Saltar para o conte煤do principal

O conte煤do da publica莽茫o foi ocultado

Para desbloquear o conte煤do, por favor, clique aqui

Vit贸ria
Noiva Master Julho 2022 S茫o Paulo Estado

Quantidade de testemunhas no civil 馃摑

Vit贸ria, dia 29 de Novembro de 2021 脿s 02:18 Publicado em F贸rum Antes do casamento 0 25
Oii noivinhas, suas lindas! Como vcs est茫o? Ando sumida por茅m sempre que tenho a oportunidade, dou uma aparecida por aqui! 鉂わ笍

Como comentei com vcs, um casal de padrinhos meu e do meu noivo casaram no dia 27/11 (anteontem) e n贸s fomos convidados tanto para sermos padrinhos quanto para sermos testemunhas no civil.

Sempre vejo voc锚s falando aqui na comunidade que a quantidade de padrinhos 茅 somente um casal e acabei tomando isso como verdade. Eu e meu noivo fomos crentes achando que ser铆amos s贸 n贸s e chegando l谩, tinha mais um casal de amigos do noivo.

Fiquei chocada porque como eu disse, eu tinha CERTEZA que era s贸 um casal. Ser谩 que 茅 diferente em cada cidade? No de vcs tamb茅m s茫o dois casais ou somente 1?? Me contem, fiquei bem curiosa!!!!

25 Respostas

脷ltima atividade por Fernanda, dia 16 de Dezembro de 2021 脿s 20:09
  • F
    Noiva Master Novembro 2020 Paran谩
    Fernanda
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do

Vi, 茅 Lei federal ser 2 testemunhas, o que pode acontecer 茅 o casamento inclusive ser anulado por essa irregularidade ou simplesmente 2 testemunhas serem dispensadas em uma nova vers茫o/nova via do casamento (meu noivo 茅 advogado, acabou de me contar que t谩 no c贸digo civil essa quest茫o)

• Responder
  • A
    Super Noiva Dezembro 2016 Goi谩s
    Andressa
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do
    Ver mensagem citada

Sim sim.

No dia de marcar, assinou eu, meu marido, o primo dele e minha cunhada e teve todo esse esquema de entregar identidade e tal.

No dia da cerim么nia eu n茫o vi ningu茅m entregar documento (fui a 煤ltima noiva a casar).

No cart贸rio que eu casei eles deram um papel antes pra gente mandar o nome das testemunhas com o n煤mero dos documentos (as que iam ser da cerim么nia de fato).

Quando eu casei ainda estava fora da pandemia e o cart贸rio aceitava receber at茅 15 pessoas na sala, ent茫o fora as testemunhas tamb茅m foram os pais, os av贸s e os irm茫os.

• Responder
  • Patricia Cristina
    Noiva Master Fevereiro 2022 Goi谩s
    Patricia Cristina
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do

Oiii Vi, na verdade, as testemunhas assinantes s茫o apenas 02, mas pode haver mais convidados, que variam conforme cada cart贸rio... onde me casei no civil por exemplo, t铆nhamos direito a ter 02 testemunhas e mais 06 convidados na sala de casamento (n茫o foi poss铆vel devido ao COVID, mas 茅 o normal acontecer).

• Responder
  • B谩rbara
    Top das Noivas Setembro 2021 S茫o Paulo
    B谩rbara
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do

Oii, noivinha!!

Aqui foram 2 testemunhas para darmos entrada nos documentos, depois 2 para o dia do civil, apenas, mas n贸s levamos nossos pais e irm茫s, cunhados e sobrinhas para podermos comemorar no restaurante depois.

• Responder
  • Ana Carolina
    Noiva Master Maio 2022 Paran谩
    Ana Carolina
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do
    Ver mensagem citada
    Na verdade o cart贸rio est谩 seguindo um "costume", pois at茅 mesmo o C贸digo Civil de 1916 impunha 2, as 4 testemunhas s贸 se n茫o fosse no cart贸rio (art. 193, par谩grafo 煤nico), mas no atual, de 2002, s茫o apenas duas.
    • Responder
  • Ana Carolina
    Ana Carolina
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do
    Ver mensagem citada
    O m铆nimo legal s茫o duas e 茅 o que geralmente os cart贸rios aplicam, ainda mais na pandemia.
    Ela deve ter pedido 4 e deixaram.
    • Responder
  • Thaisa
    Noiva VIP Dezembro 2021 S茫o Paulo
    Thaisa
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do

Oi Vi, n贸s vamos nos casar quinta feira no cart贸rio da Vila Matilde, o rapaz disse que s贸 est茫o permitindo 2 testemunhas.

• Responder
  • Ellen L茅on
    Top das Noivas Abril 2025 Distrito Federal
    Ellen L茅on
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do
    Ver mensagem citada
    Tudo , que otimo , nao sao rsrs' ainda mais com a pandemia kkk
    • Responder
  • Bruna Michele
    Noiva Master Setembro 2025 S茫o Paulo
    Bruna Michele
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do
    Ver mensagem citada
    Ah, entendi. Eu nunca vi ter a assinatura dos 4, mas pode ser que depende de cidade para cidade mesmo.
    • Responder
  • Vit贸ria
    Vit贸ria
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do
    Ver mensagem citada
    Oii noivinha, tudo sim e com vc?
    Aaaa entendi, achei que todos os cart贸rios eram iguais kkk
    • Responder
  • Vit贸ria
    Vit贸ria
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do
    Ver mensagem citada
    Oii Bru, ent茫o como comentei com outro noivinha aqui nos coment谩rios... Quando chegamos, o noivo chamou o Jo茫o (meu noivo) e o outro amigo dele e ambos foram na recep莽茫o dar o RG e resolver alguma coisa (n茫o consegui prestar muita aten莽茫o)...
    Na hora de assinar, n贸s 4 assinamos a pedido da mo莽a que estava realizando o cas贸rio.. estranho, n茅? Eu tamb茅m estranhei... Eu acho que depende de cada cidade mesmo!!!!
    • Responder
  • Vit贸ria
    Vit贸ria
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do
    Ver mensagem citada
    Aqui, n贸s 4 assinamos kkk depende de cada cidade... Eu achava que todo lugar era igual
    • Responder
  • Vit贸ria
    Vit贸ria
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do
    Ver mensagem citada
    Entendi Vanessa, acho que depende da cidade mesmo!
    • Responder
  • Vit贸ria
    Vit贸ria
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do
    Ver mensagem citada
    Oii l锚, n贸s quatro assinamos 馃槼 e n茫o foi s贸 dessa vez, o sobrinho do meu noivo foi testemunha ano passado (no mesmo cart贸rio) e ele disse que foram dois casais tamb茅m... Acho que depende da cidade mesmo!
    • Responder
  • Vit贸ria
    Vit贸ria
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do
    Ver mensagem citada
    Oii Andressa.. a ent茫o deve ser isso pq quando eu cheguei, o noivo chamou meu noivo e o outro amigo dele para darem o RG l谩 na recep莽茫o e fazer alguma coisa... Eu e a outra mo莽a s贸 nos envolvemos na hora de assinar mesmo!!!
    • Responder
  • Vit贸ria
    Vit贸ria
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do
    Ver mensagem citada
    Kkk Mari, se eu n茫o tivesse ido ser testemunha, eu s贸 ia descobrir quando eu fosse l谩 no cart贸rio resolver as coisas referente ao meu casamento kkkkk 茅 bom dar uma confirmadinha, vai que muda em cada cidade;
    • Responder
  • Vit贸ria
    Vit贸ria
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do
    Ver mensagem citada
    Siim, n贸s 4
    • Responder
  • Ellen L茅on
    Top das Noivas Abril 2025 Distrito Federal
    Ellen L茅on
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do
    Oii tudo bem ?
    Sao 2 a 4 testemunhas depende muito do cartorio
    • Responder
  • Bruna Michele
    Noiva Master Setembro 2025 S茫o Paulo
    Bruna Michele
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do
    Oi, Vi!
    No cart贸rio da minha cidade, pode um casal de cada lado, por茅m apenas 2 testemunham que assinam. Geralmente, sendo uma testemunha da noiva e outra do noivo.
    • Responder
  • Tamires
    Super Noiva Janeiro 2022 S茫o Paulo
    Tamires
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do
    Somente dois assinam, mas podem ir mais pessoas sim!
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Master outubro 2022 S茫o Paulo
    Vanessa
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do

Normalmente s茫o duas testemunhas para assinar o livro, mas convidados podem ter mais.

• Responder
  • Let铆cia
    Noiva Master Novembro 2022 S茫o Paulo
    Let铆cia
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do
    Oi Vi,
    Somente duas pessoas podem assinar a escritura. Convidados podem ter mais, depende apenas da restri莽茫o do cart贸rio por conta da covid.
    • Responder
  • A
    Super Noiva Dezembro 2016 Goi谩s
    Andressa
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do

Quando eu abri o processo precisava de 2 testemunhas.
    Pro dia do casamento precisava de mais 2 testemunhas.
    No total, 4 pro processo todo.

Na abertura do processo, minha cunhada e um primo do meu marido que assinaram. No dia do casamento foi a minha melhor amiga com o marido dela.

Acabou que na hora do casamento mesmo disseram que tinha espa莽o para mais dois assinarem al茅m dos que j谩 estavam "marcados", ent茫o os dois l谩 do in铆cio do processo tamb茅m assinaram.

• Responder
  • Mariana
    Noiva Constante Agosto 2023 S茫o Paulo
    Mariana
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do
    Oii noivinha !!
    Por aqui acho que pode mais de um casal, mas pra assinar o livro s贸 茅 necess谩rio duas testemunhas... N茫o fa莽o ideia se muda de um lugar pro outro... Mas vou atr谩s dessa info agora viu rs
    • Responder
  • Ana Carolina
    Ana Carolina
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do
    Mas quantos assinaram a escritura? Os quatro?
    • Responder

Votei em . Escreva um coment谩rio e adicione mais detalhes 脿 sua escolha 👇

Artigos relacionados

F贸runs gerais

Artigos por temas