Olá comunidade linda, tudo bem?
Sabemos que grande parte do casamento, além de todo o nervosismo que envolve a vida a dois com o seu eleito ou eleita, acaba sendo a organização, não é mesmo? Seja sozinha ou com auxílio de assessor, o segredo chave de um casamento é ORGANIZAÇÃO.
E uma das maneiras mais simples de organizar é por meio de planilha ou lista. Seja no computador, na agenda, num planner, caderno, folha de papel, o importante é você ter algum controle sobre o andamento de tudo, acredite, fará sua vida mais fácil.
Por isso vejo compartilhar com vocês, o que na minha opinião, seriam algumas planilhas que toda noiva deveria ter.

1) A primeira e mais importante delas é PLANILHA DE ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA. Gente, não adianta sonhar com um casamento, seja grande ou pequeno, sem primeiro colocar as suas finanças no lugar, senão, corre um risco de fazer um casamento se endividando e aí não é legal né, começar a vida a dois com despesas? Então, é importante antes de tudo, fazer os cálculos, separar as contas fixas e variáveis e isso vai te dar um panorama de quanto você pode investir por mês no seu casamento dos sonhos.

2) A segunda planilha é de ORÇAMENTO DO CASAMENTO. E aqui, o legal é listar tudo que você quer que tenha no seu casamento e ao invés de fazer do zero, recomendo muito o uso das ferramentas daqui do site: a lista de tarefas e a do orçamento. Na lista de tarefas, você consegue ter controle mês a mês do que fazer e nos orçamentos, você anota todos os gastos e inclusive é possível gerar uma planilha muito legal pro Microsoft Excel, já viram? Essa planilha vai dar o custo estimado, o custo real, o quanto foi pago e o que ainda está pendente. Acreditem, ajuda muito!

3) A terceira planilha que eu super recomendo é ORÇAMENTO DE FORNECEDORES. Gente, eu sou libriana e indecisa, então, tudo é lista de prós e contras, não tem jeito, e eu fiz isso com todos os fornecedores do casamento para encontrar o melhor custo-benefício pra gente. Como eu fazia? Eu anotava a categoria do fornecedor, o preço e as observações sobre esse fornecedor (como formas de pagamento, se aceita desconto, é flexível, etc, tudo que é importante para ajudar na decisão final).
Como a gente conversa com tanto fornecedor, que é importante ter um controle de tudo, e essa tabela te ajuda bastante até pra decidir.

Eu confesso que eu tenho muito mais planilhas por aqui, como controle de pagamentos, lista de convidados e convites, checklist das mesas, haha, mas não considero essenciais como as três que eu listei acima.
E vocês, têm alguma lista ou planilha ou até mesmo dica que consideram essencial que eu não falei acima?
Um beijo!
::
⚠ Ainda não conhece a Comunidade de Casamentos.com.br?
Aqui você pode pedir e compartilhar ideias e opiniões com outros noivos e noivas!
Precisa de ajuda ou quer dividir algo? Abra seu primeiro debate:
E para saber mais sobre a comunidade:
Guia para noivas novatas: como usar a Comunidade - Casamentos