Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Caroline
Super Noiva Maio 2016 Bahia

Quem vem primeiro? o nome da noiva ou do noivo?

Caroline, dia 21 de Janeiro de 2016 às 16:52 Publicado em Fórum Organizar um casamento 6 28

Tenho percebido uma dúvida que acompanha mais da metade das noivinhas, tanto na internet quanto em variados meios de comunicação, que diz respeito à ordem dos nomes no convite de casamento.
A pergunta é: Porque o nome da noiva sempre vem antes do nome do noivo?


Bem, o casamento é uma cerimônia “tradicional”, ou seja, carregada de tradições.

Tradição
Antigamente, antes de toda essa emancipação feminina (graças a Deus), quando a moça era criada para ser uma dona de casa e mãe dedicada, ela dependia completamente do pai para que se realizasse o seu sonho.

Diziam as regras de etiqueta que os pais da noiva eram responsáveis financeiramente pela realização da cerimônia civil e religiosa e mais a recepção.
Como eram eles quem patrocinavam a cerimônia, eles seriam os anfitriões do evento, logo, quem convidava eram os pais da noiva. Por esse motivo os nomes dos pais e da noiva vem antes no convite.

Logo se tornou um protocolo de que tudo que se faz até a data do casamento (convites, lembranças, papelaria, missal, etc.) deve seguir a ordem de a noiva primeiro, depois o noivo.

Já depois de casados, o convite passa a ser do “chefe” da família. Então tudo depois de casados vem o nome do esposo primeiro.

Tempos modernos
Porém com os tempos modernos, muitas dessas regras e convenções já tiveram uma grande abertura, e hoje, são aceitas qualquer das duas opções.

Convites
Algo que acho importante ressaltar é que, vejo muitas noivas gastarem além do necessário com acabamentos e enfeites externos ao convite que nem sempre são tão necessários, porém não investem no serviço de um bom calígrafo. Um convite simples, sem frufrús, bem caligrafado é super chique e nunca cai de moda.
Portanto, se você noivinha deseja colocar o nome do seu noivo antes do seu nos convites e demais acessórios e decoração, pode fazer sem medo!
A não ser que a sua cerimônia tenha sido planejada para ser algo de estritamente formal e tradicional.

Afinal é o momento de vocês… e um felizes para sempre depende muito mais de amor, amizade, cumplicidade, do que da ordem dos nomes nos convites

28 Respostas

Última atividade por Rayanne, dia 28 de Janeiro de 2021 às 19:59
  • R
    Noiva Novata outubro 2021 Ceará
    Rayanne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei esse post, tava na maior dúvida, pq meu nome é com R e o dele com H, se fosse o meu primeiro ficaria RH (Recursos Humanos).. Kkk super estranho. Então vou preferir HR!! ❤
    • Responder
  • Franciele
    Noiva Ativa Junho 2021 Minas Gerais
    Franciele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que post sensacional, esclareceu minhas dúvidas. Obrigada !
    • Responder
  • Ketryn
    Noiva Ativa Dezembro 2020 Mato Grosso
    Ketryn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Era uma dúvida que tinha, inclusive pesquisei no google e parei aqui, hahaha muito obrigada

    • Responder
  • Jacke
    Noiva Curiosa Setembro 2021 São Paulo
    Jacke ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nossa perfeita sua definição.
    • Responder
  • Camilla
    Noiva Novata Agosto 2020 Goiás
    Camilla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    E o meu colega que me chamo Camilla e o noivo Carlos, vai ficar "cecê" me recuso utilizar iniciais 😂😂
    • Responder
  • Tiago
    Noivo Novato Agosto 2020 São Paulo
    Tiago ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Provérbios 18:22 - "O homem que encontra uma esposa, descobre algo excelente: recebeu uma benção especial do Senhor."

    Considerando o texto acima, minha compreensão é a de que o homem é o provedor, o responsável por cuidar, amar e zelar por sua esposa sendo ela uma "benção especial do Senhor" conforme descrito, logo, quem deve a festa é o homem justamente por ter sido ele o agraciado ao encontrar sua esposa! No meu casamento, eu e minha noiva temos em mente esse princípio, por essa razão meu nome está primeiro no convite! Ela é minha benção motivo da minha festa de alegria, e estou fazendo todo o possível pra dar a ela a festa mais linda de todas!


    • Responder
  • S
    Noiva Novata outubro 2020 Tocantins
    Sarah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Kkkkkkkkkk boa teoria!
    • Responder
  • Ana Carolina
    Noiva Master Maio 2022 Paraná
    Ana Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito legal! E concordo: convite simples e bem caligrafado é o máximo.
    Mas....confesso que queria o meu tipo "carta de Hogwarts"...
    • Responder
  • Viviane
    Noiva Novata Junho 2017 Rio de Janeiro
    Viviane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O nome do meu noivo vai primeiro pq ele é L e eu sou V e diz a tradição da minha cabeça que no meu casamento vou querer usar ordem alfabética mesmo hahaha
    • Responder
  • J
    Noiva Curiosa Janeiro 2020 Espírito Santo
    Josy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Também estranhei quando vi alguns convites com o nome do noivo primeiro. Mas acho que a máxima "ladies first" cabe em tudo. Por isso vou seguir a tradição, meu nome primeiro, o nome da minha mãe primeiro (antes do meu pai), o nome da minha sogra primeiro (antes do meu sogro). etc

    • Responder
  • Pamela
    Super Noiva outubro 2020 Minas Gerais
    Pamela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Vou ter que colocar o dele primeiro se não fica PF (prato feito) hahahaha

    O meu é Pamela e o dele é Fábio.

    • Responder
  • Elaine
    Noiva Novata Março 2021 São Paulo
    Elaine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ainda acho que o nome da noiva deva vir antes, afinal, todos vão no casamento para ver a noiva!! rs

    • Responder
  • Lorena
    Noiva Novata Setembro 2020 Goiás
    Lorena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bem esclarecedor. Eu ja havia colocado o meu primeiro, depois me atentei a ver a "regra". O meu continuará na frente. E usando iniciais ta ótimo pros dois... somos L. Obrigada.
    • Responder
  • Laís
    Noiva Esperta Novembro 2019 Minas Gerais
    Laís ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    O meu tbm é L A
    Mas eu prefiro o dele primeiro rsrs

    • Responder
  • Thaynah
    Noiva Master Março 2020 Sergipe
    Thaynah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que otimo post novinha. Eu já tinha optado pelo nome do noivo primeiro, já que moramos juntos ha 5 anos. Nem sabia que tinha uma explicação, então estou seguindo certinho rsrsrs
    • Responder
  • Denise
    Noiva Novata Novembro 2021 Rio de Janeiro
    Denise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Esclarecedor. Obrigadinha. Smiley heart

    • Responder
  • Bárbara
    Noiva Constante Setembro 2019 Minas Gerais
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Tinha muitas duvidas em relação ao nomes, tenho vontade de colocar o nome do meu noivo primeiro, sou daquelas que acham que o primeiro é o homem e a mulher está ao lado. Mas levando em conta a história e tradição irei usar o meu nome primeiro. Obrigada pela dica!Smiley heart

    • Responder
  • Ana Carolina
    Noiva Master Agosto 2019 São Paulo
    Ana Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu tinha essa enorme duvida também, vejo maioria dos convites com o nome da noiva primeiro. Ao meu ver não vejo problema em colocar o nome do meu noivo primeiro, essas coisas de ser tudo igual antigamente já passou .. acho que tem que ser feito conforme o agrado dos noivos e agora após ler esse texto, sei que não haverá problema o nome do meu noivo estar primeiro nos convites, lembrancinhas e etc .. Smiley heart Smiley ring

    • Responder
  • Joicy
    Noiva Constante Abril 2019 Distrito Federal
    Joicy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu tinha essa dívida rs
    • Responder
  • Claudiane
    Noiva Ativa Setembro 2018 Pernambuco
    Claudiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ainda bem q o da noiva é primeiro, pq eu já organizei tudo com minha inicial primeiro rsrs.
    • Responder
  • Thaís
    Noiva VIP outubro 2019 São Paulo
    Thaís ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Não conhecia essa história, super interessante! Smiley laugh

    • Responder
  • Alice
    Noiva Ativa Setembro 2018 Rio Grande do Sul
    Alice ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Interessante!

    • Responder
  • L
    Noiva Ativa Abril 2018 Goiás
    Leidinalda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    TENHO ESSA MESMA DÚVIDA , POIS O DELE COMEÇA COM A E O MEU COM L MAIS ACHO QUE L&A COMBINA MAIS Smiley heart

    • Responder
  • Jeane
    Noiva Ativa Novembro 2016 Espírito Santo
    Jeane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    E o meu meu nome é JEANE ISLEIDE E o dele é jeamerson Smiley ups Vai ficar J J. pq J I e J fica estranho. quem vê J J não vai saber quem vem primeiro .
    • Responder
  • A
    Noiva Esperta Abril 2018 São Paulo
    Areta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Os convites eu fiz com minha inicial primeiro, pois é a letra G dele e A minha. Se coloca-se a dele primeiro ia ficar GA kkkkk então a minha vai na frente mesmo kkkk
    • Responder
  • Laila
    Super Noiva Abril 2016 Paraná
    Laila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Fiquei nessa duvida tbm mas vi muitos convites com o nome da noiva primeiro então coloquei o meu tbm kkk
    • Responder
  • Stéfanny
    Noiva Master Dezembro 2016 Distrito Federal
    Stéfanny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    No nossos convites o nome do meu noivo vem primeiro, sempre achei que soava mais bonito. Muito válido essas dicas. Smiley smile

    • Responder
  • Carol Cavalcanti
    Noivo VIP outubro 2016 Rio de Janeiro
    Carol Cavalcanti ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu já tinha lido sobre isso e até falei para o meu noivo, como é ele quem está pagando tudo vou perguntar a ele se é de sua vontade que o seu nome apareça primeiro. Smiley smile

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas