Antes de decidir entre parto normal ou cesariana é importante saber as diferenças entre os dois tipos.
A operação cesariana (também denominada cesárea) é uma técnica cirurgica utilizada para retirar um feto de dentro do útero.
Para a realização da operação, é feita uma incisão transversal ou longitudinal (solução mais rara) sobre a pele da gestante, acima da linha dos pelos púbicos.O próximo tempo é a extração do feto, seguida da retirada da placenta e revisão da cavidade uterina. São então suturados os planos anteriormente incisados.
Os motivos de indicação para realização da cirurgia cesárea no lugar do parto vaginal ou parto normal, estão situações de sofrimento fetal agudo, placenta prévia, lesão por herpes ativa no momento do trabalho de parto, prolapso de cordão, feto em posição transversal no momento do parto (mas um feto em apresentação pélvica não é necessariamente motivo de cesariana) e falha de indução quando há indicação de interrupção de gravidez.
O parto normal ou vaginal é o feto saindo pela vagina, porém, para facilitar a saída do bebê e evitar lacerações e roturas do assoalho pélvico, o obstetra efetua a episiotomia, que é um corte de aproximadamente 4 cm feito no períneo, com anestesia local ou peridural. Emocionalmente, a episiotomia pode ser percebida com grande desconforto nos primeiros dias do pós-parto e, por algum tempo, pode gerar temor de abrir os pontos, quando do reinício das relações sexuais, mesmo que a cicatrização já esteja completa.
CADA MULHER TEM SUA OPÇÃO, POREM A QUE PREVALECE E A DO SEU OBSTETRA - POR EXPERIENCIA PROPRIA E RECOMENDO O PARTO NORMAL, POIS, VOCES NAO DEVEM ESQUECER QUE A CESARIANA NAO DEIXA DE SER UMA SIRURGIA DE ALTO RISCO E O MELHOR É MUITO EMOCIONANTE QUANDO VOCE FAZ UM BELO TRABALHO DE COLOCAR SEU FILHO PARA FORA E INESQUECIVEL; CERTO QUE A MAIORIA DAS GESTANTES TEM MEDO DE SENTIR DOR, MAS A DOR É NORMAL!; DESDE DE QUE EU SOUBE QUE ESTAVA GRAVIDA EU ME PREPAREI PISCOLOGICAMENTE PARA ISSO, ENTAO NA HORA DAS DORES FORTES EU FIQUEI MUITO TRANQUILA E ISSO AJUDOU MUITO, ATÉ O MEU BEBE. PORTANTO CONSELHO QUE DOU FIQUEM TRANQUILAS NA HORA DO SEU PARTO SEJA LÁ QUAL ELE FOR.