Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Vitória
Noiva Master Julho 2022 São Paulo Estado

Quantidade de testemunhas no civil 📝

Vitória, dia 29 de Novembro de 2021 às 02:18 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 25
Oii noivinhas, suas lindas! Como vcs estão? Ando sumida porém sempre que tenho a oportunidade, dou uma aparecida por aqui! ❤️


Como comentei com vcs, um casal de padrinhos meu e do meu noivo casaram no dia 27/11 (anteontem) e nós fomos convidados tanto para sermos padrinhos quanto para sermos testemunhas no civil.

Sempre vejo vocês falando aqui na comunidade que a quantidade de padrinhos é somente um casal e acabei tomando isso como verdade. Eu e meu noivo fomos crentes achando que seríamos só nós e chegando lá, tinha mais um casal de amigos do noivo.

Fiquei chocada porque como eu disse, eu tinha CERTEZA que era só um casal. Será que é diferente em cada cidade? No de vcs também são dois casais ou somente 1?? Me contem, fiquei bem curiosa!!!!

25 Respostas

Última atividade por Fernanda, dia 16 de Dezembro de 2021 às 20:09
  • F
    Noiva Master Novembro 2020 Paraná
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Vi, é Lei federal ser 2 testemunhas, o que pode acontecer é o casamento inclusive ser anulado por essa irregularidade ou simplesmente 2 testemunhas serem dispensadas em uma nova versão/nova via do casamento (meu noivo é advogado, acabou de me contar que tá no código civil essa questão)

    • Responder
  • Andressa
    Super Noiva Dezembro 2016 Goiás
    Andressa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim sim.

    No dia de marcar, assinou eu, meu marido, o primo dele e minha cunhada e teve todo esse esquema de entregar identidade e tal.

    No dia da cerimônia eu não vi ninguém entregar documento (fui a última noiva a casar).

    No cartório que eu casei eles deram um papel antes pra gente mandar o nome das testemunhas com o número dos documentos (as que iam ser da cerimônia de fato).

    Quando eu casei ainda estava fora da pandemia e o cartório aceitava receber até 15 pessoas na sala, então fora as testemunhas também foram os pais, os avós e os irmãos.

    • Responder
  • Patricia Cristina
    Noiva Master Fevereiro 2022 Goiás
    Patricia Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oiii Vi, na verdade, as testemunhas assinantes são apenas 02, mas pode haver mais convidados, que variam conforme cada cartório... onde me casei no civil por exemplo, tínhamos direito a ter 02 testemunhas e mais 06 convidados na sala de casamento (não foi possível devido ao COVID, mas é o normal acontecer).

    • Responder
  • Bárbara
    Top das Noivas Setembro 2021 São Paulo
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oii, noivinha!!

    Aqui foram 2 testemunhas para darmos entrada nos documentos, depois 2 para o dia do civil, apenas, mas nós levamos nossos pais e irmãs, cunhados e sobrinhas para podermos comemorar no restaurante depois.

    • Responder
  • Ana Carolina
    Noiva Master Maio 2022 Paraná
    Ana Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Na verdade o cartório está seguindo um "costume", pois até mesmo o Código Civil de 1916 impunha 2, as 4 testemunhas só se não fosse no cartório (art. 193, parágrafo único), mas no atual, de 2002, são apenas duas.
    • Responder
  • Ana Carolina
    Noiva Master Maio 2022 Paraná
    Ana Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O mínimo legal são duas e é o que geralmente os cartórios aplicam, ainda mais na pandemia.
    Ela deve ter pedido 4 e deixaram.
    • Responder
  • Thaisa
    Noiva VIP Dezembro 2021 São Paulo
    Thaisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Vi, nós vamos nos casar quinta feira no cartório da Vila Matilde, o rapaz disse que só estão permitindo 2 testemunhas.

    • Responder
  • Ellen Léon
    Top das Noivas Abril 2025 Distrito Federal
    Ellen Léon ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tudo , que otimo , nao sao rsrs' ainda mais com a pandemia kkk
    • Responder
  • Bruna Michele
    Noiva Master Julho 2022 São Paulo Estado
    Bruna Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ah, entendi. Eu nunca vi ter a assinatura dos 4, mas pode ser que depende de cidade para cidade mesmo.
    • Responder
  • Vitória
    Noiva Master Julho 2022 São Paulo Estado
    Vitória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oii noivinha, tudo sim e com vc?
    Aaaa entendi, achei que todos os cartórios eram iguais kkk
    • Responder
  • Vitória
    Noiva Master Julho 2022 São Paulo Estado
    Vitória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oii Bru, então como comentei com outro noivinha aqui nos comentários... Quando chegamos, o noivo chamou o João (meu noivo) e o outro amigo dele e ambos foram na recepção dar o RG e resolver alguma coisa (não consegui prestar muita atenção)...
    Na hora de assinar, nós 4 assinamos a pedido da moça que estava realizando o casório.. estranho, né? Eu também estranhei... Eu acho que depende de cada cidade mesmo!!!!
    • Responder
  • Vitória
    Noiva Master Julho 2022 São Paulo Estado
    Vitória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Aqui, nós 4 assinamos kkk depende de cada cidade... Eu achava que todo lugar era igual
    • Responder
  • Vitória
    Noiva Master Julho 2022 São Paulo Estado
    Vitória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Entendi Vanessa, acho que depende da cidade mesmo!
    • Responder
  • Vitória
    Noiva Master Julho 2022 São Paulo Estado
    Vitória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oii lê, nós quatro assinamos 😳 e não foi só dessa vez, o sobrinho do meu noivo foi testemunha ano passado (no mesmo cartório) e ele disse que foram dois casais também... Acho que depende da cidade mesmo!
    • Responder
  • Vitória
    Noiva Master Julho 2022 São Paulo Estado
    Vitória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oii Andressa.. a então deve ser isso pq quando eu cheguei, o noivo chamou meu noivo e o outro amigo dele para darem o RG lá na recepção e fazer alguma coisa... Eu e a outra moça só nos envolvemos na hora de assinar mesmo!!!
    • Responder
  • Vitória
    Noiva Master Julho 2022 São Paulo Estado
    Vitória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Kkk Mari, se eu não tivesse ido ser testemunha, eu só ia descobrir quando eu fosse lá no cartório resolver as coisas referente ao meu casamento kkkkk é bom dar uma confirmadinha, vai que muda em cada cidade;
    • Responder
  • Vitória
    Noiva Master Julho 2022 São Paulo Estado
    Vitória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Siim, nós 4
    • Responder
  • Ellen Léon
    Top das Noivas Abril 2025 Distrito Federal
    Ellen Léon ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oii tudo bem ?
    Sao 2 a 4 testemunhas depende muito do cartorio
    • Responder
  • Bruna Michele
    Noiva Master Julho 2022 São Paulo Estado
    Bruna Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi, Vi!
    No cartório da minha cidade, pode um casal de cada lado, porém apenas 2 testemunham que assinam. Geralmente, sendo uma testemunha da noiva e outra do noivo.
    • Responder
  • Tamires
    Super Noiva Janeiro 2022 São Paulo
    Tamires ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Somente dois assinam, mas podem ir mais pessoas sim!
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Master outubro 2022 São Paulo
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Normalmente são duas testemunhas para assinar o livro, mas convidados podem ter mais.

    • Responder
  • Letícia
    Noiva Master Novembro 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Vi,
    Somente duas pessoas podem assinar a escritura. Convidados podem ter mais, depende apenas da restrição do cartório por conta da covid.
    • Responder
  • Andressa
    Super Noiva Dezembro 2016 Goiás
    Andressa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Quando eu abri o processo precisava de 2 testemunhas.
    Pro dia do casamento precisava de mais 2 testemunhas.
    No total, 4 pro processo todo.

    Na abertura do processo, minha cunhada e um primo do meu marido que assinaram. No dia do casamento foi a minha melhor amiga com o marido dela.

    Acabou que na hora do casamento mesmo disseram que tinha espaço para mais dois assinarem além dos que já estavam "marcados", então os dois lá do início do processo também assinaram.

    • Responder
  • Mariana
    Noiva Constante Agosto 2023 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oii noivinha !!
    Por aqui acho que pode mais de um casal, mas pra assinar o livro só é necessário duas testemunhas... Não faço ideia se muda de um lugar pro outro... Mas vou atrás dessa info agora viu rs
    • Responder
  • Ana Carolina
    Noiva Master Maio 2022 Paraná
    Ana Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Mas quantos assinaram a escritura? Os quatro?
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas