Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Bárbara
Top das Noivas Setembro 2021 São Paulo

Passar a gravata - Tradição de Casamento

Bárbara, dia 28 de Dezembro de 2021 às 17:57 Publicado em Fórum Festa 0 23

Passar ou não passar a gravata: eis a questão! Não se sabe quando e como surgiu a ideia, mas o fato é que passar a gravata é uma tradição de casamentos brasileiros.

Essa nada mais é do que uma brincadeira que os amigos e/ou padrinhos fazem para arrecadar dinheiro para a lua de mel. Eles pegam uma gravata – que pode ser de fato a gravata do noivo, ou só representação dela (o que acho melhor) – e começam a passar de mesa em mesa “vendendo” pedaços para os convidados.


Antes esse tipo de brincadeira era visto com "fora da etiqueta", mas agora já caiu no gosto dos casais e se tornou bem comum, uma dica legal é sempre moderar nas brincadeiras para não deixar um clima estranho, sabe?! Então, nada de chamar o tio de “pão duro” ou aquele amigo de “muquirana”. Nem sempre todos podem entrar na brincadeira, mas isso não quer dizer que as pessoas que não participaram não apoiam a felicidade do casal, né?!


Passar a gravata - Tradição de Casamento 1

E tem um detalhe, as vezes o noivo não quer cortar a própria gravata, sendo assim uma boa opção é comprar uma peça igual para fazer a brincadeira! Outra ideia bem banaca é distribuir lembrancinhas em formato de gravatinhas, que podem ser confeccionadas em lojas especializadas ou pelas madrinhas. Ahh, pode também usar porquinhos feito em cerâmica ou barro para que os convidados coloquem o dinheiro.

Gente, fica fofo! O mais interessante é que o noivo poderá guardar a gravata da cerimônia para usar em outros momentos especiais com a noiva. É ou não é uma ideia legal, hein?

Passar a gravata - Tradição de Casamento 2

Espero que gostem do post.


Quem ai passou ou vai passar a gravata no dia C?


23 Respostas

Última atividade por Bárbara, dia 29 de Janeiro de 2022 às 14:50
  • Bárbara
    Top das Noivas Setembro 2021 São Paulo
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Aiii siiim, May hahaha
    Nós também ganhamos bem 😀
    • Responder
  • Mayara
    Top das Noivas Novembro 2021 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Quem ai passou ou vai passar a gravata no dia C?

    Nós passamos e ganhamos uma boa quantia Smiley sexy

    • Responder
  • Bárbara
    Top das Noivas Setembro 2021 São Paulo
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi, Fe!!
    Siim, é bom saber a fundo como funciona haha
    Está certa, tem que fazer se vocês acham que combine
    • Responder
  • F
    Noiva Master Novembro 2020 Paraná
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Ba, agora tá explicado porque eu não tinha ideia dessa história de passar a gravata até entrar aqui na comunidade, eu não sei muito das tradições brasileiras de casamento e é bem legal saber que essa é uma delas. No meu caso acho que não faz o estilo do meu casamento e muito provavelmente não faremos

    • Responder
  • Bárbara
    Top das Noivas Setembro 2021 São Paulo
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Fico feliz em saber, Lê! Que bom que gosta Smiley heart

    Estão certos, tem que fazer o que acha melhor

    • Responder
  • Letícia
    Noiva Master Novembro 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bá, adoro os seus debates! Sempre abordam o assunto de maneira completa e sensata. 🤍


    Por aqui não iremos passar a gravata.
    • Responder
  • Bruna Michele
    Noiva Master Julho 2022 São Paulo Estado
    Bruna Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim, é um constrangimento desnecessário.

    • Responder
  • Bárbara
    Top das Noivas Setembro 2021 São Paulo
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu adoro essa brincadeira também, Patricia

    Super divertida! Estão certos Smiley heart

    • Responder
  • Bárbara
    Top das Noivas Setembro 2021 São Paulo
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oii, Day!!

    AAh, sim....mas fez bem em fazer, é muito divertido, tem muita gente que espera por isso no casamento hahaha

    • Responder
  • Bárbara
    Top das Noivas Setembro 2021 São Paulo
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oii, Thaisa!!

    Nós fizemos também, ai ele cortou um pedaço da gravata e dava um shot de tequila para as pessoas hahaha Acho super legal também, sendo algo divertido, claro....nos ajudou na lua de mel também

    • Responder
  • Thaisa
    Noiva VIP Dezembro 2021 São Paulo
    Thaisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oii Barbara,

    Meu noivo não queria fazer, eu acho legal, os padrinhos disseram que ele ia fazer sim, ai conversamos sobre tomar cuidado com o que falar para ninguem sair constrangido, o pessoal se divertiu muito, ganhamos um dinheiro que deu certinho com os gastos (passeio e comida) na lua de mel. E eu comprei chaveiro de gravatinha pra eles darem pra quem contribuiu.

    • Responder
  • Daya
    Top das Noivas Novembro 2021 Paraná
    Daya ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oii, Bah!

    Eu sempr que fui a casamentos já ia preparada a isso, no meu casamento não iria fazer porque pelo fato da recepção (jantar) ser por adesão achei meio chato, mas muitos convidados nos questionaram e incentivaram a fazermos e fizemos, foi um momento bem divertido.

    • Responder
  • Patricia Cristina
    Noiva Master Fevereiro 2022 Goiás
    Patricia Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu adoro essa tradição... por aqui sempre teve em todos os casamentos!!! E no meu não vai ser diferente, já providenciei lembrancinhas, e um cofrinho pra hora da gravata e sapatinho! Vamos fazer pelo zoeira, o que vier é lucro!! Smiley heart

    • Responder
  • Bárbara
    Top das Noivas Setembro 2021 São Paulo
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Hahahaha é complicado essa divisão, mas dá tempo de pensar ainda

    • Responder
  • Alini
    Top das Noivas outubro 2022 Espírito Santo
    Alini ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ei Barbara, por aqui ainda não decidimos se iremos passar, eu e meu noivo achamos um pouco constrangedor, mas meus padrinhos disseram que irão fazer de todo forma 🤷
    • Responder
  • Bárbara
    Top das Noivas Setembro 2021 São Paulo
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu nunca cheguei a ver, mas sei que tem sempre gente "sem noção" o que acaba estragando a brincadeira, que deveria ser algo divertido, se torna chato

    • Responder
  • Bruna Michele
    Noiva Master Julho 2022 São Paulo Estado
    Bruna Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu já vi muitas situações bem chatas na hora da gravata, fez com que eu gostasse ainda menos da brincadeira.
    • Responder
  • Bárbara
    Top das Noivas Setembro 2021 São Paulo
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Siim, é bem delicado e tem muita gente que não gosta. Concordo! Os noivos tem que conversar pra ver o que fica melhor.

    No nosso casamento teve a gravata e foi bem divertido

    • Responder
  • Bárbara
    Top das Noivas Setembro 2021 São Paulo
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oiii, May!!!

    Eu particularmente, acho super legal esse momento, exceto quando a abordagem é muito rispida e incoveniente ne....poque tem gente que força demais e fica feio. No nosso casamento passams somente a gravata, mas foi algo leve, sem pressão.

    Esse ideia do cofre, é uma ótima ideia e bem sútil

    • Responder
  • Denise
    Noiva Esperta Abril 2024 São Paulo Estado
    Denise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu vou passar, mas esse é um assunto bem delicado e tem gente que não gosta. Acredito que tenha que ser conversado entre os noivos né.
    • Responder
  • Bárbara
    Top das Noivas Setembro 2021 São Paulo
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi, Bru!!

    Isso é bem complicado, eu acho que passar os dois realmente será muita coisa, só a gravata "é mais aceitavel" hahahah Acho que dependendo como as pessoas abordem as outras, se torna algo legal

    • Responder
  • Mayara
    Noiva Master Junho 2023 São Paulo Estado
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Já fui em inúmeros casamentos e sempre passaram a gravata/sapatinho (tanto que em casa a gente sempre levava algum dinheiro trocado para esse momento kk). Antes eu não via nenhum problema com isso, mas vendo os debates fico muito na dúvida se seria conveniente ou não. Ainda não decidimos kk


    Fui em um casamento recentemente onde os noivos fizeram um cofrinho que ficava ao lado da mesa central, então quem quisesse podia ir até lá e colocar algum valor. Talvez essa seja uma opção também!
    • Responder
  • Bruna Michele
    Noiva Master Julho 2022 São Paulo Estado
    Bruna Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi, Bárbara!
    Este é um assunto que meu noivo e eu ainda estamos discutindo, pois ele quer, mas eu não me sinto muito a vontade com isso. Talvez a gente passe só a gravata e deixe o sapatinho de lado.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas