Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Aline
Super Noiva outubro 2023 Rio de Janeiro

Rito do casamento com missa, como é

Aline, dia 26 de outubro de 2023 às 17:45 Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 0 7
Oi Oi chegando para mais uma dica legal, dessa vez pra noivinhas católicas.
Fazer uma missa junto com o rito do casamento foi um desejo meu desde que meu tio fez no casamento deles. Eu achei LINDO DEMAIS e coloquei na cabeça que ia fazer e fiz.

Como fazer:
Primeiro tenha um padre que tope suas escolhas ou pode não dá certo. Por que eu estou dizendo isso: eu coloquei músicas seculares (entrada do noivo, noiva e afins) misturadas com as da missa. Existem paróquias que NÃO ACEITAM isso nem se for só o rito, no meu caso não ouve restrição e ainda por cima o padre é nosso amigo. Ao todo foram 21 músicas e só uma não foi tocadas foi o abraço da paz, o padre percebeu o horário e iria atrasar o cronograma e resolveu cortar. Era algo que eu queria muito, mas não tinha visto o horário e já tava faltando pouco para o meio dia então foi a decisão correta.


Quem vai tocar:
Meus músicos foram gente de igreja que tem costume de cantar e tocar nas missas. Eu fiz questão de não serem músicos profissionais para dá o sentido de missa mesmo.Pode ser que músicos profissionais toquem? Sim, meu tio foi dessa forma e até se ofereceu pra pagar, mas eu queria realmente algo informal. Foram 4 ensaios e ficou lindo demais!


Como é:
A missa começa com o padre já no altar, tem a entrada toda normal e depois que eu entro começa o rito dominical. No pós homilia começa o rito do casamento que é mais rápido, 40 min. E após a troca das alianças a missa continua.Qual é a vantagem: se seus convidados são católicos praticantes eles poderam comungar e não ficar só para os noivos.Qual é a desvantagem: se a liturgia não for bem preparada pode ficar cansativa, são pelo menos 1h:30min, se não colocar muitos elementos. Então tem que ter consciência e saber quem são seus convidados!


De resto tudo foi muito lindo! Como meus convidados 90% são católicos nem sentiram passar e também foi muito emocionante. As músicas da missa eu fiz questão que fossem as da minha infância (músicas ligadas a comunidade eclesial de base) deixando tudo mais lindo e significativo. Pra mim valeu muito apena!

7 Respostas

Última atividade por Kellen, dia 30 de outubro de 2023 às 17:13
  • Kellen
    Noiva Novata Novembro 2024 Minas Gerais
    Kellen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Muito obrigada Smiley heart

    • Responder
  • Aline
    Super Noiva outubro 2023 Rio de Janeiro
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Nenhum pouco, aqui tem a playlist na ordem que foi tocada Músicas do casamento

    Só agora que vi, o cordeiro foi tocado no ritmo de sempre. Nem percebi isso kkkkkk

    • Responder
  • Kellen
    Noiva Novata Novembro 2024 Minas Gerais
    Kellen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, amei ideia...

    Você se importa de dizer quais musicas usou no seu casamento?

    • Responder
  • Nathalia
    Noiva Constante Fevereiro 2026 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu quero muitooo fazer com missa. Concordo plenamente com você que a liturgia tem que ser bem planejada pra não ficar tão extenso, mas é algo que quero muito! E como será a noite, já ficara como preceito cumprido !
    • Responder
  • Gabriella
    Noiva VIP Julho 2024 São Paulo Estado
    Gabriella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ahhh que lindo! Deve ser uma benção mesmo 🥰🥰🥰
    O meu será só o rito do casamento mesmo, pois é mais difícil os padres toparem, pois tem dois horários de casamento no sábado a noite e o meu é o primeiro, por enquanto não tem nenhum casamento depois, mas se tiver, ai a cerimônia tem que ser uma hora exata
    • Responder
  • Aline
    Super Noiva outubro 2023 Rio de Janeiro
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu tive a vantagem de ter 6hs de salão ao meu favor, no final tinha acabado tudo e sobrado 2hs de pista sem mais nada além. Não é sempre
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Ativa Julho 2024 Minas Gerais
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa Aline que debate necessário, estava justamente pensando em como iria fazer…
    Acho que por aqui não iremos ter a missa porque o cronograma está bem apertado, calculamos tudo para uma hora só…
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas