Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

MATHEUS
Noivo Novato Fevereiro 2022 Rio de Janeiro

Prazo Habilitação - Cartórios do rj

MATHEUS, dia 21 de Dezembro de 2021 às 17:22 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 6

Olá,

Com a dificuldade de datas devido a pandemia, acabamos marcando para 12/fev nosso casamento, porém ainda não estamos habilitados no civil.

De posse de todos os docs, o primeiro cartório que fomos só agendou para dar entrada dia 12 de janeiro, e ai começaria o processo de habilitação, que demora 45 dias!

Estou vendo outras opções, como um cartório de botafogo /copcabana (5 registro civil), mas o prazo não está mto claro.

Alguem teve experiencia recente com os cartório aqui do RJ? Qto tempo demorou?

Estou avaliando pedir a um advogado que nos auxilie nesta questão.

Obrigado,
Matheus e Stefane

6 Respostas

Última atividade por Fernanda, dia 22 de Dezembro de 2021 às 16:09
  • F
    Noiva Master Novembro 2020 Paraná
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Matheus, não há uma unidade nesse sentido, alguns lugares se marca com 30 dias entre a habilitação e o casamento, outros com até 90 dias, outros como o que você oi tem que marcar a habilitação, tem cartórios que fazem a habilitação na hora se você tiver todos os documentos, não tem o que fazer e eles estão no direito deles, eu aconselho a continuar buscando algum cartório que tenha prazo menor entre habilitação e casamento, ou que você consiga fazer a habilitação na hora, mas esteja com todos os documentos e testemunhas prontos para isso

• Responder
  • Patricia Cristina
    Noiva Master Fevereiro 2022 Goiás
    Patricia Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eita Matheus, cartório é complicado mesmo, no Rio não conheço o processo, mas aqui em Brasília, eles pedem 90 dias de antecedência! Smiley heart

• Responder
  • Jéssica
    Rio de Janeiro
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi, Matheus, seja bem-vindo!

É um processo, realmente. Você pode conferir os prazos habituais aqui neste artigo do portal:

Burocracia do casamento civil: o que os noivos precisam saber

Boa sorte por aí! Smiley smile

• Responder
  • Letícia
    Noiva Master Novembro 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi, Matheus.
    Sou de São Paulo, Capital. Nos cartórios da minha região pedem no mínimo 30 dias e o agendamento não é necessário, é por ordem de chegada no horário padrão do cartório mesmo.
    • Responder
  • Alini
    Top das Noivas outubro 2022 Espírito Santo
    Alini ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa noite Matheus,
    Como a Letícia disse, essa questão de cartório é bem burocrático, aqui no ES, eles pedem 90 dias para dar entrada, espero que consiga com mais agilidade.
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Master Março 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Matheus, sou de SP mas te adianto que essa questão de cartório é um pouco demorada mesmo. Aqui na minha região, eles pedem antecedência de 60 dias para a entrada dos documentos! Acabei conseguindo a liberação para 38 dias depois, mas foi uma questão de sorte na disponibilidade de datas e também deu tudo certo com os documentos

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas