Você pode casar daqui a 3 meses ou a 3 anos, não importa, devemos fazer uma lista de convidados prévia só para termos uma idéia de quantas pessoas podem vir. A lista de convidados influencia diretamente o buffet, o espaço, o tamanho da igreja, a quantidade de lembrancinhas, o custo da festa e inúmeras outras coisas.
Faça uma lista prévia (não ouçam o noivo ou parentes quando dizem que “está cedo”, “para que?”, “você é muito ansiosa” etc.).
Divida a lista em : Familia da Noiva, Amigos da Noiva, Familia do Noivo, Amigos do Noivo, Amigos em comum.
Comece a pedir orçamentos e você vai ficar passada ( é normal) . Vai tomar um susto maior quando somar todos os orçamentos e ver o valor total da festa. O que fazer? Comece a cortar algumas pessoas segundo alguns critérios de corte:
a) Essa pessoa me liga, vai na minha casa ou eu vou na casa dela pelo menos uma vez por mês?
b)Essa pessoa lembra do meu aniversário? Não vale através das redes sociais como orkut, facebook etc.
c) Amigos de trabalho e de igreja, além da convivência diária, saimos juntos e conversamos com frequência fora desses ambientes?
d) Priorize convidar apenas amigos em comum e só amigos muito amigos mesmo. Corte colegas de trabalho pois pelo nome sao apenas colegas e não amigos.
Cada casal deve criar o seu sistema de corte de acordo com suas peculiaridades.
O “inferno” da lista de convidados: A lista de convidados é, nos dizeres de muitas noivas, um “inferno”. Isso porque ela pode causar muitas brigas na família, perca de amizades e perca de dinheiro se não for bem pensada.
Muitas pessoas se autoconvidam, exigem ser convidadas, querem levar a familia toda, aparecem sem ser convidadas, não confirmam presença.
Voce percebeu que depois que você ficou noiva muitas pessoas já se aproximaram e querem se tornar amigas?
Um dica para lidar com essas pesssoas no mínimo desagradáveis : sejam firmes e não cedam a chantagens emocionais pois no final você é que vai se prejudicar (terão que pagar a mais por cada pessoa) ou os próprios convidados ( ex: se voce fechar o buffet para 100 e aparecerem 140, a comida vai faltar e o buffet ainda pode cobrar uma multa por isso). Uma boa saída é dizer que o casamento vai ser bem pequeno, só para familiares e amigos muito íntimos.
É aconselhável confirmar com os convidados solteiros se irão levar alguém pois já vi vários casos em que convidados levam verdadeiras “piriguetes” de saias curtas , de branco e chinelinho que no mínimo tumultuam o casamento rs.
Perfil do casamento:
a) Casamento pequeno (mini -wedding) , com um ar mais intimista. Considera-se mini wedding um casamento de até 100 pessoas.
b) Casamento tradicional: até 350 pesssoas.
c) Mega casamento: acima de 350 pessoas.
Porcentagem de faltosos na festa: É triste admitir mas os convidados FALTAM! Muitas vezes a gente lê e relê a lista de convidados e fala : ” Impossivel alguém faltar daqui, todos irão com certeza!” . Isso é muito raro, em casamento muito, mas muito intimistas mesmo é que pode acontecer de nenhum convidado faltar. Geralmente os buffets fazem comida para 10% a mais dos convidados contratados, portanto, um porcentagem segura sempre será 10% . Você pode fechar o buffet para 100 pessoas e convidar 110 pessoas tranquilamente.
Em regra, quanto menor a festa, menor a probabilidade das pessoas faltarem, geralmente a porcentagem de faltosos fica entre 10% a 0%.
Se a festa for para mais de 100 pessoas , a porcentagem pode subir para 20 a 30% (acima de 300 convidados).
É claro que tudo isso é relativo e vai depender da sua intimidade com os convidados! Só os noivos poderão ter uma base de quantas pessoas possivelmente irão faltar levando em consideração alguns fatores como:
a) Quantidade de pessoas que moram fora da cidade onde será realizada o casamento: a probalidade de que elas faltem é maior.
b) Intimidade com os noivos: pessoas mais distantes podem deixar de ir no seu casamento por motivos bobos como chuva, trânsito, sono, cólica, dor de barriga etc.
c) Casamentos realizados em feriados prolongados ou numa sexta-feira tendem a ter mais porcentagem de faltosos.
Infelizmente é impossível sabermos ao certo quantas pessoas irão no nosso casamento. Muitas noivas ficam estressadas, ansiosas e até com insônia só de pensarem na possibilidade de fechar o buffet para x e irem x+40 ou irem x-40.