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Alice
Noiva Ativa Junho 2022 Paraná

Reajuste Decoração

Alice, dia 1 de Julho de 2021 às 17:02 Publicado em Fórum Festa 0 19
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Olá pessoal,


Eu e meu esposo, pois já somos casados no civil, decidimos adiar a festa de casamento de 05/09/2021 para 17/06/2022. A decisão foi tomada há aproximadamente um mês.
Já temos vários adendos contratuais, em que inúmeros fornecedores não pediram reajustes - inclusive buffet. Estávamos super esperançosos com relação a isso, apesar de também entendermos a necessidade de eventuais reajustes. Não queremos explorar ninguém, da mesma forma que não queremos ser explorados.
Entretanto, hoje o nosso decorador pediu um reequilíbrio financeiro de 10% por conta do aumento no preço das flores e deslocamento. O nosso contrato já era um contrato bem completo e um valor elevado, porém foi escolha nossa fechar com ele. Fizemos o pagamento integral do valor à vista, em outubro do ano passado. Na época, tivemos 10% de desconto. Justamente por conta do pagamento ter sido feito à vista, meu noivo se decepcionou bastante com esses 10% de reajuste - haja vista que se tivéssemos deixado esse dinheiro aplicado, poderíamos buscar outros orçamentos, empresas e tudo mais (apesar de não sabermos quanto custaria um pacote como o nosso com contrato assinado atualmente).Eu expliquei a situação pra ele, acalmei e disse que através dos debates e reportagens que li, realmente o setor de flores foi extremamente afetado com relação a tudo que vivemos atualmente. Entretanto, a gente não mora no Brasil e não sabemos a atual realidade referente a isso. Já mandamos mensagem para a nossa assessora perguntando a opinião dela sobre o reajuste de 10%. Entretanto, queria ter ideia da % de reajuste que os fornecedores de decoração estão pedindo no geral - eu sei que isso depende da região do casamento, de onde as flores virão, etc.Como disse, é apenas para ter uma ideia sobre quão justo são esses 10%, para então talvez fazermos uma contraproposta e não, necessariamente, descartar totalmente um reajuste (pois, como disse, entendemos a necessidade dele para alguns fornecedores).
Muito obrigada!

19 Respostas

Última atividade por Thamyres, dia 5 de Julho de 2021 às 20:14
  • Thamyres
    Noiva Ativa Julho 2022 São Paulo
    Thamyres ·
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    Oii Noivinha, fechei meu contrato com a decoradora a pouco tempo, por conta da pandemia, ela disse que se caso acontecesse algum imprevisto, eu poderia trocar a data sem custo adicional, porém desde que fosse dentro do mesmo ano, ela já informou que se trocasse de ano, teria o reajuste anual, por conta das flores, que poderia ir de 5% até 10%.

    Sou de SP e conversando com outras amigas noivas, com elas foram a mesma coisa.

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  • Ingrid
    Destacada Setembro 2021 São Paulo
    Ingrid ·
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    Por nada noivinha ❣️
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  • Iara
    Noiva VIP Abril 2022 Rio de Janeiro
    Iara ·
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    Vai dar certo, Alice! Vcs encontrarão uma boa solução.


    Beijinhos 😘
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  • Alice
    Noiva Ativa Junho 2022 Paraná
    Alice ·
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    Oiii Anna,

    Muito obrigada pela participação e contribuição Smiley heart

    Sim sim, isso que estamos pensando em fazer, conversar com ele para entender os 10% e negociar!! Seja negociar um pouquinho e pagar novamente a vista, aceitar os 10% deixando para pagar mais próximo a nova data ou, então, deixar para ver e estabelecer mesmo o valor de reajuste mais próximo ao casamento (ai vai de aceitarmos correr o risco, pois pode ser menor ou maior que os 10%).

    Beijos e muito obrigada, mais uma vez!

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  • Alice
    Noiva Ativa Junho 2022 Paraná
    Alice ·
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    Sim, imprevistos acontecem, ainda mais no meio de uma pandemia hahahahaha

    Muito obrigada pela opinião e contribuição Smiley smile

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  • Alice
    Noiva Ativa Junho 2022 Paraná
    Alice ·
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    Oiii Iara,

    Muito obrigada por compartilhar sua experiência, mesmo não tendo fechado seu contrato ainda.

    Sim sim, isso que estamos pensando em fazer...negociar um pouquinho para pagar a vista, aceitar os 10% deixando para pagar mais próximo a nova data ou, então, deixar para ver e estabelecer mesmo o valor de reajuste mais próximo ao casamento (ai vai de aceitarmos correr o risco, pois pode ser menor ou maior que os 10%).

    Beijos!!

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  • Alice
    Noiva Ativa Junho 2022 Paraná
    Alice ·
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    Oii Ingrid,

    Muito obrigada pela ajuda e opinião Smiley smile

    Sim sim, não acredito que ele esteja totalmente errado - mas queria comparar e ter outras experiências também, pois confesso que 10% nos assustou um pouco inicialmente. Falo isso, principalmente pelo fato de que não havíamos decidido por flores algumas, não havia projeto de decoração ainda e nem nada. Então essa comparação entre flores, fica um pouco difícil - até porque meu casamento bem no início de setembro, então não seria super primavera ainda (mas entendo que realmente possa ter uma diferença entre junho e setembro por conta do clima/estação).

    obrigada mais uma vez, um beijo!

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  • Alice
    Noiva Ativa Junho 2022 Paraná
    Alice ·
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    Oii Thereza! Muito obrigada por compartilhar a sua experiência Smiley heart

    Sim, realmente precisamos ver ambos os lados, nos entendermos e auxiliarmos. Eu também tive alguns fornecedores que pediram por favor para que mantivéssemos as datas de pagamento, pois eles estavam esperando esse dinheiro para o caixa da empresa no mês x. Obviamente, a gente aceitou, ainda mais que não estava tendo reajuste. A questão dos 10% nos chocou um pouco por termos pagado a vista e fechado o contrato em outubro de 2020, então não foi há tanto tempo assim. Esperávamos um reajuste um pouco menor, apesar de realmente pelo debate ver que não foi abusivo.

    Então, essa proposta da sua decoração, é algo que pensamos em propor para ele também, haja vista que ainda não fizemos o projeto de decoração. Deixar o reajuste em aberto e, quando começarmos a fazê-lo, ver o preço dos produtos gerais e, então, definirmos o valor de reajuste conjuntamente.

    Um beijo e muito obrigada mais uma vez...

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  • Alice
    Noiva Ativa Junho 2022 Paraná
    Alice ·
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    Oiii Marina,

    Muito obrigada por compartilhar a sua experiência! Smiley heart

    Na verdade, a gente já esperava um reajuste, mas o 10% chocou um pouco - esperávamos algo menor, para ser sincera. Pois é, a gente marcou uma reunião para entender certinho os 10% e tentar diminuir um pouquinho para agradar ambos os lados - principalmente por termos pago tudo a vista. Entretanto, não pretendemos cancelar o contrato, por acreditarmos que ainda não está em algo abusivo. Ainda assim, a gente vai pedir para pagar esse reajuste, seja 10% ou menos, a depender da negociação, numa data mais próxima ao casamento também. Beijos e obrigada, mais uma vez.

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  • Alice
    Noiva Ativa Junho 2022 Paraná
    Alice ·
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    Oii Nathália, bom dia!

    Eu sei que o setor de eventos, assim como alguns outros (tipo o de Turismo), foram mais afetados que os outros por conta da Pandemia. Não sinto que a sua fala 'infelizmente muitos clientes só veem o lado deles' a mim se aplica, porém ainda assim me sinto na necessidade de falar um pouco mais sobre isso. No intuito de manter o máximo possível de fornecedores, eu e meu esposo, escolhemos 3 possíveis novas datas para ver quando é que eles poderiam. Felizmente, honramos e mantivemos TODOS os fornecedores que foram possíveis (apenas a maquiadora não tinha disponibilidade), inclusive mantivemos a data de pagamento - pois muitos foram sinceros conosco e explicaram sobre a atual situação, que já estavam com o caixa preparado para receber o nosso pagamento em agosto. Meu contrato com a maioria os fornecedores do casamento foi 50% de pagamento na entrada e 50% uma semana antes do casamento, uma das únicas exceções foi a decoração. Desse modo, meu casamento estará quitado em agosto desse ano e só será realizado em junho do ano que vem - o que entendo, foge do controle nosso e dos fornecedores. Justamente por isso, vendo todos os lados, que mantivemos o pagamento de todos como já estava previsto e tá tudo bem por isso. Entretanto, eu poderia pedir a revisão contratual e manter a data do pagamento apenas para 1 semana do casamento ainda no ano que vem - assim, o dinheiro ficaria rendendo comigo. Conheço gente que precisou fazer isso ou aumentar a condição de parcelamento, pois ou era isso ou o casamento seria cancelado, uma vez que os noivos estavam sem emprego e sem condições de pagar da forma inicialmente prevista. Então, noivos e fornecedores se ajudaram. Como disse, a única fornecedora que não pode, por não ter data, cobrou multa de 50% pelo cancelamento, haja vista que cancelamos antes de uma eventual fase vermelha e ela estava sempre me ajudando em inúmeras questões referentes a penteado e maquiagem. Mesmo com tudo isso, ela se disponibilizou a participar mesmo de longe, se a nova maquiadora aceitasse, ela poderia fazer vídeo chamadas conosco para decidirmos juntas e tal. Então, houve prestação de serviço e, talvez, ainda haverá. Diante de tudo isso, não quisemos arranjar problemas (mesmo tendo consultado advogados que falaram que nesse caso, o código de defesa do consumidor estaria ao nosso lado). Entendemos que o estresse e as custas processuais, não valem o estresse. O buffet, por escolha própria e segurança, preferiu adiar o pagamento para maio do ano que vem - um mês antes do casamento.

    Agora quanto a sua questão do dinheiro que eu paguei 'há anos atrás', eu preciso discordar veemente. 1) O dinheiro não foi pago há anos atrás, ele foi pago em outubro de 2020. À vista e um valor considerável, diga-se de passagem. E, sim, ele rende na conta de quem o recebeu. Afinal, parte do dinheiro que pagamos, está (ou deveria estar) parado com ele, até setembro de 2021, data do nosso casamento, para que ele possa nos prestar o serviço de acordo com o contratado. Claro que a % do valor que ele usa para gastos da empresa (água, luz, iptu, impostos gerais, etc...) que recebeu de nós, embutido no valor total do pacote, ele pode usar quando e para que bem entender. Inclusive, foi isso que alguns dos nossos fornecedores que sofrem maior influência de inflação, nos explicaram. 2) Todos os custos que a empresa têm, já devem (e estão!) embutidos no valor total do pacote, então essa de que os impostos continuam chegando, não cola. A pandemia pegou a todos de surpresa, então também não seria justo um lado arcar com as consequências do outro - seja qual lado for. Justamente por isso, não quero, não pretendo e não preciso explorar ninguém. 3) Consultamos 2 advogados que falaram que essa questão do reajuste, sendo que não usufruímos de nenhum serviço da empresa e pagamos a vista, pode ser questionado e provavelmente daria um parecer judicial favorável a nós. Nós nunca fizemos, por exemplo, nenhuma reunião com ele, após o fechamento do contrato - apenas a reunião para conhecer o local, ele e ele nos dar ideia da proposta dele (assim como fizemos com outros decoradores também). Portanto, de acordo com a interpretação da lei, que foi o que busquei fazer com profissionais adequados, no caso advogados, ao mesmo passo que comentei aqui no grupo, meu pensamento não está tão equivocado assim.

    Justamente por saber que a inflação está alta é que vim ao grupo para ter ideia a respeito dos reajustes, conversei com a minha assessora, conversei com advogados e tudo mais - para também não ser injusta com ele, como disse, não é o meu objetivo. Estou disposta a ajudar, não me neguei em nenhum momento a pagar eventuais reajustes necessários, nem com ele e nem com nenhum outro fornecedor, eu só queria (e ainda quero!) comparar com outras noivas e entender certinho o porque do 10%.

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  • Alice
    Noiva Ativa Junho 2022 Paraná
    Alice ·
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    Oii Mayara!

    Muito obrigada pela dica. Sim sim, a questão de verificar as flores é um dos nossos planos - até por conta de disponibilidade de algumas deles, haja vista que muitas espécies são sazonais. A maior dúvida é porque realmente não havíamos decidido ainda quais os tipos de flores seriam usados, haja vista que havíamos pensado em deixar para definir todo o projeto em data mais próxima, uma vez que tem espécies que sofrem bastante influência do clima; portanto, não adiantaria bolarmos todo o projeto pensando em flores x, y, z (mesmo elas sendo comuns na época) e aí próximo ao casamento descobrirmos que os fornecedores de flores do nosso decorador, não conseguiram produzi-las em quantia suficiente. Concordo totalmente que o valor pago pode não ser suficiente, não apenas para decoração como para outros fornecedores também. Como disse, nosso objetivo não é explorar ninguém, porém em 1 ano muita coisa pode mudar novamente de cenário, por isso ficamos pensando nesses 10% - além disso, o fato de termos pagado a vista e, como disse, não termos 'usufruído' em nada do serviço, também pesa um pouco para nós por motivos que já coloquei no post.

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  • Mayara
    Destacada Julho 2022 São Paulo
    Mayara ·
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    Oi noivinha. Minha decoração é inclusa no buffet então não sei te informar sobre os reajustes do setor mas vale a pena vc verificar sobre as flores escolhidas pra sua decoração, já que vc alterou a festa de setembro pra junho, algumas flores são mais baratas em alguns meses, isso pode influenciar tbm.

    Infelizmente o valor que pagamos ano passado pode mesmo não ser suficiente pra cobrir o custo que nossos fornecedores terão ano que vem.

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  • Nathália
    Super Noiva Outubro 2018 Minas Gerais
    Nathália ·
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    Eu trabalho com evento e digo: o nosso setor pede socorro! Não é puxando sardinha, mas infelizmente muitos cliente só veem o lado deles e se esquecem que quem depende de evento pra viver não tem dinheiro. No ápice da pandemia eu cheguei a ficar sem dinheiro pra comer, e não falo isso para gerar dó, mas pra mostrar que essa é a realidade e muitos, principalmente dos microempreendedores.

    Outro ponto, essa história que o dinheiro que você pagou para eles a anos atrás está lá rendendo na conta é sem argumento, pois embora eles ficaram parados meses, as contas continuarem vindo (inclusive impostos do cnpj, iptu etc).

    O que eu oriento é: procure saber sobre a lei. Vale lembrar que a inflação está altíssima e o custo que os fornecedor terão com mão de obra, insumo, deslocamento etc serão outros. Só olhar pelo preço da gasolina no Brasil rs.

    Resumindo, os dois lados estão sendo prejudicados, então nada melhor do que os dois lados de ajudarem.

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  • Marina
    Noiva Esperta Junho 2022 São Paulo
    Marina ·
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    Oi, Alice!
    A minha decoradora pediu um reajuste de 7% (mudei de agosto de 2020 para junho de 2021). Também fiquei meio contrariada na hora, mas acabei aceitando. Agora, no nosso caso, faremos o pagamento só pertinho da festa. Se eu já tivesse pagado tudo a vista eu bateria o pé, viu. Ele teve a vantagem de receber o dinheiro muito antes. No mínimo, cair pela metade esse reajuste, para 5%.
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  • Thereza
    Noiva Esperta Setembro 2022 São Paulo
    Thereza ·
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    Oii! Só tive reajuste em dois fornecedores, a assessoria e dj/som e luz, e ambos me cobraram 10% de reajuste. Eu achei válido pq nossos contratos foram fechados em 2019... seria abusivo se fosse mais de 20% isso sim! É oq vc falou mesmo, agnt não pode ser prejudicado/explorado mas tb temos que ter consciência que o valor das coisas triplicou. Para você ter uma noção vários fornecedores meus falaram que preferem não reajustar por medo de distrato e não ter condições de devolver o dinheiro. E minha decoradora deixou o reajuste em aberto. Na época do casamento ela vai ver o valor das flores, e se tiver muito muito oneroso pra ela vamos conversar e combinar um novo valor justo para ambas as partes.
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  • Ingrid
    Destacada Outubro 2022 Rio de Janeiro
    Ingrid ·
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    Oi, Alice
    O seu fornecedor não está totalmente errado, eu sigo muitos floristas e todos estão relatando os valores absurdos das flores, e nessa época de outono/inverno os valores das flores sobem muito por conta da queda de produção, muitos fornecedores tendem a cobrar 50% a mais nessa época.... Acho os 10% super válidos, principalmente se o serviço for de qualidade.
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  • Iara
    Noiva VIP Abril 2022 Rio de Janeiro
    Iara ·
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    Oi Alice, não sei te dizer essa relação de %, pois nós estamos fechando nossos contratos agr. Mas minha assessora já nos alertou para essa questão do preço das flores. Por vcs já terem feito o pagamento e a vista, talvez vcs possam tentar negociar com ele uma porcentagem menor.
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  • Ingrid
    Destacada Setembro 2021 São Paulo
    Ingrid ·
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    Nossa que chato isso em
    Eu concordo com a Anna
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  • Anna Cláudia
    Destacada Dezembro 2022 São Paulo
    Anna Cláudia ·
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    Alice, como vocês pagaram a vista vale muito a pena bater nessa tecla com seu fornecedor, pq de fato o dinheiro está rendendo na conta dele e não na sua, não é algo que ele vai ter calote ou prejuízo com falta de pagamento de parcela. Eu tentaria negociar o máximo possível se tratando que vocês pagaram a vista.
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