Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Mariana
Noiva VIP Setembro 2024 Pernambuco

Quão sustentável será o seu casamento?

Mariana, dia 28 de Março de 2023 às 00:00 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 9
Guardado

No contexto em que vivemos hoje, em um mundo que está cada vez mais judiado, uma das preocupações que tem crescido cada vez mais é com o meio ambiente. Te se falado mais sobre casamentos ecológicos e sustentáveis, já que sabemos que é um evento que costuma gerar muito resíduo, seja flores, embalagens, descartáveis, e etc.

Pensando nisso, criei um quiz para podermos avaliar quão sustentável o seu casamento será, e pensarmos um pouco sobre a importância de considerar o meio ambiente neste momento tão importante!
Anote quantas das sugestões você fez ou pretende fazer no seu casamento, e descubra o seu resultado no final do post!
1.Usar papel sementes para os convitesUma ideia muito legal que tem sido cada vez mais utilizada para os convites são os convites com papel semente, em que após lido, pode ser picado e plantado, para virar uma plantinha. Quão sustentável será o seu casamento? 1

2.Trocar o convite físico por convite virtualSe você quer ir além, pode simplesmente abrir mão do clássico convite impresso, e optar pelos convites virtuais. Desta forma você consegue enviar para todos os convidados de forma mais rápida e prática, e ainda economiza uma boa grana.Quão sustentável será o seu casamento? 2

3.Abrir mão de papelaria no dia CAbra mão do que não é essencial, os seus convidados não precisam saber o cronograma da festa, ou o menu da noite, surpreenda!Quão sustentável será o seu casamento? 3

4.Substituir a chuva de prata por elementos naturaisSe você ainda não decidiu o que fazer nas saída dos noivos, essa é a sua chance de deixar o papel picado de lado e utilizar opções mais ecológicas. Algumas sugestões legais são a chuva de pétalas e bolinhas de sabão. Suas fotos vão ficar lindas!Quão sustentável será o seu casamento? 4

5.Incorporar plantas vivas na sua decoraçãoUma ideia um pouco fora do padrão mas que particularmente ganhou o meu coração é o uso de plantas vivas na decoração. Além de ficar lindo, ainda pode ser uma ótima opção de lembrancinha para os convidados levarem na saída da festa.Quão sustentável será o seu casamento? 5

6.Presentear os convidados com lembrancinhas úteis e sustentáveisE por falar em lembrancinhas, que tal deixar de lado o chinelo que talvez ninguém use de lado, e dar algo que todos irão gostar, sem gerar mais lixo? Algumas opções legais são: sabonetes, comidas e as famosas suculentas.Quão sustentável será o seu casamento? 6

7.Não utilizar forminhas de acetato para os doces (ponto bônus se não usar nenhuma)Além de ajudar no meio ambiente e economizar algum dinheiro, optar por não utilizar forminha vai deixar sua mesa mais arrumada, e sem lixo espalhado.Quão sustentável será o seu casamento? 7

8.Evitar fazer uso de copos e canudos de plásticoSe você não for utilizar copos de vidro, personalize copos reutilizáveis e dê eles de brinde para os seus convidados. Pra arrasar mais ainda, você pode deixar os canudos de plástico de lado e substituir por canudo de papel, pois além de mais bonito, ajuda a salvar as tartarugas marinhas.Quão sustentável será o seu casamento? 8

9.Dar opções de vestido para as madrinhas, para que elas possam reutilizar novamente depoisNão imponha o seu gosto pessoal para o vestido das madrinhas, converse com elas e chegue num acordo. Dê opções e deixe que cada uma use o que se sentir mais confortável, para que assim elas possam fazer uma compra consciente, e reutilizem o vestido no futuro.Quão sustentável será o seu casamento? 9

10.Evitar muitos ítens personalizados e datados, que não serão reutilizadosO seu casamento é uma data linda e única, mas provavelmente depois que passar, a maioria das suas madrinhas não vão usar uma blusa escrita “team bride” por ai, então se for fazer itens personalizados, por quê não evitar palavras relacionadas diretamente ao casamento, e tentar substituir apenas pelo nome das pessoas presenteadas?Quão sustentável será o seu casamento? 10

11.Doar as flores do seu casamento para os convidados, ou um asilo de idososUma quantidade grande de flor que costuma ser jogada fora depois dos casamentos, e como elas poderiam levar alegria para a casa de outras pessoas, ao invés de serem desperdiçadas. Então minha ideia é: doe e faça alguém feliz!Quão sustentável será o seu casamento? 11

PONTUAÇÃO:0-4: Não tenho feito muito pelo meio ambiente ainda, mas prometo melhorar!5-8: Já comecei a fazer a minha parte, mas ainda posso melhorar!9-11: O meio ambiente é meu convidado de honra! Já estou fazendo de tudo pra poder fazer ele aproveitar a festa da melhor forma possível 💚
E ai, me conta como foi o seu resultado!

Pouco sustentável

24%

8 votos

Médio, pode melhorar

50%

17 votos

Super!

24%

8 votos

9 Respostas

Última atividade por Mariana, dia 28 de Março de 2023 às 19:44
  • Mariana
    Noiva VIP Setembro 2024 Pernambuco
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que incrível, nanda!
    Eu amo a amokarite, é uma proposta muito massa a delas. Eu acho muito necessário a gente ter essa conscientização ambiental tanto no casamento quanto na vida, que massa saber que vocês se preocupam!
    • Responder
  • Fernanda
    Noiva Master Junho 2025 Paraná
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    100%, tudo no nosso casamento sera reciclado ou reciclavel, reaproveitado, vivo, zero plastico e zero água. Desde a minha make (das marcas Care NaturalBeauty e AmoKarite que são marcas naturais e sustentáveis), passando pela nossa decor que é toda em algodão reciclado, ceras vegetais, incensos orgânicos e plantas vivas, chegando nas nossas lembrancinhas que serão ecobags handmade para os convidados tentarem consumir menos plástico também, chegando até nossas luas-de-mel onde fazemos questão de sempre pagar as taxas de preservação ambiental e compensação de emissão de carbono. Pra mim não faz sentido ser diferente, porque é o estilo de vida que levamos também
    • Responder
  • Andréa
    Noiva Constante outubro 2027 Bahia
    Andréa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    ♥️ muito.... Deixarei as famosas forminhas de lado, não terei muitos itens plásticos, itens datados p um único uso tbm não terei...
    O buquê de flores artificiais vou reutilizar, entre outras opções de uso p as demais coisas.
    • Responder
  • Mariana
    Noiva VIP Setembro 2024 Pernambuco
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Massa!! Fico feliz que te foi útil! 🥰
    • Responder
  • Andréa
    Noiva Constante outubro 2027 Bahia
    Andréa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei as ideias e irei adotar várias delas....
    jiminzita.gif


    • Responder
  • Mariana
    Noiva VIP Setembro 2024 Pernambuco
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que massa! Se a gente tiver interesse, da pra tomar alguns cuidados pequenos que fazem toda a diferença!
    • Responder
  • Mayara
    Noiva Master Junho 2023 São Paulo Estado
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Por aqui ficamos no médio, mas ainda tem alguns detalhes que podem deixar no super! Ótimo POST!
    • Responder
  • Diego
    Noivo VIP Junho 2024 São Paulo Estado
    Diego ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Mari, amei suas dicas!

    Eu não tinha pensando em alguns pontos, como o convite em papel semente.

    É uma opção super bacana e consciente.

    Obrigado Smiley love

    • Responder
  • Gabriela
    Admin São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    🥰🥰🥰 apaixonada por esse post e pela conscientização ambiental, Mari.

    Aproveito pra compartilhar 5 ideias para fazer um casamento sustentável 🥰

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas