Bom dia amores! Olha eu com mais um textão
Estava querendo fazer esse post há dias, mas só hoje tive tempo de sentar e me organizar.
Quando eu estava planejando o casamento eu via aquela lista de tarefas imensa do organizador e surtava hahaha. Então eu quis vir aqui - com a experiência de pós casada - e contar o que eu fiz pro meu casamento, e dar dicas do que facilitou pra mim. Vou fazer um das coisas que eu NÃO fiz também depois!
Contratei cerimonialista - Gente, se tem uma coisa que eu recomendo (se couber no orçamento, CLARO) é contratar uma cerimonialista pra te ajudar com tudo. Organização de fornecedores, cobrança de prazos, te orientar, organizar o casamento no dia (e ser sua psicóloga kkk). Vocês não tem noção de como fica corrido nos meses e semanas próximas do casamento, e ter ela me fez TODA diferença, a Gi realmente carregou o casamento nas costas e fez tudo acontecer! Eu quase enlouqueci de tanto mexer com o casamento tendo ela, acho que se não tivesse eu teria ou infartado ou desistido. Então não arrependo!
Contratei buffet e decoração juntos - Meu buffet já veio com a decoração inclusa, e muita gente duvidou que a decoração ficaria boa. Mas minha amiga fez a festa de casamento com eles e estava tudo lindo e gostoso, e ela amou demais, então só fui. Contratando os dois juntos eu consegui economizar MUITO, e ainda ganhei vários mimos no dia do casamento, coisas na decoração que não estavam no contrato por que indiquei eles pra várias amigas. Não arrependo, ficou tudo lindo demais!
Banda pra animar a festa - Essa foi uma das últimas contratações que fiz, inicialmente seria só o DJ, e nossa, faz TODA a diferença! Contratei uma banda que toca de tudo e é bem conhecida por animar festa, e juro, NINGUÉM ficou sentado! O pessoal estava tão animado que deu as 3h de show e a banda deu mais 1h de presente pra festa não parar hahaha. Não arrependo de jeito nenhum!
Bar de drinks - Foi o que fechamos por último MESMO. Eu não bebo cerveja e queria muito poder curtir a festa com os drinks que eu gosto. Pedi o orçamento pra um pessoal já desacreditada no orçamento e eles foram super carinhosos, montaram um cardápio de acordo com o que poderíamos pagar e fechamos! Indiquei ele pra várias pessoas e como ele fechou dois casamentos por indicação minha, ainda ganhei 2 drinks mais caros de surpresa como agradecimento! Todo mundo elogiou muito, beberam UM MONTE, e eu pude curtir com meus drinks hahaha, então não arrependo MESMO.
Aluguei meu vestido de noiva - Sempre rola aquele debate do comprar x alugar, mas nunca nem considerei comprar um vestidão sabe? Acho que se fosse algo mais simples (como os do pré wedding) eu compraria, mas real, eu comprei meu vestido de formatura da faculdade e tá lá juntando poeira e ocupando espaço... Então não arrependo de ter alugado não.
DIY - Eu decidi fazer as caixas dos padrinhos e dos pais, a caixa da gravata, a cesta da florista, e as fitas pro buquê pra economizar dinheiro e assim.............. Ficou tudo uma graça, mas as caixas dos padrinhos que eu tive que lixar, passar 5 mãos de tinta, fazer a decoupage etc, deu trabalho DEMAIS. Sério, foram ali uns 2 meses de luta pq tenho pouco tempo livre. Uma coisa que eu digo é que nada sai de graça, e se não custa dinheiro custa TEMPO, então se eu soubesse que ia dar esse trabalho todo eu teria feito elas mais simples. A dos pais eu fiz diferente, mais simples e rústica e ficou mais bonita kkkkkkkkkk. Não arrependo, PORÉM, muito cuidado pra não pegar coisa demais e se sobrecarregar.
Entradas / pagamentos à vista - Outra coisa que realmente ajudou MUITO a economizar foram os pagamentos à vista. Como já planejávamos o casamento, juntamos o dinheiro inicial, e negociar preço com dinheiro em mãos é outra coisa né? Claro que os fornecedores tem que ser de confiança, alguns pegaram metade na contratação e metade na semana do casamento e etc, mas deu tudo certo e ajudou demais! Não arrependo.
Me baseei no menos é mais - Eu queria um casamento rústico, que é algo que já facilita pra economizar né? Então pedi tudo muito simples e evitei de gastar dinheiro demais com coisa que acaba no lixo, como forminha de doce, convite e papelarias em geral (menu, mesas nomeadas [só as da família dos noivos tinham placa de reservada], papelzinho nas lembrancinhas etc, não fiz nada). Na decoração eu pedi bastante folhagem por que flor subiu o preço DEMAIS e no fim ficou tudo lindo! Não me arrependo de nenhuma dessas economias, nenhuma delas fez falta!
Confirmação de presença - Isso aqui fez diferença demais e recomendo que todo mundo faça! Nós só podíamos pagar 130 pessoas e tínhamos umas lista de quase 200, o pesadelo do casamento né. Então separamos as pessoas por ordem de prioridade: Família imediata, família e amigos próximos, família não tão próxima mas que temos carinho especial e amigos do trabalho, nessa ordem. Enviamos os convites primeiro pras 130 pessoas que tinham prioridade na lista, e 30 dias antes do casamento começamos a pedir confirmação de presença, e conforme as pessoas avisavam que não podiam ir, nós chamávamos o pessoal da lista de espera. No fim das contas conseguimos convidar todo mundo que queríamos e evitar uma ausência absurda de pessoas, pois muitas não puderam vir pelo preço de passagem, da gasolina, muitos tinham compromisso etc. No fim das contas, ainda tivemos por volta de 10 pessoas que confirmaram e faltaram por conta de covid.
Acho que é isso gente!
Parabéns pra quem leu até aqui por que ficou enorme hahaha
Se tiverem mais dicas pra ajudar quem tá começando deixem aqui embaixo também! E qualquer dúvida é só perguntar!
Beijinhos!