Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Giovana
Noiva Ativa Dezembro 2025 Santa Catarina

Pedido de casamento - Necessário ou opcional?

Giovana, dia 27 de Abril de 2021 às 17:43 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 20

Meninas, faltando +/- 170 dias para o meu casamento, me surge uma questão...


Pois bem, vamos lá!


Estamos namorando há 8 meses agora e há pouco menos de um mês, decidimos nos casar.

Um pouco pela vontade de estarmos juntos, por não aguentarmos mais filminho e lanchinho, pela questão da privacidade (ele mora com a mãe dele) e também porque achamos que está na hora de dar esse próximo passo.

Bom, tenho uma casa que comprei há 6 anos (por enquanto está alugada), e que iremos nos mudar. Também acabei juntando um bom dinheiro e pretendo usar uma parte para mobiliar/equipar a casa.

Pois bem, como falei, o casamento foi uma decisão mútua. Casaremos no civil, sem festa, por opção nossa. Festa nunca foi meu sonho, nem o dele, até aí tudo bem.

Porém o que está me incomodando no momento é que não houve um "pedido", algo para "formalizar" essa fase em nossa vida. Até agora isso não era uma questão que me incomodava, porém ultimamente venho pensando nesse assunto.

Há uns dias um amigo em comum perguntou se eu era a noiva dele, e ele disse "não, é minha namorada. mas iremos casar fim do ano".


Será que é egoísmo da minha parte querer um pedido (mesmo que simples, já que eu irei bancar até mesmo as alianças)?

Será que é besteira eu querer ser chamada de noiva?

Essa foi uma decisão racional e muito bem pensada, mas será que deixei passar o romantismo dessa fase?

O que vocês fariam?


Somos um casal muito aberto e sempre resolvemos TUDO na base do diálogo. Mas sinto que ao "cobrar" algo assim dele, perderia totalmente o romantismo e a sensação da surpresa do momento.

Me ajudemmmmm,

Beijinhosss Smiley heart

20 Respostas

Última atividade por Nathalia, dia 9 de Maio de 2021 às 12:11
  • N
    Noiva Esperta Agosto 2023 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gi eu sou como voce: prática, racional. Eu não ligo pra pedido de casamento, não vejo necessidade. Por ser muito prática, acho romance uma coisa muito desnecessária (sou 0 romantica).Acho que ele vai fazer, mas pedi apenas pra ele não me pedir em casamento em público. Se quiser, algo a dois.


    Mas é aquela coisa, vocês são abertos, você sente falta, então fale pra ele. Mas sem cobrar, fale que sente falta de ser chamada de noiva e que pra você é importante esse passo. Diálogo sempre. Eu sou contra aquilo de "Ah mas tá subentendido" ou " é obvio". Senta falta, fale. Não acho que perde romantismo. Aliás, acho que o conceito de romance foi dertupado por globo e Hollywood...
    • Responder
  • Giovana
    Noiva Ativa Dezembro 2025 Santa Catarina
    Giovana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Genteeee

    Primeiramente vim agradecer a participação de todas, foi meu primeiro fórum e o acolhimento de vocês foi incrível! Smiley heart

    "Segundamente", optei pela opção mais racional e conversei com o abençoado kkkk Expliquei pra ele que esse momento é importante pra mim e que eu não gostaria de pular também essa fase (porque já pulamos algumas outras).

    Aparentemente, ele entendeu, agora só aguardar.

    Se tudo der certo, em breve volto com novidades pra vocês.

    Obrigada, obrigada e obrigada!

    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Master outubro 2022 São Paulo
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ele reagiu bem! Ficou feliz e disse que vai pedir, mas até agora nada... kkkkk

    • Responder
  • Jaqueline
    Noiva VIP Setembro 2021 São Paulo
    Jaqueline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Giovana,

    Olha, eu acho importante o noivado sim. Acho importante o pedido de casamento e toda essa fase. Mas não por meramente um status de noiva, mas porque faz sentido pra mim. Como sou católica existe todo um significado no noivado e esse processo para nós é essencial. Praticamente é um pré rito. Então, no meu caso, no meu noivado nós fizemos uma formalização não só diante das pessoas proximas como pais e padrinhos, mas também diante de Deus. Pedimos a benção e fizemos um almoço. Pra mim foi um dia muito especial.

    Tudo vai depender do que faz sentido para voces. Muita gente não tem essa mesma devoção que nós temos e não enxergam dessa forma e acham importante por outros motivos, outros ainda não acham importante. A questão é o que faz sentido para voces, o que é de fato importante e quanto esse momento ou fase de pré casamento importante para voce e seu noivo.

    • Responder
  • Mayara
    Top das Noivas Julho 2022 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Acho que se é algo importante vc deve sim falar pra ele como se sente. Por aqui namoramos a 8 anos e nunca teve um pedido de namoro, então sempre deixei claro que fazia questão de um pedido de casamento com direito a anel de noivado e tudo kkkkk. Decidimos casar de forma racional tbm, numa conversa do dia-a-dia. Mas sempre que via a oportunidade eu lembrava ele do tal pedido. Marcamos o casamento em dezembro/2019 e o pedido oficial aconteceu em agosto/2020, numa surpresa no nosso aniversário de namoro. Demorou mais veio! kkkkk

    Então não fique com receio de falar isso pra ele, acredito q ele vai entender e pensar no assunto. Seu pedido vai chegar!!

    • Responder
  • D
    Noiva Master Setembro 2021 São Paulo
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Não foi combinado não rsrs

    Desde 2019 começamos a planejar e fechar os contratos, então nossos pais sabiam do casamento, mas não quando iríamos oficializar. Ele fez uma surpresa pra mim em um dia simples, do nada e eu nem estava esperando. Foi algo bem íntimo mesmo. Após a surpresa que ele fez pra mim, liguei para os meus pais por chamada de vídeo (ele fez a surpresa no nosso apartamento) pra contar que oficializamos e depois jantamos na casa dele com os pais para comemorar. Nossos padrinhos já sabiam desde o ano passado sobre o casamento, pois nós os convidamos de boca mesmo e em janeiro/fevereiro deste ano entregamos as lembrancinhas. Foi um momento muito gostoso e ele superou minhas expectativas haha

    Com certeza foi suficiente. Posso dizer que foi até mais que suficiente Smiley heart

    Se quiser dar uma olhada, deixo aqui o link do debate que eu fiz contando um pouco desse dia >> I Said Yes - O Pedido

    Beijinhos, lindaaa! Smiley kiss

    • Responder
  • Giovana
    Noiva Ativa Dezembro 2025 Santa Catarina
    Giovana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oie, obrigada por participar!

    Realmente, meu namoro foi como o seu, nenhum pedido formal kkkkk acho que ele realmente também não se toca por esse motivo.

    Mas acho que a melhor maneira de resolver realmente será conversando com ele, já que as tais das indiretas não tem feito muita diferença não kkk

    Obrigadaaaa Smiley heart

    • Responder
  • Giovana
    Noiva Ativa Dezembro 2025 Santa Catarina
    Giovana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Bom dia noivinha!

    Na verdade eu realmente pensei nessa possibilidade. Cheguei até a dar umas indiretas para o noivo sobre eu pedi-lo em casamento e ele disse que acharia muito bonitinho.

    Vou pensar nessa possibilidade sim!

    Obrigada Smiley heart

    • Responder
  • Giovana
    Noiva Ativa Dezembro 2025 Santa Catarina
    Giovana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi noivinha,

    Como ele reagiu quando você disse que queria um pedido? Entendeu que isso é importante pra você, ou achou "besteira"?

    Obrigada e um beijo Smiley heart

    • Responder
  • Giovana
    Noiva Ativa Dezembro 2025 Santa Catarina
    Giovana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi noivinha!

    Me conta, o pedido já aconteceu?

    Você não sentiu que perdeu a magia o fato de você ter dito a ele que gostaria desse pedido? Ou acha que vai ser legal mesmo assim, já que você sabe que vai acontecer, mas não sabe quando?

    Obrigada pela participação Smiley heart

    • Responder
  • Giovana
    Noiva Ativa Dezembro 2025 Santa Catarina
    Giovana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oie!

    Deixa eu te perguntar, esse noivado foi algo combinado entre vocês, ou teve o tal do "pedido"?

    Como foi? Confraternização com família e amigos, para anunciar o casamento?

    Pra você foi o suficiente para se sentir realizada de estar passando essa fase do noivado?

    Um beijinho e muito obrigada por participar Smiley heart

    • Responder
  • Giovana
    Noiva Ativa Dezembro 2025 Santa Catarina
    Giovana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oiiii! Obrigada pela participação Smiley heart os conselhos de vcs realmente estão me ajudando a pensar melhor no assunto.

    Concordo 10000% com você, também acho que as pessoas não tem como saber o que é importante para nós sem que falemos e que as minhas expectativas são só minhas e que ele não tem como adivinhar. Todas as outras coisas que decidimos até hoje foi com base nesse diálogo.

    Meu medo seria só "perder" a magia desse momento sabe.

    Mas sim, acho que a melhor solução talvez seja realmente sentar e conversar sobre isso, como fizemos com as outras coisas.

    Obrigada! Smiley heart

    • Responder
  • D
    Noiva Master Setembro 2021 São Paulo
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi, Giovana!

    Isso é bem relativo. Depende do perfil de cada casal. Vejo casais que não fazem a menor questão do pedido de casamento. Simplesmente namoram, moram junto e casam ou namoram e já se casam. Eu, particularmente sempre fiz questão do pedido de casamento, porque pra mim, existe sim cada fase antes do casamento, que não deve ser pulada. Tanto é que, desde que começamos a ver as coisas do casamento eu falei pra ele "Vamos noivar, não sei quando, mas vamos", e ele logicamente concordou e disse que também preferia desta forma. Nos casaremos em setembro e noivamos em março deste ano.

    Se você faz questão do noivado, independente de como será, é bom você ser sincera com o seu namorado e falar o que pensa a respeito disso.

    • Responder
  • Patrícia
    Noiva VIP Novembro 2021 Rio de Janeiro
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oii, noivinha!!
    É compreensível desejar o pedido! Mas, já pensou que vc pode estar esperando dele algo que ele não sabe que é necessário? Vocês já conversaram sobre o casamento, já estão planejando. Na cabeça dele, pode ser que acha que tá tudo certo dessa forma! E nesse caso, você precisa ser sincera com ele e dizer que gostaria de um pedido, que sonha com isso. Nem sempre o outro vai adivinhar o que queremos, a gente precisa comunicar mesmo. Então, tente falar com ele das suas expectativas, isso não é quebrar o romantismo não, é lutar por um desejo seu. Imagina não falar e ele não fazer o pedido e você ficar com isso guardado durante um tempão?! Tente expressar pra ele o que você pensa e sente sobre isso, o relacionamento de vocês, como vc disse e na base do diálogo, então diga a ele!!
    Espero muito que fique bem em relação a isso!!!
    • Responder
  • Anne
    Noiva Ativa Maio 2022 Goiás
    Anne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha! Por aqui foi mais ou menos assim tbm. Decidimos, fomos atrás das coisas, já está marcado, porém não somos “noivos oficiais”. Mas desde o início eu falei que queria o pedido formal, então isso é vc quem sabe. Se quer que haja esse momento, que pra mim é bastante especial, converse com ele.
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Master outubro 2022 São Paulo
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, por aqui não teve pedido formal ainda e já estamos com o casamento marcado. Apesar de nos tratarmos como noivos desde quando marcamos a data, eu disse que quero um pedido formal. Acho que se vocês estão certos da decisão e isso é importante, fala com ele que quer um pedido.
    • Responder
  • Ingrid
    Top das Noivas Setembro 2021 São Paulo
    Ingrid ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ah meu noivo não pediu eu em casamento nós dois juntos entramos nesse acordo de nos casar kkk e fizemos um noivado trocamos as alianças e pronto kkk
    • Responder
  • K
    Noiva Esperta Maio 2022 São Paulo
    Karina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha assim não vejo necessidade de um "pedido" afinal as coisas ja foram acertadas, vc tem uma data então um aceitou casar com o outro mas se para você é importante então vc pode fazer um.jantar e "Pedir" o seu noivo em casamento, faça um jantar, compre as alianças e faça o pedido para ele.
    • Responder
  • Andressa
    Noiva Esperta Setembro 2022 Paraná
    Andressa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Giovana, tudo bem?
    Olha, casar é uma nova etapa da vida das pessoas, com ou sem festa. Casamento também funciona como um ritual, deixamos de ser namorada, passamos para noiva e depois esposa. Eu acho muito normal você querer algo mais oficial.
    Isso aconteceu comigo, meu noivo e eu sempre conversamos sobre o casamento... e houve muitos pedidos pouco formais ao longo do nosso namoro, quando decidimos realmente casar, ele não se tocou muito. Eu precisei dar algumas indiretas (haha), e conversar abertamente sobre isso. No fim, foi ótimo e nos resolvemos. As vezes pra ele não parece importante, mas se é pra voce: converse. 😉
    Felicidades 🌿
    • Responder
  • Ana Clara
    Noiva Master Fevereiro 2023 Rio de Janeiro
    Ana Clara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Acho que se é algo importante pra você, vocês deveriam conversar sobre isso sim!

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas