Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

A
Noiva Master Novembro 2020 Santa Catarina

Por que não conseguimos fazer escolhas?

ALINE, dia 5 de Setembro de 2020 às 08:25 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 28
Guardado

Olá!

Vejo vários debates aqui na comunidade sobre noivas que ficam inseguras em relação às escolhas que fazem na organização do casamento.

A dificuldade de tomar decisões está relacionada ao medo de errar e ser ridicularizado. É normal sentir insegurança antes de bater o martelo para algo que pode mudar a rota da vida, porém muitas vezes as pessoas sofrem também com as escolhas mais corriqueiras. Hélio Deliberador, professor de psicologia da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), elenca alguns motivos para isso: insegurança, excesso de perfeccionismo e hábito de procrastinar. (Texto fonte aqui)

"Geralmente as decisões que fazem a gente estar mais perto de onde se sente feliz são as mais acertadas", acredita Fernando Gomes, neurocientista e chefe do Grupo de Hidrodinâmica Cerebral do HC-FMUSP (Hospital das Clínicas do Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo). E continua. "Nem sempre uma decisão é racional e nem sempre ela precisa ter uma explicação 100% clara. Basta ser autêntica e a gente assumir o risco de que ela pode ou não ser boa". Pode até dar errado, mas é uma maneira de voltar a ter paz.(Texto fonte aqui)


Então, se eu puder dar um conselho de vida (não só para a organização do casamento), é esse:

Se vc fizer uma escolha, faça de verdade. Não fique na tentação de ficar analisando outras opções, pois isso só traz dúvida desnecessária e ansiedade. A insegurança surge porque após escolher a pessoa ainda mergulha no mar de opções. E isso é a receita para a insatisfação. Quando escolher algo, pare de procurar - ou nunca vai ficar satisfeita mesmo. Grande abraço!


E VOCÊ, TEM DIFICULDADE EM FAZER ESCOLHAS RELACIONADAS AO CASAMENTO?

VOTE E EXPLIQUE SUA OPINIÃO NOS COMENTÁRIOS.

62%

48 votos

37%

29 votos

28 Respostas

Última atividade por Flaviana, dia 9 de Setembro de 2020 às 22:06
  • F
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Flaviana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Line, eu sou uma pessoa muito ansiosa e indecisa. Com relação aos contratos do casamento, fomos a várias reuniões e fechamos tudo com calma depois de avaliar todos os prós e contras de cada um e os feedbacks positivos. Não queria fechar algo e me arrepender depois. Mas não posso ficar olhando outras opções, pois sempre bate aquela dúvida.
    • Responder
  • Daya
    Top das Noivas Novembro 2021 Paraná
    Daya ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Sim ansiedade e duvidas, mas quando decido ninguém muda minha cabeça.

    • Responder
  • A
    Super Noiva Junho 2023 São Paulo
    Anna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu sou uma pessoa muito ansiosa em relação a tudo (sofro de transtorno de ansiedade faz uns 4 anos), a ansiedade me consome muito em tudo o que eu faço, principalmente o casamento agora... Então tudo eu acho que vai dar errado, eu fico insegura, na minha cabeça se eu não começar agora, se eu não tiver tudo pronto agora eu não vou conseguir casar, é uma loucura aqui!!

    • Responder
  • D
    Noiva Master Setembro 2021 São Paulo
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Não. Escolho e pronto kkkkk

    • Responder
  • Simone
    Noiva Master outubro 2023 Rio Grande do Sul
    Simone ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Adorei o debate. Votei em NÃO, ESCOLHO E PRONTO. Por enquanto não passei por nenhuma situação que me deixou na duvida, ou insegura... Espero que continue assim hehe

    • Responder
  • N
    Noiva Esperta Dezembro 2022 São Paulo
    Natalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sou excelente em meter a cara e tomar decisões. Se me arrepender depois, já foi ué. E se der certo, deu. 😘
    • Responder
  • Sueila
    Top das Noivas Maio 2022 Rio de Janeiro
    Sueila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Excelente debate, Aline! Com toda a certeza, essas escolhas quanto ao casamento se relacionam a forma como conduzimos nossas vidas também. Por aqui analisamos com cuidado, mas quando escolhemos é isso, pronto, fizemos o melhor e o que tem mais a ver com a gente. Tem sido um processo muito gostoso e bem tranquilo. Smiley heart

    • Responder
  • A
    Noiva Master Novembro 2020 Santa Catarina
    ALINE ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nossa, que horror!!! 😳😳😳
    • Responder
  • Joor
    Noiva Master Dezembro 2019 São Paulo
    Joor ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Fechamos contrato com um cara “boa de labia” boa no sentido que pressiona as pessoas a fechar negócio com eles, no caso era um buffet.
    Ele fez muito a cabeça do meu marido, e eu nunca acreditei na metade do que ele havia dito.
    É dito e feito, tomamos um golpe, ele simplesmente sumiu e deixou eu a mais 20 casais sem eira e nem beira.
    • Responder
  • T
    Super Noiva Dezembro 2021 São Paulo
    Thayna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não estamos tendo muitas dificuldades, apenas o buffet que realmente não queremos errar, mas estamos vendo com calma e sem dor de cabeça!
    • Responder
  • Lana Oliveira
    Noiva Master Dezembro 2022 Bahia
    Lana Oliveira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sim.. a ansiedade me deixa muito confusa, indecisa. Imagino mil coisas ao mesmo tempo; não consigo assimilar minhas preferências
    • Responder
  • A
    Noiva Master Novembro 2020 Santa Catarina
    ALINE ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Clicia! E vai contar pra sua mãe quando ? 😳
    • Responder
  • A
    Noiva Master Novembro 2020 Santa Catarina
    ALINE ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É nóis kkkk



    • Responder
  • C
    Noiva Esperta Dezembro 2021 São Paulo
    Clicia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Odeio quando minhas escolhas envolve outras pessoas justamente pq cada pessoa é um ser unico e a gente não consegue prever qual será a reação. Uma das coisas mais dificeis até agora foi a decisão de retirar a familia da minha tia da lista. Aconteceu uma situação X que me deixou extremamente chateada e eu optei por não querer mais proximidade. Sei que quando minha mãe souber vai dar confusão mas sinceramente não quero ter eles presente, é meu dia e eu não quero ficar remoendo esse rancor.

    • Responder
  • Giselle
    Noiva Master Abril 2022 São Paulo Estado
    Giselle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    E eu psicóloga hospitalar. Tamo junto! Hahaha
    • Responder
  • A
    Noiva Master Novembro 2020 Santa Catarina
    ALINE ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada!
    Não sou psicóloga não, heheheh.
    Sou enfermeira.
    • Responder
  • Giselle
    Noiva Master Abril 2022 São Paulo Estado
    Giselle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ameeeeei seu debate. Você é psicóloga?
    Eu sou e achei que essa reflexão foi muito necessária!
    Vejo muitas indecisões aqui e sempre tento deixar claro que as definições e escolhas tem que fazer sentido para o casal, sempre! Porque aí a gente consegue bancar e se posicionar diantes das consequências. Parabéns Aline!!!
    • Responder
  • A
    Noiva Master Novembro 2020 Santa Catarina
    ALINE ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Exato Carol!



    • Responder
  • Carol Lima
    Noiva Master Junho 2022 São Paulo
    Carol Lima ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não costumo ter dificuldade... Mas tenho um fator a meu favor: não ligo pro que os outros vão achar! Como diz seu texto, isso já é um grande aliado! Escolho de coração e do meu jeitinho!
    • Responder
  • Ellen Léon
    Top das Noivas Abril 2025 Distrito Federal
    Ellen Léon ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Feliz Sabado , nao tenho , na verdade acho q e super facil , acho q e pq sempre tive tudo planejado na cabeca
    • Responder
  • Danielly
    Super Noiva Setembro 2021 Minas Gerais
    Danielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Sou bem decisiva nos meus gostos e no que quero! Se eu gosto de algo eu vou lá escolho e ponto! Smiley laugh

    • Responder
  • A
    Noiva Master Novembro 2020 Santa Catarina
    ALINE ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eitaaaa

    Como assim, Joor?

    • Responder
  • A
    Noiva Master Novembro 2020 Santa Catarina
    ALINE ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que legal Linara! Parabéns!

    • Responder
  • Joor
    Noiva Master Dezembro 2019 São Paulo
    Joor ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sim, tive dúvidas e ainda tomei um golpe da pessoa que eu mais desconfiei e pessoa a qual eu menos confiei ...
    • Responder
  • Linara
    Noiva Master Dezembro 2021 Distrito Federal
    Linara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu sou uma pessoa muito indecisa e ansiosa, a vida inteira sempre quis agradar a todos, mas incrivelmente isso não tem acontecido comigo no casamento. Estou escolhendo pensando em mim e no meu noivo, e tem sido incrível, nunca tinha sentido isso. Eu fico mega ansiosa, mas porque quero que o dia chegue logo kkkkkk
    Debate incrível com ótimas dicas!
    Obrigada 😘
    • Responder
  • A
    Noiva Master Novembro 2020 Santa Catarina
    ALINE ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada vc por compartilhar sua experiência! Smiley smile Smiley love Smiley kiss

    • Responder
  • Débora
    Noiva Master Novembro 2018 São Paulo
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Line, excelente texto e ótimas dicas!! Por eu ser uma pessoa ansiosa e perfeccionista, sofri com algumas escolhas por medo de arrependimentos, já que era um investimento alto e principalmente um sonho dos dois. Não queríamos errar!! E a verdade é que quando escolhemos com calma, sabíamos que estávamos fazendo a escolha certa. Então foi um mix dos dois! Ficávamos na duvida mas quando escolhíamos, estavamos certos daquilo!! E nosso casamento foi perfeito!! Obrigada por compartilhar com a gente. Beijos!
    • Responder
  • A
    Noiva Master Novembro 2020 Santa Catarina
    ALINE ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Tenho uma personalidade mais decidida por natureza, e ter aprendido com meus erros e já ter uma certa experiência acumulada em 38 primaveras de existência me ajuda a escolher facilmente hoje Smiley smile

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas