Fazer uma missa junto com o rito do casamento foi um desejo meu desde que meu tio fez no casamento deles. Eu achei LINDO DEMAIS e coloquei na cabeça que ia fazer e fiz.
Como fazer:
Primeiro tenha um padre que tope suas escolhas ou pode não dá certo. Por que eu estou dizendo isso: eu coloquei músicas seculares (entrada do noivo, noiva e afins) misturadas com as da missa. Existem paróquias que NÃO ACEITAM isso nem se for só o rito, no meu caso não ouve restrição e ainda por cima o padre é nosso amigo. Ao todo foram 21 músicas e só uma não foi tocadas foi o abraço da paz, o padre percebeu o horário e iria atrasar o cronograma e resolveu cortar. Era algo que eu queria muito, mas não tinha visto o horário e já tava faltando pouco para o meio dia então foi a decisão correta.
Quem vai tocar:
Meus músicos foram gente de igreja que tem costume de cantar e tocar nas missas. Eu fiz questão de não serem músicos profissionais para dá o sentido de missa mesmo.Pode ser que músicos profissionais toquem? Sim, meu tio foi dessa forma e até se ofereceu pra pagar, mas eu queria realmente algo informal. Foram 4 ensaios e ficou lindo demais!
Como é:
A missa começa com o padre já no altar, tem a entrada toda normal e depois que eu entro começa o rito dominical. No pós homilia começa o rito do casamento que é mais rápido, 40 min. E após a troca das alianças a missa continua.Qual é a vantagem: se seus convidados são católicos praticantes eles poderam comungar e não ficar só para os noivos.Qual é a desvantagem: se a liturgia não for bem preparada pode ficar cansativa, são pelo menos 1h:30min, se não colocar muitos elementos. Então tem que ter consciência e saber quem são seus convidados!
De resto tudo foi muito lindo! Como meus convidados 90% são católicos nem sentiram passar e também foi muito emocionante. As músicas da missa eu fiz questão que fossem as da minha infância (músicas ligadas a comunidade eclesial de base) deixando tudo mais lindo e significativo. Pra mim valeu muito apena!