Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Ana Carla
Noiva Ativa Julho 2021 Distrito Federal

Reflexão sobre casamento

Ana Carla, dia 24 de Fevereiro de 2018 às 13:24 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 34

Olá comunidade Smiley heart ,


Fiquei noiva em novembro de 2017 e veio aquela euforia de organizar o casamento, uma vida a dois, novas escolhas, novas rotinas e você vai sonhando com cada detalhes e corre atrás do seu sonho. Smiley love
Ainda não contratei nada porque acho tudo muito caro (sou de Brasília, qualquer coisa é muita mais caro aqui). Estava trabalhando com o orçamento de 60 mil, mas fico pensando - 60 mil em uma festa para os outros... tudo bem que é o dia dois noivos, mas com 60 mil da para fazer tantas outras coisas q duram mais que 6 horas... O Mercado pega pesado quando envolve sonhos, sentimentos, te enfiam a faca sem dor nem piedade e te vendem um produto parecendo ser a melhor coisa que você vai comprar na vida.


Minha pergunta vai para os casados, vale a pena investir tão caro? E para as noivinhas que ainda não casaram, Vocês pensam como eu ou não ligam muito para isso?

34 Respostas

Última atividade por Mayane, dia 28 de Fevereiro de 2018 às 05:31
  • M
    Super Noiva Setembro 2019 Rio de Janeiro
    Mayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Sinceramente? A primeira pergunta que se deve fazer é: isso é muito importante pra nós? Se a resposta for sim, há uma forma de reduzir gastos. Já ouviu falar de mini weddings? Está super em alta.Ou que tal fazer uma cerimônia e um brunch? Você também pode substituir serviços e fazer você mesma. Espero ter ajudado,bjs

    • Responder
  • Ana Caroline
    Noiva Constante Novembro 2021 Santa Catarina
    Ana Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu não gosto de festas, eventos demorados, nem de dançar ou ter a atenção voltada para mim, nada dessas coisas me atrai. Não tive festa de 15 anos, nem de 18, eu fujo dessas recepções, sou tímida e fico extremamente sem graça. Mas acima disso, eu não abriria mão da cerimônia/recepção. Desde que me apaixonei, muita coisa mudou na minha vida, expandi meus horizontes e hoje sonho em oficializar nosso amor na presença da família e amigos com tudo o que temos direito. Se você também tem esse sonho, tenho certeza que se arrependerá de não fazer a festa. Eu já pensei em desistir várias vezes e investir na casa e lua de mel, sempre amei a ideia de viajar, fazer um mochilão.. Enfim, quem não né? Mas percebi que é possível encaixar tudo se houver planejamento, determinação e pés no chão. Se você quer mesmo a festa de casamento, o que te aconselho é:

    - Pesquise MUITO! Sei que é o conselho mais dado, mas é o mais válido. Corra atrás de muitos fornecedores SIM. Eu não me limitei aos três primeiros que apareceram e hoje, no décimo, eu achei o lugar e o buffet dos meus sonhos e que se encaixa no orçamento.

    - Determine com seu noivo um valor X que cada um deve juntar por mês para se alcançar o valor estipulado do orçamento. Acho isso super importante e é o que vai definir como as coisas vão acontecer pra vocês. Mas o mais importante não é apenas definir, mas sim cumprir a meta estabelecida! Eu e meu noivo apostamos em cada mês separar um valor para despesas, gastos do casamento e besteiras (nossos cineminhas). Até agora está dando super certo, todo mês temos o valor X e nada nos impede de curtir!

    - Crie uma conta poupança para guardar o dinheiro do casamento! Acho válido demais separar esse dinheiro em conta, além de não estar fisicamente em mãos, vai render alguma coisinha.

    - Economize com DIY! Pode ou não funcionar pra vocês, mas para muitos casais que tem o orçamento apertado, funciona demais. Para a decoração rústica eu acho mais fácil ainda de fazer! No Pinterest tem MUITAS dicas de decoração rústica (e outros estilos) com muitos tutoriais simples e com resultados lindos. O que um decorador pode te meter a faca, o diy pode salvar o seu bolso, garanto! Além disso, você pode fazer seu próprio convite e imprimir em gráfica, se juntar com o noivo e padrinhos e elaborar as lembrancinhas, juntar a família e fazer alguns dos docinhos. Tem muita coisa que dá para colocar a mão na massa e fazer você mesma, pense nisso.

    - Aposte em listas de presentes. Como sua lista de convidados é grande, talvez você ganhe algumas coisas que podem ajudar vocês com a casa, ou até mesmo a lua de mel. Vi que algumas noivas fizeram cotas para lua de mel em sites de casamento e deu super certo. Não que você vá ganhar tudo ou cobrir os gastos do casamento com presentes, jamais! Mas é uma mão na roda para quem quer encaixar a casa, lua de mel e casamento.

    - Escolha uma data em baixa temporada para o seu casamento, diminui significativamente o preço da maioria dos fornecedores. E considere a possibilidade do casamento ser de segunda à sexta, sai mais barato sim!

    - Evite a palavra "noiva" na hora de fazer orçamento de alguns serviços e repare na diferença de preços, é absurda!
    - Tenha em mente que precisará abrir mão de algumas coisas sim! Acho que toda noiva passa por isso, pensa que algo é de extrema importância e lá na frente, até mesmo depois do casamento ser realizado, viu que não passava de detalhe. Também é o caso de muitas noivas que não conseguem encaixar tudo que querem no orçamento e precisam abrir mão, sim, acontece bastante e NÃO TEM PROBLEMA! O mais importante você já conseguiu, encontrar alguém que ama e deseja construir uma vida a dois, o resto é detalhe! Sei que queremos que tudo saia perfeito, mas às vezes isso nos faz viajar na maionese e extrapolar demais. Tente sempre lembrar que o importante é a família e amigos estarem ali apoiando, testemunhando a união dos dois. Nem tudo é essencial, e deixar de ter algo mais "luxuoso" para simplificar e caber no orçamento não vai deixar menos bonito. Gente, só porque é simples não é feio! O simples é LINDO. Simplicidade às vezes pode ser até melhor que luxo e extravagante. Já fui em casamentos com a decoração exagerada demais, os noivos podem gostar, mas muitos convidados saíram falando.

    Enfim noivinha, existem casamentos e casamentos. Tem casal que gasta 60 mil em festão e casal que gasta menos de 20 mil e sente que não faltou nadinha para deixar o grande dia inesquecível. Tudo vai depender do que vocês desejam e do quanto estão dispostos a gastar com isso. Mas reveja seu orçamento, repense, faça uma lista do que é prioridade para você e invista mais nessas coisas, lembrando que é bom pesquisar bastante e ver o que você mesma pode fazer. Anunciar em páginas de serviços no facebook (se sua cidade tiver é ótimo), OLX, pedir indicação de DJ, banda, buffet e outros serviços para amigos e familiares... tudo é válido para economizar!

    • Responder
  • E
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu gastei 25mil com casamento em SP, pra isso eu simplifiquei um monte de coisas:
    - lista de convidados reduzida
    - so dj, sem vanda
    - não contratei decoração luxuosa, foi uma mais simples inclusa no pacote da chacara, so um vasinho na mesa dos convidados e os pratos eles pegavam no buffet.
    - não contratei o fotógrafo mais top da cidade, contratei um mais barato parceiro da chacara, sem album e sem edição das imagens, eu mesma editei as fotos depois e mandei fazer o album 1 ano depois do casamento
    - cerimônia e festa no mesmo local (mas pra mim não casaria em igreja mesmo pq nao frequento igreja)
    - não tive cabine de foto
    - não tive bar
    - não tive chinelos nem outras lembrancinhas caras
    - tive uma orquestra pra cerimonia pq era muito importante pra mim, mas com apenas 3 musicos, so instrumental , chegamos a pensar em ter 5 ou 6, mas o bolso deu pra 3 e realizamos o sonho
    - tive dança ensaiada com coreografa pq foi muito muito importante, mas conseguimos um pacote q não foi o olho da cara
    - não tive carro de noiva
    - não tive dia da noiva, apenas make e penteado com a cabeleireira do dia a dia
    SÃO ESCOLHAS. Vc pode ter uma festa pagando mais ou menos, depende do q é o sonho, o q considera indispensável ou não e o quanto de tempo pretendem esperar pra juntar X ou Y. Pra mim e meu marido valeu fazer a festa com o quanto fizemos. Confesso q fui em outros casamentos q teve muitas coisas legais q o meu não teve e ficava pensando “puxa eu não tive isso”, mas eu não tinha dinheiro mesmo pra mais tudo aquilo.... e a bem da verdade, todo mundo q foi no meu casamento disse q amou e o retorno q eu tive foi q foi lindo pelo amor, pelos votos , pelas palavras, pela energia, pela familia, pelos nossos olhares, etc, então é isso, são escolhas. Vc escolhe como vc quer o seu casamento 😘
    • Responder
  • Sara
    Noiva VIP Novembro 2018 Santa Catarina
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Então... o orçamento do meu casamento vai fechar nesse valor tbm. Eu sou muito ansiosa e algumas coisas acabei fechando na ânsia de resolver logo sabe, embora eu tenha fechado com bons profissionais alguns eu acho que acabei pagando caro de mais pela minha ansiedade. E eu sempre me pego pensando e se eu tivesse optado por um casamento mais simples, pq agr que já fechei com vários fornecedores não da mais para desistir. Mas tem vezes que eu penso se eu fizesse mais simples eu estaria frustrada pq meu sonho desde menina é ter uma festa de casamento bem linda. Eu realmente não sei se a melhor coisa que eu fiz foi gastar todo esse dinheiro na festa, talvez depois da festa eu irei saber. Mas acredito que se eu fosse começar de novo optaria por fazer algo menor e mais intimista.
    • Responder
  • Victoria
    Noiva VIP Agosto 2018 São Paulo
    Victoria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    60mil?? Menina kkkkk ta eu nao sei da sua condiçao atual e se isso pra vc é possivel, entao pense que sera um dia unico. .e que sim, sempre é possivel repensar e cortar algumas coisas da lista.


    Meu orçamento pro casamento é de 20mil e vamos passar pouca coisa. Dara uns 23mil no maximo.. E ainda assim acho um.absurdo pagarmos tannnto por uma festa que se nao fosse a palavra "casamento" no meio, seria metade do valor ou nem isso.

    Mas enfim.. Eu penso que casamento é uma vez so e tem que ser feito de acordo com o querer dos noivos.. Poremm tem como cortar mttt coisa dos gastos e ainda sim ter um dia lindo!!
    Desejo boa sorte querida 😍😘
    • Responder
  • L
    Espírito Santo
    Lorena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vitória, minha situação é bem parecida com a sua e eu penso igual a você! Adorei os pontos que você levantou.
    • Responder
  • Caroline
    Noiva Novata Dezembro 2018 São Paulo
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, olha eu tbm sonhava com casamento, uma festa enorme, mas hoje já não quero mais, no meu caso muitos convidados não valem uma festa tão cara assim. Mas eu acho q se esse dinheiro não irá te fazer falta pq não fazer? Eu não irei fazer festa pq o dinheiro iria me fazer muita falta
    • Responder
  • Clarissa
    Noiva Constante Junho 2019 Distrito Federal
    Clarissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ana, tem como gastar menos no casamento em Brasília, pesquisei bastante por aqui e vi tudo quanto é orçamento . Não sei quantos convidados serão, mas com certeza da pra fazer por beeeem menos. Tô orçando o meu no máximo 15mil para 100 pessoas.
    • Responder
  • Letícia Feketé
    Noiva Esperta Setembro 2018 São Paulo
    Letícia Feketé ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que bom Liliane!! Estamos tentando diminuir esse orçamento também 🙏🏻
    • Responder
  • Liliane
    Top das Noivas Novembro 2018 Ceará
    Liliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vou gastar 15 mil . E vai dar pra fazer a minha festa q sempre quis, só q com menos convidados.
    • Responder
  • Letícia Feketé
    Noiva Esperta Setembro 2018 São Paulo
    Letícia Feketé ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, me caso em Setembro. Acho R$60.000 muito dinheiro para se gastar em um casamento mesmo!!! Entendo que seja caro, mas pesquise bem, peça descontos, esteja aberta para fazer o que é importante e não seguir modismos. Nós vamos gastar em média R$25.000!
    • Responder
  • Bruna
    Super Noiva Abril 2017 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha eu não arrependo de ter feito a festa, achei super válido e valeu super a pena. Mas caso não tivesse minha casa daria preferência para ela. E teria feito algo mais em conta. Acho 60 mil muito dinheiro para gastar na festa, metade disso já seria suficiente kkk. E investiria na lua de mel Smiley laugh
    • Responder
  • T
    Noiva Constante Abril 2018 Rio Grande do Sul
    Tati ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa tarde noiva.
    Minha opinião é a seguinte: jamais investiria 60 mil em qualquer festa. Sendo sonho ou não. De acordo com as condições financeiras ou não. Acredito que uma boa festa tem que ter AMOR e isso o dinheiro não paga (por mais que muitas coisas são caras), acho que se vcs pesquisarem mais encontram lugares e fornecedores mais acessíveis. Beijooo
    • Responder
  • Dayane
    Noiva VIP Setembro 2018 Goiás
    Dayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tudo depende do nosso sonho!
    minha festa de casamento não abro mão , não acho que seja desperdício ou dinheiro jogado fora , muito pelo contrário casamento é uma única vez na vida , é um momento único e muito especial, vale a pena com certeza fazer do jeito que sonhamos e conforme as condições financeiras é claro.
    60 mil acho um valor muito alto , mas é aquela questão cada um tem uma condição financeira diferente! Eu cortei muitas coisas do meu orçamento para diminuir o máximo possível os valores para realizar meu sonho e conseguir economizar também, se pra vc, investir esse valor em outras coisas for melhor do que investir no casamento invista!
    • Responder
  • N
    Super Noiva Janeiro 2019 São Paulo
    Natália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu jamais gastaria 60 mil em uma festa de casamento. Metade disso já acho caro, rs. Investiria esse dinheiro na minha casa, faria uma viagem. Mas isso porque festa nunca foi meu sonho.

    • Responder
  • G
    Noiva VIP Julho 2019 São Paulo
    Glaucia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É uma quantia alta mesmo e 50 ou 60% dela poderia ser investida como entrada num apartamento ou reformar a casa dependendo da situação dos noivos. Acho que você consegue fazer uma boa festa com R$ 15.000. Com essa grana investiria mais no imóvel e pesquisaria bem para encontrar algo BBB = Bom Bonito e Barato!
    • Responder
  • Bruna
    Noiva Master outubro 2019 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É que eu acho que varia muito da realidade de cada um... eu tb não gastaria esse dinheiro. Uma pq nem tenho, outra pq preciso pensar na casinha tb, né? Queremos uma festinha, simples mas bonitinha; queremos lua de mel e precisamos investir no nosso apto que está sendo construído. Então tenho mais coisas a se pensar. Mas claro, que se tivéssemos um apto pronto, viagem paga... com certeza iríamos querer uma festa "maior". Mas não cabe à minha realidade Smiley smile
    • Responder
  • Laura
    Super Noiva outubro 2018 São Paulo
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Penso como vc....pega esse dinheiro e faz outra coisa!
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu penso com vc! 60 mil reais pra durar 6 horas? Isso é um carro! Eu não tenho nenhum sonho de festa (quero sim casar na igreja, disso não abro mão).


    Tem sempre a opção por adesão (valida apenas se a cerimônia for na igreja) caso não queira gastar. Tenho uma amiga que vai gastar nessa faixa no casamento dela. Nada contra, ela tá mega feliz, mas eu não gasto. Esse valor eu aplico e em 5 anos compro um apto a vista (deu pra perceber qu prefiro o longo prazo né? Rsrrsrs)
    • Responder
  • Vitória
    Noiva Esperta Agosto 2018 Rio de Janeiro
    Vitória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Meu orçamento é de 60 mil reais e acho que vamos ultrapassar um pouco.
    Acho que temos que colocar vários pessoas na balança
    Pontos negativos:
    1) o dinheiro vai fazer falta, você vai ficar com dúvidas?
    2) você tem dinheiro para lua de mel? Eu não iria abrir mão da minha viagem para Paris por causa de uma festa nunca nesse mundo
    3) esse dinheiro vai fazer falta para a arrumação da sua casa? Acho que não é válido gastar uma fortuna no casamento e não ter dinheiro para mobiliar a casa.
    Pontos positivos:
    1) você vai ficar chateada se fizer um casamento mais barato? Nós sabemos que existe preço para tudo, e existe coisas baratas e caras para tudo. Moro em Niterói/RJ e aqui também é tudo caríssimo. Nós chegamos a visitar locais mais em conta, mais nada tocou meu coração e eu sabia que aquilo não combinaria comigo.
    2) Casamento é um momento muito especial, não é desperdícios de dinheiro. Essa frase meu noivo sempre falou para mim. Ele fala que como o dinheiro não vai fazer falta podemos investir no nosso amor.

    • Responder
  • M
    Super Noiva Maio 2019 Ceará
    Mesquita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha, eu não sou muito fã de fazer festa, tanto que não tive de 15 anos (preferi viajar). Mas casamento é um dia único, marca a transição para uma nova fase, então eu acho legal ter algo. Porém, esse orçamento está muito elevado. Acho R$60 mil muito dinheiro pra ser investido em uma festa, mesmo que eu tivesse bem mais condições, eu não iria querer dar tudo isso.


    Agora você tem que ver por você. O que você quer? Qual seu sonho e do seu noivo? Acho que seu sentimento é seu melhor guia.

    • Responder
  • Ana Carla
    Noiva Ativa Julho 2021 Distrito Federal
    Ana Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Nossa meu sonho sair 20 mil!! Eu imaginava isso de início, mas só o buffet para 200 no preço de 40 por pessoas ( o mais barato que achei) vai quase 50% do valor. Fiquei desesperada quando fui pesquisar preço para serviços de casamento. Pensei até diminuir o número de convidados, mas não dá! a família é grande.

    Eu não faria festa. Mas minha família é muito conservadora e só aceita o casamento se for tradicional, com cerimônia e festa. Smiley atonished

    • Responder
  • Katia
    Super Noiva Julho 2018 Zachodniopomorskie
    Katia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho que depende muito de cada um e da vida que vc tem. Se viajar é algo praticamente impossível na vida de vocês, eu escolheria uma viagem com uma celebração a dois. Caso nao seja esse o caso, acho que a festa vale sim. O que vcs podem fazer é cortar o orçamento, diminuir o número de convidados, enfim. Smiley smile
    • Responder
  • Aline
    Top das Noivas Maio 2021 Rio de Janeiro
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ana, isso vai muito da pessoa. Eu hoje não teria 60mil pra gastar em uma festa, mas se tivesse e se fosse da minha vontade gastar esse valor eu gastaria. Não ligo quando as pessoas comentam: "poxa vai gastar dinheiro pra encher a barriga dos outros e depois eles saírem reclamando?". Tenho sim o sonho da festa e não vejo como gastar dinheiro pra fazer para os outros. Eu vou fazer pensando em mim e no meu noivo, sendo que ele não liga muito pra questão da festa, mas como é um sonho meu ele topou. Tenho certeza que todo valor gasto na minha festa vai ser muito bem investido e que eu vou me sentir muito feliz em realizar esse sonho. Lógico que tem pessoas que não ligam pra festa, gastam o dinheiro na casa ou viajar, mas como falei isso é questão do sonho de cada um que deve ser respeitado. Não vou deixar de realizar o meu, porque tem gente falando que é besteira ou que eu vou gastar meu dinheiro com terceiros. Não vou fazer festa pra mostrar para os outros.

    • Responder
  • Ana Carla
    Noiva Ativa Julho 2021 Distrito Federal
    Ana Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu acho muito para investir no casamento... Mas para você ter uma noção, os locais que visitei o orçamento vai acima disso. Isso porque não são os locais mais xiques da cidade... Sem falar que hoje em dia tem locais que só aceita o buffet, decoração, cerimonial do local... Parece que fica mais caro ainda.

    • Responder
  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Mas noivinha, talvez você esteja procurando em lugares muito caros! Os primeiros orçamentos que recebi também eram nessa faixa de preço! Hoje o teto do meu orçamento é metade do seu (e pra 250 convidados, bem mais dos 100 que pensei em contratar porque achei que ficaria caro demais), achei fornecedores incríveis e que ficam dentro disso, aqui em SP é tudo muuuuuito caro também! Vale a pena pesquisar um pouco mais Smiley shame

    • Responder
  • Karlla
    Noiva Constante Dezembro 2018 Espírito Santo
    Karlla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Penso como você. Doces ,decoração ...tudo caro. Se aproveitam de nossos sentimentos e idealizaçoes para enfiar a faca.
    Vou comprar meus moveis ,construir minha casa, e ter uma lua de mel bem bacana e o carro já temos. Após a festa iremos oferecer um jantar para os familiares e amigos. Melhor que gastar 40 mil em festa onde com certeza sempre alguém vai falar mal e morar de aluguel e não ter um carro.
    • Responder
  • Ana Carla
    Noiva Ativa Julho 2021 Distrito Federal
    Ana Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Adorei seu comentárioSmiley catface ... Realmente prefiro comprar meu canto e viajar, mas tenho medo de bater um arrependimento de não ter feito a festa.

    • Responder
  • Ana Carla
    Noiva Ativa Julho 2021 Distrito Federal
    Ana Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Acredito que é um dia inesquecível. Mas quando olho os orçamentos... Smiley cry para você ter uma ideia, tudo fica a cima de 60mil... Isso porque quero uma festa rústica, no campo e simples.

    • Responder
  • Ana Carla
    Noiva Ativa Julho 2021 Distrito Federal
    Ana Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Você é muito decidida Taís kk queria ser mais assim.

    • Responder
  • Raquel
    Noiva VIP Janeiro 2019 Paraíba
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho que vc tem que sentar com seu noivo e ver se querem ou não fazer a festa, porque isso é algo que só depende de vcs.

    Eu particularmente não gostaria, mas meu noivo quer, a família cobra, entre outras coisas então resolvemos fazer, mas com um orçamento bem menor que 60mil, no nosso caso não quero passar de 20 e olhe lá se chegar a 20mil.

    Talvez se vc pesquisar um pouco mais, apertar um pouco mais e deixar de lado algumas coisas que não são tão essenciais o seu orçamento também diminua e vc se sinta mais a vontade por fazer a festa.
    • Responder
  • Liris
    Noiva Master Junho 2017 São Paulo
    Liris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    60 mil é pouco menos do que usei de entrada pro meu apartamento. Não gastaria esse valor todo nesse momento.
    Minha festa custou metade disso para 200 convidado e cobriu tudo o que queríamos. Isso porque todos os fornecedores foram de São Paulo.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas