Eu celebrei minha união com meu parceiro 5 vezes, mas embora esse seja um número relativamente grande em comparação com o que outros casais celebram, está longe de ser uma perfeita amostragem das infinitas possibilidades de como se pode celebrar uma união. Mesmo assim, eu quis trazer para vocês uma breve reflexão sobre como os custos de casar, ao meu ver, dependem unicamente do desejo do casal e de sua disposição ao sacrifício do custeio. Sim, quero dizer que pelo que vivi na minha experiência, entendi que o casamento custa o quanto a gente quer e está disposto. Certamente existem realidades muito diferentes da minha, pontos de vista diferentes também, mas vou dividir com vocês o que vivi e como entendi isso no processo.
Eu sempre entendi casamentos como marcos sociais. Não o casamento em si, o contrato, o sacramento... mas a festa, a festa é um rito social, como qualquer outro (aniversário, velório, formatura...). Só que nesse caso, um rito muito esperado, sonhado e que ganha destaque por demarcar a formação de uma nova família, que é o sonho de muita gente. E é por ser o sonho de muita gente que custa caro. Eu não acho que vale o quanto cobram, apenas custa tudo isso porque é um sonho, e quando se fala de sonho todo mundo tende a amolecer o coração e os bolsos e as empresas sabem disso. Não é um post de cunho político ou ideológico, mas precisamos assumir que se tem na mesma cidade duas pessoas fazendo dois bolos iguais e uma cobrando 200 e a outra cobrando 400, tem algo mal que está sendo cobrado aí que não é o bolo, certo? Pra casamento custa mais caro e o discurso é sempre o mesmo: é um grande dia, vai ser o dia mais importante de sua vida, é o seu sonho... só que Às vezes nem é. E é bom que você se conheça, pra saber se quer mesmo tudo isso que vão oferecendo ou se está apenas comprando o sonho comercial do que é casar, tem problema nenhum comprar esse sonho, mas compre consciente.
Eu tive um casamentos pequenos e grandes, que custaram entre 400 e quase 80 mil reais. E eu me senti bem casada em todos eles. Não era o quanto havia de gasto que me fazia estar mais ou menos unida com meu parceiro. Eu saí da união estável com uma sensação incrível de estar com um compromisso selado e aquilo me custou 400 reais (isso porque havia um documento de 100 que eu precisava só porque o noivo era estrangeiro, se o noivo fosse brasileiro o casamento tinha saído por 280 apenas). No dia do casamento civil eu me emocionei, me achei linda, minha família amou e eu já estava mais que satisfeita, teve bolo em casa, almoço simples feito por nós, música na caixinha de som, brinde... tudo, eu estaria satisfeita se fosse apenas aquele. No dia do casamento religioso eu não tenho nem palavras para explicar, foi incrível e eu realmente não estava lembrando como eram os casamentos humildes quando eu era mais nova, eram daquele jeito, salgadinho, docinho simples, bolo gostoso e todos rindo e interagindo em família, em casa mesmo, gente, sensação gostosa de mais e eu também estava muito satisfeita se fosse só aquele casamento. No dia da cerimônia efik achei que meu coração ia sair pela boca de tanta emoção, meu noivo não parava de chorar, eu tinha um orgulho enorme no peito por tudo que fizemos junto com a família dele, a comida deliciosa num buffet completamente diferente para o que estamos acostumados (gente, teve até fato de boi no cardápio e todos caíram de bocaaa) e mais uma vez, se a gente estivesse parando alí eu estaria plenamente contente e satisfeita. Mas fizemos mais, tivemos mais uma cerimônia, a ocidental, e tudo, tudo mesmo foi mais uma vez impressionante. Eu, na minha vida de classe média baixa nunca imaginei ter uma banda tocando para uma festa minha, logo eu, acostumada a trabalhar em festas como aquela, agora estava tendo minha vez de ser a protagonista num evento como aquele, eu estava também muito satisfeita com tudo e se nenhuma outra cerimônia tivesse existido, aquela somente estaria de excelente tamanho pra mim.
Acontece que quando eu topei fazer cerimonias mais caras e elaboradas com meu parceiro estávamos cientes de que faríamos aquilo por nós, para vivermos o marco social da cerimônia, e por nossas famílias e suas tradições. Fomos realistas, traçamos metas, fizemos orçamentos, metemos mão na massa em muitas coisas, e fizemos acontecer. Mas fizemos de acordo com o que era possível pra nós.
O que quero dizer é que poderia custar menos se a gente quisesse, ou se a gente não estivesse disposto a pagar o que a gente queria. E eu quero dar destaque pro verbo querer. Não custa o que você pode exatamente porque tem gente pagando o que nem pode por aí o tempo todo e se endividando pra viver o sonho de casar. Custa o que você quer e está disposta a sacrificar em suas possibilidades. de repente você pode pagar 10mil, mas quer coisas que custam 20 e está disposta a se endividar... é com você. Ou até o oposto, alguém pode pagar 20 mil, mas quer pagar 10 e não está disposto a gastar mais com isso... escolha pessoal também. Mas não é casar em si que é caro, a cerimônia, a união, o documento... é a festa. E pra festa não tem regras de limite mínimo. sua festa pode ser pedir uma pizza pra dois, mas pode ser dar um banquete pra 120 pessoas. O que você quer e está disposta?
Acompanhamos os nossos custos em planilhas. Eu faço planilha pra quase tudo e fiz muitas pro casamento, cada gasto separadinho. E pudemos ter controle de tudo com isso. abaixo vou deixar pra vocês os custos aproximados de cada uma das minhas cerimônias e das documentações necessárias e com o valor arrecadado na chuva de dinheiro que tivemos.
*Custos com tradução de documento (emissão+ apostilamento+ tradução juramentada+ Registro da tradução)= 3mil
**Custos da união estável (certidão de solteiro do noivo+ pagamento da taxa de registro da união estável em cartório)= 400 reais
***Custos do casamento civil (taxa do casamento+ segunda via de certidão de nascimento+ autenticação de firma das testemunhas e nossas+ roupas+ bolo e almoço para 8 pessoas)= 800 reais
****Custos do casamento religioso (taxa da igreja+ taxa do processo de casamento+ curso de noivos+ bolo+ doces e salgados+ bebidas+ roupas + decoração+ música)= 4mil
*****Custos do casamento nigeriano (buffet+ música+ iluminação e som+ bebidas+ local+ assessoria+ roupas+ dançarinos...)=70mil
******Custos do casamento ocidental (buffet+ música+ bar+ iluminação e sonorização+ lembrancinhas+ local+ roupas...TUDO)= 78mil
******* Valor arrecadado na chuva de dinheiro= Aproximadamente 12mil
Pois bem, casar nos custou caro. Só pra deixar registrado, nós não pagamos por tudo. Mesmo no casamento ocidental não pagamos por tudo. É tradição da família de meu noivo pagar por essas coisas então nosso gasto foi bem razoável, deve ter saído de nosso bolso uns 40... 45 mil (que já é muito). E não era uma opção para eles apenas nos dar o dinheiro pra que a gente, por exemplo, desse entrada numa casa ou algo assim. A tradição é dar a festa e unir as famílias, não é dar dinheiro aleatoriamente. E sim, o dinheiro da chuva de dinheiro ficou pra nós, que já até usamos hahahahaha Outro ponto é que cada uma dessas cerimônias poderiam ser ainda mais baratas. Por exemplo, no cartório se vocÊ não puder pagar pode pedir isenção das taxas. Na igreja o mesmo vale, o padre que me casou nem me cobrou, mas eu sabia que a taxa da igreja era de 250 reais. Só que eu pude pagar mais e paguei o dobro mesmo sem ele cobrar pois vi que era o certo na minha posição. Eu escolhi fazer meu vestido, que acabou ficando um pouco mais caro já que eu fiz duas vezes (cada um usou mais ou menos 5m de tecido, à 15reais o metro...), mas se eu tivesse comprado um vestido na shein seria ainda mais em conta e serviria do mesmo jeito... e assim por diante. Casem, casem de acordo com a realidade de vocÊs, mas casem cientes de que dá pra casar com qualquer dinheiro.
O conteúdo da publicação foi ocultado
Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui
Artigos relacionados
Moda nupcial
Quanto custa um vestido de noiva no Brasil?
Qual o preço de um vestido de alta costura? E um pret-à-porter? Conversamos com...
Conselhos para a vida em casal
40 dicas para recém-casados entrarem na casa nova com o pé...
Casamento! Vida nova! Casa nova! Tudo tão gostoso e especial ao lado de quem...
A música para o casamento
Como contratar cantores famosos para o seu casamento: saiba...
Você tem vontade de contratar cantores famosos para o seu casamento? Saiba que...