Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Daniela
Noiva Constante Abril 2018 São Paulo

"Por que Deus permitiu poligamia/bigamia na bíblia?"

Daniela, dia 3 de Abril de 2017 às 10:35 Publicado em Fórum Vida de casal 0 31

Resposta: A questão de poligamia na Bíblia é bem interessante porque a maioria das pessoas enxerga poligamia como imoral, apesar de que não podemos encontrar nenhuma passagem que explicitamente condena tal ato. O primeiro exemplo de poligamia / bigamia na Bíblia foi Lameque em Gênesis 4:19: “E tomou Lameque para si duas mulheres…” Vários homens importantes na Bíblia eram polígamos. Abraão, Jacó, Davi, Salomão e outros tinham várias mulheres. Em 2 Samuel 12:8, Deus, falando através do profeta Natã, disse que se as esposas e concubinas de Davi não fossem suficientes, Ele teria providenciado ainda mais para Davi. Salomão tinha 700 esposas e 300 concubinas (esposas de um status inferior) de acordo com 1 Reis 11:3. Como devemos lidar com esses exemplos de poligamia no Velho Testamento? Há três perguntas que precisam ser respondidas. (1) Por que Deus permitiu poligamia no Velho Testamento? (2) Como Deus enxerga poligamia hoje? (3) Por que houve uma mudança?

"Por que Deus permitiu poligamia/bigamia na bíblia?" 1

(1) Por que Deus permitiu poligamia no Velho Testamento? A Bíblia não diz especificamente porque Deus permitiu poligamia. O melhor que podemos fazer é elaborar especulações “informadas”. Há alguns fatores importantes a serem considerados. Primeiro, sempre tem existido mais mulheres no mundo do que homens. Estatísticas atuais mostram que aproximadamente 50.5% da população mundial são mulheres, com homens sendo 49.5%. Ao supor que também era assim nos tempos antigos, e ao multiplicar por milhões de pessoas, haveria dezenas de milhares de mulheres a mais do que os homens. Segundo, guerras nos tempos antigos eram muito brutais, com uma taxa de mortalidade muito alta. Isso teria resultado em uma porcentagem ainda maior de mulheres. Terceiro, devido a sociedades patriarcais, era praticamente impossível que uma mulher solteira providenciasse para si mesma. As mulheres frequentemente não tinham nenhuma educação ou treino. As mulheres dependiam de seus pais, irmãos e maridos para sua provisão e proteção. Mulheres solteiras eram sujeitas frequentemente à prostituição e escravidão. Quarto, a diferença significante entre o número de mulheres e homens teria deixado muitas, muitas mulheres em um situação muito indesejável.

Então, aparenta ser o caso que Deus permitiu poligamia para proteger e providenciar pelas mulheres que provavelmente não achariam um marido de outra forma. Um homem que tinha várias esposas providenciava e protegia todas elas. Enquanto acreditamos que esse não era o ideal, viver em um lar polígamo era melhor do que as outras alternativas: prostituição, escravidão, fome, etc. Além de proteção e provisão, poligamia capacitou um crescimento muito mais rápido da humanidade, realizando o comando de Deus de “sede fecundos e multiplicai-vos/ povoai a terra e multiplicai-vos nela” (Gênesis 9:7). Homens são capazes de engravidar várias mulheres no mesmo período de tempo... causando um crescimento na humanidade muito mais rápido do que se cada homem pudesse produzir apenas uma criança a cada ano.

(2) Como Deus enxerga poligamia nos dias de hoje? Mesmo quando permitiu poligamia, a Bíblia apresenta monogamia como o plano que mais se conforma com o plano ideal de Deus para o casamento. A Bíblia diz que a intenção original de Deus era para que um homem fosse casado com uma só mulher: “Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher (não mulheres), tornando-se os dois uma só carne (não várias carnes)” (Gênesis 2:24). Enquanto Gênesis 2:24 está descrevendo o que o casamento é, ao invés de quantas pessoas estão envolvidas, o uso consistente do singular deve ser destacado. Em Deuteronômio 17:14-20, Deus disse que os reis não deviam multiplicar esposas (ou cavalos ou ouro). Enquanto isso não pode ser interpretado como um comando para que os reis fossem monogamistas, ainda pode ser entendido que ter várias mulheres causa problemas. Isso pode ser visto claramente na vida de Salomão (1 Reis 11:3-4).

No Novo Testamento, 1 Timóteo 3:2,12 e Tito 1:6 dá “marido de uma só esposa” como uma das qualificações para liderança espiritual.

"Por que Deus permitiu poligamia/bigamia na bíblia?" 2

Efésios 5:22-23, uma passagem que fala do relacionamento entre maridos e esposas, quando se refere a um marido (singular) também se refere a uma esposa (singular). “...porque o marido é o cabeça da mulher (singular)… Quem ama a esposa (singular) a si mesmo se ama. Eis por que deixará o homem a seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher (singular), e se tornarão os dois uma só carne... cada um de per si também ame a própria esposa (esposa) como a si mesmo, e a esposa (singular) respeite ao marido (singular)”. Enquanto uma outra passagem paralela, Colossenses 3:18-19, refere-se a maridos e esposas no plural, é bem claro que Paulo está se dirigindo a todos os maridos e esposas entre os crentes de Colosso; ele de forma alguma está afirmando que um marido pode ter várias esposas. Em contraste, Efésios 5:22-33 está descrevendo especificamente o relacionamento matrimonial. Se poligamia é permitido, toda a ilustração do relacionamento de Cristo com o Seu corpo (a igreja), e o relacionamento do marido com sua mulher, cai aos pedaços.

(3) Por que houve uma mudança? Não é uma questão de Deus desaprovando algo que Ele previamente aprovou, mas sim uma questão de Deus restaurando o casamento ao Seu plano original. Mesmo quando estudamos Adão e Eva (não Evas), poligamia não era a intenção original de Deus. Deus aparenta ter permitido poligamia para resolver um problema, mas era o Seu desejo que esse problema nunca tivesse ocorrido. Na maioria das sociedades modernas, não há necessidade alguma para poligamia. Em muitas culturas de hoje, as mulheres podem se proteger e providenciar para si mesmas – removendo o único aspecto “positivo” de poligamia. Além disso, muitas nações modernas declaram poligamia ilegal. De acordo com Romanos 13:1-7, devemos obedecer as leis que o governo estabelece. A única situação onde desobedecer a lei é permitido nas Escrituras é se a lei contradiz os comandos de Deus (Atos 5:29). Já que Deus apenas permite poligamia, mas não faz dela um commando, uma lei que proíbe poligamia deve ser respeitada.

Será que existem algumas situações onde poligamia seria aceito ainda hoje? Não... mas é insondável que não existiria nenhuma outra solução. Devido ao aspecto de “uma só carne” do casamento, à necessidade de união e harmonia no casamento e à falta de uma necessidade verdadeira para a existência de poligamia, somos firmes na crença de que poligamia não honra a Deus e que não é o Seu plano para o casamento.

31 Respostas

Última atividade por Luthier, dia 26 de Setembro de 2019 às 17:57
  • Luthier
    Minas Gerais
    Luthier ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigado Kenia, por deixar aqui o seu relato, sobre culturas diferentes da nossa realidade aqui no Brasil. Se deixarmos de lado o nosso preconceito veremos que em cada cultura tem a sua beleza e nobreza.
    • Responder
  • Daniela
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Existem, infelizmente, casais que não aderiram o verdadeiro significado da palavra união e o porque hoje não se aprova a poligamia. Melhor exemplo Mr Catra. Então essa foi apenas uma informação que achei bem interessante em compartilhar.

• Responder
  • Daniela
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada Andressa, por compartilhar sua opinião.

• Responder
  • Samira
    Noiva Master Junho 2015 Minas Gerais
    Samira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

#Verdade!

Smiley winking

• Responder
  • Nathália
    Noiva VIP Setembro 2018 Rio de Janeiro
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Muito verdade mesmo. São informações muito interessantes, por vezes a gente não sabe ou não entende o porquê de como algumas coisas são e surgiram, você veio e explicou, abriu a mente de muita gente. Pra mim foi de muita relevância.

• Responder
  • Andressa
    Noiva Esperta Novembro 2018 Paraná
    Andressa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Muito interessante esse debate, todo conhecimento é super válido Smiley smile

• Responder
  • Katrine
    Noiva Constante Dezembro 2017 Minas Gerais
    Katrine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Gente ,que artigo interessante.Amei !

• Responder
  • Anna
    Noiva Esperta Maio 2018 Goiás
    Anna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito interresante rs
    • Responder
  • Ligia
    Noiva Constante outubro 2018 Paraná
    Ligia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Bem interessante,nunca tinha parado para refletir sobre isso.

• Responder
  • Samira
    Samira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Faço das palavras da noivinha Raquel, as minhas.

Sem mais acrescentar.

Smiley winking

• Responder
  • Samira
    Samira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Que bom noivinha..

Deus abençoe!

Smiley laugh

• Responder
  • Daniela
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

eu que sou grata.

• Responder
  • Ray
    Super Noiva Novembro 2019 São Paulo
    Ray ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu gostei do seu debate e serviu para minha curiosidade sobre o assunto noivinha!

Obrigada!

• Responder
  • Daniela
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Realmente, fui curiosidade. Obrigada noivinha por compartilhar sua posição.

• Responder
  • Ray
    Super Noiva Novembro 2019 São Paulo
    Ray ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Concordo com você noivinha, se o debate serviu de alguma forma seja ela qual for pode até ser apenas por cuirosidade tudo bem...

Se não serviu, não tem porque comentar né afinal desnecessário mesmo é fazer um comentário que não agrega em nada!

• Responder
  • Daniela
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Não, Kenia, pelo contrário, não fico nada grande. Amei cada palavra. Concordo plenamente em "tem que ser muito rico para sustentar mais de uma mulher" ainda mais, 24 filhos Help kkkkk, ganho uma fã. Você demonstro cultura e muito habia com as palavras. Excepcionalmente fabuloso.

Obrigada por compartilhar seu conhecimento. Adorei

• Responder
  • K
    Noiva Master Junho 2017 Goiás
    Kenia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu moro num país islâmico onde a poligamia é permitida. Não é bagunçado como muitos podem pensar. Pra ter mais de uma esposa, você precisa tratar elas da mesma forma e providenciar as mesmas coisas. Meu marido até brinca que já é difícil ter uma, então imagina várias. rsrs

Não é uma coisa tão escancarada. Eu nunca vi uma família e percebi que se tratavam de várias esposas... é difícil saber, porque aqui as mulheres muçulmanas já têm o hábito de andar em grupos. E se usam niqab, fica ainda mais difícil saber se são mãe e filhas, várias esposas ou apenas amigas. Os únicos homens que eu sei com certeza que têm mais de uma esposa são os emires, tanto de onde eu moro agora (Catar), quanto de onde eu morava antes (Dubai). Inclusive do outro lado da rua do meu prédio tem uma mansão gigantesca da família real, então imagino que pertença a uma das mulheres do Emir-pai. Ele tem 3 esposas e 24 filhos, então tem que ser muito rico pra conseguir sustentar esse tanto de gente. rsrs

Mas eu já vi em muitos documentários as mulheres falando que gostam, porque as outras acabam ajudando em casa (para as que moram sob o mesmo teto). Eu dispenso. rsrs

Eu vejo que a mentalidade da sociedade aqui está mudando muito. Como a maioria da população é de estrangeiros (85%), acaba que isso influencia um pouco.

Sobre a poligamia servir pra proteger as mulheres, isso faz sentido. Pra um homem local se casar com uma mulher estrangeira, ele precisa provar que não conseguiu achar uma mulher local "à altura". Amor não é motivo suficiente. Como as mulheres daqui definitivamente não podem se casar com estrangeiros, o governo tenta proteger elas dessa forma, garantindo que "sobrem" homens locais para elas.

Quando um homem local se casa com uma mulher local, eles recebem do governo um terreno pra construir uma casa. Eles também recebem uma ajuda de custo (acho que vitalícia). Não existe qatari pobre, porque o governo meio que sustenta. Eles trabalham pouco e ganham muito. Um homem local poderia até se casar com uma estrangeira sem aprovação do governo, mas não receberia benefício nenhum do país. Isso onde eu moro atualmente, porque em Dubai era super tranquilo. Eu tinha várias colegas de trabalho casadas com homens emiratis.

Longo texto, mas quis mostrar como é morar num país onde a poligamia é legal.

• Responder
  • Daniela
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Fico feliz.

• Responder
  • Daniela
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Bom dia

Palavras muito Digna, fecho com chave de ouro.

Agradeço sua compreensão. Todo sucesso do mundo, assim te desejo, noivinha.

• Responder
  • Daniela
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Bom dia.

Fique tranquilo, noivinha, faz parte.

Deus te abençoe. Te desejo todo sucesso.

• Responder
  • C
    Noiva Master Julho 2020 São Paulo
    Cíntia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Não perguntei por mal, eu realmente não entendi. Porque foi algo que não fez muito sentido pra mim.

• Responder
  • Raquel
    Super Noiva Abril 2017 Distrito Federal
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acho que a dona do debate não ofendeu ninguém expondo o ponto de vista dela. O debate não se torna desnecessário. Pode ser desnecessário para algumas, para outras pode valer alguma coisa. O que importa é a gente saber receber a opinião e expressão sem precisar entrar em juízo de valor.

Foi bom para você (como uma forma de curiosidade)? Amém.

Te foi inútil? Passe batido.

Beijos, noivas! Smiley heart

• Responder
  • Daniela
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Boa tarde!!!

Por isso mesmo, deixo bem claro, a questão é saber seu ponto de vista e não contraditar se você acredita em religião ou não, vai de cada um. Afinal, não é só nos tempos antigos que existe o casamento com mais de uma pessoa.

• Responder
  • Charlene
    Noiva Esperta Janeiro 2018 São Paulo
    Charlene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Também não entendi! Além disso cada um acredita no que quiser e na sua prórpria religião.

Debate desnecessário

• Responder
  • Daniela
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Devia ter dado uma enxugada, mas, espero que tenha compreendido.

• Responder
  • Daniela
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Na verdade, era saber mesmo a opinião de vocês. Pois, na rua quando se é debatido esse tema as pessoas encaram muito como tabu da religão e isso não é o que quero, mas como encaram a isso, independentemente de segue religião ou não. Tanto que nos dias presentes temos muitos países que admitem mais um casamento.

• Responder
  • Raquel
    Noiva VIP Setembro 2021 Distrito Federal
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Apesar do texto ser longo, é bem interessante .

• Responder
  • C
    Noiva Master Julho 2020 São Paulo
    Cíntia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha, não entendi o próposito do seu debate. Me desculpe, mas qual o objetivo?

• Responder
  • Samira
    Samira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Por nada noivinha...

Concerteza...São informaçoes interessantes...

Smiley smile

• Responder
  • Daniela
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada, noivinha.
    Sei que fico grande o texto, mas para quem lê tenho certeza, aproveitará essas informaçoes.
    • Responder
  • Samira
    Samira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Amei o post noivinha...

Muito interessante...

Há coisas que eu não sabia ou nunca tinha parado pra pensar..

Muito legal da sua parte postar algo sobre isso..

Smiley smile

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas