Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

D
Destacada Janeiro 2015 Goiás

Por onde começar ? A lista de casamento

Dayane, dia 31 de Março de 2014 às 21:25 Publicado em Fórum Antes do casamento 1 15

Você pode casar daqui a 3 meses ou a 3 anos, não importa, devemos fazer uma lista de convidados prévia só para termos uma idéia de quantas pessoas podem vir. A lista de convidados influencia diretamente o buffet, o espaço, o tamanho da igreja, a quantidade de lembrancinhas, o custo da festa e inúmeras outras coisas.

Faça uma lista prévia (não ouçam o noivo ou parentes quando dizem que “está cedo”, “para que?”, “você é muito ansiosa” etc.).
Divida a lista em : Familia da Noiva, Amigos da Noiva, Familia do Noivo, Amigos do Noivo, Amigos em comum.
Comece a pedir orçamentos e você vai ficar passada ( é normal) . Vai tomar um susto maior quando somar todos os orçamentos e ver o valor total da festa. O que fazer? Comece a cortar algumas pessoas segundo alguns critérios de corte:

a) Essa pessoa me liga, vai na minha casa ou eu vou na casa dela pelo menos uma vez por mês?
b)Essa pessoa lembra do meu aniversário? Não vale através das redes sociais como orkut, facebook etc.
c) Amigos de trabalho e de igreja, além da convivência diária, saimos juntos e conversamos com frequência fora desses ambientes?
d) Priorize convidar apenas amigos em comum e só amigos muito amigos mesmo. Corte colegas de trabalho pois pelo nome sao apenas colegas e não amigos.

Cada casal deve criar o seu sistema de corte de acordo com suas peculiaridades.

O “inferno” da lista de convidados: A lista de convidados é, nos dizeres de muitas noivas, um “inferno”. Isso porque ela pode causar muitas brigas na família, perca de amizades e perca de dinheiro se não for bem pensada.

Muitas pessoas se autoconvidam, exigem ser convidadas, querem levar a familia toda, aparecem sem ser convidadas, não confirmam presença.

Voce percebeu que depois que você ficou noiva muitas pessoas já se aproximaram e querem se tornar amigas?

Um dica para lidar com essas pesssoas no mínimo desagradáveis : sejam firmes e não cedam a chantagens emocionais pois no final você é que vai se prejudicar (terão que pagar a mais por cada pessoa) ou os próprios convidados ( ex: se voce fechar o buffet para 100 e aparecerem 140, a comida vai faltar e o buffet ainda pode cobrar uma multa por isso). Uma boa saída é dizer que o casamento vai ser bem pequeno, só para familiares e amigos muito íntimos.

É aconselhável confirmar com os convidados solteiros se irão levar alguém pois já vi vários casos em que convidados levam verdadeiras “piriguetes” de saias curtas , de branco e chinelinho que no mínimo tumultuam o casamento rs.

Perfil do casamento:

a) Casamento pequeno (mini -wedding) , com um ar mais intimista. Considera-se mini wedding um casamento de até 100 pessoas.

b) Casamento tradicional: até 350 pesssoas.

c) Mega casamento: acima de 350 pessoas.

Porcentagem de faltosos na festa: É triste admitir mas os convidados FALTAM! Muitas vezes a gente lê e relê a lista de convidados e fala : ” Impossivel alguém faltar daqui, todos irão com certeza!” . Isso é muito raro, em casamento muito, mas muito intimistas mesmo é que pode acontecer de nenhum convidado faltar. Geralmente os buffets fazem comida para 10% a mais dos convidados contratados, portanto, um porcentagem segura sempre será 10% . Você pode fechar o buffet para 100 pessoas e convidar 110 pessoas tranquilamente.
Em regra, quanto menor a festa, menor a probabilidade das pessoas faltarem, geralmente a porcentagem de faltosos fica entre 10% a 0%.

Se a festa for para mais de 100 pessoas , a porcentagem pode subir para 20 a 30% (acima de 300 convidados).

É claro que tudo isso é relativo e vai depender da sua intimidade com os convidados! Só os noivos poderão ter uma base de quantas pessoas possivelmente irão faltar levando em consideração alguns fatores como:

a) Quantidade de pessoas que moram fora da cidade onde será realizada o casamento: a probalidade de que elas faltem é maior.

b) Intimidade com os noivos: pessoas mais distantes podem deixar de ir no seu casamento por motivos bobos como chuva, trânsito, sono, cólica, dor de barriga etc.

c) Casamentos realizados em feriados prolongados ou numa sexta-feira tendem a ter mais porcentagem de faltosos.

Infelizmente é impossível sabermos ao certo quantas pessoas irão no nosso casamento. Muitas noivas ficam estressadas, ansiosas e até com insônia só de pensarem na possibilidade de fechar o buffet para x e irem x+40 ou irem x-40. Por onde começar? Lista de casamento

15 Respostas

Última atividade por Ana Paula, dia 20 de Agosto de 2014 às 09:44
  • Ana Paula
    Super Noiva Fevereiro 2015 São Paulo
    Ana Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa

Muito bom

• Responder
  • Queila
    Top das Noivas Maio 2014 São Paulo
    Queila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Perfeito!!!!!!

• Responder
  • Francielli Deluca Ferraz
    Top das Noivas Junho 2014 Paraná
    Francielli Deluca Ferraz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Hehehe essa dica é otima amore

Smiley laugh

• Responder
  • T
    Top das Noivas Novembro 2014 Minas Gerais
    Thaiene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nem me fale, a minha ainda não acabou...tenho que sentar com o noivo pra começar os cortes!

• Responder
  • Sousa
    Noiva Master Setembro 2022 Rio Grande do Norte
    Sousa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Essa parte aí é a pior com certeza!
    • Responder
  • Fernanda
    Top das Noivas Maio 2014 São Paulo
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

A pior parte do casamento, com certeza!

• Responder
  • D
    Dayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada, esse tema sempre dar dor de cabeça ...

• Responder
  • T
    Top das Noivas Novembro 2014 Minas Gerais
    Thaiene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Muito bom esse tema, muito polêmico e de grande ajuda pras noivinhas hein!!! Adorei as dicas!!!

• Responder
  • Nayanne e Leonardo
    Top das Noivas Fevereiro 2015 Goiás
    Nayanne e Leonardo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acredita que enxuguei, mas acho que até comecar a entrgar os convites ele volte pra casa dos 270! rs Pois é, tomara que quem falte é aquele parente distante e não os chegados! rs

• Responder
  • D
    Dayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pensa a gente arrumar tudo bonito e as pessoas faltar.. =/ vc nem precisa enxurgar a lista.. a porcetagem sua está boa =)))

• Responder
  • D
    Dayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

=)))))))))))

• Responder
  • Nayanne e Leonardo
    Top das Noivas Fevereiro 2015 Goiás
    Nayanne e Leonardo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa essa porcentagem de faltosos é muito importante saber! Até mesmo na hora de fechar os contratos de bebidas e alimentação! no meu caso tinha mais de 270 na minha lista mas fechei o contrato pra 250!

• Responder
  • Mayre
    Noiva Ativa Janeiro 2016 Rio de Janeiro
    Mayre ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei o post. Ótimas dicas!!
    • Responder
  • Helena
    Super Noiva Setembro 2014 Rio de Janeiro
    Helena ·
    • Denunciar