Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Giselle
Noiva Master Abril 2022 São Paulo Estado

Saúde mental da noiva (e do noivo também)

Giselle, dia 28 de outubro de 2020 às 21:45 Publicado em Fórum Organizar um casamento 5 43

Sim, noivinhas. Precisamos falar sobre saúde mental.

tenor.gif

Vejo com bastante frequência debates abertos com o tema "ansiedade". Dá uma olhada nas buscas que eu fiz:
Saúde mental da noiva (e do noivo também) 1
Saúde mental da noiva (e do noivo também) 2

Bastante conteúdo, né?

Com a pandemia, veio também novas realidades, interrupção temporária dos projetos pessoais e objetivos. O desejo, principalmente frente ao evento do casamento, foi frustrado. Muitos conseguiram ressignificar, aceitaram a realidade e utilizaram a criatividade para lidar com o momento, sem deixar de realizar seus sonhos. Essas pessoas são conhecidas por serem resilientes, flexíveis. Ou seja, apesar de não ser o idealizado, propuseram novidades para si mesmas.

Apesar disso, 2020 é um ano que deixou todo mundo a beira da incerteza, do medo, do caos. Com isso, veio a ansiedade também. Sim, aquele estado de alerta, que fica o tempo todo!

Sem contar, aliás, todo os preparativos (que por si só) já são bastante geradores de ansiedade e até estresse.

Sou noivinha, tenho a ansiedade e sou profissional da saúde mental. Por isso, com esse olhar, me veio preocupação com vocês, então vou dar algumas dicas para que vocês possam lidar melhor nesses momentos em que estiverem mais ansiosas e estressadas. Aproveita e chama o parceiro(a), pois as vezes ele(a) está precisando também!

- Ansiosos gostam estar no controle da situação, pois esse é o jeito que acreditam que vencerão a ansiedade. Na realidade é exatamente ao contrário. Aceite aquilo que você não tem controle (o vírus, o tempo do casamento e demais imprevistos que sim, eles podem surgir).

- Invista em lazer e no autocuidado.
Tire um tempo para fazer um SPA em casa. Hidrate o cabelo, faça as unhas, faça massagem no seus pés. Alongue-se ou faça um exercício físico, coloca uma zumba no YouTube para você dançar. Assista uma série ou filme leve, ou que você já assistiu antes e gostou. Participe das enquetes e joguinhos da comunidade, para lidar de uma maneira mais leve com o casório.

- Busque estar cercada de pessoas confiáveis e que, se for necessário, te ouvirão e aconselharão.

- Inspira, expira e não pira!
Pode parecer que não, mas respirar faz toda a diferença nesses momentos. Existem dois aplicativos que eu adoro, sendo: o Breathe well e o Calm. Quando você controla a sua respiração, você equilibra o seu corpo, dando o ritmo, se desacelerando. Você utiliza sua atenção concentrada, ou seja, foca nessa atividade e os outros estímulos (pensamentos e angústias) são "despistados".

Maaaas atenção com a intensidade, frequência e duração dessa sensação de ansiedade.

Se perceber um aumento significativo, busque ajuda profissional, de um médico ou um psicólogo. Eu sei que o orçamento tá apertado, bride, mas invista na sua saúde mental para não se tornar uma:tenor.gif
Existem aplicativos com diversos profissionais e valores: Vittude, Psicologia Viva, Zen Club… põe no Google que você encontrará vários.

Se cuidem! Ficando de boa, vocês vão curtir ainda mais essa fase.
tenor.gif
(Obs: Esse debate é genuíno. Não é promoção e oferta de serviços, pois apesar de ser psicóloga, eu trabalho em uma área totalmente diferente!)

Beijos. 💕🥰😘

43 Respostas

Última atividade por Giselle, dia 19 de Agosto de 2021 às 11:46
  • Giselle
    Giselle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que bom que você gostou. Espero que ajude! Fique bem 🤍 qualquer coisa, estou por aqui 😘
    • Responder
  • Giselle
    Giselle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Fico feliz que tenha gostado do conteúdo! Espero que ajude 🤍🤍🤍

• Responder
  • Thaís
    Noiva Esperta Agosto 2023 São Paulo
    Thaís ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Amei seu post! Super necessário esse assunto! Obrigada por partilhar conosco! Smiley heart

• Responder
  • Vitória
    Noiva Master Julho 2022 São Paulo Estado
    Vitória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gi, você arrasou nesse post!!! Pode ter certeza que vou procurar colocar tudo em prática, vai me ajudar MUITOOO!!! Obrigada pelas suas dicas 🥺❤️
    • Responder
  • Beatriz
    Noiva Curiosa Novembro 2021 São Paulo
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu precisava dessaa dicas, muito obrigada!!!
    • Responder
  • Débora
    Noiva Master Novembro 2018 São Paulo
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Gi, você já sempre ajuda muito a comu da forma mais positiva possível. Isso é o seu natural!! Obrigada por compartilhar tanta coisa boa com a gente!! E quando falamos de saúde, o assunto fica ainda mais importante!! Ainda mais esse assunto que afeta grande parte das noivas e noivos!! Importantíssimo o seu debate, ainda mais com a visão profissional da coisa toda. Parabéns e obrigada novamente!! Beijos!! Excelente dia!!

• Responder
  • Giselle
    Giselle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Imagina, eu quem agradeço no carinho de sempre! Beijos
    • Responder
  • Nane
    Noiva Master Dezembro 2020 Distrito Federal
    Nane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Conheço a música sim, Gi. Linda demais! Obrigada pelo carinho. Agradeço as boas vibrações. Super beijo! 💜
    • Responder
  • Giselle
    Giselle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Gio 💕 Espero ajudar quem precisa!
    • Responder
  • Giovanna
    Noiva Master Dezembro 2021 São Paulo
    Giovanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Debate super maravilhoso e mega necessário, parabéns pela iniciativa Gi! Smiley heart

• Responder
  • Amanda
    Noiva Esperta Setembro 2021 Rio de Janeiro
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Giselle. Bjs!
    • Responder
  • F
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Flaviana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pela preocupação e carinho, minha linda! ❤️
    Ótima ideia, vou assistir aos filmes que você sugeriu e tentar esquecer um pouco das questões que me aflige.
    Beijos
    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Por nada!!

Vamos sim! #juntassomosmaisfortes Smiley heart

• Responder
  • Giselle
    Giselle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ô lindeza! Se cuida, faz uma sessão SPA com filme e pipoca. Não vai resolver, mas você vai fazer um carinho em si mesma.
    Tudo vai ficar bem! Precisando, tô aqui pra ouvir desabafos! 😘💕
    • Responder
  • F
    Flaviana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Se Deus quiser, Gi! 🙏
    O seu debate veio em uma boa hora, estou me sentindo muito aflita esses dias. Mas vou fazer aquilo que você disse e me cuidar, pois é o que realmente importa.
    • Responder
  • Giselle
    Giselle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Isso mesmo, Nane! Tudo vai passar. Tem uma música da Sandy sobre isso, que chama "tempo", conhece?

Tem dias que realmente não vai ser possível ser positiva. Mas é importante se pegar no colo e se cuidar.
    Dias melhores virão. Seu casamento será ainda mais lindo do que qualquer coisa que você tenha idealizado! ♥️🥰
    • Responder
  • Giselle
    Giselle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oiee, que bom que você gostou!

E é isso mesmo, quem cuida da mente, cuida de si, do outro e das relações!
    💗
    • Responder
  • Giselle
    Giselle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Com certeza dias melhores virão. Vamos dançar na chuva, para depois curtir o sol e o arco-íris. Tudo vai dar certo!
    Cuidar daquilo que dá, e o que não der... Deixe pra lá, pra quando der.
    E se cuidar, sempre. Esse não mexeu com todo mundo.
    • Responder
  • Giselle
    Giselle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Sue. Espero ajudar mais noivinhas e noivinhos aqui da comú!
    • Responder
  • Giselle
    Giselle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada, Rubi! Espero contribuir positivamente, principalmente quem vivência isso na pele. 😌
    • Responder
  • Giselle
    Giselle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Dé!

Que bom que você buscou ajuda e que a experiência foi positiva, principalmente por ter percebido melhora (que é gradual)!
    Você complementou muito bem ao debate. Essas questões das escolhas também são bem frequentes por aqui, sentimento de culpa por causa disso.... Mas é soltar, aceitar.... E sempre dialogar com os envolvidos!
    Espero ajudar a comú de maneira positiva. Não são coisas que vão minar a ansiedade, mas vai promover uma sensação melhor, autocuidado... Acho importante!

Um beijo.
    • Responder
  • Giselle
    Giselle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Dani,

Bem isso mesmo! O importante é se cuidar, né?

Espero ajudar 😌
    • Responder
  • Giselle
    Giselle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Ket,

Espero que você fique bem. Coloque algumas dessas dicas em ação para lidar com esses dias, que ficam intensos, né?
    Um beijo.

• Responder
  • Giselle
    Giselle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Key! Vamos ser rede de apoio, né? 💕
    • Responder
  • Giselle
    Giselle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que bom que você gostou e que foi útil! 😚
    • Responder
  • Giselle
    Giselle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Ana! Que bom que você gostou, espero contribuir de maneira positiva.

Se cuide.
    Um beijo.
    • Responder
  • Giselle
    Giselle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Amanda.

Realmente não é fácil. Fico contente de você estar se cuidando. Assim, com certeza, você consegue olhar a situação e a si mesma com mais leveza e menos cobrança.

Dia melhores virão!
    Um beijo.
    • Responder
  • Giselle
    Giselle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que bom que você gostou, Fernanda! Achei necessário e espero ajudar. 😚
    • Responder
  • Giselle
    Giselle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Camila,

Realmente e infelizmente muitos ainda rotulam como frescura. E acho que isso contribui de forma negativa, inibindo quem precisa, a não buscar ajuda.
    Que bom que você está melhor. O equilíbrio é super importante!
    Que seja tudo leve (dentro do que for possível).
    Continue se cuidando.

Um beijo.
    • Responder
  • Nane
    Noiva Master Dezembro 2020 Distrito Federal
    Nane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Adorei a inciativa, Gi. Saúde mental é tema importantíssimo, não apenas nos preparativos do casamento, mas para viver em paz e em busca de equilíbrio. Esse ano não foi dos mais fáceis, especialmente para noivas que tiveram seus sonhos adiados/cancelados (eu entro aqui), então manter-se sempre positiva e feliz foi difícil, mas um lema que sempre levo comigo é: "vai passar, não importa quão difícil ou feliz seja esse momento, vai passar." E assim seguimos, e agora caminhamos para dias melhores - eu creio. Obrigada pela preocupação e iniciativa com o que temos de mais precioso: nossa saúde. Beijos! Smiley heart

• Responder
  • T
    Noiva Master Março 2024 Distrito Federal
    Thainá ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Amei o debate, Gi! Realmente o ano de 2020 mexeu com todo mundo e lembrar que precisamos nos manter saudáveis mentalmente é de extrema importância (e necessidade!). Obrigada por compartilhar conosco Smiley heart

• Responder
  • F
    Flaviana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que debate incrível e super útil, Gi!!!
    Já salvei aqui para indicar para outras noivinhas que estejam precisando de ajuda. Gratidão pela generosidade em compartilhar conosco! 😉
    Agora, mais do que nunca, é preciso falarmos sobre saúde mental. O ano de 2020 está sendo atípico, de muitas incertezas e provações. Para nós noivinhas, acredito que a ansiedade tenha se intensificado ainda mais. Muitas de nós tiveram o grande sonho adiado, os planos de iniciar uma vida a dois postergado, o que gera muita angústia e frustração. Eu sou uma pessoa ansiosa e que gosta de estar no controle de tudo e o que aprendi nesse período em que estamos vivenciando é que nem tudo sai como planejado e devemos aceitar as coisas que não podemos modificar. Não é nada fácil, mas vamos viver um dia de cada vez na esperança que dias melhores virão. Obrigada mais uma vez! ❤️
    Um beijão
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas