Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Daniella
Noiva Novata Setembro 2023 São Paulo Estado

Religioso com efeito civil

Daniella, dia 28 de Abril de 2023 às 15:46 Publicado em Fórum Organizar um casamento 1 17
Noivinhas o que acham de casamento religioso com efeito civil? A princípio não era minha ideia inicial, mas pesquisando preços de cabelo e maquiagem estou pensando em fazer tudo no mesmo dia! Como será o de vocês?

17 Respostas

Última atividade por Andreia, dia 1 de Maio de 2023 às 16:55
  • Andreia
    Noiva Esperta Março 2023 São Paulo
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Beatriz, se você for casar na Igreja católica, verifique o processo na secretaria. Onde casei, eles adiantaram as assinaturas dos padrinhos na porta, antes deles entrarem no cortejo. Com isso eu não precisei perder tempo algum após a cerimonia com a burocracia da Igreja.

• Responder
  • Andreia
    Noiva Esperta Março 2023 São Paulo
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

O meu foi religioso com efeito civil e existe essa burocracia dos documentos. No começo é um pouco complicado de entender, mas só seguir as orientações da paroquia e do cartorio que tudo ocorre bem.
    A Beatriz comentou sobre perder tempo de festa. Minha cunhada comentou sobre isso tambem mas a minha paroquia adiantou o processo na hora, colhendo as assinaturas das testemunhas antes mesmo deles entrarem no cortejo. Então assim que eu sai da Igreja, eu já fui pro buffet. O tempo que perdi foi mais ou menos 30 minutos mas por causa das fotos na frente do salão.

• Responder
  • Elisa
    Noiva Master Julho 2023 Rio de Janeiro
    Elisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Por aqui fizemos o civil 5 meses antes da festa, paguei uma make normal pro civil e nao falei que era pra casamento, o cabelo eu e minhas amigas que fizemos, e pra festa paguei o pacote todo de cabelo e make Smiley smile

• Responder
  • Nathalia
    Noiva Constante Fevereiro 2026 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exatamente por esse trampoooo que eu quis separado mesmo kkkkk (não ligo pq pra mim casamento civil é só um contrato, o que vale é a igreja)
    • Responder
  • Nathalia
    Noiva Constante Fevereiro 2026 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu ate pensar em fazer efeito civil, mas como me deparei com uma burocracia chata, vai separado mesmo. Como eu dou a importância de uma pulga no oceano para casamento civil (pra mim é mera formalidade, o que vale pra nós é o sacramento), nem vou me preocupar com maquiagem, cabelo ou coisa assim. Pra nós é algo tão "medo expediente" que só vamos lá mesmo, casar com duas testemunhas e voltar a trabalhar.
    • Responder
  • Deborah
    Noiva VIP Abril 2017 São Paulo
    Deborah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu fiz religioso com efeito civil principalmente porque meu marido não queria ter "duas datas de casamento". E também financeiramente falando foi muito mais proveitoso, sem falar na praticidade.
    • Responder
  • Beatriz
    Noiva Curiosa Março 2024 Rio de Janeiro
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Estou pensando em fazer os dois juntos mas alguns celebrantes e cerimonialistas q conversei falaram q acaba perdendo MT tempo de festa :/
    • Responder
  • Bia
    Noiva VIP Novembro 2023 Minas Gerais
    Bia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Poxaa que sacanagem!
    Mas como vc disse Deus sabe de todas as coisas e ele tem um propósito pra nós, vai dar tudo certo noivinha!
    Vao ser dias lindos pra vc 😍💐
    • Responder
  • Tawany
    Super Noiva Julho 2024 São Paulo Estado
    Tawany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu pensava em fazer separado até ver os valores. Por aqui farei os 2 juntos, mais prático e econômico.
    • Responder
  • Sandra
    Noiva VIP Abril 2024 Bahia
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Se você já ia ter um casamento religioso mesmo é mais barato fazer logo o religioso com efeito civil, resolve duas coisas em uma. Agora, dá uma olhada nas regras da sua religião e e nos seus planos pro seu casamento, veja se convem fazer dois em um. Eu sou católica e quando casei queria fazer o religioso com efeito civil, por causa do preço mesmo. Não pude, não tinha curso de noivos à tempo, e eu precisava casar logo. Resultado, casei no civil, e só viu casar na igreja ano que vem.
    • Responder
  • Samantha
    Noiva Novata outubro 2024 Espírito Santo
    Samantha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mulher na diocese da minha cidade só pode casar com três meses após o civil, tô numa tristeza! Eu sei que tem algumas cidades que deixam, até procurei saber porém mesmo se eu fosse casar em outro município eu tenho q dar entrada na paróquia q eu frenquento e depois pedir a transferência porem mesmo com a transferência as regras que valem são as da paróquia que eu congrego 🥹. Mas tá bom Deus sabe de todas as coisas!
    • Responder
  • Samantha
    Noiva Novata outubro 2024 Espírito Santo
    Samantha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu gostaria de fazer tudo se não no mesmo dia mas na mesma semana, porém pela diocese -minha religião catolica- eles pedem pelo menos três meses de distância entre o civil e o religioso, acabou com meus sonho kkkkkkk então depende da religião que você tem e da buracracia que é, mas eu acho super válido fazer os dois juntos!
    • Responder
  • Fernanda
    Noiva Master Novembro 2022 Pernambuco
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Meu casamento foi religioso com efeito civil, porém casamos antes do Dia C.

Só tem uma burocracia um pouco maior, por aqui o tramite é o seguinte:

Primeiro você faz o curso dos noivos e fica ok com os requisitos da Igreja.

com 60 dias antes você vai no cartório e da entrada no civil informando que será religioso com efeito civil e informa a data, a igreja, CNPJ da igreja e nome do celebrante.

Após correr os proclames no civil por 15 dias uteis será entregue o documento de habilitação da igreja no nome da igreja que vocês informaram. ( esse documento tem validade de 90 dias )

Vocês irão entregar esse documento de habilitação da Igreja na secretária da igreja e nesse momento é dado entrada no religioso. ( se for igreja católica será necessário ter um batistério com no máximo 6 meses de emissão)

Os proclames correram na igreja por 3 semanas.

Se for igreja católica esses tramites devem ser realizados na igreja que um dos noivos fazem parte. Caso a igreja do casamento seja diferente dessa, será necessário que a igreja após corridas as 3 semanas faça a transferência da documentação ( a gente mesmo quem faz ) antes da data do casamento.

Após o casamento realizado vocês devem comparecer ao cartório com no máximo 30 dias para que seja emitido o registro de casamento. Caso ultrapasse esse prazo não terá mais efeito civil, estarão casados apenas no religioso.

• Responder
  • C
    Noiva Master outubro 2024 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acho sensacional! Aqui faremos assim pelo mesmo motivo, um gasto só e faz tudo de uma vez kkkkkk

• Responder
  • Mayara
    Noiva Master Junho 2023 São Paulo Estado
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho um ótima ideia, por aqui optamos pelo religioso com efeito civil justamente pela praticidade e economia!
    • Responder
  • Bia
    Noiva VIP Novembro 2023 Minas Gerais
    Bia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi noivinha,

Por aqui será dessa forma, a ideia foi do padre da nossa paróquia e eu AMEEEI!

Economia de tempo, dinheiro e menos estresse.

• Responder
  • Anny
    Noiva VIP Março 2024 Paraná
    Anny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Daniella, é uma ideia muito boa, visto o preço das coisas ultimamente!

Por aqui eu já casei no civil ano passado e irei casar no religioso perto da festa, que é março do ano que vem!

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas