Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Lian
Noiva Novata Julho 2021 Santa Catarina

Participação final nos aquestos

Lian, dia 5 de Janeiro de 2021 às 12:01 Publicado em Fórum Casamentos.com.br 0 8
Olá pessoal!

Alguém aqui já casou ou conhece alguém que casou no regime de participação final nos aquestos?
Eu já conheço como funciona (na teoria), mas gostaria de conhecer e conversar com alguém que é casado nesse regime tão pouco usual.Desde já agradeço a participação!

8 Respostas

Última atividade por Lian, dia 5 de Janeiro de 2021 às 22:30
  • Lian
    Lian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pela resposta, Camila!

Eu queria entender melhor na prática o regime da separação final dos aquestos pois meu noivo é empresário e eu sou militar, mas penso em empreender e estou me preparando para isso.
    Acho que o melhor no final das contas é a separação total, né. Até porque ele tem uma execução fiscal de uma empresa antiga, então tenho que ter atenção nesse momento do pacto antenupcial.

Obrigada pelo seu depoimento!
    • Responder
  • Camila
    Noiva Esperta Junho 2021 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Lian, tudo bem?

Por aqui vamos fazer separação total de bens.
    Só te falo que é bem incomum encontrar casais que utilizem esses dois regimes de bens. Geralmente são pessoas que possuem um patrimônio individualizado bem robusto como empresários ou gente muito rica mesmo (hahaha) e que querem salvaguardar seus bens em caso de eventual divórcio. Eu vou fazer pela descomplicação da vida mesmo, e qualquer bem que eu venha a adquirir em conjunto com meu futuro marido, vamos estipular quais as formas e condições no nosso pacto antenupcial, que é bem importante de fazer.

Na prática mesmo da participação final dos aquestos, o que acontece é que ele te dá um pouco mais liberdade durante o casamento, sem precisar da permissão do outro cônjuge para administrar seus bens ou negócios e as dívidas de um não se comunicam com o outro. Mas na real, em caso de fim do casamento,como outra noivinha disse, se não tiver pacto, pode gerar dor de cabeça mesmo.

• Responder
  • Lian
    Lian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pela resposta 😉
    • Responder
  • Marina
    Noiva Esperta Junho 2022 São Paulo
    Marina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi, Lian!

Eu cheguei a considerar, mas acabei resolvendo me casar no regime de Separação Total de Bens mesmo, achamos que é o mais justo e descomplicado.

Porque no Participação final nos aquestos você não tem burocracia durante o casamento mas, no caso de um divórcio, é a mesma desgraça dos outros, hahaha. Difícil e penoso separar os bens.

• Responder
  • Lian
    Lian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Esse regime está nos artigos 1.672 a 1.686 do Código Civil.
    Durante a constância do casamento é como o regime da separação total de bens, mas na dissolução do casamento (morte ou divórcio) é a separação parcial de bens.
    Pode ser um bom regime para empresários.
    • Responder
  • Ana Clara
    Noiva Master Fevereiro 2023 Rio de Janeiro
    Ana Clara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Pretendo me casar com esse regime, mas adoraria ouvir opiniões concretas. Já to aqui de olho nas próximas respostas!

• Responder
  • Ellen Léon
    Top das Noivas Abril 2025 Distrito Federal
    Ellen Léon ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Primeira vez q escuto esse nome
    • Responder
  • Paula
    Noiva Master Novembro 2021 Minas Gerais
    Paula ·
    • Denunciar