Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Bárbara
Noiva Novata Junho 2025 São Paulo Estado

Prioridades do casamento civil

Bárbara, dia 14 de Dezembro de 2023 às 14:30 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 5

Boa tarde noivinhos,

Queroa compartilhar com vocês as minhas dúvidas com relação ao casamento civil, e optei por fazer um lista e gostaria que me dissessem o que acham dessa listinha de prioridades?

1. Busca pelo cartório da nossa região

2. Valores do casamento civil

3. Definição de como será o casamento (divisão ou não de bens)

4. Datas

5. Arrecadação de dinheiro

6. Terá comemoração no dia do casamento civil ?

7. Terá ensaio pré-wedding ?

Beijos

5 Respostas

Última atividade por Sandra, dia 15 de Dezembro de 2023 às 06:53
  • Sandra
    Noiva VIP Abril 2024 Bahia
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo com Giovana, primeiro pense se vai querer só casar no civil ou se quer fazer algo a mais. Veja a razão... se você decidir que quer algo à mais pode avaliar se quer religioso com efeito civil, se quer casamento em diligência etc e quando for ao cartório de sua região já saberá o que procurar. Então, ao meu ver, seria:
    1. Decidir se quer só casar no civil ou fazer mais coisas depois
    2. Ir no cartório perto de casa (vão te dar lista de documentos, preço, explicações sobre os regimes de bens para casamentos, etc)3. Decidir o regime de bens do casamento (se for o caso, procurar advogado para fazer a documentação caso não seja comunhão parcial) e separar a documentação necessária pra casar.4. Voltar no cartório, entregar as documentações, informar o regime de bens, aguardar os proclamas e ver quais datas vão disponibilizar para vocês (porque dependendo do cartório, não é qualquer dia que você quiser, é o dia que eles tiverem) ou, se for o caso de fazer religioso com efeito civil ou fazer civil em diligência, decidir a data com a igreja ou celebrante. 5. Arrecadar dinheiro e fazer sua organização de recepção se for ter6. Ensaio pre wedding.
    • Responder
  • Lorranny
    Noiva Master Julho 2024 Minas Gerais
    Lorranny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Pensando em check-lists que já dei uma olhada, creio que a sequência seria:

1 - Definição de como será o casamento (divisão ou não de bens)Dependendo do regime escolhido por vocês, deverá ser feito por advogados, tanto que o cartório já pede qual o regime quando leva os documentos.
    2 - Busca pelo cartório da nossa região / Valores do casamento civilO cartório tem que ser da cidade de um dos noivos, então procurando um cartório, já descobre o tipo de casamento (se vai ser no próprio local, religioso com efeito civil e etc), também descobre os valores.
    3 - DatasDepois se tudo correu bem na entrega de preenchimento dos documentos, aí vocês escolhem a data
    4 - Arrecadação de dinheiro / Terá comemoração no dia do casamento civil? / Terá ensaio pré-wedding ?Depois da parte burocrática decidida e confirmada, vem essas partes. Ate
    • Responder
  • Lucila
    Super Noivo Maio 2025 Paraná
    Lucila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Noivinha..

não esquece de separar a documentação...

algumas coisas levam tempo apra sair e tem validade:

por exemplo, quando minha irma casou no civil, eles precisaram de uma cópia nova da certidão de nascimento, porém, não podia ser com mais de 30 dias desde a emissão.

por aqui ainda não pensamos nisso, nos casaremos somente em maio de 2025

• Responder
  • Giovana
    Noiva Master Setembro 2021 Maranhão
    Giovana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bárbara, será somente o civil? Ter ou não comemoração vai muito dos seus gostos, mas levaria isso em consideração na hora de definir outras questões. A Ludmila já deixou aí uma média de valor pra te auxiliar. E acrescentando sobre o regime, como ela já falou, se vc optar por outro regime precisa pagar alguns valores a mais pra obter documentos extras (não me recordo o procedimento pq casei em 2021 kkk). Então o mais prático é seguir o regime padrão mesmo.
    • Responder
  • L
    Noiva VIP Abril 2024 Minas Gerais
    Ludmila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Bárbara, vi q vc tb é de Bh. Eu sei que o cartório é definido pela região onde os noivos moram. P casar em outro cartório vc terá q apresentar um comprovante de endereço. Eu perguntei os valores, mas n me recordo mto bem. Acho q é em torno de uns 800 reais. O regime padrão é a comunhão parcial de bens (q eu particularmente acho a mais justa). Quanto a data pretendo casar no civil na msm semana do casamento religioso e da festa. N entendi a pergunta sobre arrecadação de dinheiro. N planejamos nada de comemoração pq vai ser td na msm semana, mas é provável que tenha um almoço especial ou algo assim. Vamos fazer o pré-wedding uns 3 meses antes do casamento.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas