Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Fabiola
Super Noiva Novembro 2018 Minas Gerais

Pode casar na igreja católica quem já casou na evangélica?

Fabiola, dia 9 de Janeiro de 2018 às 22:40 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 20
Olá meninas, me descupem a ignorância, mas realmente estou em dúvida, porque meu noivo já casou na igreja evangélica e eu queria casar na católica. Por favor me ajudem , bjs Smiley kiss Smiley kiss

20 Respostas

Última atividade por Paróquia, dia 3 de Março de 2023 às 11:56
  • Paróquia
    Pernambuco
    Paróquia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Vc poderá se casar sim, pois não haverá impedimento para contrir o sacramento matriminial na Igreja Católica, pois ela não reconhece o matrimonio celebrados só no civil ou em outra igrejas que não seja Católica Apostólica Romana ou Católica Ortodoxa.

    O único sacramento que a Igreja Católica reconhce de algumas Igrejas, é o de Batismo, desde que esteja no rol elencado no Canon 869, as quais são:

    a) Igrejas Orientais (”Ortodoxas”, que não estão em comunhão plena com a Igreja

    católico-romana, das quais, pelo menos, seis se encontram presentes no Brasil);

    b) Igreja vétero-católica;

    c) IgrejaEpiscopal do Brasil (”Anglicanos”);

    d) Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB);

    e) IgrejaEvangélica Luterana do Brasil (IELB);

    f) IgrejaMetodista.

    Se foi batizado em uma delas, esse batismo é reconhecio, logo não precisa batizar de novo para casar.

    Atencisamente,

    Alexandre de Oliveira Bezerra - Secretário Paroquial - Diocese de Caruaru.

    • Responder
  • Jessica
    Noiva Novata Setembro 2023 Maranhão
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gente, meu noivo casou na igreja evangélica com outra pessoa, e se divorciou. Eu sou católica, queremos casar na igreja católica. Podemos nos casar? Mesmo que ela já tenha sido casado na igreja Evangélica?
    • Responder
  • Wanessa
    Minas Gerais
    Wanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Não adiantou em nada, porque você está vivendo com ele em pecado, se o bispo ou o padre não aceitou é porque não podia.

    • Responder
  • Josiane
    Noiva Novata Maio 2022 Minas Gerais
    Josiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Fui casada na igreja evangélica, posso me casar na igreja católica??
    • Responder
  • N
    Super Noiva outubro 2022 Minas Gerais
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sei que tá antigo, mas...


    Então, poder pode. Porém em relação a igreja católica, para vocês se casarem Ser a preciso uma dispensa do bispo local para casamento de mista religião. Um dos pra requisitos para a dispensa é seu noivo aceitar que os filhos sejam batizados e criados como católicos, e que em nenhum momento ele vai impedir isso.
    Vai dele querer isso. Tem mais alguns requisitos que não me lembro. Mas no mais não tem problema não.
    • Responder
  • D
    Noiva Novata Julho 2020 Rio de Janeiro
    Darlene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu quero tirar uma dúvida alguém me ajuda, eu e meu esposo somos casados no civil, queremos casar no religioso, eu sou católica batizada e ele evangélico , podemos nos casar na igreja evangélica e depois na católica será que pode...
    • Responder
  • R
    Noivo Novato Julho 2019 Ceará
    Raimundo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim pode por quê vai selar o espirito santo


    • Responder
  • N
    Noiva Esperta outubro 2021 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pode casal normalmente. Não há validade perante a igreja católica no casamento anterior
    • Responder
  • E
    Noiva Novata Junho 2015 São Paulo
    Eliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu era católica, passei a frequentar a igreja evangélica na qual me casei e me separei e então retornei a igreja católica, posso casar na igreja católica? ou meu casamento anterior é valido?

    • Responder
  • I
    Noiva Esperta Janeiro 2020 São Paulo
    Ingrid ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi noivinha!
    Tenho um pouco de experiência neste assunto, e pelo o que conheço, ele não poderá se casar na igreja católica caso tenha os papéis homologados pela igreja evangélica.
    Mas dá uma conversada com um padre para ele te orientar melhor. Às vezes (caso ele tenha o papel homologado na evangélica) é possível com tranquilidade conseguir a nulidade matrimonial.

    Boa sorte 🙏
    • Responder
  • Isabel
    Espírito Santo
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Estou com essa duvida tbm!
    Meu namorado ja foi casado na assembleia e a ex esposa era católica. Porém se hoje, sera que é permitido o casamento na igreja católica cmg?

    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A resposta é: depende. Se houve homologação na Igreja Católica então não, pois a pessoa já é casada. Mas isso só acontece se um dos cônjuges é católico. Se não for o caso ele permanecerá solteiro então pode ser casar saem problemas.

    É preciso apenas ver se ele é batizado. Se nao, não tem problema, porém o processo envolve dispensa já curia (que é mais um mero expediente que qualquer outra coisa).

    De qualquer forma é bom entrar com o processo o quanto antes pq ele é mais demorado
    • Responder
  • Fabiola
    Super Noiva Novembro 2018 Minas Gerais
    Fabiola ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Juliana, bom no meu caso meu noivo já tinha casado na evangélica e nos não conseguimos casar na católica, eu dei entrada com os papéis 3 meses antes da data e quando faltava 1 mês eles me avisaram que não seria possível. Eu tentei de todas as formas, marquei horários com bispo regional, marquei horário com o padre do tribunal eclesiástico, me estressei muito... E faltando uma semana para o casamento eu contratei um celebrantre. A cerimônia já estava programada pra ser em sítio, aí ficou legal... arrependi de não ter contratado o celebrante antes
    • Responder
  • Juliana
    Noiva Novata Fevereiro 2020 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Meninas o meu é ao contrário fui casada na igreja católica e vou me casar na igreja evangélica pode também né?
    • Responder
  • Fabiola
    Super Noiva Novembro 2018 Minas Gerais
    Fabiola ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Há que bom! Obrigada, bjs
    • Responder
  • Fabiola
    Super Noiva Novembro 2018 Minas Gerais
    Fabiola ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Há sim Nathalia, que bom ! Eu achava que não podia!
    • Responder
  • Sarah
    Noiva Ativa Fevereiro 2018 Paraná
    Sarah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Então acredito que pode casar normalmente na igreja católica, o 1• Casamento não tem validade para a igreja católica. Espero ter ajudado! Bjs
    • Responder
  • Fabiola
    Super Noiva Novembro 2018 Minas Gerais
    Fabiola ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Sarah, ele é divorciado e foi casado casado com outra pessoa na igreja evangélica. Eu sou católica!
    • Responder
  • Sarah
    Noiva Ativa Fevereiro 2018 Paraná
    Sarah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Uma dúvida com relação à sua pergunta, ele se casou com você na Igreja evangélica, ou foi o primeiro casamento dele com outra pessoa?
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Pode sim. Pq perante a igreja católica o primeiro casamento não é válido. Então ele permanece solteiro. Tenho uma conhecida que foi casada na igreja evangélica e depois casou na igreja católica normal.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas