Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Suelen
Noiva Ativa Fevereiro 2021 São Paulo

Posso casar na igreja católica sem ter feito crisma?

Suelen, dia 17 de Julho de 2014 às 14:58 Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 1 35

Fui Batizada na igreja católica, Mais quando eu estava na idade de fazer primeira comunhão e crisma minha mãe mudou para a igreja evangelica. E eu acabei não seguindo nenhuma religião. Meu noivo e a familia dele todos são muito católicos de ir na missa e tudo e é claro que todos inclusive ele, querem que nosso casamento seja na igreja catolica .

Será que eu posso casar na igreja catolica sem fazer crisma?

Será que só o meu batismo vale?

Andei pesquisando na internet e li sobre disparidade de culto. Alguém entende disso? alguem já ouviu falar?

35 Respostas

Última atividade por Indiana, dia 12 de Dezembro de 2018 às 16:03
  • Indiana
    Noiva Principiante Junho 2019 São Paulo
    Indiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Pra você casar na católica precisa do certificado de batismo e do curso para noivos que a própria igreja que vc casará oferecerá. Caso você não consiga o certificado, a Igreja Católica faz casamento de católico com um não católico. Converse com a secretaria da Igreja.

    • Responder
  • F
    Noiva Novata Abril 2017 Espírito Santo
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bom meninas... venho fazer relato do meu casamento para elucidar um pouco vida de noiva católica...

    Casei este ano na católica fora do meu estado natal e confesso que não foi nada fácil, isto pq, AMBOS SÓ TINHAM O BATISMO.

    prometi compartilhar afim de ajudar...

    Gente pra começar não façam isso com 90 dias(MESMO QUE ISSO SÓ POSSA SER FEITO COM PAPEL DO CIVIL. OCORRE COM 90 DIAS. NÃO COMETAM ESSE ERRO CASO TENHA PENDENCIAS COM IGREJA CATÓLICA.), pq é mto estressante, eu dei entrada em tudo com 90 dias e quase não consegui casar,pois 2 antes do casamento ainda era incerto o ato religioso.

    Pra começar, isso é inevitável , ambos devem ser batizados na católica (caso contrário converse com sua paróquia o quanto antes e se a paroquia de celebração for outra conversem com as duas).

    Nos casamos sem Crisma e Eucaristia (comprometendo se ambos a realizarem pós casamento).

    Primeiro passo documental , entregar junto a igreja processo do civil (no nosso caso, o proclama que corre no cartório por 15 dias do civil com efeito religioso).

    Fora Documentação de batismo e curso de noivos . (Importante frisar que curso normalmente ocorre a cada 3 meses).

    Apos entregar essas documentações , é necessário entrevista, com padre ou diácono, para uma conversa sobre matrimonio, (LEMBRE SE somente apos essa reunião que seu proclamas irao corre junto a suas paróquias, por isso pressione a igreja , pois também tive dificuldade nesse sentido minha entrevista foi 1 mês antes do casamento , sendo que o processo havia sido entregue 2 meses e meio antes).

    Isso tem ser no máximo com 20 dias antecedência, já que estes proclamas ficam durante 15 dias em cada paroquia ,e q vc mesmo , deverá resgata-los em cada uma delas e levá-los ate igreja onde se monta o processo.

    OBS. meu caso foram 4 proclamas (uma onde moro, outra no meu antigo bairro, outra no bairro do meu noivo e outra no estado onde nos casamos).

    Padrinhos religioso é necessário apresentação de ID, comp de end , certidões e que sejam católicos , crismados casados ou solteiros. Quantidade varia 01 a 02 casais para assinarem o livro.

    Ahhhh se ato religioso for fora da paroquia q estiver montando o processo lembre se sempre precisa de autorização do bispo, por isso cobre, pois depois de tudo certo vc tb levará processo completo para a paroquia analisar e enfim realizar a tao sonhada cerimonia.

    Sem esses passos não conseguiram casar, o meu foi um sufoco enorme por falta de orientação e com a rotina de trab dificulta ter esclarecimentos.

    • Responder
  • Thamini
    Noiva Novata Novembro 2017 Rio de Janeiro
    Thamini ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nossa Senhora de Lourdes no RJ, em Vila Isabel?
    • Responder
  • F
    Rio Grande do Norte
    Flavio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá, tudo bem? Sou catequista de crismandos adultos. E de acordo com os ensinamentos da igreja não se realiza a celebração do matrimonio sem ser crismado(a). Já houve casamentos assim, sem crismar, mas não está de acordo com os preceitos católicos. Quanto a preparação para a crisma o tempo varia de paróquia, tem de 4 meses a 1 ano ..na minha paroquia sáo 4 meses de preparação.Voce só vai mesmo valorizar esse sacramento quando entender um pouco da doutrina da igreja, e só tenho a lhe dizer que voce vai se apaixonar pela igreja catolica. Para um casamento feliz, se um dos conjuges professa uma fé, o melhor é camanhar juntos, não é uma regra, mas ajuda muito num bom relacionamento, comunhão perfeita, e isso é tudo o que se quer não é mesmo? Seja feliz e tudo de bom, que Deus abençoe sua decisão.

