Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

G
Noiva Ativa Fevereiro 2023 São Paulo

Procedimentos para alteração de documentos após o casamento (mudança de sobrenome)

Gisele, dia 15 de Maio de 2023 às 18:47 Publicado em Fórum Casamentos.com.br 3 10

Smiley star Olá noivinhas e casadinhas kkk


Recentemente fiz um post sobre troca de sobrenome após o casamento Smiley ring .


Reparei que a maioria opta por não fazer a alteração devido as "burocracias" relacionadas a troca e atualização de documentos. Por isso, vim compartilhar com vocês como está sendo a minha experiência para atualização dos documentos.


Vejo que muitas tem um certo receio de ser muito complexo e demorado, porém eu achei os procedimentos relativamente simples e quase tudo pode ser feito online. Não é tão dificil quanto as pessoas costumam falar kkk


Então vamos lá:


RG: Fiz a solicitação de 2ª Via do RG, no site do POUPATEMPO de SP. Agendei um dia, e compareci ao Poupatempo com a certidão de casamento em mãos. Meu RG novo ficou pronto 15 dias depois, já com o nome de casada.


CPF: Fiz tudo online, pelo site da Receita Federal. Vocês vão encontrar as orientações no site da Receita Federal, jogando no google "Alteração de Dados Cadastrais no CPF". Basicamente, eu só tive que informar meus dados atualizados (nome de casada), e encaminhar um e-mail anexando a certidão de casamento e uma foto, segurando meu RG novo, pedindo para que eles atualizassem meu CPF.

No meu caso, tudo foi atualizado em 48 horas.


Título de eleitor: Ainda estou no processo de alteração, mas pelo que vi também é 100% online no atendimento virtual do TSE. Se alguém já fez, e puder compartilhar aqui como é o processo todo seria ótimo.


CNH: meninas, não tenho CNH, mas consultei o site do DETRAN, e vi que o pedido de atualização deve ser feito presencialmente.


Tenho uma casa/apartamento em meu nome de solteira. Como fazer a atualização do nome de solteira para o nome de casada?


Esse é o meu caso, pois eu e meu marido tínhamos comprado um apartamento antes de nos casarmos. Dentro os que estão aqui, é o processo que pode ser um pouquinho mais chato.

No cartório de Registro de imovéis da sua cidade, você irá levar seus documentos e solicitar que seja feita uma averbação na matrícula do seu imóvel. Averbação é a ação de registrar alterações realizadas em determinado imóvel e em seu respectivo registro.


**************************************************************


Meninas, a principio acho que esses são os documentos que pensamos quando falamos em alterar o nome.


É claro que tem gente que já tem diploma, carteira de identidade profissional, e ai teria que avaliar pontualmente o qual complexo seria realizar a atualização de cada um.


Se alguém já tiver feito esses procedimentos e quiser acrescentar algo fique a vontade!


Espero que este post possa ajudar as noivas que tinham medo de alterar por achar que pudesse ser muuuuito complicado.


Smiley flower


10 Respostas

Última atividade por Helena, dia 30 de Abril de 2024 às 16:54
  • Helena
    Noiva Novata Junho 2024 São Paulo Estado
    Helena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei o post, estava buscando essas informações mas estavam todas espalhadas, ajudou muito seu compilado aqui!



    E sobre o registro de imóveis eu ainda estou tentando encontrar as respostas… no meu caso eu só alugo, mas me disseram que eu tenho que averbar mesmo assim, já que o apartamento é o primeiro domicílio conjugal… me pareceu muito estranho, alguém passou por isso também?
    Obrigada noivinhasss!
    • Responder
  • Renata
    Bahia
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Gisele, muito boa toda essa informação! Obrigada Smiley heart

    Depois 👉📍Os melhores fornecedores para o seu casamento em São Paulo

    E para não deixar escapar nada 👇

    Posso ajudar em algo mais?

    Smiley kiss

    • Responder
  • Mayara
    Top das Noivas Julho 2022 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Adorei o post. Com certeza vai ajudar muitas noivas.

    Além dos documentos que vc citou, deixo aqui o adendo sobre o passaporte. Além de não fazer questão de mudar meu nome por não ver sentido nisso, o passaporte tbm impactou na decisão, afinal eu tinha acabado de emitir pra viagem de lua de mel e ele tem a validade de 10 anos e é um documento caro pra eu ter q emitir um novo por causa da mudança de nome.

    • Responder
  • Alini
    Top das Noivas outubro 2022 Espírito Santo
    Alini ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Vale lembrar que também precisa trocar o nome no INSS, eu troquei todos os meus documentos até rapido, porém tive problema ao receber meu PIS, porque não sabia que precisava alterar no INSS.

    • Responder
  • Elisa
    Noiva Master Julho 2023 Rio de Janeiro
    Elisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Gisele, amei suas dicas, super uteis Smiley smile

    • Responder
  • V
    Noiva VIP Dezembro 2023 São Paulo
    Vitória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ameiiii! obrigada, esse post tranquilizou o coração de algumas noivinhas, incluindo o meu! agora desculpa a pergunta mas e em questão de valores, é realmente caro como as pessoas tbm falam ?
    • Responder
  • Sarah
    Noiva Master Setembro 2023 Paraná
    Sarah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei as dicas, logo será eu fazendo tudo isso 😆😆
    • Responder
  • Mayara
    Noiva Master Junho 2023 São Paulo Estado
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótimo post, hoje em dia a atualização tende a ser mais prática mesmo! Por aqui vou alterar meu sobrenome também 😊
    • Responder
  • Mayara
    Super Noiva Janeiro 2024 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei as dicas, Gi! Também quero alterar meu sobrenome 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
    • Responder
  • Leticia
    Super Noiva Agosto 2023 São Paulo
    Leticia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A questão do imóvel tbm funciona quando está financiado? Tenho essa dúvida
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas