Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

C
Noiva Novata Abril 2028 Rio de Janeiro

Planejamento e orçamentos

Carla, dia 23 de Fevereiro de 2026 às 19:42 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 10

Comecei minhas pesquisas esse ano, na intenção de casar no final do ano que vem, porém estou muito surpresa com os orçamentos que tenho recebido. Quero fazer um casamento bem pequeno, para apenas 40 convidados e achei que sairia mais em conta, estou buscando lugares e os orçamentos passam do dobro do que eu havia imaginado, apesar de estar procurando algo simples. Chego a pensar em mudar a minha data para o ano seguinte. Alguém com dicas ou palavras de motivação? Sempre foi meu sonho casar e temo não ter condições financeiras nem para o básico.

10 Respostas

Última atividade por Camila, dia 10 de Março de 2026 às 16:15
  • Camila
    Noiva Esperta outubro 2024 São Paulo Estado
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Defina seu orçamento e tenha metas alcançáveis. Por exemplo, vale a pena investir num bom buffet, porque comida e bebida é algo que os convidados SEMPRE se lembram, se foi boa ou se foi ruim. O mínimo de um bom buffet hoje é por volta de uns 100 reais por pessoa. Veja isso como um investimento.
    Gastar dinheiro em supérfluo (lembrancinhas caras, convite caro, decor cara, essas coisas) pode ser considerado um segundo plano, porque MUITA coisa você consegue fazer e baratear muito.

• Responder
  • Raphael
    Noivo Ativo outubro 2022
    Raphael ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, futuras noivas… Quero me colocar a disposição para oferecer meu trabalho de fotografia. Valor diferenciado, sou fotógrafo religioso e deste Sacramento eu entendo. Sou fotógrafo e dono da Focus Sacris (Instagram: @focussacris) e será um prazer conversar com vocês para entender o evento de cada uma e passar um orçamento que cabe no bolso. Deus abençoe e fico a disposição!!!

Ahhhh quem fechar este mês, temos 15% de desconto…
    • Responder
  • Lucas
    Noivo Novato Agosto 2026 São Paulo
    Lucas ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá sou celebrante social que tal conversarmos para eu te passar um orçamento que realmente possa te fazer sentido.
    • Responder
  • Michelle
    Super Noiva outubro 2026 São Paulo
    Michelle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oiee! Menina, casar é a coisa mais cara que eu decidi fazer na vida! Nem meu filho está sendo tão caro quanto meu casamento 😅 e olha que eu não tô querendo luxo, não!

Mas foi como uma das meninas já disse, casamento tem uma valor mínimo mesmo, eu já ouvi isso de alguns fornecedores. O que eu fiz foi ser honesta com a minha realidade financeira e procurar fornecedores que fossem de qualidade e estivessem dentro dessa realidade, e vem tudo dando certo, claro que Deus tem nos abençoado de uma forma absurda. Mas mesmo assim.Vai dar tudo certo, tenha fé, vcs vão conseguir
    • Responder
  • Monique
    Noiva Ativa Junho 2026 Santa Catarina
    Monique ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Realmente Carla, casar é muito caro, e o valor assusta todas nós que começamos o planejamento. O que você precisa é entender suas expectativas, o que é indispensável para vc, e o quanto vc está disposta a investir para realizar esse sonho. E aí entra a realidade de muitas nós: precisamos fazer escolhas e abrir mão de algumas coisas que são dispensáveis para nós, para investir em outras que não abrimos mão. Por exemplo: eu não abria mão de um buffet de qualidade, e em contrapartida não considerava que bar de drinks fosse indispensável, então optei por investir mais um buffet de maior qualidade e não contratar o bar de drinks.

Como a Thaynna falou, existe muitas coisas que você mesma pode colocar a mão na massa e fazer para diminuir custos, mas você precisa estar ciente que isto vai te tomar tempo. Eu por exemplo, fiz toda a parte de papelaria e convites do meu casamento (que eu achei caríssimo comprar pronto), e vamos ter ajuda dos amigos doceiros para fazer toda a parte de docinhos tradicionais, gourmet e finos do casamento.

Outro ponto: quanto mais tempo você tiver até a data do casamento, mais você poderá se planejar financeiramente para que tudo saia conforme você deseja.

• Responder
  • Priscila
    Noiva Master Abril 2023 São Paulo Estado
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Festa num é algo barato, principalmente de casamento. Uma vez ouvi que casamento tem valor minimo, mas não tem valor máximo.

Lembre-se que não é caro, é fora do seu orçamento. Defina um valor máximo de custo total, e vai procurando fornecedores que se encaixam ao seu orçamento. Foi assim que fui fazendo

• Responder
  • Thaynna
    Noiva Novata Setembro 2025 Pernambuco
    Thaynna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Casamento é um mundo, quando comecei a orçar o meu também não queria gastar tanto, muito embora no final você sempre gaste mais do que se preparou, para mim o segredo foi a antecedência, me organizei com 1 ano e meio de antecedência, e ser realista comigo e com os fornecedores que eu procurava, muita coisa também coloquei a mão na massa para fazer e fui fechando por prioridades, o que eu não abria mão e sabia que era o básico fechei primeiro, exemplo espaço, buffet e assim fui fazendo pouco a pouco!

Mas tenha fé, vai dar certo, sempre dá, Deus ama casamentos de verdade e no final, nosso sonho vira uma linda realidade!

• Responder
  • Celle
    Noiva Curiosa Novembro 2026 Rio de Janeiro
    Celle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa, Carla. Esse realmente é um dilema.

Por aqui, estamos também com o orçamento apertado. Porém, vamos abrir mão da festa e outros luxos.

Mas isso vai de cada noiva! Se é o seu sonho ter uma festa linda cheia de detalhes e você não quer abrir mão, o ideal seria adiar para dar tempo de juntar mais dinheiro e ir revisando o orçamento pra ver até onde conseguem economizar. Agora, se você quer se casar e não faz questão de certas coisas, é só revisar suas prioridades.

Vai dar certo noivinha 🥰

• Responder
  • Nathiele
    Noiva Novata outubro 2026 Santa Catarina
    Nathiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Tem praticamente 1 ano e meio para planejar e se organizar financeiramente. Os custos não diminuem, mas tendo a data marcada talvez seja um estímulo para a economia.

Como sua recepção deve ser pequena faça uma lista do que é realmente importante ter nesse dia. Por exemplo, minha recepção será de 40 convidados e para nós não é importante ter música ou DJ para festa. Será uma janta simples, com som ambiente diretamente do Spotify.

Enfim, como já pesquisou e tens alguma noção de preço, consegue montar um planejamento de quanto e como fazer acontecer.

• Responder
  • Pâmella
    Noiva Master Julho 2026 Rio de Janeiro
    Pâmella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Realmente casar com festa não é barato, por mais simples que seja, acaba saindo muito caro. Se for viável, adie pro próximo ano que aí você consegue mais tempo pra pagar e se organizar.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas