Olá meninas,
Vim aqui pra dar um help para as noivinhas que estão na fase de correr atrás do civil.
Eu sou do RJ, São Gonçalo e fiz o processo de gratuidade.
Antigamente tinha o POUPA TEMPO que facilitava e no mesmo dia a pessoa conseguia uma data, com o fim do poupa tempo não sobrou muitas opções, a não ser pagar mesmo. A taxa total por aqui é $900 reais.
Pra quem não conhece, existe a FUNDAÇÃO LEÃO XIII - CENTRO SOCIAL BRASILÂNDIA, foi lá que consegui os papéis de gratuidade. Você precisa chegar lá bem cedo pois só liberam algumas senhas, levar alguns documentos (sendo que na hora eles não conferem todos) e o responsável preenche uns papéis.
Após preencher você só tem 30 dias pra levar ao cartório.
Alguns cartórios, como o que eu fui, informam que quando é gratuidade você precisa AGENDAR pra conseguir dar a entrada. Isso mesmo, não é só chegar lá e levar os documentos. Pra entender melhor vou dizer as minhas datas:
- Em dezembro/2018 eu fui no cartório a primeira vez, e ai agendaram pro dia 30/01/19 pra dar entrada.
30/01/19- dei a entrada
12/03/19: resposta se foi processada e se já tinha data disponível
13/03/19: meu noivo foi no cartório e marcou a data
30/03/19: data do casamento civil.
Lembrando que nem sempre o cartório libera uma quantidade grande de datas por mês. Pode ser entre 2 ou 3 que foi nosso caso.
Enfim, basicamente é isso, se vocês precisarem de alguma ajuda podem deixar nos comentários. O telefone de contato da fundação é (****, vocês podem ligar pra lá pra tirarem dúvidas também.
Beijos e fiquem com Deus!