Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Marina
Noiva Esperta Junho 2022 São Paulo

Quais detalhes do casamento realmente importam para os convidados?

Marina, dia 16 de Dezembro de 2020 às 10:49 Publicado em Fórum Organizar um casamento 1 27

Olá, pessoal!

Eu estou aqui revisando alguns detalhes do casamento e refletindo... uma das coisas que a gente se preocupa é com a experiência do convidado; queremos que seja uma festa excelente e memorável para todos. E aí, tem coisas que marcam mais do que outras, né.

Por exemplo, eu não me lembro da decoração dos casamentos em que eu fui.

Por outro lado, lembro da comida incrível de um dos casamentos e do atendimento ágil dos garçons.


Em outro ainda, me lembro de ter esperado um tempão debaixo de um sol muito quente pelo início da cerimônia, suando pra caramba. Todo mundo comenta isso quando pensamos neste casamento em particular, o quanto estava quente.



E aí, queria saber a opinião de vocês: quais são os detalhes que realmente importam para um convidado? E quais são aqueles que as pessoas nem notam ou nem lembram mais depois do casamento?


27 Respostas

Última atividade por Amanda, dia 17 de Dezembro de 2020 às 16:03
  • Amanda
    Super Noiva Janeiro 2022 Paraná
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que debate legal Marina, parabéns! Por aqui sempre tento focar nas coisas que marcam mais os convidados na hora de organizar. Vamos lá então


    1 - organização: acho que é a principal coisa do casamento, e é um detalhe sacana porque se estiver tudo bem organizado não vão perceber ou comentar, mas se algo estiver confuso ou uma organização péssima pode ter certeza que todos os convidados comentam antes de qualquer coisa. Aqui acho que entram os detalhes como mesas e cadeiras para todo mundo de forma confortável, atrasos, distância/ qualidade da estrada. Tivemos um casamento na família em que as mesas não eram marcadas, e na hora H várias pessoas da mesma família tiveram que sentar em mesas separadas, ou pessoas super importantes para os noivos sentadas no fundão do salão. Outro casamento que fui era super distante, em uma chácara no interior, sem sinal de gps ou mapa, com uma estrada de chão completamente escura, ficamos uma hora perdidos na volta.
    2 - comida e bebida: aqui acho que o básico funciona. Comida saborosa, mesmo que simples, e em quantidade suficiente para todos já é sucesso. Mas um detalhe que nem todos pensam e é muito importante é bebida, nada pior do que passar sede em algum lugar, é importante ter um mínimo de variedade, já fui em vários que só tinha refrigerante, e eu que não tomo por exemplo fiquei com sede 😂. Os doces também são importantes, principalmente na quantidade, quem nunca foi a alguma festa/ casamento que nem provou tal doce porque já tinha acabado.
    3 - Noiva arrumada: acho que não vi nenhum comentário aqui sobre a noiva, mas sem dúvida é algo que todos reparam, já que é o momento mais esperado da cerimônia, a marcha nupcial com a entrada da noiva que atrai o olhar de todos. É algo que sempre gera comentários, quem nunca ouviu depois do casamento “nossa como ela estava linda”, principalmente nas fotos que serão postadas depois do casamento a noiva ganha destaque.
    4 - decoração: a decoração é um ponto que é mais fácil de passar despercebido, normalmente quando a decoração é o “normal/ esperado” para um casamento ninguém lembra. Mas os extremos ganham destaque, um casamento sem nada de decoração em um salão imenso pode gerar comentários, assim como ninguém esquece aquela super decoração digna de capa de revista, com milhões de flores e arranjos aéreos, ou ainda aquela decoração super diferente ou temática que te faz mergulhar em um universo mágico assim.
    • Responder
  • Luiza
    Noiva Master Maio 2022 São Paulo
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Um detalhe que muitos eventos pecam é na sonorização. Até pode parecer só um mero detalhe, mas é o ponto central da cerimônia, na minha opinião.

    Já tive 2 experiências péssimas nesse quesito: uma delas foi um casamento chique, belíssimo, decoração e comida elegantes, tudo perfeito. MAS não consegui ouvir nada que a celebrante dizia. O local não tinha caixas de som suficientes, então os convidados começaram a conversar em paralelo à cerimônia e ninguém ouvia nada! O outro caso foi uma festa de 15 anos que só tinha 2 caixas de som na frente. Como o espaço era bem comprido, colocaram as caixas em um super volume, para poder ser audível no fundo do salão. Resultado: as mesas da frente ficavam surdas com o barulho, enquanto o fundo não conseguia ouvir Smiley ups

    Claro que outros pontos muito importantes são: comida/bebida/doces em quantidade suficiente para que ninguém saia sem ao menos provar todas as opções disponíveis; espaço suficiente para todos sentarem com conforto; pista de dança animada e com boa seleção de músicas (para todos os gostos); controle de horários/atrasos/duração de cerimônia; além de uma duração razoável da festa (fui em um casamento que atrasou o início, o que impactou demais na festa em si, quase não deu tempo de dançar - minha parte favorita haha).

    Acho que seriam esses os mais importantes pra mim, como convidada - e também como noiva Smiley winking

    • Responder
  • Mayara
    Top das Noivas Novembro 2021 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi noivinha!

    antes de começar os detalhes para o casamento eu confesso que só me importava com a comida e que o espaço seja bonito e tenha lugar para sentar, hoje sendo noiva meu olhar mudou MUITO mas é só pq organizo as cosias mesmo kkkkkkkkkk

    Beijos

    • Responder
  • Bianca
    Super Noiva Setembro 2021 São Paulo
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa, acho q comida e animação da festa (música mesmo). Mas eu me preocupo mtooo com a decoração, quero q seja uma imersão em um casamento vintage sabe. Então investi bastante nisso. Uma coisa q eu lembro negativamente de um casamento q eu fui, foi q passaram mtoooos vídeos e vídeos longos, de retrospectiva, Love story, despedida da família... Toda vez q falam desse casamento mencionam isso.
    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa, acho que tem muitas coisas que importam para os convidados e, muitas vezes, a noiva nem liga e vice versa.


    Pontualidade. Pontualidade é uma coisa que importa muito aos convidados e as vezes a noiva não liga muito por achar que atrasos fazem parte. Eu acho atraso super deselegante. Minha melhor amiga se atrasou em 2h porque na hora H entrou em crise de choro e demorou um tempo para se recompor. Ano passado fui a um casamento no qual um casal de padrinhos se atrasou 1h e a noiva não quis começar a cerimônia sem eles. Obviamente que ambos casamentos foram lembrados negativamente, até hoje isso é assunto.
    Falta de lugares para todos. Outra coisa que os noivos não se importam muito mas que para os convidados faz muita diferença. Fui a um casamento de uma conhecida, em um clube. Ela colocou cadeiras somente para os pais e padrinhos. O resto dos convidados assistiu a cerimônia de pé. Foi bem chato. Outro casamento que fui, de amigos do meu marido, os noivos colocaram mesas e cadeiras somente para os familiares na festa. Ficamos de pé na festa inteira, sem exagero. Por fim, fomos embora porque eu já não aguentava mais ficar de pé em cima do salto.
    Comida escassa. Outro problema notável para convidados. Garçons que não sabem servir ou buffets que seguram a comida acaba com a festa. Já saí de festa direto para o trailer de sanduíche de tanta fome que eu estava.
    Acho que ao final todas as noivas tem que se colocar no lugar dos outros e pensar como gostaria de ser tratada...se pensar assim, todos os comentários serão sempre positivo 😸
    • Responder
  • Camila
    Noiva Esperta Junho 2021 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Marina!

    Que debate legal. Pensando nas minhas experiências, eu não lembro das decorações, mas comida, bebida e música pesam bastante. Um outro fator que eu acho que os convidados lembram é no tempo de cerimônia. Se for muito demorada, principalmente se for em lugares diferentes.Fui em um casamento que a noiva além de ter atrasado uma hora, ainda foi casamento com missa completa. Foram quase 2 horas e meia aguardando na igreja... Smiley cry

    • Responder
  • N
    Noiva Esperta Agosto 2021 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acredito que primeiro a comida: se estiver boa vai ser o que será mais lembrado é elogiado, se estiver ruim ninguém vai esquecer também. Isso tbm vale pro ato de servir a comida, quantidade de garçons, mesas etc.
    Depois acho que o clima do ambiente, clima de temperatura mesmo, eu já fui em locais de festa sem nenhuma ventilação, sem janelas e no momento pandemico que estamos vivendo isso é um grande agravante.
    E tbm penso na animação da festa, pelo menos na grande maioria das vezes os convidados aguardam dançar ou se divertir, se a festa estiver devagar as pessoas tbm se lembram depois.
    • Responder
  • Jessica
    Top das Noivas Dezembro 2021 Minas Gerais
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Marina, acho que são basicamente esses que você falou.

    Dificilmente alguém vai lembrar da decoração, mas com certeza irão lembrar da comida e do conforto.

    A distância da cerimônia para o local da recepção também é algo que conta muito, quando é muito distante os convidados enxergam como ponto negativo.

    Também tenho lembrança de um casamento que foi em ambiente aberto, mas os noivos excluíram totalmente a possibilidade de chover e todo mundo teve que correr pra baixo de um único espaço coberto, enquanto os garçons tentavam salvar a decoração do lugar.

    • Responder
  • Priscila
    Noiva VIP Setembro 2021 São Paulo
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Comida..bebida.. e som creio q os primordiais
    • Responder
  • K
    Noiva Esperta Maio 2022 São Paulo
    Karina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bem para o convidado sem duvida é a comida e bebida sendo bem servidas esse é o único detalhe que realmente importa, vc pode fazer o casamento no Palácio Tangara mas se o buffet demorar vai ser isso que o convidado vai reparar kkkkk, tem noiva que fica quebrando a cabeça com N personalizações , tabelas de cores e no fim os convidados nem ligam para isso
    • Responder
  • The
    Super Noiva Setembro 2022 São Paulo Estado
    The ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Marina ao contrário de você eu lembro da decoração de todos os casamentos que fui acredita? Hahaha pra mim o aspecto visual da festa pesa muito, mas não é mais importante que comida/bebida e organização.


    Fui no casamento do meu primo em fevereiro desse ano, antes de começar essa loucura de coronavirus. Fizeram uma festa para aprox. 200 pessoas em um espaço que não comportava isso. Resultado: filas e mais filas para se servir no buffet, fila para pegar bebida no bar, fila até para entrar na festa (fiquei uns 15 minutos fora do salão esperando!). Todo mundo espremido nas mesas, um esbarrando no outro para poder passar para ir no banheiro, ou pra pegar comida. Imagina, a cerimônia na igreja atrasou 1 hora e meia, depois mais 1 hora para chegar no buffet, depois 15 minutos para entrar na festa, mais 15 minutos de fila para poder pegar comida. Essa festa em particular me marcou negativamente, e fiz uma nota mental de tudo o que eu não quero que aconteça na minha nesse quesito de organização. Por isso acho que assessoria, pelo menos no dia, é essencial por essas questões de logística sabe?
    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Provavelmente irá sim, haha! Noivas entendem umas as outras!

    Isso é verdade, não são todos, mas normalmente os convidados reparam no que é dito durante a cerimonia! Por isso os votos emocionam bastante Smiley laugh

    • Responder
  • Marina
    Noiva Esperta Junho 2022 São Paulo
    Marina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Tem toda razão! Mas aí, quando você, noiva, para para refletir, percebe que está gastando um tempão escolhendo detalhes pequenos da decoração e nem pensou em fazer uma pesquisa no Google para entender quantos garçons são ideais para o seu número de convidados, tentar negociar com o buffet um aumento de staff e tals... hahahha. Às vezes a gente foca nos lugares errados.

    • Responder
  • Marina
    Noiva Esperta Junho 2022 São Paulo
    Marina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Certamente eu vou começar a reparar bem mais agora!

    Você falou da cerimônia longa, é verdade! E também me marcaram as cerimônias com frases machistas do padre ou pastor celebrando. Rolam comentários por dias depois.

    • Responder
  • Marina
    Noiva Esperta Junho 2022 São Paulo
    Marina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi, Thainá!

    Eu acho que lembrancinhas ninguém lembraaaa! hahaha. Uma vez eu ganhei chinelo e nem esse eu guardei, haha. Ele tinha uma tira meio desconfortável e as iniciais dos noivos, então não era muito bonito para usar por aí.

    O casamento em que eu fui e que passei calor também tinha passarela de espelhos, haha. Pior que eu nem sei se os noivos sabem o quanto os convidados sofreram, ninguém deve ter tido coragem de contar para eles.

    • Responder
  • Marina
    Noiva Esperta Junho 2022 São Paulo
    Marina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi, Jade!!

    Fiquei pensando especialmente sobre isso que você disse da atração que tira os convidados da cadeira. A gente vai ter banda e tals, e nós não somos muito de protocolos, sabe? A gente estava pensando em deixar a festa ir fluindo naturalmente, até porque é um mini wedding (60 convidados). Mas, agora fiquei pensando se não vale a gente ter um momento que mostra aos convidados que é a abertura oficial da pista de dança, que é o momento de todo mundo levantar e vir curtir a música, dançar... Vou pensar a respeito, hahaha

    • Responder
  • Ana Carolina
    Noiva Master outubro 2021 Rio Grande do Sul
    Ana Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Marina,

    Acho que comida, bebida e serviço é o que marca os convidados.

    Decoração e outros detalhes, enchem os olhos na hora; mas no outro dia ngm lembra. Já da comida fria ou do garçom demorado ngm esquece.

    Smiley kiss

    • Responder
  • Juliane
    Noiva Master Março 2021 Rio de Janeiro
    Juliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Caramba concordo com força com a Lara. Eu só saio com fome nos casamentos, festa de criança não- eles passam toda hora, e eu tenho que pedir pelo amor de deos não passem mais aqui, midira, passa sim HAHAHAH- mas casamento só teve que o atendimento foi excelente.

    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Marina, depois que virei noiva/casei comecei a reparar muito mais em todos os detalhes, porque senti na pele o quanto dói quando fazemos algo e as pessoas não notam, sabe?

    Então me atento aos detalhes de guardanapo, alguma frase colocada em um ponto especifico, as musicas escolhidas, ao modelo do vestido, etc
    Mas como convidado, acredito que o que mais chama atenção é: comida, animação da festa, vestido da noiva e temperatura.

    Também acrescento que: cerimonias longas rendem muitas conversas entre os convidados, normalmente sempre negativas. Convidados amam cerimonias menos demoradas e mais curtinhas.

    • Responder
  • Alanna
    Super Noiva Novembro 2022 São Paulo
    Alanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Comida, bebida e uma pista de dança animada: esses são os detalhes que ficaram na minha memória em relação aos casamentos que já fui. Quando a ligação com os noivos é muito próxima, uma cerimônia emocionante também costuma ficar na memória, desde que não seja muuuito demorada hahaha

    • Responder
  • Marina
    Noiva Esperta Junho 2022 São Paulo
    Marina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Mayara, você tem um bom ponto que serve de atenção para mim e o meu noivo. O salão da nossa festa não é gigaaaaante, sabe? Nosso casamento é pequeno (60 convidados), mas, mesmo assim, é bom a gente fazer o mapa direitinho para não ficar apertado e desconfortável. Boa dica, vou até prestar atenção nisso durante a organização esse ano! Smiley winking

    • Responder
  • Lara
    Noiva Master Junho 2021 Distrito Federal
    Lara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olha, eu acho que o casamento pode ser o mais chique e rico possível, mas se a galera sai com fome, já era. Os casamentos que fiquei sem comer, seja pelo serviço demorado ou pq os noivos não quiserem investir nisso, me marcaram negativamente nesse sentido.

    No mais, acho que uma festa animada, mesmo que simples, também deixa lembranças felizes para todos.

    Então, por isso, aqui investimos em comida, bebida e animação. Os outros detalhes, como o nome diz, é detalhe, e só a noiva percebe (muitas vezes nem o noivo liga).

