Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Natane
Noiva Constante Dezembro 2016 Rio de Janeiro

Quem casa quer casa

Natane, dia 18 de Março de 2015 às 11:27 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 6

Meu casamento será em dezembro de 2016, e ainda estou na busca incessante pela casa. Acredito que seja uma das coisas mais importantes, se não a mais importante.

Financiar ou alugar imóvel?

O que as noivinhas acham melhor?

Em geral, as pessoas procuram adquirir um imóvel, não para as necessidades atuais, mas para necessidades futuras. Um exemplo disto são os casais sem filhos que já financiam um imóvel com 3 ou mais quartos, já se preparando para os dois filhos que planejam ter daqui a cinco ou dez anos. Será que não seria melhor financiar um imóvel menor e partir para outro maior quando fosse realmente necessário? Ou mesmo, alugar um menor (economizando gastos com impostos, taxas, reforma etc) e formar uma poupança para poder tomar um financiamento de menor valor na compra do imóvel maior?

Abaixo, chamamos de imóvel A, aquele com preço inicial de R$ 150.000 e imóvel B, aquele com preço inicial de R$ 300.000. Com isto, apresentamos as seguintes estratégias:

A – Financiar por 30 anos o imóvel B;

B – Financiar o imóvel A, vendê-lo após 10 anos e financiar o imóvel B;

C – Alugar o imóvel B, investir a “sobra” e financiar a compra do mesmo imóvel após 10 anos;

D – Alugar o imóvel A, investir a “sobra” e comprar à vista o imóvel B quando tiver dinheiro suficiente;

E – Alugar o imóvel A, investir a “sobra” e financiar o imóvel B após 10 anos.

Na simulação das estratégias apresentadas no gráfico mais abaixo, assumimos as seguintes condições:

- Taxa de juros do financiamento imobiliário: 13% ao ano (taxa prefixada);

– Taxa de valorização do imóvel: 8% ao ano, sendo que o valor aumenta mensalmente;

– Valor do aluguel: 0,5% do valor do imóvel, reajustado anualmente de acordo com a valorização do imóvel;

– Valor a ser utilizado para reforma ou acabamento do imóvel: 10% do valor do imóvel à época da aquisição;

– Valor gasto com impostos e taxas na aquisição do imóvel: 4% do valor do imóvel à época da aquisição;

– Prazo de financiamento da estratégia A: 30 anos (360 meses);

– Taxa de retorno de investimento (descontado de imposto de renda – IR): 9% ao ano;

- Taxa de corretagem na venda de imóvel: 6%;

– Não incide imposto de renda (IR) na venda destes imóveis. Hoje, o ganho de capital auferido na alienação de único imóvel até o valor de R$ 440.000 é isento de IR;

– Os imóveis adquiridos são novos e a mudança pode ocorrer de imediato;

– O valor disponível para pagar aluguel, investir ou pagar juros corresponde ao valor da parcela do financiamento de 30 anos da estratégia A (R$ R$ 3.592,85). Assumimos que este valor se mantem constante ao longo do tempo;

– Em todas as compras consideramos um valor adicional de 14% (10% + 4%, referentes a impostos, taxas, cartório e reformas/acabamento) do valor do imóvel à época da aquisição.

No gráfico abaixo, mostramos a evolução do patrimônio em cada uma das estratégias. Como as estratégias A e B partem de uma dívida inicial para a compra do imóvel, o patrimônio inicial é negativo. Em relação aos valores dos imóveis, consideramos o seu valor líquido de venda, ou seja, o valor já descontada a corretagem a ser paga.

- Educação Financeira - Minhas Economias http://minhaseconomias.com.br/ -

6 Respostas

Última atividade por Natane, dia 18 de Março de 2015 às 14:55
  • Natane
    Noiva Constante Dezembro 2016 Rio de Janeiro
    Natane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Também estamos na estratégia B, acho que pra começar é o melhor a se fazer.

    • Responder
  • R
    Noiva Ativa Dezembro 2016 Rio de Janeiro
    Rosa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Graças a Deus temos uma casa semi - pronta em cima da casa dos pais dele e vamos acabar de construir.Estive na Feira de Imóveis - Minha Casa Minha vida
    E fiquei chocada com os preços, pois aqui no RJ os imóveis estão super valorizados, preços absurdos
    • Responder
  • Vanessa
    Super Noiva Maio 2017 Rio de Janeiro
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha, no meu caso o pontapé inicial pro casamento foi o apartamento. Depois que comprei que decidimos casar e ver tudo.

    Nosso plano é o caso B (mas menos tempo até mudar o imóvel). Como na verdade é um apertamento, dá pra apenas nós dois e mais um bebê. Pretendo engravidar com dois anos de casada e ter outro filho uns cinco anos depois, já em uma casa.

    • Responder
  • S
    Noiva Master Maio 2015 São Paulo
    Stefanie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu escolhi um comprar um imóvel pequeno. No estilo da opção B.
    Alugar acho muito ruim, é tão difícil sair depois!!! Tem que ter muuuuuita organização financeira
    Pelo menos daqui 10 anos quando forneçam um maior, poderei utilizar tudo que investi no meu apto menor pra comprar o novo
    Se você alugar, daqui 10 anos não vai ter retorno nenhum sobre o valor mensal do aluguel
    • Responder
  • Loanda
    Top das Noivas Novembro 2017 São Paulo
    Loanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu optei por comprar o apartamento, o investimento inical (entradas, anuais e chaves) é maior, mas a mensal é o mesmo preço do aluguel, só que no final vai ser meu, e não um dinheiro que simplesmente "some"

    Meu imóvel é o A mesmo, como eu sempre morei em casa grande, não queria nada muito pequeno pra não entrar em choque.

    Mas pretendemos troca-lo depois de uns 10 anos.

    • Responder
  • Fernanda
    Top das Noivas Maio 2014 São Paulo
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu fiz algo parecido com a estratégia B... nosso apto custou mais ou menos 150 mil mesmo...

    B – Financiar o imóvel A, vendê-lo após 10 anos e financiar o imóvel B;

    Mas queremos um imóvel pro futuro que provavelmente será mais cara que o imóvel B... Porém, nosso apto atual está mais de 50% pago, e só estamos com ele há um ano... Logo, acreditamos que conseguiremos quitá-lo em no máximo 10 anos. Porém, não queremos esperar 10 anos para mudar de imóvel!

    Bom, é difícil decidir essas coisas, viu rsrs

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas