Hello brides!
Sempre vejo debates em que muitas de nós se perguntam se não estão começando a ver as coisas com muita antecedência (eu mesma já pensei assim), então resolvi dividir como está sendo minha experiência organizando o casamento com mais de dois anos antes. **ALERTA DE TEXTÃO**
Vamos lá, eu comecei a ver as coisas dois anos e quatro meses antes, sendo que no começo eu tinha uma resistência muito grande de alguns fornecedores em me passar valores, já outros me atendiam como se eu fosse casar mês que vem, e me davam total apoio em estar vendo tudo com antecedência.
O que isso me ensinou? Teve um fornecedor em especifico, que foi bem grosso comigo quando fui ver a decoração com ele (ele sempre foi meu sonho de consumo, porém decepção total), dizendo que ia me dar um banho de água fria, pq ficaria caro, e até hoje nunca me passou o orçamento (já fazem seis meses), e foi ótimo pois acabei fechando a decoração com o melhor casal da vida, que fazem as decorações mais lindas que já vi. O que eu acabei entendendo é que muitos fornecedores veem isso apenas como negócio e não como a realização de um sonho de uma vida inteira, e isso serviu pra eliminar esse tipo de gente que não estavam sonhando junto comigo.
Hoje tenho fechado assessoria e cerimonial, buffet, decoração. foto e vídeo, coral da igreja, banda e DJ (sim, vou ter os dois rs), dia da noiva, bartender.. praticamente faltando apenas os docinhos e meu vestido. A minha dica é: sempre pesquise muito sobre o fornecedor, fucem no instagram, converse com outros casais, vejam no ReclameAqui, enfim, antes de fechar qualquer fornecedor, pesquise a fundo sobre se o prometido será cumprido, além de ter uma assessoria (minha melhor contratação) para analisar todos os contratos e pedir para fazer as alterações cabíveis.
Quanto aos pagamentos, por eu ter pesquisado muito sobre meus fornecedores, sendo que a maioria tem casamentos quase toda a semana, e mais de 20 anos no mercado, como por exemplo o buffet e o fotógrafo, esses dividi em parcelas, sendo que nós pagamos todo o mês até dezembro deste ano, e o restante vamos deixar para pagar mais próximo do casamento.
Outra coisa que sou fissurada e tem me ajudado bastante são as planilhas de pagamento (báncaria já viu né rs), eu fiz um cronograma de pagamento das coisas que vamos pagar até o dia do casamento, sendo que no começo do mês eu e meu noivo temos um grupo no Whats nós dois só das coisas do casamento, e eu mando o que temos que pagar, ambos depositam suas partes e mandamos os comprovantes nesse grupo.
Eu acredito que quanto mais cedo começar a ver melhor, pois eu mesma, como sei que muitas noivinhas e noivinhos também, não tinha ideia de como tudo era tão caro. Pela experiência que estou tendo é sim melhor começar a ver bem antes, tanto por conta de datas (a igreja que vou casar tem fila de espera de dois anos), e pagamentos também.
Graças á Deus estamos conseguindo honrar todos os pagamentos sem nos comprometer, e só de pensar que vamos casar sem dívidas já me deixa muito aliviada.
Espero ter ajudado, e como minha assessora sempre diz, no final dá TUUUDO CERTO!!