    • Responder
  • Débora
    Noiva Constante Maio 2018 Minas Gerais
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom noivinha depende da igreja.
    Na minha cidade em muitas você tem q ser crismado.
    Mas se a q vc escolher tiver q ser, a crisma pra adultos senão me engano é praticamente em um dia. Olha na igreja certinho, depende mtu.
    • Responder
  • Amanda Costa
    Noiva Ativa Novembro 2015 Rio de Janeiro
    Amanda Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Realmente depende da igreja meu sonho era casa na Igreja Nossa senhora de Lourdes mas exigiu a crisma apesar que sou catolica ainda não estou pronta pra realizar a confirmação do meu batismo. Procura saber direitinho na igreja no qual quer casar.

    • Responder
  • Lau Brito
    Super Noiva Novembro 2015 São Paulo
    Lau Brito ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Pode sim!! Vc é batizada na igreja católica e só terá que apresentar seu batistério!
    • Responder
  • M
    Noiva Novata Agosto 2015 Minas Gerais
    Marina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi pode casar sem catisimo e crisma

    • Responder
  • Fabiana
    Noiva Esperta outubro 2015 Minas Gerais
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Suelen, vou tentar te explicar. Pelo código de direito canonico, basta que você seja batizada. Pelo que percebi, você não pratica ainda a Igreja católica, então o ideal é que não crisme, pois é um Sacramento de confirmação do Batismo. Disparidade de cultos tem a ver com isso. é quando alguém é católico e o outro não. Então se pede uma autorização ao Bispo para que seja realizado o matrimonio. Isto não se enquadra no seu caso, pois você já é batizada. A disparidade de cultos se enquadra quando um dos noivos não é batizado, porém, para ele não conta como sacramento, pois não se recebe nenhum sacramento antes do Batismo, que o 1º sacramento da iniciação cristã. Quando sentir no seu coração que tem interesse de seguir a fé católica, procure uma Igreja e faça a catequese de adultos para receber o sacramento da Eucaristia e da Crisma, mesmo se já tiver casada. Espero ter ajudado. Beijos.

    • Responder
  • Fabiana
    Noiva Esperta outubro 2015 Minas Gerais
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi queridas, na verdade pelo codigo de direito canonico o Sacramento da Crisma nunca foi exigido para o Sacramento do Matrimonio. O que é indispensável é que a pessoa tenha o Sacramento do Batismo ou case com disparidade de cultos. É lógico que o melhor seria que todos tivessem o Sacramento da Crisma (que é a confirmação do Batismo) antes do Sacramento do Matrimonio (que é um sacramento de serviço). Isto, entendo eu, é para eviatr que a pessoa crisme por crismar, só para casar. Agora Thaiene, se estão cobrando para autorizar o Sacramento do Matrimonio, tem algo muito errado e tem que ser seriamente investigado pela CNBB. No caso de sua paróquia Fran, pode ser uma exigência do Padre, mas se os noivos se ampararem no código de direito canonico o Padre não pode exigir.

    • Responder
  • Poliana Santos
    Noiva Esperta Março 2017 Minas Gerais
    Poliana Santos ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Acho que depende da igreja.

    • Responder
  • Paloma
    Noiva Master Setembro 2015 Minas Gerais
    Paloma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Mas já que vc quer seguir nossa religião porque vc não faz a Crisma?

    • Responder
  • Niviane
    Noiva Novata Dezembro 2014 Bahia
    Niviane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acredito q depende muito da igreja que voce escolher. Tambem tinha essa duvida porque nao sou crismada. E na igreja q vou casar não é preciso
    • Responder
  • Angelica
    Noiva Principiante outubro 2015 Paraná
    Angelica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ate onde sei, precisa fazer os 2, mais se informe pois sei q tem a catequese para adultos em q vc consegue fazer os 2 no mesmo dia...mais varia muito de igreja pra igreja, ja ouvi falar q tem igrejas q nao cobram nem o batismo...
    • Responder
  • Daiane
    Noiva Ativa Agosto 2014 São Paulo
    Daiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada


    Não é exigido na igreja que vou me casar e na de varias noivinhas que responderam esse post, pode ficar tranquila, que minha consciencia está levinha! rs

    • Responder
  • Suelen
    Noiva Ativa Fevereiro 2021 São Paulo
    Suelen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bom, depois de tantas respostas cheguei a conclusão, que depende muito da opinião de cada padre, mas ouver a possibilidade de eu realmente realizar a crisma quero fazer sim com certeza, tudo certinho como manda os costumes e a religião.

    • Responder
  • Paloma
    Noiva Master Setembro 2015 Minas Gerais
    Paloma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada


    Não é da minha conta, mas como eu trabalho com isso tenho que te falar, não é certo, fale com a Igreja, nada mais certo casar, realizar seu sonho com a consciência em dia. Pense nisso. Bjos

    • Responder
  • Paloma
    Noiva Master Setembro 2015 Minas Gerais
    Paloma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Não!!!! Para isso existe catequistas para adultos e vc deve fazer, pois nada mais justo casar fazendo o que é certo, não é mesmo? Sem estar com a consciência pesada!!! Procure a Igreja que eles vão lhe dar dicas e soluções possíveis para te ajudar!!!!

    • Responder
  • Daiane
    Noiva Ativa Agosto 2014 São Paulo
    Daiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nem eu nem meu noivo temos e nem perguntaram nada, só exigiram batismo. Deve depender da igreja...
    • Responder
  • Leandra
    Super Noiva outubro 2015 Minas Gerais
    Leandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não, vc precisa crismar para casar! Normalmente é assim!
    • Responder
  • Suelen
    Noiva Ativa Fevereiro 2021 São Paulo
    Suelen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bom fiquei meio confusa, acho que deve depender da opinião de cada padre.Provavelmente o padre da igreja daqui vai querer que eu faça a crisma e se realmente tem essa possibilidade de eu estar fazendo.Ele é muito exigente só pra vcs terem uma ideia ele não deixa nem decorar a igreja...diz que a igreja já é bonita do jeito que é!!! O jeito é eu tirar essa duvida com o proprio padre...

    • Responder
  • F
    Noiva Esperta Agosto 2015 São Paulo
    Fabiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Depende do padre. Alguns exigem e outros não. Veja na igreja que pretende mas se precisar ja ouvi falar que em 3 meses faz
    • Responder
  • C
    Noiva VIP Novembro 2015 Bahia
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Onde irei casar... e nas outras igrejas de Salvador em q amigas e primas casaram, a única exigência é o batismo. Se n tiver, providencia-se rapidinho.
    • Responder
  • Ludimila
    Noiva Master Dezembro 2014 Bahia
    Ludimila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi flor. A exigencia da igreja catolica é que vc seja batizada, e mesmo assim tem suas brechas. Fui na.igreja semana passada pegar a relaçao dos documentos e o padre falou que nao é obrigatorio ter feito a primeira comunhao e ser crismado.
    • Responder
  • Gabriela
    Noiva Master Setembro 2014 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Não pode flor. Tem que ter crismado!

    A igreja até pede o certificado. Da uma olhada na igreja que vc vai casar. Eles fazem uma crisma para quem ainda não fez e pretende casar.

    • Responder
  • Luana
    Noiva Ativa Novembro 2015 Paraná
    Luana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Onde irei casar nao e necessario ter crisma,somente 1• comunhao.
    • Responder
  • Fernanda
    Top das Noivas Maio 2014 São Paulo
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Aqui tb pode... Vc participa da igreja católica?

    Se sim, talvez valha a pena vc fazer um curso de adultos e fazer primeira comunhão e crisma Smiley smile

    • Responder
  • Daniele
    Noiva Master Setembro 2014 Mato Grosso
    Daniele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Verifique na sua igreja, aqui onde eu moro o certificado da crisma era opcional.

    • Responder
  • Francielli Deluca Ferraz
    Top das Noivas Junho 2014 Paraná
    Francielli Deluca Ferraz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Claro que sim amor. Fala que é pra casar e eles apressam e tem turma de no maximo um mes

    Smiley laugh

    • Responder
  • T
    Top das Noivas Novembro 2014 Minas Gerais
    Thaiene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Pois é menina...acho errado tb...mas fazer o que né...

    • Responder
  • Suelen
    Noiva Ativa Fevereiro 2021 São Paulo
    Suelen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu vejo meus sobrinhos que são pequenos fazendo primeira comunhão e crisma.Meu noivo mesmo fez quando era bem mais novo. Será que eu ainda posso fazer?

    • Responder
  • Francielli Deluca Ferraz
    Top das Noivas Junho 2014 Paraná
    Francielli Deluca Ferraz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ai meu Deus. O que o povo não faz né. Não gosto disso. Fiz tudo certinho, porque passar a mão na cabeça de outros.

    A mesma coisa aquele "Padre" que apareceu

    Ele pode tudo e ainda quer falar que é padre ofendendo os outros

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas