Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Fernanda
Noiva Constante Agosto 2016 São Paulo

Regime de bens

Fernanda, dia 5 de Junho de 2016 às 02:40 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 12
Noivinhas e noivinhas, boa noite! Meu noivo tem dívidas com o Estado q podem dar confisco de bens de família. Estamos tentando resolver, e até vamos conseguir, porém bem depois do casamento. O meu carro e a moto dele estão no meu nome por causa disso. E também por este motivo o nome dele está sujo... Como queremos comprar um cantinho pra gnt ao depois de casados ele sugeriu de casarmos pelo regime de divisão total de bens pra não sobrar problema pra mim. Ele que sugeriu e mesmo sabendo q tudo acabaria no meu nome eu acho super estranho e arriscado pra ele. Eu não caso pensando em divórcio, tem q ser pra sempre. Mas alguém entende bem do assunto e saberia me explicar direitinho no q é bom e ruim no nosso caso esse tipo de regime de bens? Quanto ao nome dele estar sujo interfere no meu se casarmos com divisão de bens? O q vcs fariam? Desculpem o textão, estou com a cabeça a mil hoje!

12 Respostas

Última atividade por Priscila, dia 14 de Agosto de 2018 às 16:37
  • Priscila
    Noiva Novata outubro 2018 São Paulo
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tenho uma dúvida, meu noivo tem uma casa financiada pela caixs, se eu me casar em separação total de bens, posso financiar uma casa pela caixa no meu nome mesmo ele tbm ja tendo uma em financiamento??
    • Responder
  • Fernanda
    Super Noiva Dezembro 2016 São Paulo
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Então, vai depender da avaliação da CEF. Como advogada orientei uma cliente a fazer pelo regime de separação total de bens, e depois, após resolvida a questão vcs podem alterar para outro regime, mas não é garantido que a CEF aprove o financiamento. Ela esteve na Correspondente responsável pelo financiamento e eles mesmo disseram que pode ser que negue... Mas ainda assim, acho melhor fazerem por separação total, pq vai que aprovem né. Boa sorte novinha
    • Responder
  • A
    Noiva Esperta Junho 2016 Goiás
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vcs estão certos!
    • Responder
  • Caroline
    Noiva VIP Junho 2017 São Paulo
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Concordo com as noivinhas. Nesse momento enquanto vocês buscam solucionar essa situação é melhor a separação de bens e depois, quando tudo estiver resolvido, vocês podem mudar! Smiley smile

• Responder
  • Fernanda
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Fernanda! Mas aí nesse caso negaria o financiamento pelo nome dele estar sujo?
    • Responder
  • Fernanda
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada! A gnt q não entende das leis fica com medo de fazer caca. É claro q a gnt não se casa pensando em separar, meu maior medo era dele ficar sem direitos caso eu falecesse antes dele.
    • Responder
  • Fernanda
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Letícia, situação chata a nossa né? Mas obrigada pela ajuda. A Giullian deu uma explicação super boa aqui no tópico, da uma olhadinha q tbm vai te ajudar. Ela disse q em caso de morte o cônjuge é herdeiro nosso, msm com divisão total de bens. Isso ja me tranquiliza.
    • Responder
  • Fernanda
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Giullian, muito obrigada pelos esclarecimentos. É difícil quando a gnt não entende direito. Amanhã já vou no cartório de notas pra ver valores certinho e vamos optar pela divisão de bens sim. É a melhor saída pros dois. No caso dele foi uma venda de veículo mal feita, não transferiu, o atual dono sumiu e nunca pagou documentação. O advogado entrou com "obrigação de fazer" mas até isso acontecer fica meio enrolado. Ou pagamos documentos de um carro q nao temos ou guardamos esse dinheiro pras nossas coisas... Como casar é caro, rsrs, optamos por esperar a justiça agir. Mas muito obrigada mesmo pelos esclarecimentos. Me ajudou bastante! Beijinhos
    • Responder
  • G
    Super Noiva Agosto 2016 São Paulo
    Giullian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Menina não pense duas vezes, case na separação total de bens. Sou advogada, sei o enrosco que da isso. Alias ja vi mais de um casal casado em comunhão parcial de bens ter q se divorciar somente no papel, pra dividir bens e nao perderem tudo. Olha que situacao chata. Se vc ja sabe desse problema das dividas, case na separação total e ponha tudo no seu nome, se não vcs vão perder bens. Qnt a ele, num divorcio (Deus os livre, claro), se vc fosse uma pessoa de má-fé ele sairia sem nada...mas como vc não é, e ele confia em vc, sabe q vc seria justa, pq essa divisão dos bens vale pra uma sentença...pra um acordo, vcs podem dividir tudo do mesmo jeito, ainda q esteja só no seu nome rs. De qqr modo ele confia em vc, por isso nao está preocupado com essa "desvantagem", e vamos combinar q perder as coisas ele ja perdeu de qqr jeito se casar em comunhão de bens rs, certamente vão penhorar. Agr caso um dos dois morra, nao se preocupe. A "separaçao de bens" soh tem efeito num divorcio. Em caso de morte, ele é seu herdeiro de todos seus bens, normalmente.
    • Responder
  • A
    Noiva Esperta Junho 2016 Goiás
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A orientação da Letícia está certinha! Sou advogada. É o que eu te indicaria!
    • Responder
  • Leticia
    Noiva Master Maio 2016 Espírito Santo
    Leticia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Passo pelo mesmo problema e optamos pelo regime de separação total de bens, por orientação da advogada. Ela tbm disse que a qq momento podemos trocar o regime, ou seja, depois que resolver, pode optar pela comunhão parcial de bens, que é o mais comum. Até lá, optamos por colocar tudo em meu nome e estava pensando essa semana em preparar algum contrato, um testamento, algo que possa garantir os bens ou a parte dos bens que couberem ao meu marido, caso algo venha a acontecer... Vou voltar a conversar com a advogada para ver qual é o procedimento
    • Responder
  • Fernanda
    Super Noiva Dezembro 2016 São Paulo
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Se houver financiamento pela CEF , por exemplo, independente do regime de bens, eles solicitam a documentação do cônjuge
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas