Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Laurindo
Noivo Novato Março 2003 Angola

Simbolos

Laurindo, dia 13 de Março de 2013 às 04:20 Publicado em Fórum Casamentos.com.br 0 7

O que simboliza o Vestido de Noiva; o Véu e o Bouquet?

7 Respostas

Última atividade por Laurindo, dia 14 de Março de 2013 às 04:03
  • Laurindo
    Noivo Novato Março 2003 Angola
    Laurindo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

R:

Vestido de Noiva – maior símbolo da cerimónia de casamento, o vestido de noiva faz parte do imaginário das mulheres que sonham casar com toda a pompa e circunstância a que têm direito. Na Europa, durante a Idade Média, o vermelho era a cor predilecta. Simbolizava ‘sangue novo’ para a continuação da família. Outras cores eram também usadas por motivos simbólicos: azul significava constância e o verde, juventude. Foi a rainha Vitória que inaugurou, em Inglaterra, o primeiro visual de noiva, tal e qual conhecemos hoje. Apaixonada pelo primo, o príncipe Albert de Saxe Cobourg-Gotha, ela tomou a iniciativa de pedi-lo em casamento (o protocolo da época não permitia que alguém o fizesse à rainha). Com a chegada de uma nova classe social – a burguesia – o vestido de noiva branco passou a funcionar como um sinal que indicava que a mulher era virgem. O branco era a garantia para o futuro marido da sua descendência, já que a virgindade significava a legitimidade da prole. Com o passar dos anos, o branco começou a ser usado como símbolo de pureza.

Véu – Começou a ser usado na Roma Antiga. Não se sabe com exactidão em que ano, mas é de lá que vêm as primeiras notícias de mulheres a envergarem véus. O véu passou a fazer parte da tradição e uma referência à Deusa Vesta (da honestidade) que, na mitologia greco-romana, é a protectora do lar. Uma versão mais romântica indica que a face escondida sob o véu tornava a noiva mais valiosa. Outra versão ainda, e mais recente, é que o véu simboliza juventude e virgindade.

Bouquet – Quase sempre, o ‘bouquet’ da noiva é formado por flores. Elas simbolizam a vida, o crescimento, a fertilidade e afastam os maus espíritos. Muitas vezes, as recém-casadas optam pela flor de laranjeira por esta apaziguar os estados de ânimo, dar calma e proporcionar bem-estar. Para além disso, é uma flor que representa a pureza virginal e a fertilidade. Também o lírio significa pureza e inocência.

• Responder
  • Vanessa
    Top das Noivas Agosto 2015 São Paulo
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Verdade!! haha , eu tambem lembro de algo, mas nao lembro quem criou, bom mas acho que eh a pureza mesmo..rs
    • Responder
  • Michele
    Top das Noivas Dezembro 2014 São Paulo
    Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Essa eu vou deixar de responder...

• Responder
  • D
    Noiva Master Dezembro 2012 Rio Grande do Norte
    Dayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Van, acho que tem um debate aqui no site falando sobre isso, mais não lembro quem fez e onde esteja...

• Responder
  • D
    Noiva Master Dezembro 2012 Rio Grande do Norte
    Dayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acho que temos que fazer um curso pra tantas perguntas, hahahaha...

Não sei dizer bem o significado, até já li algo sobre isso mas não lembro direito... Deve ter aqui no site algum debate falando sobre isso... Smiley winking

• Responder
  • Vanessa
    Top das Noivas Agosto 2015 São Paulo
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Não sei viu, vou ver se encontro algum tópico que fale sobre isso....

• Responder
  • Aline
    Noiva Master Novembro 2013 São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não tenho certeza, mas se não me engano o véu simboliza a pureza. O buque, segundo uma lenda (acho que grega) era pra espantar mau agouros.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas