Inicialmente preciso ambientar as leitoras que: 1. Nunca quis me casar como a grande maioria que se encontra aqui. Meu sonho era um Elopement Wedding na cachoeira e uma viagem das mais inesquecíveis.2. Entretanto, meu noivo é a própria Cinderela. Veja, se não existisse uma festa de casamento, parte se sua luminosidade iria se esvair até que a última fada do Peter Pan sumisse. Ele queria uma noiva, um evento e um mundo de festividades.3. E se o sonho é de um, logo se torna de ambos.
Neste cenário, começamos o preparo para o casamento enxuto e completamente singular. Sem nenhuma das formulações tradicionais que esperam de um casamento (só de ouvir a marcha nupcial sinto um arrepio que atravessa minha espinha e causa dor física).
Meu único pedido particular era que o evento fosse realizado o mais próximo da natureza possível. Que eu pudesse fincar os pés na terra e que houvesse flor suficiente para abrir concorrência com a cidade turística de Holambra.
Em outubro de 2022, logo após o pedido de casamento, passamos a buscar pelos fornecedores, já que a longo prazo os pagamentos diluídos seriam mais leves, certo?
No primeiro local que visitamos, nos apaixonamos. Era ótimo. Locação de decoração, DJ, ambiente externo com um grande gramado natural e um pergolado de madeira que se enquadrava na proposta Jardim Secreto que estabelecemos para nós. A área interna? Não era lá a mais bonita, pense um salão dividido de uma forma não muito vantajosa aos convidados, mas que dava para o gasto e tinha a infraestrutura confiável quanto a cozinha.
Tudo certo. Fechamos. Valor acessível, data disponível e pagamento da reserva em dia. Agora as pendências eram referentes aos demais fornecedores.
Contratamos uma cerimônia celta, algo diretamente ligado as manifestações da natureza. Identidade do casamento, acessórios da noiva e daminhas estabelecidos em um visual etéreo natural. Era um mar de natureza. Borboletas, flores em aquarela. É como se a mãe natureza tivesse abraçado minha criatividade.
Acontece que, após dez meses da contratação, estávamos passeando pelo feed do Instagram e nos deparamos com a cena mais caótica que eu, uma noiva tripulante deste avião denominado Sonho do Noivete, poderia ver.
O proprietário do local, após um longo sumiço das redes sociais, postou um vídeo mostrando as atualizações que havia feito no ambiente.
O espaço interno continuava no mesmo modelo, apenas uma parede de tijolos surgiu. Nada que causasse grande alvoroço.
Mas a parte externa...

Ele decidiu que seria de bom tom colocar um piso cerâmico horripilante por todo o local em que aconteceria a nossa tão sonhada cerimônia.
E veja, não é exagero. Adoraria ser histérica e recair sobre a realidade após averiguar melhor a situação, mas não aconteceu.
Além do piso cerâmico que muito se assemelha à calçada do cemitério municipal, toda a vegetação do local desapareceu e deu lugar aos vasos com iluminação verde.
ILUMINAÇÃO VERDE NO PAISAGISMO. Isso, por si só, já nos faz viajar para os anos 2000 e sentir o cheiro de casamento antigo, com bolo cheio de bolinhas prateadas e música sendo tocada no saxofone.

Agora, o fundo do local de nossa cerimônia não é mais um muro natural. É uma piscina elevada.
Logo pensei "Deus, permita que isso seja um pesadelo e não uma realidade".
Mas era a realidade.

A cerimonialista tentou remediar a situação ciente da nossa proposta para o evento. Tentou contatar o proprietário do local solicitando uma visita técnica para que pudéssemos pensar em uma solução para isso, haja vista que ele tinha consciência dos moldes do nosse evento e não noa informou que iria fazer a reforma do local. O proprietário sumiu durante alguns dias e voltou com uma data para essa visita acontecer.
Junto de seu agendamento, o homem passou a ofertar tudo que ele cobrava como um brinde pela decepção.
Passarela de madeira que antes era no valor de R$600,00? "Tome", de graça para buscar apaziguar os sentimentos revoltos.

O problema é que não tem um verdinho? Pois eu dou um tapete cor verde vomito para que você use como local de passagem.

Ocorre que nossa cerimônia necessita de uma mandala de pétalas, as músicas foram ambientadas conforme a cerimônia e tudo, ABSOLUTAMENTE TUDO estava contabilizando a proposta intimista e natureba que queríamos. O único espaço dentro do local de eventos que ainda possui um gramado minimamente acessível é o estacionamento que não é iluminado e muito menos nivelado. É a minha esperança perante esse mar de desajuste.
E agora, estou aqui, neste fórum escrevendo o que beira uma crônica com as seguintes indagações.
Vale a recisão contratual com o pedido indenizatório pela quebra de expectativas gerada pelo fornecedor (que está de panelinha com outra cerimonialista da cidade e dificultando todos os contatos que tínhamos com ele)? Vale a loucura de encontrar outro espaço na cidade com disponibilidade na data e condições compatíveis com o planejado?
Nada disso consigo responder, só sei que nas próximas encarnações quero nascer um pássaro e não lidar mais com nenhum assunto referente ao preparo de eventos como esse.
Se virem uma noiva chorando por aí, abrace e não faça questionamentos.
Aceito dicas de playlist de briga para ouvir enquanto dirijo à caminho da tal reunião técnica. Karma da Taylor já virou meu hino desde a descoberta.