    • Responder
  • T
    Noiva Master Março 2024 Distrito Federal
    Thainá ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É difícil porque cada pessoa tem um momento que marca e nem sempre são os mesmos, né. Em geral acho que a comida e o atendimento chama muito a atenção. Eu me lembro muito bem de casamentos que fui pela comida kkkk principalmente os doces que são minha parte favorita. Realmente eu não me lembro de decorações também. Lembro da animação. Nem das lembrancinhas eu não me lembro (quanta ironia! 😂)
    Mas os pontos negativos de casamentos que fui foi um em que a passarela era de espelho e o sol tava bem forte. Além do calor, o reflexo também incomodou. Lembro de outro que o serviço foi food truck mas tinha muita gente para poucos caminhões, ou seja, eram filas gigantes o tempo todo...
    • Responder
  • Giselle
    Noiva Master Abril 2022 São Paulo Estado
    Giselle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho que como convidado o que eu mais me importo é com a consideração que o casal teve em me convidar. Sempre me lembro também da comida, acho que é o que acaba mais marcando na experiência! Acho que é por isso que tô valorizando bem essa parte nos preparativos!
    • Responder
  • J
    Noiva Constante Maio 2022 São Paulo
    Jade ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Marina,
    Acredito que a primeira coisa que os convidados comentam, reparam, lembram ... É a comida e bebida! Qualidade, organização na hora do buffet, as opções de bebidas disponíveis e etc ...
    Mas logo em seguida é a animação da festa em si, ninguém merece aqueles casamentos onde a música está tocando e os convidados não mechem um músculo na cadeira! Nós como noivos queremos que eles se divirtam e eles querem se divertir ... Mas para isso acontecer precisa daquela "atração" da animação fantástica para que esse momento da festa fique na memória! E também temos a organização do evento em si ... Se as mesas já estavam reservadas e ninguém teve que sair correndo para ter um bom lugar, se a equipe que está trabalhando no locar é gentil, educada, se os noivos deram atenção (sabemos que em uma festa é meio difícil) mas como convidada e agora noiva posso dizer que essa é uma reclamação recorrente, já ouvi de muitos convidados para o meu casamento ..." você vai nos dar atenção, certo? " as vezes lê cinco minutinhos que passamos conversando com eles já faz uma grande diferença na impressão que sua festa irá deixar! A climatização do evento, ninguém deseja se sentir no deserto ou no polo norte. É difícil dizer no total o que eles não notam, porque eles notam tudo! Acredito que nossa missão como noivinhas é tornar o casamento notável e memorável ... Todos os detalhes importam aos convidados, mas as vezes eles saem tão caóticos, que os convidados preferem esquecer.Espero ter ajudado, 🧡
    • Responder
  • J
    Noiva Master outubro 2021 Pernambuco
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Debate importante Marina. Existe vários pontos mega importantes, vou citar uns nos quais mais penso.


    1 - Comida e bebidas: Convidados sendo bem servidos sem longas esperas na mesa, acho isso horrível e muito deselegante (já passei por isso em algumas festas). Seja a partir das entradas, ao jantar até o momento do bolo.
    2- Organização: Quantidade de convidado sendo equivalente ao local da festa. Já fui pra um casamento em especial que os noivos convidaram além da capacidade da casa de festa, foi péssimo pois os convidados foram chegando sem ter lugar pra ficar com suas famílias, inclusive a minha. E sentimos super perdidos na chegada na recepção.


    3- Animação da festa: Tb acho importante, seja banda, orquestra ou Dj, uma boa animação rende momentos incríveis pra ser recordado.
    Citei esses 3 pois acho mais relevantes!!! Bjss
    • Responder
  • Mayara
    Top das Noivas Julho 2022 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Acho que o mais importante de tudo é a comida e bebida, se são de boa qualidade e se tem fartura, se são servidos com frequência. Uma coisa que tbm acho q importa é a animação da festa, se tocaram musicas legais, se a festa foi animada que ngm nem viu passar sabe?

    E uma coisa que reparei muito em um casamento em particular foi o "conforto" dos convidados na hora da festa. Tinha muita gente no salão, as mesas estavam super perto uma da outra, de forma que o encosto de uma cadeira batia no encosto da outra, isso foi mto desconfortavel e agoniante. Fora que nem os garçons conseguiam passar entre as mesas, então até a questão da comida foi prejudicada, podia ter bastante, mas não chegava nas mesas.

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas