Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Taiana
Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais

Sexagem fetal: Conheça o exame que revela o sexo do bebê na 8ª semana de gestação

Taiana, dia 11 de Junho de 2021 às 14:25 Publicado em Fórum Futuras Mamães 0 12

Descobrir a gravidez é um momento mágico, mas depois dessa fase começa a surgir uma certa curiosidade se é menino ou menina, até mesmo porque isso facilita na hora de organizar o enxoval e o quartinho do baby.

Sexagem fetal: Conheça o exame que revela o sexo do bebê na 8ª semana de gestação 1

E se você é do tipo que não quer esperar 4 meses ou mais para ver o sexo através de exames de ultrassom, uma solução mais rápida é fazer um exame de sexagem fetal.

O exame é simples e consiste em uma coleta de sangue capaz de identificar o sexo através dos cromossomos identificados.

Quer saber mais sobre este exame? Continue lendo...

O que é o exame de sexagem fetal?

Bem, é um exame não invasivo que permite saber o sexo do bebê antes da ultrassonografia convencional. Consiste na coleta de uma amostra de sangue da gestante, onde é possível observar fragmentos do DNA do feto, permitindo saber se o bebê é menino ou menina.

Sexagem fetal: Conheça o exame que revela o sexo do bebê na 8ª semana de gestação 2

E quando eu posso fazer?
A sexagem fetal revela o sexo do bebê após a 8ª semana de gestação, sendo a 11ª semana a ideal para obter resultados mais assertivos. Isso porque, à medida que o tempo da gestação avança, aumenta o número de células fetais presentes no sangue da gestante.

Como é feito o exame?

O exame de sexagem fetal é realizado através de coleta de sangue da gestante, onde estão presentes fragmentos do DNA do feto. Isso permitirá que por meio de biologia molecular seja possível identificar se o bebê é menino ou menina. O exame não requer preparo, ou seja, a mamãe não precisa estar em jejum, bastando comparecer a um laboratório que realize este tipo de exame. Também não é necessário pedido médico.

E o resultado demora quanto tempo?

Geralmente o resultado demora de 5 a 8 dias para ficar pronto

Como saber se é menino ou menina?
Bem, esta é a tarefa fácil. O resultado vem escrito em letras garrafais se o cromossomo encontrado é Feminino ou Masculino... olha o meu (a mamãe aqui vibrou muito por ser meninaSmiley flower )

Sexagem fetal: Conheça o exame que revela o sexo do bebê na 8ª semana de gestação 3

E se for uma gestação múltipla?
O exame de sexagem fetal pode ser realizado por mamães de gêmeos também. O que muda é que se o resultado apresentar negativo para o cromossomo Y, significa que a gestação é só de meninas. Se o resultado for positivo para cromossomo Y, significa que pelo menos um dos fetos é menino, porém não quer dizer que o outro bebê também seja.

É possível que o exame dê errado?
O exame, no geral, é bastante assertivo se realizado a partir da 8ª semana de gestação. O resultado da sexagem fetal pode sofrer interferências caso a gestante já tenha recebido transfusão de sangue ou transplantado um órgão em algum momento da vida ou nas gestações por fertilização in vitro .

Gestações anteriores alteram o resultado?
Não! Apesar do DNA do feto ir para o plasma do sangue da mãe, logo após a gestação essa informação genética é eliminada, sendo assim, a sexagem fetal pode ser feita com eficácia nas próximas gestações.

Existe a chance de receber um Resultado Inconclusivo?Sexagem fetal: Conheça o exame que revela o sexo do bebê na 8ª semana de gestação 4

Em alguns casos é possível sim, e o resultado inconclusivo pode aparecer em 5% dos exames de sexagem fetal. Entre as possibilidades de resultados inconclusivos, estão as possíveis causas: Gravidez de gêmeos bivitelinos, início da gestação, mulheres que já receberam transfusões de sangue ou transplante de órgãos, baixo índice de DNA fetal.

E quanto custa?

Sexagem fetal: Conheça o exame que revela o sexo do bebê na 8ª semana de gestação 5

O valor do exame de sexagem fetal varia muito de cidade para cidade, podendo ser de R$300 a R$800,00. Aqui em BH, por exemplo, encontrei valores de R$310,00 a R$450,00. Alguns laboratórios parcelam o valor. Infelizmente este exame ainda não é coberto pelas operadoras de plano de saúde.

Minha experiência:

Como sempre, gosto de contar para vocês minhas experiências. E aqui não será diferente. Desde quando descobri a gravidez eu queria saber o sexo e não queria esperar meses para saber o sexo do bebê. Eu já sabia da existência deste exame de tanto que minha irmã falava (minha irmã é uma tentante super antenada sobre o mundo da maternidade).

Assim, quando foi possível, fiz o exame de sexagem fetal. Fiz com 8 semanas completas de gestação, ou seja, no último dia da oitava semana. Paguei R$348,00 e o valor pode ser dividido em várias parcelas (amo parcelas kkk) . O resultado saiu em quatro dias! Como fizemos chá revelação, entreguei a senha do laboratório para minha irmã para que ela visse o resultado.

Passada a emoção da descoberta, eu mesma entrei no site do laboratório e imprimi o resultado para guardar. Será mais um documento para mostrar para a Júlia quando ela começar a entender a sua história.


E você que é mamãe ou gestante de 1ª viagem, já ouviu falar do exame de sexagem fetal? Já fez ou pretende fazer?

12 Respostas

Última atividade por Camila, dia 18 de Agosto de 2021 às 00:27
  • Camila
    Noiva VIP Abril 2019 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu sou tão ansiosa que sinceramente achava que quando ficasse grávida, assim que completasse as 8 semanas estaria no laboratório fazendo o exame. Mas aí foi tudo diferente hahahaha como até as 12 semanas a gravidez ainda é meio complicada, não quis criar muita expectativa, passei das 12 semanas e pensei "quem esperou até agora espera mais um pouco" 😂😂😂


    Estou com 14 semanas e bem de boa
    • Responder
  • Gabrielly
    Noiva VIP Março 2021 São Paulo
    Gabrielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ai que legaaal, parabéns pela garotinha!! Uhuuul Smiley flower

    Eu também fiz, mas estou com a gestação mais avançada que você. Eu poderia fazer o ultrassom, mas preferimos optar pela sexagem. Fiz a coleta do sangue sexta (11/106) e o resultado sai até dia 18/06, ufa! Pois vamos revelar no dia seguinte (19/06) na nossa cerimônia civil!! Aqui minha prima que ficou responsável em ver o resultado hehe

    Ah, e achei por um valor bem mais em conta, pagamos 199,00!!

    • Responder
  • Jessica
    Top das Noivas Dezembro 2021 Minas Gerais
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu acho esse exame perfeito, já vi vários casos de ultrassom que "mostraram errado", acho esse mais certo e com certeza é o que farei.

    Amei seu debate, ajudou muitas Smiley heart

    • Responder
  • Ingrid
    Top das Noivas Setembro 2021 São Paulo
    Ingrid ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei seu debate vai ajudar muitas noivinhas
    • Responder
  • Débora
    Noiva Master Novembro 2018 São Paulo
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Com certeza, contarei aqui pra vcs sim assim que decidirmos o nome dessa pessoinha!!

    Os enjoos ainda não melhoraram por ai? Poxa, que melhore em breve! E, sem duvidas, que gravida não sonha com o momento do barrigão, ne? Por aqui, dá pra perceber uma leve projeção hehehe.... Mas, por mais ansiosa que eu seja, não quero apressar as coisas pois sei que passa rápido e todas falam das saudades do barrigão. Vamos curtir muito essa fase pois logo logo estaremos com nossos bebês em nossos braços!! ❤️
    Beijão!!
    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ahhh que bom que está passando bem... Eu estou sonhando com o segundo trimestre... Nem só pela passagem dos enjoos mas porque quero exibir um barrigão kkkkk. Quando vocês decidirem sobre o nome conta aqui pra gente! Bjs
    • Responder
  • Débora
    Noiva Master Novembro 2018 São Paulo
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que bom que estavam certos sobre o nome Júlia! Muito gostoso já chamar a baby pelo nome, ne?
    A minha gestação está super tranquila, obrigada por perguntar. No início tive poucos enjôos e super leves em apenas alguns dias, então nem posso reclamar. E agora no segundo trimestre tenho me sentido super bem, mesmo. O cansaço e leve mal estar do início passou.... E dizem que o segundo trimestre é o mais proveitoso para a gestante, então estou aproveitando realmente, Hehe...
    Beijos pra você e pra pequena Júlia!
    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Débora, essa escolha do nome é difícil mesmo...passamos por isso e concluímos que só tínhamos nomes de meninas...kkkkk
    Pra você ter ideia, para nome de menino pensamos em "Rafael" mas até no dia do chá estávamos sem ter muito certeza sobre nossa escolha. O mesmo não aconteceu com a "Júlia". Tivemos certeza assim que concluímos que seria este nome caso fosse menina. E é uma menina...acho que Deus faz tudo certinho, né!?

    E como está sua gestação? Esta tranquila? E os enjôos?
    • Responder
  • Rehh
    Noiva Master Setembro 2022 Bahia
    Rehh ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Anotadinho aqui...pretendo ser mãe logo , não quero esperar muito tempo até porque o tempo não espera ... Amei e já marquei esse debate pra lembrar
    • Responder
  • Débora
    Noiva Master Novembro 2018 São Paulo
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tai, que debate bacana. Super completinho, parabéns!!!
    Por aqui, estávamos certos em aguardar o próximo ultrassom para saber o sexo do baby. Mas conforme fomos pensando em possíveis nomes e vimos que está sendo uma tarefa bem difícil, pensamos que vai ajudar muito saber o sexo o quanto antes, para concentrarmos nossas buscas pelo "nome perfeito". Além disso, não vejo a hora de chamar nosso(a) bebezinho(a) pelo nome o quanto antes.
    Aqui em Lavras/MG o exame custou R$180,00. O resultado ainda não saiu e estamos super animados, claro!! É uma fase muito gostosa essa!!
    • Responder
  • Isabela
    Noiva VIP Março 2022 São Paulo
    Isabela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Esse exame é super legal, vale mto a pena 😁
    • Responder
  • Ana
    Super Noiva Dezembro 2021 São Paulo
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Já ouvi dizer, ainda não sou mamãe.

    Mas quando for com muita certeza que eu vou fazer, sou ansiosa demais para esperar aparecer em ultrasson kkkkkkkkk

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas