quem tivesse coragem de se jogar no chão. O ideal teria sido jogar no espaço aberto.
Mãe e filha pegaram os respectivos buquês:
Bom, acho que é isso! Vou colocar mais algumas fotos aleatórias e talvez importantes:
Chegada na festa:

Novamente, peço desculpas pelo tamanho do texto. Meu casamento foi muito singelo mesmo, mas foi exatamente o que Deus planejou pra nós, pois com certeza foi o dia mais feliz das nossas vidas e recebemos muito retorno positivo dos convidados.
Obrigada por lerem até aqui e darem atenção. Espero que minhas experiências sejam úteis pra vocês e desejo que o dia de cada uma seja tão especial quanto o meu, independentemente da régua de gastos que vocês tiverem.
Qualquer dúvida estou aqui! Beijoooooo