Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Adayana
Super Noiva Maio 2018 Tocantins

Quando vc não é convidado!!! Leiam!!!

Adayana, dia 18 de Fevereiro de 2018 às 15:07 Publicado em Fórum Organizar um casamento 1 25
Quando você não é convidado!
Um dia desses, ao ver uma amizade se desfazer por causa de um simples convite que não foi feito (calma, foi na ficção!), me veio uma vontade de escrever sobre isso. Sei que o assunto é complicado, porém vou me esforçar para que possamos lidar melhor com essas possíveis situações.
Organizar qualquer evento, seja ele grande ou pequeno é sempre trabalhoso, até o mais simples chá de panela ou um encontro entre amigas pode se tornar uma tarefa espinhosa.
De todas as coisas, a mais difícil de fazer é a lista de convidados.
Ao convidar, creio que o melhor critério é escolher quem gostamos de ter por perto, por exemplo: aquelas pessoas queridas, que gostamos de conversar, de receber um abraço e servir o melhor que podemos. Mas, verdade seja dita, não é sempre que o orçamento nos permite convidar todas elas!
E aí começa o corta aqui, estica ali, rs, para selecionar quem vai. Na maioria das vezes, a muita matemática não ajuda.
Na vida, saias justas acontecem todo tempo, por isso listei algumas para que você esteja preparada.
Vamos agora aos “se”…
Se alguma amiga foi convidada e você não, tente ficar feliz por ela. Encare com bom humor a situação, talvez não seja tão ruim assim ficar de fora… Você não gasta com presente, com cabelo, roupa… rs.
Se um dia acontecer de você ter convidado alguém para alguma coisa e depois não foi retribuído com um convite de volta, não fique magoada. Convidar é mais que uma retribuição de gentileza ou política. Deve ter espontaneidade, afinidade e carinho.
Se isso ocorre entre amigas íntimas pode ficar chato, mas faça uma leitura sempre positiva. Além de ter motivos de orçamentos, também podem existir outros, mas nada que justifique o famoso silêncio ou uma inimizade.
Se depois do evento a que você não foi convidado surgir um diplomático pedido de desculpas, aceite e vire a página – sem vingança, é claro!
Se você é namorada, e a família do seu namorado não a convidou para aquele jantar de família, não faça drama. Imagine se for uma família grande! Já pensou naquela regra: “se convidar um, terá que convidar todos”?
Para finalizar, por melhor que seja a festa, nunca se ofereça para ser convidado e, muito menos, vá de penetra, isso é muito feio!
Foi convidado, valorize o seu convite. Não faça como na parábola contada pelo Senhor Jesus (Mt 22.1-14). Deus tem convidado a todos para o evento mais importante de todos os tempos: as bodas do Seu Filho. Infelizmente, o convite tem sido recusado, ignorado e desprezado por muitos.
Quem é convidado é lembrado e honrado, não vale desculpas.
Seja gentil e não economize nos agradecimentos.
Gostaria de ouvir a sua opinião: afinal, quem convidar e quem não convidar?
E, seja sincera, você já ficou chateada por não ter sido convidada alguma vez?
Um beijo e até a próxima semana!

25 Respostas

Última atividade por Michele, dia 20 de Novembro de 2024 às 10:27
  • Michele
    Noiva Novata Dezembro 2024 São Paulo Estado
    Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Depois que organizei nosso casamento, eu não me chateio por nada mesmo, por mais que a pessoa seja próxima! Compreendendo melhor agora o custo de tudo (e como custa, hein, rsrs...), vejo que não tem o porquê se chatear! Fazer a tal lista é terrível, e se não houver um critério que seja, de proximidade, intimidade e afins, o casal acaba endividado, e com uma proporção de festa que, no final das contas, não permite nem dar a atenção devida para cada convidado. Aquela pressão do "ah, mas eu te chamei pro meu casamento, você tem que me chamar pro seu"....olha, se não há convivência e conversa rotineira, ou no mais algum contato pós-festa, e o convite só seria por retribuição... não acaba sendo um convite forçado? Convidar e querer ser retribuído pelo convite... será que também não é um convite "desonesto"? Enfim, são muitas questões particulares, e que eu sinceramente vejo que o que vale é compreender e seguir em frente, pois as frustrações acabam vindo das nossas expectativas não cumpridas.

• Responder
  • Marília
    Noiva Principiante Abril 2023 São Paulo Estado
    Marília ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho que a gente tem que respeitar os noivos, ninguém é obrigado a ser convidado. Eu sou obrigada a chamar uma amiga de infância que eu nunca mais vi só porque lá atrás a gente era amiga? Ou convidar alguém que se convida pro casamento só porque quer ir? Eu acho que falta noção nas pessoas, dinheiro não dá em árvore, e a gente tem que priorizar o nosso núcleo familiar (só os mais chegados, aqueles que realmente se importam com a gente) e os melhores amigos. Aí só porque você conviveu com a pessoa durante algum tempo da vida não é motivo pra você ser convidado, a gente tem que aceitar. Você pode até ficar chateada porque queria ter sido convidada, mas levar pro coração, desfazer a amizade e ficar chamando a pessoa de mil e uma coisas só porque você não foi na festa dela, pra mim já é bem imaturo. Se isso acontecer com uma familiar muito próximo ou uma amiga de anos, aí tudo bem, você pode achar ruim, mas do contrário, tem que aceitar. Todos nós sabemos como um casamento custa caro.
    • Responder
  • Rosanea
    Noivo Novato Maio 2023 Ceará
    Rosanea ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não fui convidada para o casamento de uma pessoa que achava que era amiga, o pior eu nem sabia que ela ia casar, descobri por acaso. Ela foi demoiselle do meu casamento e guardiã do segredo do chá revelação do meu filho. Ela é prima do meu esposo e eles cresceram juntos. Quando o pai do meu esposo faleceu, o corpo dele foi velado na casa dela. E agora? Por qual razão eu não fui convidada e nem comunicada?
    • Responder
  • Janayna
    Paraná
    Janayna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu recentemente não tive uma experiência boa quanto a ser convidada faço parte de uma família q fui adotada tinha 1 ano e 6 meses , nunca me senti totalmente aceita. Recentemente minha sobrinha fez a festa da filha dela de 1 aninho mandou convite pra toda família menos pra mim e minha pequena o casamento também, fiquei super chateada....
    • Responder
  • Nara
    Noiva Esperta Julho 2023 Distrito Federal
    Nara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu tenho uma experiência sobre isso.
    Eu fazia parte de um grupo de 4 amigas. A primeira a se casar não convidou uma de nós. E essa era a que fazia questão de ir. A outra, não apareceu no dia e não deu nem satisfação por isso.

A amiga excluída ficou magoada. Entendeu que não era tão querida quanto as outras.
    Anos mais tarde, a que não foi convidada se casou e foi morar no exterior. Adivinha quem comentou no status dela que queria ir visitá-la no novo país? Adivinha quem disse que sentia saudades? A noiva que a excluiu do momento importante da vida dela! Achei uma cara de pau enorme!
    Nessa época fiquei numa sinuca de bico. Pq fui convidada, mas achei errado não sermos nós todas!
    • Responder
  • Mayara
    Noiva Esperta Abril 2024 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oiieee…
    Não sou convidada para coisas por parte do meu esposo, já moramos juntos a alguns anos a irmã dele por exemplo não me convida nem a mim nem a minha filha e sinceramente está tudo bem.. hoje meus amigos de infância ainda não tem filho geralmente os lugares para sair são diferentes do meu e está tudo bem também eu não fico chateada.

Aprendi com meus pais que quando agente namora casa ou mora junto, faça uma festa para um filho para o espaço enfim..
    Aprendi que; se não cabe sua família não cabe você. Sei que não é o assunto.
    Mas não fique chateada e aos seus eventos chame quem te faça bem que de longe você ver que mesmo que não fosse convidado estaria te aplaudindo de pé

Espero ter ajudo beijos
    • Responder
  • M
    Noiva Novata Agosto 2022 Rio de Janeiro
    Mel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que tristeza, não tem justificativa para tal ato. Espero que você esteja bem.
    • Responder
  • Elaine
    Noiva Novata Julho 2022 Rio de Janeiro
    Elaine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu terminei meu casamento hoje porque eu casei tem um mês, a irmã de meu ex esposo deu uma viagem para ele de presente para outro Estado e a mulher manejou tudo para ele comemorar o aniversário lá com ela, fizeram uma festa para ele, assisti tudo, sozinha, na cama, pelo status do WhatsApp, em fim, ele foi embora hoje, fez a mudança da minha casa hoje e eu não tenho como esquecer essa maldade, datas especiais se comemora com pessoas especiais e eu não fui especial paea ele, primeiro aniversário dele juntos, casados. E o pior, eu sonhei em enfeitar a casa, comprar o bolo dele com a vela de ponto de interrogação e ela fez isso, no meu lugar, ao lado dele no meu lugar, super felizes e eu em casa sozinho assistindo tudo, ele comemorou com os sogros da irmã dele, que estavam na festa e os sogros dele, que o receberam como um filho em casa, não dá para perdoar.
    • Responder
  • Tatiane
    Noiva Novata Abril 2020 São Paulo
    Tatiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Maioria das vezes não sou convidada, e mtas das vezes eu convido e não é recíproco eu fico mto chateado mas é mto bom pq eu percebo o quanto eu valorizo as pessoas q não merece eu vejo q não é recíproco chateada por demais mas é vida q segue excluo completamente essa pessoa da minha vida.
    • Responder
  • Mar
    Noiva Novata Julho 2014 Lisboa (Concelho)
    Mar ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Como compreendo. Também causei polémica porque convidei uns e não convidei outros. Mas é isso aí, um casamento não é barato, por muito que a gente queira ter lá o mundo inteiro, não dá, economicamente é extremamente complicado, temos de fazer escolhas. Quem compreende, nos quer bem, com toda a certeza. Espero que a sua cerimónia tenha sido linda!
    • Responder
  • Mar
    Noiva Novata Julho 2014 Lisboa (Concelho)
    Mar ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Já me aconteceu, não ser convidada e não me importei. Desejei sempre o melhor a essas pessoas, não me senti ofendida e até pensei que era uma situação que me isentava de convidar no futuro, caso não me fosse possível.E depois, aconteceu-me o contrário. Há uns anos casei. Para esta festa apenas convidei alguns elementos familiares. Foram poucas pessoas. Como se sabe, um evento destes, por mais pequeno que seja, é sempre muito dispendioso. Ficou decido que seria importante convidar apenas as pessoas que estavam mais presentes na nossa vida e que faziam sentido.
    Alguns familiares que não foram convidados e que me eram bastante chegados, tiveram a gentileza de me felicitar e ficarem felizes por mim, compreendendo a situação sem ser necessário dar explicações. Ainda hoje se relacionam bem comigo.Outros, ficaram chateados, e estes sempre foram pessoas que na verdade nunca estiveram presentes quando era mais importante e só se lembraram da minha existência nesta altura. Ainda hoje, estão ofendidos a pensar que lhes fiz mal só porque sim e eu tenho de viver com isso.Por isso, talvez tenha sido uma boa escolha, apesar de difícil. Concluí que, os que não ficaram chateados por não terem sido convidados são pessoas que compreendem e que nos querem bem, dos outros não posso dizer o mesmo, infelizmente!
    • Responder
  • A
    Noiva Novata Maio 2019 Rio Grande do Sul
    Alice ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    As pessoas sempre no "jeitinho brasileiro" pra ficar rodeando, enrolando e não falando a verdade. Se a pessoa não te convida para o casamento e você julgava que era sua amiga, sinto muito mais tu foi amiga sozinha. Resumindo: Se a pessoa não te convidou Par o casamento dela, é porque ela não te quis lá, simples. Muita gente fica com história de intimidade, mas tudo balela. muitas vezes as pessoas agem por interesse, principalmente na hora de escolher padrinhos, vão lá e escolhem os que podem dar presente bom ou que podem garantir alguma vantagem futuramente. Eu fiquei muito chateada com uma amiga que estudamos juntas e sempre frequentavamos a casa uma das outras, meu irmão um pouco mais novo também estudava naquele turno e éramos um trio de amigos, que saiam, fazíamos tudo junto. Na hora do casamento ela mandou apenas convite pra mim (ela conhecia minha mãe e minha avó muito também, muito bem, aliás) e eu no dia que recebi o convite e vi que só tinha um, fiquei muito triste. que ela não convidasse minha mãe e minha avó ainda vá lá, mas meu irmão que também sempre foi amigo, aquilo me machucou muito. A desculpa foi que tinha muitas pessoas íntimas e de longa data, chegando lá tava o gerente de onde ela trabalhava a poucos meses... Eu realmente não tava bem pra ir e quase não fui, só que meu irmão disse que seria desfeita e me convenceu a ir.
    • Responder
  • J
    Mato Grosso do Sul
    Jaqueline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Já terminei uma amizade muito próxima por que ela não me convidou para seu casamento, e estavam todos os amigos lá não me chamou, só que não me segurei e falei tudo pra ela, além disso ficou me escondendo e evitava falar sobre o assunto, como se eu fosse uma pessoa invejosa, ela me conhecia muito bem, para saber sobre mim, enfim terminei a amizade pra valer mesmo, afastei de toda a família, desejo o bem a todos para ser amigos não dá mais. mas como uma colega comentou abaixo hoje já tenho preguiça, porém a falta de consideração que me chateia , essa é a PALAVRA.

• Responder
  • Gabriela
    Noiva Master Abril 2019 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Meu noivo foi convidado para um casamento na Bahia (moramos em SP), a amiga dele me convidou também, mas se ela não tivesse convidado, eu super ia entender. Acho tão sem noção a gente ter que convidar uma pessoa só porque ela namora com alguém que conhecemos!
    O meu problema está sendo com relação aos irmãos do meu pai, queria convidar alguns, mas outros não. Apesar de procurar fazer minhas vontades, infelizmente nessa questão fico de mãos atadas. Já vou acabar causando uma certa polêmica por não convidar algumas pessoas, mas gente, não tem como, meu orçamento não é gigante, nós queremos oferecer o melhor para os nossos convidados. Poderia pegar o cardápio mais barato que tem do buffet e chamar mais pessoas, mas não, nós escolhemos um dos melhores.
    Acho que falta um pouco de senso das pessoas sabe? Se eu não te chamei é porque não deu...
    • Responder
  • Carolina
    Noiva VIP outubro 2019 São Paulo
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ótimo debate! Eu já fiquei chateada sim por não ter sido convidada, mas agora estou numa fase que torço pra não me convidarem, assim não fico "obrigada" a convidar também! hahaha

Brincadeiras a parte, é uma situação muito delicada, porque sabemos o quanto custa caro cada convidado, não temos como convidar por educação! Melhor coisa é se colocar no lugar do outro!

• Responder
  • L
    Noiva Constante Novembro 2018 Pará
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Excelente texto!

O meu casamento será para 80 pessoas, e tem pessoas que vou convidar porque são da família, mas que não gostaria! Vou deixar de chamar pessoas mais próximasSmiley cry , estou tentando equilibrar. Meu pai é falecido, logo tenho que convidar todos os irmãos (7) sendo que todos têm esposas e filhos, mas tem 2 que não queria, sendo que a família é unida e não vai ficar legal se não chamá-los! Quantos aos amigos, tem uns que acompanharm o início do relacionamento, mas hoje não estão tão presentes. São pessoas queridas, mas me vejo numa situação delicada!

• Responder
  • Martha
    Noiva Ativa Março 2018 Pernambuco
    Martha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Texto excelente. De fato convidar para um momento íntimo, como casamento, aniversário, batizado exige amizade, afinidade. Eu já fiz convites em momentos como esse, mas a pessoa não retribuiu. Não vou negar que é chato, pois é evidente que vc tem consideração pela pessoa e ela não tem por você, mas vida que segue... entretanto tem o lado inverso... Algumas pessoas que não tenho vontade de convidar, mas me sinto na obrigação por ter sido sempre convidada, em momentos pretéritos
    • Responder
  • Adayana
    Adayana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    😉👍☺🤗 Que bomm!!!
    • Responder
  • Adayana
    Adayana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que bom noivinha.. esse texto foi para as noivas pensarem mais um pouco sobre sua lista.
    • Responder
  • Carolina
    Noiva Ativa Abril 2023 Santa Catarina
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Excelente tema. Parabéns. Estava pensando no mesmo e me sentia até mau por ter que tirar pessoas que não tenho muito contato.
    • Responder
  • Amanda
    Noiva Principiante Maio 2019 Rio de Janeiro
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei 👏🏼👏🏼👏🏼
    • Responder
  • Ana Beatriz
    Noiva Constante Dezembro 2020 Pernambuco
    Ana Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei o texto👏👏👏
    • Responder
  • Rauany
    Noiva Constante Setembro 2018 Rio de Janeiro
    Rauany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótimo texto
    • Responder
  • Natiele
    Noiva VIP Julho 2018 São Paulo
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu fiquei uma vez, mas isso foi no começo só que soube que era algo bem íntimo aí entendi.
    • Responder
  • Emmy
    Noiva Master Março 2018 Rio Grande do Sul
    Emmy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que lindo o texto , sim eu já fiquei chateada por não ter sido convidada para algo,mas também compreendi que a pessoa já havia me convidado anteriormente e eu não compareci ( expliquei motivos) mas adorei isso , sinceramente é até nas difícil lidar com convidados do que com fornecedores etc
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas