Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Ester
Noiva Novata Agosto 2025 São Paulo Estado

Reclamação sobre Negativa de Redução de Itens no Buffet: Gostaria de Saber a Opinião de Vocês

Ester, dia 13 de Janeiro de 2025 às 21:01 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 11

Oi, meninas! Estou enfrentando uma situação complicada e gostaria de saber o que acham sobre isso. Estou planejando meu casamento para agosto de 2025 e, ao contratar o buffet, me foi informado que seria possível fazer alterações, inclusive adicionar itens ao menu. Com isso, fiquei tranquila achando que também seria possível retirar itens, caso necessário, principalmente considerando que estou fazendo essa solicitação com 8 meses de antecedência.

Porém, quando pedi a redução de alguns itens do menu, o buffet me negou, mesmo sem uma cláusula contratual que proíba esse tipo de ajuste. Não existe nada no contrato que diga que não posso modificar o que já foi combinado. Eu, como consumidora, achei que tinha o direito de solicitar essa mudança, conforme os princípios do Código de Defesa do Consumidor.

O curioso é que uma amiga minha teve uma experiência diferente com o Buffet Evento Perfeito. Ela fez algumas mudanças no contrato e não teve nenhum problema. A empresa foi super flexível e atendeu às suas solicitações sem dificuldades. Isso me deixou ainda mais confusa sobre o que esperar de um buffet de qualidade.

Gostaria de saber o que vocês acham dessa situação. Alguma de vocês já passou por algo parecido? Como reagiram? Será que estou pedindo algo injusto? Agradeço muito a opinião de vocês, estou um pouco perdida com tudo isso!

11 Respostas

Última atividade por Karina, dia 15 de Janeiro de 2025 às 11:52
  • Karina
    Noiva Esperta Novembro 2024 São Paulo Estado
    Karina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A única coisa que retirei do meu Buffet foi o bar de drinks, q eles ofereciam por X valor a mais, mas nós preferimos contratar por fora. De resto fui conversando com a moça q ficava a frente do serviço e fomos alinhando conforme fosse bom para todos. Mas n me recordo de ter excluido nenhum item, o q poderia era substituir OU acrescentar. Se
    • Responder
  • Priscila
    Noiva Master Abril 2023 São Paulo Estado
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Normalmente os buffet tem menus pré estabelecidos, quando contrato não pode ficar tirando para diminuir o valor, senão creio que nem vale a pena para o buffet.

Alguns deixam trocar itens, com ou sem custo. O meu eu mudei a entrada e os petiscos de antes da cerimônia. E troquei o sabor do bolo.

• Responder
  • Thayná
    Super Noiva Novembro 2024 São Paulo
    Thayná ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

No buffet que casei, havia cerveja e vinho incluso, eu e meu marido optamos em não ter bebida alcoólica, tiramos essa opção do cardápio. Mas, o buffet não nos deu desconto ou permitiu trocar por outra coisa. Quando tiramos essas opções, foi na assinatura do contrato.
    Eles falaram que poderíamos trocar o cardápio depois também, por outras opções que eles tinham, pagando o adicional.

• Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo Estado
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Se você quer retirar e pagar o mesmo preço ok, se você quer substituir por outro item que manterá o preço ok também, agora se você quer retirar e pagar um valor menor, pode ser aí que o fornecedor esteja negando a possibilidade, você tem que ver o que você acertou no contrato o valor pode sempre aumentar nunca diminuir, esse talvez seja o ponto, Deus os abençoe.

• Responder
  • Priscilla
    Super Noiva Novembro 2024 Paraná
    Priscilla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu não sei se entendi muito bem... você queria tirar itens, apenas? Reduzir as opções do buffet? Por que você faria isso? Se você vai pagar um valor X, não seria interessante ter essa variedade para que os seus convidados possam escolher?

Ou então eles não querem trocar os itens (substituir)?

No meu caso eu poderia trocar, mas fiz a degustação e deixei como eles sugeriram mesmo, pois achei ideal.

• Responder
  • Marcela
    Super Noiva Novembro 2024 São Paulo Estado
    Marcela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, faltou comunicação e esclarecimento. Mas, como te disse eles já tem um cardápio exclusivo que são acostumados a fazer não vão querer ter mais trabalho com outros preparos na maioria das vezes... Por isso que muitas vezes tem gente que opta por contratar cozinheiro e comprar a parte.
    • Responder
  • Ester
    Noiva Novata Agosto 2025 São Paulo Estado
    Ester ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Realmente por este ponto de vista faz sentido, sendo que pode haver prejuízo ao buffet, mas a solicitação tá sendo feita com 8 meses de antecedência, e eles também não informaram nada sobre isto, mas enfim acho que faltou comunicação da parte do buffet explicando.
    • Responder
  • Marcela
    Super Noiva Novembro 2024 São Paulo Estado
    Marcela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No buffet que fechamos para o nosso casamento nós não podíamos tirar nada, podíamos trocar e eles nos passariam o valor da diferença. No entanto que de antemão havíamos escolhido o menu 1 pois o buffet oferecia 3 quando nos passaram o valor da diferença percebemos que não compensava fazer a troca só da carne e sim do menu inteiro. Ou seja podíamos acrescentar e trocar uma comida por outra, as bebidas, mas tirar não. Eu penso que realmente seria inviável os buffets ficarem deixando o cliente estabelecer um cardápio e não eles pois como eles compram sempre em quantidade para um evento x imagina aquilo depois ficar parado por não saber quando irá usar novamente. Eles te negaram porque já deixaram claro que você poderia fazer alterações e não exclusão noivinha…
    • Responder
  • Thamara
    Noiva VIP Agosto 2026 São Paulo Estado
    Thamara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O menu do meu casamento eu pude tirar e substituir pelo qual eu quisesse. No meu por exemplo eu mudei as entradas, tirei a original q tava no cardápio e coloquei as que eu quis. O meu buffet me permitiu fazer isso.
    • Responder
  • C
    Noiva Master outubro 2024 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Não pode mesmo tirar, acrescentar algumas coisas ok, mas tirar não pode mesmo. Os menus já são pré estabelecidos.

• Responder
  • Pâmella
    Noiva Master Julho 2026 Rio de Janeiro
    Pâmella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha, eu acho que se não irá te trazer prejuízo financeiramente, acho besteira. Todos os outros buffets que visitei, já tinham menus pré estabelecidos, eu não poderia retirar, se quisesse algo, poderia ver a possibilidade de acrescentar.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas