Oi comunidade
Hj vim falar de um assunto que sempre vejo dúvidas aqui: Casamento religioso com efeito civil ou civil em diligência então resolvi fazer um post super explicadinho #Textao
O meu foi religioso com efeito civil no dia 10 de junho !

O que é?
O casamento religioso com efeito civil ou por diligência é o casamento que é realizado fora do cartório, ele pode ser feito por juiz de paz, padres, pastores, celebrantes.
Quem pode realizar a cerimônia?
Como dito acima pode ser feito por juiz de paz, padres, pastores, celebrante DESDE que essa pessoa tenha a habilitação para realizar casamento civil, então quando procurar o celebrante sempre importante vê se ele tem habilitação ou não… aqui nos fornecedores geralmente tem essa informação, se não só perguntar para a pessoa que pretende contratar.
Onde é realizado?
Qualquer lugar fora do cartório, devido algumas “regras” o local deverá ter as portas abertas durante a cerimônia, mas isso é algo que só está na lei pq onde casei por exemplo a porta era super longe da cerimônia e estava aberta mas com segurança recebendo os convidados kkkk
Quais as etapas?
1°Contratar uma pessoa habilitada para fazer a cerimônia com efeito civil.
2°Essa pessoa te dará um documento assinado por ela (com os dados dos noivos e local onde será realizado o casamento).
3°Ir ao cartório da entrada no casamento. Essa etapa é exatamente igual vc faria se fosse casar no cartório com a única diferença que vc entregará o documento do item 2 no cartório… as taxas, testemunhas e documentação vai depender do cartório.
4°Tudo certo o cartório vai emitir os proclamas e ele ficará fixado durante 15 dias para o caso de alguém ser contra seu casamento poder se pronunciar (isso tbm aconteceria no casamento dentro do cartório)
5° Em um casamento dentro do cartório essa etapa seria a de ir lá e casar, assinar os papéis mas como será feito fora um dos dois vai pegar a habilitação.
6° No dia do casamento (ou um dia antes) vcs entregam essa habilitação a pessoa que vai celebrar o casamento. Durante o casamento o celebrante, noivos e testemunhas (que não precisa ser as mesmas que deram entrada no cartório) assinam e estão casados.
7° o celebrante ou os noivos autenticam a assinatura do celebrante (para o cartório ter a ctz que é vdd).
8° leva essa habilitação no cartório que deram entrada no casamento e eles emitem a certidão de casamento oficial.
Porque eu escolhi fazer assim?
Meu marido é autônomo e para ele não trabalhar um dia é perder dinheiro como queríamos viajar e ele já ficaria uma semana sem trabalhar ir casar no cartório seria mais um dia a perder!
Como essas etapas de ir no cartório pode ir a qlqr hora e em algumas etapas só precisa de um dos dois achamos melhor! E tbm pq nunca vi muita graça em casamento no civil acho muito rápido.
É mais caro casar assim?
Eu não achei mais caro, pq as taxas ao cartório terão que ser pagas de qlqr jeito(dependendo da renda vcs conseguem isenção) o valor diferente será do celebrante que possa fazer efeito civil (que geralmente é um pouco mais caro do que um que não faz) mas essa diferença pelo menos pra mim saiu muito mais barato dos gastos que teria casando no civil, apesar de não ver graça não sei “brincar”e iria querer roupa nova, cabelo, maquiagem, fotógrafo e dar pelo menos um almoço as testemunhas… Então colocando na ponta do lápis achei que saiu até mais barato kkk
Da maneira que combinou com seu celebrante que pode ser baseada em uma religião específica, no amor, na família, engracada, romântica enfim do jeito que quiserem kkk
A minha apesar de ser celebrada por um padre foi baseada no amor e na formação de uma nova família.
Agora uma dica “plus” que não tem ligação direta com o tema mas sempre surge no assunto:Padre pode celebrar casamento fora da igreja?
Se for da igreja apostólica romana não! Se for da igreja católica brasileira pode! Se for diácono pode (sendo sincera não sei a diferença).
Não queríamos nos casar na igreja porque não queriamos deslocamento entre cerimônia e festa mas sabíamos que nossas famílias ficariam felizes com a presença de um padre foi então que encontramos o Padre Alex (ele está aqui nos fornecedores) e além dele poder celebrar fora da igreja ainda podia fazer efeito civil, perfeito!
E super indico ele para quem é de São Paulo! Ele é um amor de pessoa, todo mundo falou que a cerimônia foi linda e ele é super acessível (responde por what's a todo momento rs)
Enfim é isso caso ainda tenham alguma dúvida podem perguntar!
Selfie com o Padre Alex após a cerimônia!