Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Tawane
Noiva Curiosa Setembro 2025 São Paulo Estado

Problema com convidado / família

Tawane, dia 12 de Agosto de 2025 às 15:44 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 15

Pessoal, meu tio tem uma esposa, e essa esposa tem uma filha que já é grande, casada e com filhos pequenos. Eu conheço essa menina desde criança, a gente já conversou, mas nunca fomos próximas. Ela não sabe quase nada da minha vida, nunca falou com meu noivo, só o viu de longe. Hoje em dia é só “oi” e “tchau”, mas, como minha família é unida, ela sempre está presente.

No convite, eu chamei apenas meu tio, a esposa dele e as outras filhas dele, com quem tenho contato. Acontece que a esposa dele disse que não vai ao meu casamento se essa outra filha dela não for. E aí, automaticamente, se a esposa não for, meu tio também não vai.
Agora, a filha dela quer falar comigo, e eu não sei o que é — provavelmente para pedir para ser convidada. Mas, tipo, ela nunca me chamou para nenhum aniversário dos filhos dela, para nada, e ainda por cima julga todo mundo. Só que eu tenho medo do clima que vai ficar depois, na família, quando estivermos todos juntos.
O que faço?
Opinião de vcs

15 Respostas

Última atividade por Camila, dia 15 de Agosto de 2025 às 11:50
  • Camila
    Noiva Esperta outubro 2024 São Paulo Estado
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Convidado não convida e fim

• Responder
  • Deborah
    Noiva VIP Abril 2017 São Paulo
    Deborah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A lista é sua e convidado não convida. Da mesma forma que ninguém é obrigado a ir, você não é obrigada a convidar. Simples assim. Anfitrião não tem que dar satisfação. E se nenhum deles aparecer, só mostra que a "dita cuja" é mais importante que você, e gente assim não faz falta na vida de ninguém. Nunca vi "carteirada" só por ser filho de convidado e achar que tem que ir também... fica em paz e deixe que ela faça o papel de rídicula.
    • Responder
  • S
    Noiva Curiosa Junho 2026 São Paulo
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Siga seu coração, você não é obrigada a convidar ninguém que não queira, se seu convidado te pressiona ou exige escolher algo do seu casamento, você perde o controle. O dia é seu e a sua decisão e opinião é o que importa, agrade somente a si mesma e ao seu amor!
    Um abraço e boa sorte na sua escolha ❤️
    • Responder
  • Rebeca
    Noiva Constante outubro 2025 São Paulo
    Rebeca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu abriria essa exceção para chamar a menina também, afinal por experiência própria, você vai comprar uma briga pro resto da vida. Não vale a pena.
    • Responder
  • Pâmella
    Noiva Master Julho 2026 Rio de Janeiro
    Pâmella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Fico feliz, pq é a mais pura verdade. Não temos que chamar ngm por educação ou que não temos contado, até pq se for pra pagar por uma pessoa a mais, que seja alguém querido que infelizmente ficou de fora por conta de orçamento.
    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo Estado
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá noivinha, complicado ein, a sua situação é bem delicada e envolve mais dinâmica familiar do que simplesmente um nome a mais na lista de convidados.
    Não é só sobre pagar o prato dela, mas sobre o significado do convite e os limites que você e seu noivo querem colocar no casamento.

Pontos importantes:

É o seu casamento, suas regras – ninguém tem direito “automático” ao convite só por laços distantes de parentesco.

A reação da esposa do seu tio é emocional – provavelmente ela está enxergando como uma “exclusão” da família dela, e não só um detalhe de lista.

O seu medo do clima depois é real – em famílias unidas, esses ressentimentos podem durar. O ponto é decidir se vale a pena evitar o estresse agora ou preservar seu critério.

Essa filha não é próxima – se ela nunca te incluiu nas coisas dela, é natural que você não sinta obrigação de incluí-la.

O que você pode fazer:

• Manter sua decisão: com jeito, explicar que a lista é limitada, que estão indo pessoas com quem vocês têm mais convivência, e que infelizmente não vai dar para chamar todo mundo. Vai ter quem não entenda, mas você preserva seus critérios.

• Ceder estrategicamente: convidar a moça só para evitar o afastamento do seu tio e o clima ruim. Nesse caso, não pense nela como “privilégio” e sim como “preço” para manter a paz com quem você realmente quer por perto (se for esse o caso).

• Conversar antes: se ela for te abordar, tente ouvir primeiro. Talvez ela nem vá pedir para ser convidada (apesar de provável), e você pode aproveitar para explicar que a lista foi feita por afinidade e limite de espaço.

Uma frase que ajuda nessas conversas:
    "A gente gostaria muito de ter todo mundo, mas tivemos que fazer escolhas bem difíceis para caber no nosso orçamento e espaço. Não é pessoal, é só a realidade da lista." Aí você já quebra ela e sem discussão, nesse caso você já tratou com ela, a esposa do seu tio nem tem o que falar, Deus os abençoe e boa sorte.

• Responder
  • Letícia
    Noiva Constante Novembro 2025 São Paulo Estado
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Família é uma questão bem complicada mesmo viu, se eles não querem ir só pq vc não convidou ela será que eles realmente se importam com vc ou só querem causar?

Oq vc pode falar pra ela é o casamento é para pessoas próximas do casal, que fazem parte da nossa vida. Uma estratégia que eu tenho usado é falar olha se vc quiser pagar pra ir o valor é x por pessoa, mexeu no bolso o povo já foge kkk

• Responder
  • Yas
    Noiva Constante Fevereiro 2026 São Paulo Estado
    Yas ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Entendo seu sentimento, mas pra mim não faz sentido chamar ele os filhos e a esposa, e deixar a menina de fora, mas se faz sentido pra você faz.

Só um duvida não te chamara pra nenhum aniversário dos filhos dele? ou só dela?

• Responder
  • Nathalia
    Noiva Ativa Dezembro 2026 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu penso o seguinte: se não é próximo de mim eu não chamo. Mas isso sou eu, né rs. Eu acho que você pode chamar, se:

- A ausência do seu tio for te magoar (então sim, é melhor chamar)
    Mas se você está com o convidados todos contadinhos e vai impactar em valores, então pesa o que faz mais sentido.
    • Responder
  • Tawane
    Tawane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vou fazer isso mesmo…tens razão.
    Muito obrigada Isa ❤️
    • Responder
  • Tawane
    Tawane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    você precisa ter consideração com uma pessoa que não é próxima, mas eles não tem consideração em ir ao seu casamento?”
    Amei e isso está me fazendo refletir MUITO! Obrigada!
    • Responder
  • Tawane
    Tawane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Seria ela, o esposo, e dois filhos deles
    Complicado
    Nunca me chamaram pra nenhum aniversário deles 🥲
    • Responder
  • Yas
    Noiva Constante Fevereiro 2026 São Paulo Estado
    Yas ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Concordo com as meninas, mas eu chamaria a filha dele até pq uma pessoa a mais não faz tanta diferença do que 4 a menos entende? Como vcs não tem briga com ela e nem nada ent eu chamaria pra evitar dor de cabeça pra mim, querendo ou não vc já criou um problema chamando todos da familia menos ela, então pra evitar mais problema eu colocaria ela no convite e problema resolvido

• Responder
  • Pâmella
    Noiva Master Julho 2026 Rio de Janeiro
    Pâmella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo com a Isabela, casamento é muito caro para chamarmos por educação. E vejo por outro ponto, você precisa ter consideração com uma pessoa que não é próxima, mas eles não tem consideração em ir ao seu casamento? Eu conversaria com ele e explicaria que não dá pra chamar e ponto. Cabe a ele ir ou não. Sua parte você fez.
    • Responder
  • Isabela
    Super Noiva Agosto 2024 São Paulo Estado
    Isabela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Situação bem complicada, mas eu conversaria com seu tio e explicaria a situação, até pq o casamento é seu e você que decide quem deve ou não ir. Fala que vai convidar quem realmente tem proximidade e que espera que ele compreenda, o restante vai do bom senso de cada um. E não esquente a cabeça, as pessoas falam de qualquer jeito, aproveite o seu grande dia com pessoas que realmente fazem sentido para vocês ❤️
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas