Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Juliana
Noiva Constante Junho 2017 Ceará

Porta guardanapos

Juliana, dia 12 de Maio de 2016 às 22:46 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 11

Guardanapos: alugar ou fazer?Porta guardanapos 1Meninas, bom dia.Hoje vou falar sobre um item de decoração que faz qualquer mesa ficar com um ar requintado: os guardanapos de pano.Quando comecei a ver a decoração do casamento não tinha ideia de que era possível fazer os guardanapos. Então, iríamos alugá-los e seria menos uma dor de cabeça.Mas depois quando eu soube que para alugar um guardanapo não era baratinho e caso algum convidado levasse o guardanapo de ''presente'' para casa, nós teríamos que pagar uma multinha básica por eles, eu desisti de alugar.

Aproveitei que uma amiga que casou agora fez os guardanapos e perguntei se valia a pena. É óbvio que vale! Mas vale muito a pena quando você tem quem faça os arremates da costura para você. Se você tiver que contratar alguém para isso, o guardanapo pode ficar num valor próximo do aluguel. Aí, não compensa o trabalho.Como a minha sogra faz esses arremates, vou me aproveitar da bondade dela e pedirei para que faça para mim, 160 guardanapinhos Smiley smile Ah, e depois que eu soube da promoção da loja de tecido no centro do Rio (http://www.noivaenfim.blogspot.com.br/2013/12/promocao-das-boas.html), e perguntei a essa minha amiga que casou se o valor do tecido está num preço bom, e ela me informou que está bom demais! Eu resolvi meter a cara na confecção dos guardanapos.Não tem mistério! Você precisa saber o tamanho do guardanapo que irá fazer, a quantidade de tecido necessária para a quantidade de guardanapos e o tipo de tecido.

Quanto ao tamanho do guardanapo, a cerimonialista me disse que o tamanho ideal seria 40cmx40cm. Acredito que existam guardanapos menores e maiores, mas vou seguir o que ela me disse.
1.JPGQuanto ao tecido, lembro que ela me falou vários nomes e o único que eu guardei foi o Gorgurão. Mas pelo nome, algo me diz que ele não é barato. E pesquisando em sites, o preço médio dele é de R$10!! Muito dinheiro para o meu bolso!Então, foi quando eu soube do site da loja em promoção (link acima) e vi que o tecido Oxford estava em promoção. A minha amiga que casou fez com esse tecido e eu achei bacana. Não pensei duas vezes, vou fazer com esse tecido: preço bom e satisfaz o papel de um guardanapo.Para saber a quantidade de guardanapos, você tem que saber o número de convidados sentados. Como no meu caso, eu ainda não sei. Vou comprar tecido para 150 convidados (número de convidados da festa) + uns 10 guardanapos sobressalentes, totalizando 160 guardanapos. Estou colocando guardanapos sobressalentes porque vai que cai no chão ou vai alguém a mais, sei lá. Melhor prevenir.Tenho todas as informações necessárias e como faço para calcular a quantidade de tecido?! Eu sou uma pata com relação a essas coisas e demorei um tempo para entender esse cálculo. A noiva que me explicou teve que literalmente desenhar para eu entender Smiley smile Vamos lá!O tecido Oxford tem 1,40m de largura. Como eu quero fazer um guardanapo de 40x40, para eu saber a quantidade necessária de tecido, vou dizer que cada guardanapo deverá ter 41x41cm. Por que isso? Porque ainda será feita a bainha do guardanapo.Vamos aos cálculos:- Para saber a quantidade de guardanapos que cabem na largura do tecido de 1.40m, você precisa dividir a largura do tecido pela largura do guardanapo. Antes, é necessário converter 1.40 metros em centímetros, onde 1.40m equivalem a 140 cm. Só andar com a vírgula duas vezes para a direita.Logo, será 140cm/41cm = 3,41463 guardanapos. Ou seja, cabem 3.4 guardanapos em uma fileira. Mas como não se faz ¼ de guardanapos, iremos contabilizar apenas 3 guardanapos por fileira, tendo 41cm cada guardanapo. - Agora para saber quantos metros de tecido comprar, você precisa do número de guardanapos que quer fazer. No meu caso são 160.Logo, você dividirá o nº de guardanapos total pelo nº de guardanapos que cabem na fileira. Assim, será 160/3 = 53,333. Esse valor é referente ao nº de linhas de guardanapo. Como não existe 1/3 de guardanapo, iremos arredondar para 54.- Agora você irá multiplicar esse valor referente ao nº de linhas de guardanapo pela largura do guardanapo.Logo, será 54*41cm = 2214cm, o que equivale a 22,14 metros.Desse modo, para 160 guardanapos serão necessários 22,14 metros de tecido. Como eu gosto de me precaver, comprarei 23m de tecido. O que dá 86 cm a mais e ainda dá pra mais 2 guardanapos sobressalentes, caso dê erro na confecção de algum. Se tudo der certo, no final ficarei com 162 guardanapos.Como o tecido Oxford que eu vou comprar está no valor de R$3,85/metro, para 23 metros de tecido gastarei R$88,55. Onde cada guardanapo feito sairá por, aproximadamente, R$0.55.R$88,55/162guardanapos = R$0,55Uma boa economia não?!Mãos a massa meninas!Postado por Juliana Graciele

11 Respostas

Última atividade por Giselle, dia 13 de Maio de 2016 às 11:52
  • G
    Super Noiva Novembro 2017 São Paulo
    Giselle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muito legal noivinha adorei!!!

    • Responder
  • Nathália
    Noiva VIP Maio 2017 Rio de Janeiro
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Adorei!!!

    Já estava com essa questão na cabeça,pois eu teria que alugar também.Mas gostei muito da dica e vou tentar me aventurar a fazê-los.

    • Responder
  • Elielma
    Super Noiva Dezembro 2016 Alagoas
    Elielma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu irei fazer Smiley smile
    • Responder
  • Lívia
    Noiva Constante Julho 2016 Ceará
    Lívia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Fiz os porta-guardanapos! Quanto mais DIY, mais economia, mais a cara dos noivos, mais amor. Portanto, vale a pena o esforço.

    • Responder
  • Mari
    Top das Noivas Setembro 2016 São Paulo
    Mari ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Super dica, valeu noicinha Smiley smile

    Bjs

    • Responder
  • Karina
    Noiva VIP Abril 2017 São Paulo
    Karina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei o posto... ajudou muito...
    • Responder
  • Dayane
    Noiva Ativa Novembro 2016 São Paulo
    Dayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei a dica é todo o cálculo!! Rsrs
    • Responder
  • Renata
    Bahia
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Vai ficar lindo e quanto mais personalizado for o casamento, mas carinho vocês terão em cada detalhe Smiley smile

    Vão fazer mais diy? O noivo ajuda? Smiley kiss

    • Responder
  • Patrícia
    Noiva Ativa Agosto 2016 São Paulo
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que bacana noivinha....eu tô fazendo os porta guardanapos...rs...vou tentar fazer os guardanapos tb...
    • Responder
  • Danielle Viana
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Danielle Viana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sou a favor de fazer os porta guardanapos também Smiley smile
    • Responder
  • Flavia
    Noiva Master Fevereiro 2017 São Paulo
    Flavia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que legal noivinha com certeza ficara tudo lindo Deus abencoeSmiley smile
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Fóruns gerais

Artigos por temas