As 20 maiores dúvidas sobre padrinhos/madrinhas de casamento .
1. Qual a real função de um padrinho de casamento?
Muita gente não sabe, mas a função de um padrinho ou madrinha de casamento é participar do relacionamento do casal e estar disponível para algum suporte, ajuda ou aconselhamento sempre que necessário.
Padrinhos e madrinhas são “pais” e “mães” do relacionamento, e é muito importante que sejam pessoas próximas e queridas.
2. Quantos casais de padrinhos eu posso chamar? Pode ser número ímpar?
Tudo vai depender de duas coisas:
a) O tamanho da sua lista de convidados;
b) O tamanho do seu altar (ou pergolado, mesa, etc…);
Vamos trabalhar com um número mágico? Até 8% da sua lista de convidados pode ser formada por padrinhos e madrinhas. Isso quer dizer que se, por exemplo, sua lista tiver 200 convidados você pode chamar 16 pessoas para padrinhos (8 casais ao todo). E lembre-se: Não é bonito ter um monte de gente espremida no altar, tá? Verifique antes de convidá-los se eles caberão todos de pé ao seu lado e ao lado do noivo.
Outra coisa importante é tomar cuidado para não convidar um número exagerado de casais e tornar a entrada dos padrinhos e os cumprimentos no altar demorados e cansativos.
No caso de número ímpar de casais, sem problema nenhum! Você pode até colocar homens de um lado e mulheres de outro.
3. Como eu escolho os padrinhos e madrinhas? Qual o critério?
Não importa se são parentes ou amigos, o importante é que sejam pessoas próximas e queridas pelo casal. Não se sinta obrigada a nada, mas tente também não causar transtorno ou saia-justa pra ninguém. Bom senso é obrigatório.
4. Noivo e noiva devem escolher o mesmo número de casais?
Seria justo para os dois começar assim, mas se ao longo da lista vocês perceberem que um tem mais padrinhos que o outro, vocês podem conversar e entrar num acordo de “pegar vagas” um do outro.
Lembre-se que a organização de um casamento é um dos primeiros grandes projetos que vocês vão realizar juntos na vida, então coloque-se sempre no lugar do outro antes de tomar alguma decisão.
5. É obrigatório convidar os irmãos ou irmãs do noivo ou da noiva para serem padrinhos ou madrinhas? É chato se eu convidar mais amigos do que parentes?
Nada disso é obrigatório e não é chato convidar mais amigos do que parentes, mas se vocês sabem que a irmã, por exemplo, vai ficar magoada se não for chamada para ser madrinha, considere incluí-la no altar.
6. Tenho um casal de amigos, mas quero convidar só minha amiga como madrinha. Posso separar o casal e colocá-la pra entrar com outra pessoa?
Se você se dá bem com ambos e já são amigos há algum tempo, seria legal deixá-los juntos como casal de padrinhos.
Mas se o caso for:
– Seu amigo de infância começou a namorar só há 3 meses e você não a conhece ou conhece pouquíssimo;
– Se você não gosta do namorado da sua amiga;
– Se ninguém da sua família se dá bem com o marido da sua irmã;
-Etc…
Convide somente a pessoa de quem você gosta e explique a situação para ela, em particular. Cabe ao convidado aceitar ou recusar o convite, e lidar com a frustração do cônjuge. Se o convidado recusar ser padrinho/madrinha sem o par, você não deve ficar chateada! Coloque-se no lugar dele.
7. Tenho uma amiga de infância e a gente sempre disse que seríamos madrinhas do casamento uma da outra. Acontece que agora temos pouquíssimo contato. Tenho que convidá-la mesmo assim?
Não. Só se você realmente quiser resgatar a amizade, então o convite seria um ótimo pretexto… Mas se for somente pela “promessa”, então não. Afinal, se vocês não têm mais tanto contato, talvez ela nem conheça seu noivo ou nem saiba que você está noiva.
8. Tenho mais madrinhas do que padrinhos / Tenho mais padrinhos do que madrinhas. O que eu faço?
Considere colocá-los em outras funções, além de padrinhos ou madrinhas, como por exemplo entrar com algum objeto importante (bíblia, alianças…)
No meu casamento um amigo de infância do meu marido representou no altar o meu sogro, que já é falecido. Fez todo sentido pois eles se conheciam e trabalharam juntos.
Se você tiver madrinhas sobrando, escolha as mais novas e solteiras e coloque como damas-de-honra adultas, ou bridesmaid. Nos Estados Unidos é muito comum.
9. Formei um casal de padrinhos que não se conhece. Devo apresentá-los antes do casamento?
Seria ideal que sim. Tente marcar com os dois no mesmo dia pra entregar o convite, ou apresente-os na festa do chá-bar. Você ainda pode fazer um jantar especial para todos os padrinhos, assim eles se conhecem lá.
Se não for possível, mostre fotos um do outro para que eles saibam quem procurar no dia do casamento.
10. Como avisar aos convidados que eles serão padrinhos e madrinhas?
Tem gente que gosta de fazer surpresa, marcando um encontro e já entregando um convite especial e diferenciado. Eu particularmente preferi conversar com cada um antes de entregar o convite, afinal a gente não sabe dos planos das pessoas… Se você entregar o convite fazendo surpresa e a pessoa tiver planos inadiáveis para aquela data, ela vai ficar super sem-graça de recusar, o que pode te causar desfalques no dia do casamento.
11. Sou obrigada a dar lembrancinha especial ou convite diferenciado para os padrinhos e madrinhas?
Não. Você pode entregar somente o convite igual ao de todo mundo. O convite diferenciado ou a lembrancinha é uma gentileza que os noivos fazem aos padrinhos, afinal na maioria das vezes eles gastam mais com o seu casamento do que um convidado comum (roupas, cabelo, maquiagem, presentes, etc…), mas não é obrigatório. Tudo dependerá do seu orçamento.
12. Tenho um amigo que ficou magoado porque não foi convidado pra ser padrinho. Vale inventar uma desculpa e chamá-lo de ultima hora?
Talvez não seja uma boa ideia, afinal se ele sabe que você tem consciência de que ele ficou magoado, ele vai achar que foi convidado somente por causa disso, o que pode piorar a situação.
Explique pra ele que infelizmente você só pôde convidar um número X de casais por regra da igreja, tamanho do altar, orçamento pra fazer convites especiais, etc…
Se quiser convidá-lo tardiamente, você pode aproveitar algum desfalque ou desistência real para convidá-lo, mas deixe claro que se não fosse por isso, você não teria mais lugares no altar, assim você não engana ninguém e não precisa mentir.
13. Posso escolher a cor da roupa dos padrinhos e madrinhas? E o modelo?
Tudo depende do seu gosto, do seu nível de proximidade com as madrinhas e padrinhos, do quanto eles podem ou estão dispostos a gastar com seu casamento, etc…
Exigir um modelo específico para todas as madrinhas é complicado, pois você tem que respeitar todos os biotipos. Deve ser um modelo que não favoreça só as magrinhas ou só as altas, por exemplo. E você deve SEMPRE indicar o atelier ou costureira onde elas possam encontrar aquilo que você pediu, ou até mesmo pagar pra elas.
Caso exija somente a cor, certifique-se que todas estão de acordo e aceite que pode acontecer de alguma delas aparecer com o tom errado do azul ou do amarelo que você pediu.
Se a exigência de cor/modelo é para os padrinhos, considere a possibilidade de presenteá-los com a gravata ou o suspensório que usarão no dia do casamento. Facilita principalmente para os solteiros.
No meu casamento nós queríamos as madrinhas usando sombrinhas vitorianas e os padrinhos chapéus panamá, então nós os presenteamos com os acessórios, para que não tivessem problemas nem gastos com isso.
14. E se e eu escolher a cor/modelo e alguma madrinha não quiser usar? Como proceder?
Antes de escolher o modelo ou cor você deve envolvê-las na escolha… Pergunte a opinião e peça sugestões. Faça com que elas se sintam incluídas na decisão.
Tente sempre criar um consenso entre todas as madrinhas. Se alguma delas não quiser a cor escolhida, pense em criar um degradê no seu altar, com vários tons da mesma cor… Assim se sua cor for azul, por exemplo, a madrinha que discordar pode ir com um azul marinho quase preto se preferir.
Se o problema for com o modelo, tente entender o que ela não gostou no modelo e faça alguma alteração que resolva. Se mesmo assim não houver acordo, escolha dois modelos e deixe as madrinhas livres pra escolher entre os dois, assim elas estarão iguais mas cada uma com o que lhe favorecer mais.
Lembre-se que você é a noiva e amiga querida delas, e não uma ditadora, ok?
15. A cor do vestido das madrinhas tem que ser da mesma cor da decoração do casamento?
Tem noiva que acha bonito, eu particularmente acho que madrinha é madrinha e decoração é decoração. Acho que as madrinhas devem ter uma cor diferente da decoração, afinal elas não são centros de mesa ou arranjos florais. Elas são as suas amigas mais importantes e merecem destacar-se na festa.
16. Posso escolher o presente de casamento que meus padrinhos e madrinhas darão?
De forma alguma, de jeito nenhum, NUNCA!!!
Caso seu padrinho ou madrinha te pergunte o que você está precisando na sua casa nova ou se precisa de dinheiro pra lua de mel, você pode listar algumas coisas que ainda faltam, tomando o cuidado de citar itens de todas as faixas de preços, mas JAMAIS deve-se exigir um presente específico.
Padrinho e madrinha tem que ser escolhido baseado no grau de amizade e proximidade que vocês têm e nunca em interesse material!
17. O que fazer se um casal de padrinhos se separar antes do dia do casamento?
Converse com eles e pergunte se seria possível, apesar da separação, que eles ainda entrem juntos.
Se não for possível, estude a possibilidade de separar algum outro casal de padrinhos e formar dois novos casais: Por exemplo, um casal de irmãos ou um casal de amigos seus que não se conhece ainda.
Caso nada disso tiver jeito, considere ficar com um casal a menos.
18. Como é a entrada dos padrinhos pelo tapete? Qual a ordem do cortejo?
Não existe uma ordem que seja regra, mas geralmente os padrinhos entram depois do noivo e antes da noiva e vão se organizando intercalados no altar.
Quase que em 100% dos casamentos eles têm uma música especial para a entrada e outra pra saída.
19. Como devo organizá-los no altar?
Na maioria das vezes ficam de pé. Os padrinhos do noivo ao lado direito e os da noiva ao lado esquerdo do altar.
Também pode-se colocar homens de um lado e mulheres do outro.
20. Os noivos são obrigados a cumprimentar os padrinhos ainda no altar?
Não, mas fica bonito e emocionante e rende ótimas fotos.
Pode-se passar de um em um pra cumprimentá-los ou na hora da saída os padrinhos é quem se dirigem aos noivos para cumprimentá-los e posam para uma foto antes de saírem pelo tapete.