Pequenos gestos que preparam para o matrimônio
1. A bênção de todos os dias
Antes mesmo do casamento, o casal pode começar a construir pequenos hábitos que alimentarão a vida matrimonial.
Que tal escolher um momento do dia para parar por um minuto e rezar juntos? Pode ser ao acordar ou antes de dormir. Se estiverem distantes, podem fazer a oração pelo telefone ou simplesmente parar, cada um onde estiver, e colocar o outro na presença de Deus.

Tenho insistido com os casais sobre a força e a beleza de invocarem juntos o VERDADEIRO AMOR, que é o próprio Deus. Essa é uma das reflexões que fazem parte do "Curso de Noivos personalizado" que idealizei.
Na prática, é um encontro descontraído e acolhedor: um jantar com minha esposa e os noivos, que pode acontecer em uma pizzaria ou até mesmo na casa do casal. Entre uma conversa e outra, vivemos reflexões que ajudam os noivos a compreender melhor o sacramento do matrimônio e, juntos, estudamos passo a passo cada momento da celebração, preparando não apenas o rito, mas também o coração para a vida a dois..
E, quando estiverem juntos, existe um gesto muito bonito: fazer o sinal da cruz na testa um do outro e dizer:
“Eu te abençoo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.”
É um gesto pequeno, mas carregado de significado. É como dizer:
“Eu amo você, cuido de você e peço a Deus que cuide de nós.”Deus é amor. E quando um casal aprende a invocar esse Amor juntos, começa a preparar o coração para aquilo que um dia será celebrado diante do altar.
O matrimônio também se prepara nos pequenos gestos de cada dia.
Pe José Ribamar