Boa tarde, meninas (os).
Eu não sei se assim como eu, vocês também estão tendo dificuldade para organizar as mesas dos convidados... Como estou "sofrendo" bastante com isso resolvi pesquisar algo me ajudasse, então encontrei essas 15 dicas, que achei super útil na hora de decidir o lugar onde cada um vai ficar:
Distribuindo os convidados nas mesas da recepção do Casamento- A regra de ouro é: quanto mais perto dos noivos, mais "importante" é o convidado (no sentido de intimidade, proximidade e afeição com o casal).
- Normalmente, se o casamento é financiado pelo pais, eles são considerados os anfitriões e definem o Plano de Mesas.
- Não é necessário manter núcleos familiares na mesma mesa (pai, mãe e filhos). Pode organizar as mesas por média de idade e/ou afinidades. Mas não separe os casais.
- Não é preciso separar todos os familiares e convidados do noivo dos da noiva. Tente promover a integração entre eles.
- Em mesas retangulares longas (como “Mesa Úncia”, “Mesa em U” etc.) os casais ficam de frente. O noivos ficam no centro, para que todos consigam vê-los.
- Em mesas redondas ou ovais grandes, os casais ficam lado a lado, alternando homens e mulheres.
- As crianças podem ficar numa mesa para elas, em espaço reservado e supervisionado, ou junto dos pais, em cadeirinhas altas, de acordo com a idade.
- Adolescentes também podem ficar juntos, em mesas destacadas para eles.
- Pais divorciados e que não se relacionam bem devem ficar em mesas separadas, principalmente se tiverem constituído novas famílias.
- Evite montar a “mesa de solteiros”. Os solteiros e desacompanhados podem ser colocados juntos com casais, para que não fiquem isolados ou constrangidos.
- Os amigos podem ser agrupados por afinidades, como colegas do trabalho, da faculdade, etc. Evite colocar alguém que está só e que não pertence ao grupo, com eles, pois esse convidado poderá se sentir isolado.
- Cuidado para não formar uma “parede” de parentes e amigos íntimos ao redor da mesa dos noivos, dificultando o acesso de outros convidados ao casal.
- Especial atenção para idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais. Confira os acessos ao local, distância do buffet, palco ou pista de dança, banheiros, etc.
- Não esqueça de reservar uma mesa para os profissionais, como músicos, fotógrafos, etc. Não precisa ser no meio dos demais convidados.
- Por último, tenha sempre mesas extras para convidados de última hora ou para pessoas que precisem ou desejem se separar do grupo durante o evento.
Segue também uma foto que pode ajudar bastante em relação ao tamanho das mesas:
Disposição das mesas