Descobrir a gravidez é um momento mágico, mas depois dessa fase começa a surgir uma certa curiosidade se é menino ou menina, até mesmo porque isso facilita na hora de organizar o enxoval e o quartinho do baby.
E se você é do tipo que não quer esperar 4 meses ou mais para ver o sexo através de exames de ultrassom, uma solução mais rápida é fazer um exame de sexagem fetal.
O exame é simples e consiste em uma coleta de sangue capaz de identificar o sexo através dos cromossomos identificados.
Quer saber mais sobre este exame? Continue lendo...
O que é o exame de sexagem fetal?Bem, é um exame não invasivo que permite saber o sexo do bebê antes da ultrassonografia convencional. Consiste na coleta de uma amostra de sangue da gestante, onde é possível observar fragmentos do DNA do feto, permitindo saber se o bebê é menino ou menina.
E quando eu posso fazer?
A sexagem fetal revela o sexo do bebê após a 8ª semana de gestação, sendo a 11ª semana a ideal para obter resultados mais assertivos. Isso porque, à medida que o tempo da gestação avança, aumenta o número de células fetais presentes no sangue da gestante.
O exame de sexagem fetal é realizado através de coleta de sangue da gestante, onde estão presentes fragmentos do DNA do feto. Isso permitirá que por meio de biologia molecular seja possível identificar se o bebê é menino ou menina. O exame não requer preparo, ou seja, a mamãe não precisa estar em jejum, bastando comparecer a um laboratório que realize este tipo de exame. Também não é necessário pedido médico.
E o resultado demora quanto tempo?Geralmente o resultado demora de 5 a 8 dias para ficar pronto
Como saber se é menino ou menina?
Bem, esta é a tarefa fácil. O resultado vem escrito em letras garrafais se o cromossomo encontrado é Feminino ou Masculino... olha o meu (a mamãe aqui vibrou muito por ser menina )
O exame de sexagem fetal pode ser realizado por mamães de gêmeos também. O que muda é que se o resultado apresentar negativo para o cromossomo Y, significa que a gestação é só de meninas. Se o resultado for positivo para cromossomo Y, significa que pelo menos um dos fetos é menino, porém não quer dizer que o outro bebê também seja.
É possível que o exame dê errado?
O exame, no geral, é bastante assertivo se realizado a partir da 8ª semana de gestação. O resultado da sexagem fetal pode sofrer interferências caso a gestante já tenha recebido transfusão de sangue ou transplantado um órgão em algum momento da vida ou nas gestações por fertilização in vitro .
Gestações anteriores alteram o resultado?
Não! Apesar do DNA do feto ir para o plasma do sangue da mãe, logo após a gestação essa informação genética é eliminada, sendo assim, a sexagem fetal pode ser feita com eficácia nas próximas gestações.
Existe a chance de receber um Resultado Inconclusivo?
Em alguns casos é possível sim, e o resultado inconclusivo pode aparecer em 5% dos exames de sexagem fetal. Entre as possibilidades de resultados inconclusivos, estão as possíveis causas: Gravidez de gêmeos bivitelinos, início da gestação, mulheres que já receberam transfusões de sangue ou transplante de órgãos, baixo índice de DNA fetal.
E quanto custa?
Minha experiência:
Como sempre, gosto de contar para vocês minhas experiências. E aqui não será diferente. Desde quando descobri a gravidez eu queria saber o sexo e não queria esperar meses para saber o sexo do bebê. Eu já sabia da existência deste exame de tanto que minha irmã falava (minha irmã é uma tentante super antenada sobre o mundo da maternidade).
Assim, quando foi possível, fiz o exame de sexagem fetal. Fiz com 8 semanas completas de gestação, ou seja, no último dia da oitava semana. Paguei R$348,00 e o valor pode ser dividido em várias parcelas (amo parcelas kkk) . O resultado saiu em quatro dias! Como fizemos chá revelação, entreguei a senha do laboratório para minha irmã para que ela visse o resultado.
Passada a emoção da descoberta, eu mesma entrei no site do laboratório e imprimi o resultado para guardar. Será mais um documento para mostrar para a Júlia quando ela começar a entender a sua história.
E você que é mamãe ou gestante de 1ª viagem, já ouviu falar do exame de sexagem fetal? Já fez ou pretende fazer?