Olá noivinhos e noivinhas. O assunto de hoje é uma mistura das minhas vivências e algumas dicas sobre renda extra. Vejo muitos relatos na comunidade sobre como os gastos no casamento são altos e como o dinheiro é curto. Então quero falar o que eu fiz pra fazer uma boa graninha. Lembrando que é a partir da minha perspectiva, então isso não quer dizer que só existe essa forma e que ela é a mais eficiente.
Comecemos relatando a minha realidade. Tanto eu quanto o meu noivo somos recém-formados (psicologia), mas não estamos atuando na área. Emprego tá difícil e abrir um próprio consultório é mais complicado (porém estamos esperando as coisas se organizarem mais pra fazermos isso). Enfim, mesmo nessas condições resolvemos nos casar este ano porque namoramos há quase cinco anos e atualmente moramos em cidades diferentes, aí não dá né? Para isso, precisávamos ter alguma garantia financeira. Com isso, a irmã dele pagou um curso de consertos de celulares para ele. Ele sempre foi muito bom com essas coisas, mas o curso deu um UP e agora ele está trabalhando com o cunhado e "abriu" o seu próprio negócio (está pegando serviços pequenos).
Para eu não ficar parada e ajudar com os custos do casamento, comecei a fazer dindin para vender (sacolé, geladinho, picolé, gelinho, existe uma infinidade de nomes kkkkk). Eu gastei R$24,70 somando os ingredientes e os materiais. Isso foi em janeiro desse ano. Hoje, olhando o lucro que eu tive até agora, consegui um pouco mais de R$1.700,00, isso é 300 reais por mês. Esse meu relato é para motivar aqueles que estão preocupados com as finanças e não sabem o que fazer. Com isso, vamos para as dicas:
1. Observe a sua região e as pessoas ao seu redor. Conheça um problema e dê uma solução. Onde moro é beeeem quente (Tabuleiro do Norte, Ceará) e por isso escolhi vender algo gelado.
2. Invista em alguma habilidade sua. Se você sabe fazer algo muito bem, por que não ganhar dinheiro em cima disso? Mas, Ana... e se eu não tiver nenhuma habilidade que dê renda extra? Então vamos para a dica seguinte.
3. Procure tarefas rentáveis que sejam simples. Eu não sou a melhor cozinheira do mundo e na verdade não gosto de cozinhar, fico impaciente. Porém, quando vi que fazer dindin era simples, fácil e que eu gastava pouco, não pensei duas vezes e investi nisso.
4. Tenha sempre uma planilha em mãos. Se você já começou a fazer renda extra é muito importante ter uma planilha porque assim você tem o controle das entradas e das saídas. Pois imagine se você gastasse além do que arrecada, perde o sentido o que você está fazendo, não é mesmo?
5. Estude sobre finanças pessoais. A gente pensa que sabe administrar o dinheiro, mas só pensa. Se você não sabe como distribuir aquilo que arrecada, não saberá se está gastando mais dinheiro com superficialidade ou com o básico.
6. Renda extra não é passe de mágica. Por mais que existam milhões de formas de como fazer aquele dinheirinho de forma rápida e simples, isso não quer dizer que você não terá que ralar um pouquinho pra isso. Eu saio todo dia a tarde, oferecendo de loja em loja e para as pessoas na rua. Isso debaixo desse solzinho abençoado. Às vezes, vendo tudo, às vezes quase nada. Quando comecei a vender, parecia que eu já poderia abrir o meu negócio nessa área, mas conforme os meses foram passando, as vendas foram caindo. Hoje não consigo vender a mesma quantidade que vendi no mês de março que foi o pico de vendas. Apareceram mais vendedores, os antigos já não queriam mais comprar (a gente enjoa sempre comer a mesma coisa né?). Isso até me deixou desanimada, mas conversando com o meu noivo, eu coloquei na cabeça: enquanto eu estiver tendo lucro será melhor do que ficar parada.
7. Sempre tire uma parte do lucro pra você! Isso pode soar estranho, já que o intuito da renda extra é juntar para o casamento, porém isso ajudará a você não desvirtuar todo o dinheiro da renda com outras coisas. Como assim? Como eu disse logo acima, eu estou desempregada, então dependo da minha família financeiramente. Porém, não gosto de ficar pedindo dinheiro para comprar aquelas coisas que não são essenciais, mas que a gente quer. No início, eu guardava todo o meu dinheiro em casa (dica extra: guarde o dinheiro no Tesouro Selic) e ficava tentada a mexer nele para comprar pequenas coisas. Percebi que uma hora ou outra eu iria acabar mexendo nesse dinheiro porque a gente não gosta de ver dinheiro "parado" kkkkkk Então, eu pensei "do que eu ganhar na venda dos dindins, irei separar 15% para eu gastar COMO EU QUISER". Isso me ajudou a me controlar e não ser tão impulsiva.
Essas são as dicas que eu tenho para vocês e espero que possa ajudar alguém. Sinceramente eu queria escrever mais, porém não quero deixar o debate muito longo e nem confuso com tantas informações. Então, qualquer coisa vamos conversando pelos comentários e quem sabe eu abro um novo debate para ampliar mais a conversa.
Bjinhos!!